1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Site em flash

Discussão em 'Web Development' iniciada por |Seraph|, 13 de Setembro de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 1295)

1. |Seraph|

|Seraph| Power Member

Boas!

Começo por confessar que não consigo entender flash (além de criar animações básicas e pouco mais). Estou a tentar construir um site em flash para propósitos de portfolio. Já tenho estruturado no papel o que pretendo (e penso que não é nada de muito complexo, pelo menos em aspecto final), mas como já disse não pouco percebo de flash (e quem diz flash, diz html e programação em geral), tenho googlado e a verdade é que parece-me que não exista tutorial que me sirva :lol: o que tenciono ter no site é um cabeçalho (constituido por uma imagem, uma animação, 3botões de atalho (tipo home, mail e musica on/off),e um menu horizontal), o corpo pretendia que fosse onde surgisse as várias paginas acedidas pelo menu anterior. Criei o menu através dum programa da ScriptOcean - Horizontal Flash Menu, o menu final fica em swf. e as hiperligações devem ser feitas através do url. Queria que alguns botões fizessem surgir no corpo do site uma galeria de imagens (ArtFlashGallery, que produz uma galeria em swf.)

Estes dois programas penso que são direccionados para edição em html, através da inserção dos ficheiros swf. Estou correcto? Mas penso que é possível chamar swf. na página principal feita em flash, como o faço de forma a que possa chamar diferentes swf.,mantendo sempre o layout desenhado na scene do flash?
    Qual é a diferença entre ter um bitmap, um graphic ou um movie clip na stage? Partindo do princípio que quero apresentar a animação duma imagem ao entrar no site e depois ela permanecer como parte do layout?
    O tamanho que estou a usar na scene é de 980x590pixels. No iexplorer apresenta-me na totalidade do ecrã (portátil de 15"), mas noutro monitor será que me apresenta com scrollbars? E como faço para que o flash fique sempre centrado no iexplorer, em caso de monitores maiores?

Já alonguei demais e não acredito que haja muitas almas caridosas que se tenham interessado em ler até ao fim (eu acho que não era capaz:p ) se alguém o conseguiu e tenha percebido alguma das questões (lol) agradecia ajuda!
    Abraços!

2. .:vega:.

.:vega:. Power Member

Então para que o flash apareça sempre centrado no browser, é feito através do html.
    Podes inserir o flash numa div ou numa tabela centrada.

Dentro do flash, para que tudo apareça dentro desse "espaço" especifico, podes criar um movie dentro do flash principal com as medidas correctas e por toda a informação a aparecer nesse espaço. Não é nada de complicado, crias um novo symbol, movie clip e depois é continuar. Podes controlar o movie clip inclusive através dos outros menus do flash principal. Podes também optar por criar um flash externo e carregar o flash dentro do principal, apesar de que pessoalmente não acho muito prático.

Em relação a animares a imagem que queres como background ou que ela fique como background, pode ser feito através das layers... Tudo o que fizeres em layers superiores, não vai afectar o fundo.

Espero ter sido explicito o suficiente e que possa ter ajudado.

3. |Seraph|

|Seraph| Power Member

Ok, então depois de fazer o publish do flash, edito o html que ele produz no Office Publisher por exemplo?

O que fiz para inserir o menu foi criar um Movie Clip com uma action com os comandos:

play();
    loadMovieNum("D:\\portfolio_website\\development_files\\menu.swf", 1);

O que acontece é que o menu não surge onde eu coloquei o movie clip, mas sim no canto superior esquerdo:S Quando dizes criar um flash externo, referes-te a chamar um swf?
    É porque eu pretendo ter um layout "continuo" (sem a mudança de página que acontece nos html) com um cabeçalho e um menu fixo, e através desse menu puder aceder a outros elementos do site, tais como quadros de texto com imagem estática e ter acesso a várias galerias. Ignorante como sou em flash, encontrei o tal programa que permite uma edição fácil de botões e uma galeria em swf completamente editável, daí que penso que seja a forma mais fácil de eu tentar construir o site recorrendo a chamar swf. Outra hipótese pode passar por editar um html com vários swf... mas como já percbeste eu não pesco nada disto:S

4. .:vega:.

