1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Site em línguas diferentes

Discussão em 'Web Development' iniciada por kodiak, 11 de Setembro de 2012. (Respostas: 11; Visualizações: 1190)

1. kodiak

kodiak Power Member

Olá pessoal.

Estou a alterar um template em html5 e CSS3 e como ainda estou a aprender tenho uma dúvida.

Imaginemos que o site é acedido por portugueses e americanos. Se fosse por português, o site determinava que a linguagem era pt e apresentava o conteúdo em português. Se fosse americano, apresentava o conteúdo em inglês.

Obviamente era eu que fazia a tradução e a armazenava em algum lado.

Eu sei que posso sempre criar duas páginas nas línguas pretendidas e colocar um link para as diferentes línguas mas gostava de saber se isso é possível fazer progmaticamente.

Obrigado

kodiak

2. Macarroni

Macarroni Banido

Por bandeiras no cantinho e quando eles clicassem mudava de língua sem atualizar a página.
    Faz isso com jquery que fica mais fixe que com o ip.

3. kodiak

kodiak Power Member

Exactamente. Esta é a solução mais simples de fazer.

Recomendas algum tutorial onde possa ver isso?

Obrigado,

kodiak

4. Macarroni

Macarroni Banido

Tenta ver se percebes isto.
    Depois aplicas na página toda.

5. nfk

nfk Power Member

6. kodiak

kodiak Power Member

Ok. Estive a ver e parece bastante complicado. Vou tentar ver melhor.

Ok. Entendido mas assim não elimino a necessidade de ter um sítio onde o user clicka para mudar a linguagem...

Obrigado a ambos pela ajuda.

kodiak

7. esaramago123

esaramago123 Power Member

Acho que o que tu queres é que seja automaticamente detetada a língua do sistema e a partir daí vais buscar o conteúdo.
    Acho que o mais fácil seria com PHP:

Código:
     $lang = substr($_SERVER['HTTP_ACCEPT_LANGUAGE'], 0, 2);
    switch ($lang){
        case "pt":
            // incluir conteúdo em português
            break;
        case "en":
            // incluir conteúdo em inglês
            break;
        case "fr":
            // incluir conteúdo em francês
            break;
        default:
            // incluir conteúdo em inglês
            break;
    }

8. kodiak

kodiak Power Member

É isso mesmo.

O problema é ser em php. O site é html

9. esaramago123

esaramago123 Power Member

Quanto a isso não há problema.
    Podes ter ficheiros em php só com código html.
    Tens é de ter um servidor local para veres o site, caso não tenhas ainda. O Xampp, por exemplo.

No entanto, parece que também dá para fazer em Javascript.

10. kodiak

kodiak Power Member

Obrigado. Este fim de semana vou ver se vejo isso

11. softklin

softklin Power Member

Acho que já te deram sugestões muito boas para resolver o teu problema. Mas venho apenas deixar uma opinião: diferencia sempre cada recurso na Internet, isto é, uma página com o conteúdo em inglês e outra com o conteúdo em português devem ser dois recursos diferentes, logo, devem estar em URIs diferentes. Isto é importante porque eu posso querer partilhar uma página em português com o meu amigo que está na Alemanha, com um computador com o browser em alemão. Se não diferenciares cada página, ao enviar o endereço da página, ele irá ver a versão em alemão (se usar um browser em alemão), e não a portuguesa, como eu pretendia.

Resumindo, aplica a deteção automática de idioma, quando o utilizador não te diz explicitamente qual pretende, mas diferencia as páginas, para alguém poder partilhá-las "tal como estão". Por exemplo: example.com/pt/pagina.html ou example.com/pagina-pt.html, visto que usas apenas HTML. Se usasses PHP, podias diferenciar isso na query string: site.com/pagina.php?lang=pt .

Por último, acho que a deteção automática deve estar para ajudar e não para restringir a experiência do utilizador: dá a liberdade ao utilizador de escolher em que idioma quer ver o site, usando as tradicionais bandeiras ou uma caixa de seleção, por exemplo. Assim, qualquer um pode ver a página no idioma que quer, independentemente das definições do browser.

12. kodiak

kodiak Power Member

Ok. Obrigado por mais esta sugestão

Partilhar esta Página