1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Site em PHP

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por rebeldeslb, 27 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 2; Visualizações: 831)

  1. Boa noite, alguém me ajuda a fazer um site em php?? Que softwares devo utilizar e como devo fazer? Alguém me ajuda? Obrigado e espero por respostas.
     
  2. Aparicio

    Aparicio /dev/mod
    Staff Member

    Pressupondo que sabes alguma coisa de php e já tens onde alojar o site, em termos de software precisas apenas de um editor de texto como o Notepad++ que apresenta a sintaxe do php (e de outras linguagens) colorida para facilitar.
     
  3. Nuno Brito

    Nuno Brito Power Member

    Notepad++ é também o meu editor de texto favorito - não só para php como também para outros tipos de linguagem.

    -----

    Para correres um ficheiro em .php no teu computador deves começar por fazer com que a tua máquina se torne num pequeno servidor caseiro - também podes fazer o upload do teu ficheiro para um servidor na web mas acredita que passado algum tempo torna-se um processo por demais enfadonho.

    Para correr ficheiros em html, PHP, etc eu uso o XAMPP: http://www.apachefriends.org/en/xampp-windows.html que é gratuito, simples de instalar e bastante poderoso porque podes carregar o teu próprio servidor na pendisk e arrancar de onde bem quiseres trabalhar um pouco.

    ---

    Para editar páginas da web (seja em html, php ou outra linguagem) também podes achar útil uma ferramenta chamada Kompozer: http://kompozer.net - há muitos que mencionam o NVU mas convém se calhar (re)-lembrar que o NVU não é actualizado há imenso tempo (2005) e por isso algumas almas mais impacientes decidiram lançar uma versão melhorada deste editor a que chamam kompozer e funciona francamente melhor na minha opinião.

    http://www.nvu.com/

    A vantagem é que podes abrir websites (remotos) e editar directamente as páginas para ver o resultado - excelente para pequenos retoques numa página qualquer de tempos a tempos. Não é das melhores ferramentas que por aí andam mas ao menos é gratuita e não precisas de 1Gb de RAM para a usar.

    -------

    Por último - espaço na web - deves concerteza procurar ter o teu próprio espaço na web para onde possas partilhar o teu trabalho em php com os teus amigos (se quiseres é claro).

    Recomendo a Dreamhost porque têm preços muito pechinchosos e *quase* largura de banda ilimitada: http://dreamhost.com/ - digo quase porque oferecem 5Tb de largura neste momento - eu tenho 10Tb e mesmo tendo vários sites a puxar bastantes cavalos não passo dos 3Tb.

    O pessoal do site que te refiro tem um sentido de humor único quanto baste e as máquinas deles são potentes e estáveis - já os uso há alguns anos sem queixas de maior.

    ----

    É claro que se não quiseres criar um site raíz deves procurar aquilo a que chamam de CMS (Content Management System) e a tua vida torna-se leve como uma botija de gás das novas (sem a garota é claro).

    Encontras imensos CMS por essa web fora, o meu favorito neste momento é este: http://e107.org/news.php que uso em alguns sites que podes ver a título de exemplo: http://nunobrito.eu e http://winbuilder.net

    Muito simples de gerir e torna-se fácil adicionar mais plugins para customizar as coisas à tua moda.

    Esta gente também tem um software de forum à maneira (e gratuito).

    ----

    Convém também perceber um pouco de inglês, em português é por vezes mais dificil perceber aquilo que estás a fazer sem saber um pouco de inglês de praia do algarve. (como moro nos azores o pessoal daqui gosta de falar inglês mas não temos muitas praias..)


    -----

    Domínio - aquelas coisas que usas para chegar ao teu site.

    Recomendo os serviços desta gente em http://dominios.pt porque trabalham bem e podes pagar com multibanco num instante.

    Mas convém mesmo teres um cartão de crédito ou usares o MB net e pagares as contas de hospedagem. Sublinho cartão de crédito porque o de débito não funciona.

    Quando comprares um domínio então vais ter de apontar os DNS (Domain Name Servers) para o teu espaço da web no servidor - que no caso da dreamhost - tens lá as opções e informações de como se faz esta coisa toda.


    ------


    Convém referir ainda que esta tal de dreamhost também te dá à partida um sub-dominio do tipo "omeunome.dreamhost.com"

    Se não quiseres gastar uns euros para comprar um domínio então dá uma vista de olhos no serviço .pt.vu --> http://pt.vu/step1.php que te deixa redireccionar do endereço "omeunome.dreamhost.com" para o "omeunome.pt.vu" sem gastares um chavo que seja.


    ------

    Para fazeres o upload de ficheiros para o teu site no servidor remoto vais precisar de um cliente de FTP.

    Há várias maneiras de fazer isto, a partir do explorer podes escrever "ftp://omeunome.pt" e copiar os ficheiros como se fosse uma pasta no teu computador, mas apesar disto ser prático o que é que acontece se a ligação cair a meio dum daqueles uploads de milhares de ficheiros que demora mais tempo que o benfica a ser campeão a ir para o servidor?

    Usas um cliente de FTP que possa gerir essas coisas.

    Eu uso o FileZilla (gratuito) que é aquilo que vais precisar - especialmente se trabalhas com o portátil no meio da rua e usas a placa da vodafone para navegar cuja ligação por vezes pode cair mais vezes que o João Pinto durante um jogo.

    ----



    Por último - podes não querer nada disto e fazer o teu próprio servidor em casa.

    Se usares o xampp até é fácil, mas tens de ter um IP fixo para que possas usar o serviço de DNS. Ou então certificas-te que o DNS fica actualizado com o teu IP à medida que vai mudando. Há muitos serviços que pedem $$ por este tipo de coisas, mas o melhorzito até é gratuito e dá pelo nome de DynDNS: http://www.dyndns.com/services/dns/dyndns


    ---

    Quando tiveres tudo pronto e arrumado se calhar podes querer ver quem é que anda a visitar a tua página e para isso dá uma vista de olhos nestes senhores: http://www.statcounter.com/ - São impecáveis e dá-te os detalhes todos e mais alguns sem teres de pagar nada por isso.

    ---

    E pronto, há muito mais para dizer mas espero que isto de algum modo te possa ajudar a ti ou a qualquer outro que se queira iniciar nestas lides.

    O importante é que faças a tuas experiências e escolhas as ferramentas com que te sentes mais confortável e assim a programação em php começa de repente a fazer muito mais sentido porque apercebes-te do contexto em que são usadas na Internet.


    Boa sorte!!! :)
     

Partilhar esta Página