Para usares essa função e poderes colocar a informação a aparecer onde queres, o segundo movieclip tem de ter as medidas do primeiro, e a informação posta no sitio correcto. Mas lá está, como eu disse antes para simplificar tudo, devias usar o mesmo flash com vários movie clips lá dentro, e quando me refiro a movie clips, refiro-me a "symbols", tipo, New>Symbol>Movieclip
    Depois o flash interage com esses movie clips.

Exemplo, www.good-decision.pt (isto não é pub). Quando escolhes a linguagem PT ele abre um segundo HTML com um novo flash, Esse flash é único, e ao entrares na parte dos produtos, ele continua no mesmo flash mas executa um movieclip (symbol) especifico dentro dele. Penso que é algo do género que tas a procura.

5. |Seraph|

|Seraph| Power Member

Ok de aspecto final será uma coisa semelhante, um menu que modifica o conteúdo no centro do site. O problema é que o gerador de menu que utilizei e a galeria que pretendo inserir, não são editáveis quanto ao tamanho, ou seja, não consigo definir um stage com o menu/galeria nos locais pretendidos. Começo seriamente a pensar em construir o site em html no office Publisher, visto que teoricamente será mais fácil inserir menu e galeria nos locais pretendidos...

6. .:vega:.

Tenta recriar o menu de raiz...

7. .:vega:.

Aliás, já tentaste importar o swf do menu para o flash principal?

Em relação à galeria, a maior parte dos scripts desse género, consegues imbutir noutros flashs...

8. michael c

michael c Power Member

A mais valia do flash é teres liberdade criativa para "romper" com o normal e criares uma interface que se destaque por ser diferente. Se a tua intenção é teres uma estrutura tão linear e comum, parece-me muito mais adequado utilizares "apenas" html+css.

Cumps,
    michael c

9. |Seraph|

|Seraph| Power Member

O problema é que percebo muito pouco de flash e não consigo recriar o menu. Importar sfw como? As duas galerias que encontrei são direccionadas para imbutir em html.

Sim o flash realmente é mais direccionado para interfaces dinâmicas, inovadoras... a intenção é ter uma estrutura linear e sóbria com algumas animações (mas nada de muito complexo), o que me chateia verdadeiramente no html é a transição (o load) das páginas, quanto a css... só sei que é uma linguagem, lol

Mas Michael C. nas minhas pesquisas pelo fórum, encontrei um post de um rapaz que tu ajudaste, ele queria fazer uma galeria para uma amiga, lembras-te? a galeria que lhe fizeste apesar de simples está óptima! Não queria abusar, mas não podes explicar-me como a fizeste? Deve ser demasiado complicado para estar assim a explicar, mas era uma cena assim que eu gostava de meter no meu site (de fácil configuração como a tua), a navegação por thumbnails ainda complica-a mais certo?

Cumps

Última edição: 15 de Setembro de 2008
  10. |Seraph|

|Seraph| Power Member

Quanto ao importar, tentei à pouco... mas não resulta

11. michael c

michael c Power Member

Sim, o celso sim, lmebro-me. Fazemos assim, vou ver se encontro a tal galeria e assim posso arranjar-te o ficheiro fonte. Assim poderás ver como está feita. Basicamente aquilo é bastante simples, mas se tiveres dificuldades eu depois tento explicar melhor...

Cumps,
    michael c

12. |Seraph|

|Seraph| Power Member

Isso era excelente! Ficava muito agradecido :) Estou a tentar ganhar motivação para fazer em flash, embora continue sem grandes orientações por onde começar :S

Cumps

13. |Seraph|

|Seraph| Power Member

Não querendo ser chato :p Não te esqueceste de mim pois não Michael C?

Estou a tentar fazer um menu com sub-menu, através dum tutorial que encontrei no site da macromedia. Mas eles falam para inserir o actionscript:
    In the Actions tab, click the "+" sign, choosing "OnMouseEvent". On the right, choose "Roll Over"

O problema é que não encontro esses actions:S (tenho o flash8)

14. michael c

michael c Power Member

Galeria enviada por PM. Não me tinha esquecido, estava era dificil dar com ela.:p Lembro que essa galeria foi pensada para offline e não para a web, pelo que não tem preloaders nem nada do genero.

Boa Sorte, vai postando dúvidas se aparecerem.

Cumps,
    michael c

15. |Seraph|

|Seraph| Power Member

Muito agradecido! És um porreiro! Vou ver se apanho alguma coisa das actions.

Cumps

Partilhar esta Página