1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Site, Forum ou Blog?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Angel_p_ir, 8 de Maio de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 905)

1. Angel_p_ir

Angel_p_ir Power Member

No meu trabalho estamos a pensar fazer qualquer coisa que permita fornecer informação acerca de projectos a realizar na zona não só a parceiros como a toda a população.
    Gostava da vossa opinião acerca do que seria mais fácil de utilizar.
    Sei que há blogs gratuítos e uma página estática também é relativamente fácil de alojar em qualquer cantinho, modificar, etc. Quanto a um forum sei que é mais complicadito.

O que será melhor?

thx :)

2. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Acho que isso depende totalmente de ... tudo!
    Querem fornecer informação? Um site chega.
    Querem fornecer informação mas também querem dar notícias de eventuais desenvolvimentos? Blog.
    Querem que o "público" possa discutir alguma coisa? Fórum.

Primeiro pergunta-te o que é que QUERES, no geral, fazer. Depois decides como ;)

3. anonymopt

anonymopt Power Member

Depende bastante também de se queres ou não gastar dinheiro.... se tens ou não conhecimentos de html ou php.

Se tens poucos conhecimentos.. e não queres gastar dinheiro e ter algo bonito e tal.. devias experimentar wordpress (blog)... ou se quiseres um site joomla (mambo)

4. ket

ket Power Member

Como queres "fornecer informação acerca de projectos a realizar na zona", presumo que queiras uma coisa simples de usar em que seja possível fazer actualizações. Sendo assim voto no blog pelas seguintes razões:

- nem toda a população sabe usar um forum
    - é mais fácil fornecer informação se usares um blog em vez de uma página estática. A informação fica bem organizada da forma que quiseres e para fazer updates só precisas de escrever e carregar publish
    - é muito fácil a população interagir, basta fazer um comentário no dito cujo projecto
    - um blog dá menos trabalho que um forum

Experimenta lá fora:
    http://www.wordpress.org
    http://www.blogger.com

Ou então produto nacional:
    http://blogs.sapo.pt/
    http://weblog.com.pt/

:cwm27:

5. JKL22

JKL22 Power Member

Também me parece que para aquilo que queres o melhor é optares por um CMS.

6. baaa

baaa Power Member

e um wiki, nao? tambem pode ser interessante, facilita partilhar informaçao, cada pessoa pode editar facilmente, adicionar artigos. pralem disso, toda a info fica bem estructurada e facil de encontrar... só uma ideia! :)

7. Kayvlim

Staff Member

CMSs, Wikis ... isso é tudo bastante complicado. Até um fórum consegue por vezes dar que pensar, mas um fórum acho que é o limite necessário para o que ele pretende. Sou mais a favor do Site fixo ou do blog.

8. Angel_p_ir

Angel_p_ir Power Member

Brigada pessoal :) acho que vamos mesmo fazer um blog, mais tarde se eles quiserem podemos até passar para um site dinamico, apesar de haver alguém (vá-se lá saber porquê) que quer por que quer um Forum (deve ser só pelo nome). Entretanto sempre posso ir dedicando a programação e surpreende-los com uma coisa decente e engraçada. Conto com a vossa ajuda para as minhas duvidas que vão ser muitas de certo.

De qualquer maneira não deixem de dar a vossa opinião e de contribuir com novas sugestões. Eu agradeço. Como ainda estou em estágio gostava de impressionar a patroa com alguns conhecimentos mais técnicos. Pode ser que ponderem a minha contratação. Desejem-me sorte! :-D

Última edição: 9 de Maio de 2007
  9. anonymopt

anonymopt Power Member

loool podes contar connosco :P se vais optar por um blog sugiro mm o wordpress... mt fácil de mexer e mt profissional :P

10. Angel_p_ir

Angel_p_ir Power Member

Questão importante nisto tudo :S

Pessoal uma questão:

Num Blog posso por cenas pra fazer download? Foi uma das questões que colocaram e eu não soube responder. Houve alguém que disse que não. Que num blog só se pode "escrever" e não colocar "coisas". Ora este ponto é muito importante nisto tudo na medida em que em alguns dos projectos é necessário que as pessoas tenham acesso a regulamentos e planos de acção. Se tivermos que escrever tudo no blog ninguém vai querer lá entrar :zzz:.

11. Kayvlim

Staff Member

Não conheço o WordPress. Uso o blogspot (google). No entanto, geralmente num blog só podes colocar texto e imagem. Claro que podes colocar um link directo para um ficheiro, e podes alojar esse ficheiro no mesmo servidor do blog, mas duvido que o próprio software do blog te faça isso. Para além disso, seria necessário todos os que quisessem colocar ficheiros te pedirem para o fazeres, ou terem as informações do servidor, o que desaconselho.

Como eu já disse, se for para discutirem algo, faz um fórum (tendo os attachments (anexos) activos, podes colocar ficheiros no fórum). Vejo que a página "fixa" ficou de lado devido às actualizações.... talvez seja mesmo melhor ires para um fórum.

12. JKL22

JKL22 Power Member

No Wordpress quando inseres um novo artigo podes colocar ficheiros associados a esse artigo.

Cumps.

13. mauronacosta

mauronacosta Power Member

Por wordpress entenda-se www.wordpress.com -e sim podes carregar documentos jpg, jpeg, png, gif, pdf, doc e ppt.
    (o ket tem o link para o org que é para quem pretende alojar o seu proprio blog)

Com uma conta no sapo podes ter ficheiros alojados numa homepage e um blog nos blogs.

Partilhar esta Página