Site, Forum ou Blog?

Angel_p_ir

Power Member
No meu trabalho estamos a pensar fazer qualquer coisa que permita fornecer informação acerca de projectos a realizar na zona não só a parceiros como a toda a população.
Gostava da vossa opinião acerca do que seria mais fácil de utilizar.
Sei que há blogs gratuítos e uma página estática também é relativamente fácil de alojar em qualquer cantinho, modificar, etc. Quanto a um forum sei que é mais complicadito.

O que será melhor?

thx :)
 
Acho que isso depende totalmente de ... tudo!
Querem fornecer informação? Um site chega.
Querem fornecer informação mas também querem dar notícias de eventuais desenvolvimentos? Blog.
Querem que o "público" possa discutir alguma coisa? Fórum.

Primeiro pergunta-te o que é que QUERES, no geral, fazer. Depois decides como ;)
 
No meu trabalho estamos a pensar fazer qualquer coisa que permita fornecer informação acerca de projectos a realizar na zona não só a parceiros como a toda a população.
Gostava da vossa opinião acerca do que seria mais fácil de utilizar.
Sei que há blogs gratuítos e uma página estática também é relativamente fácil de alojar em qualquer cantinho, modificar, etc. Quanto a um forum sei que é mais complicadito.

O que será melhor?

thx :)

Depende bastante também de se queres ou não gastar dinheiro.... se tens ou não conhecimentos de html ou php.

Se tens poucos conhecimentos.. e não queres gastar dinheiro e ter algo bonito e tal.. devias experimentar wordpress (blog)... ou se quiseres um site joomla (mambo)
 
O que será melhor?
thx :)

Como queres "fornecer informação acerca de projectos a realizar na zona", presumo que queiras uma coisa simples de usar em que seja possível fazer actualizações. Sendo assim voto no blog pelas seguintes razões:

- nem toda a população sabe usar um forum
- é mais fácil fornecer informação se usares um blog em vez de uma página estática. A informação fica bem organizada da forma que quiseres e para fazer updates só precisas de escrever e carregar publish
- é muito fácil a população interagir, basta fazer um comentário no dito cujo projecto
- um blog dá menos trabalho que um forum

Experimenta lá fora:
http://www.wordpress.org
http://www.blogger.com

Ou então produto nacional:
http://blogs.sapo.pt/
http://weblog.com.pt/

:cwm27:
 
Depende bastante também de se queres ou não gastar dinheiro.... se tens ou não conhecimentos de html ou php.

Se tens poucos conhecimentos.. e não queres gastar dinheiro e ter algo bonito e tal.. devias experimentar wordpress (blog)... ou se quiseres um site joomla (mambo)

Também me parece que para aquilo que queres o melhor é optares por um CMS.
 
e um wiki, nao? tambem pode ser interessante, facilita partilhar informaçao, cada pessoa pode editar facilmente, adicionar artigos. pralem disso, toda a info fica bem estructurada e facil de encontrar... só uma ideia! :)
 
No meu trabalho estamos a pensar fazer qualquer coisa que permita fornecer informação acerca de projectos a realizar na zona não só a parceiros como a toda a população.
Gostava da vossa opinião acerca do que seria mais fácil de utilizar.
Sei que há blogs gratuítos e uma página estática também é relativamente fácil de alojar em qualquer cantinho, modificar, etc. Quanto a um forum sei que é mais complicadito.
CMSs, Wikis ... isso é tudo bastante complicado. Até um fórum consegue por vezes dar que pensar, mas um fórum acho que é o limite necessário para o que ele pretende. Sou mais a favor do Site fixo ou do blog.
 
Brigada pessoal :) acho que vamos mesmo fazer um blog, mais tarde se eles quiserem podemos até passar para um site dinamico, apesar de haver alguém (vá-se lá saber porquê) que quer por que quer um Forum (deve ser só pelo nome). Entretanto sempre posso ir dedicando a programação e surpreende-los com uma coisa decente e engraçada. Conto com a vossa ajuda para as minhas duvidas que vão ser muitas de certo.

De qualquer maneira não deixem de dar a vossa opinião e de contribuir com novas sugestões. Eu agradeço. Como ainda estou em estágio gostava de impressionar a patroa com alguns conhecimentos mais técnicos. Pode ser que ponderem a minha contratação. Desejem-me sorte! :-D
 
Última edição:
Brigada pessoal :) acho que vamos mesmo fazer um blog, mais tarde se eles quiserem podemos até passar para um site dinamico, apesar de haver alguém (vá-se lá saber porquê) que quer por que quer um Forum (deve ser só pelo nome). Entretanto sempre posso ir dedicando a programação e surpreende-los com uma coisa decente e engraçada. Conto com a vossa ajuda para as minhas duvidas que vão ser muitas de certo.

De qualquer maneira não deixem de dar a vossa opinião e de contribuir com novas sugestões. Eu agradeço. Como ainda estou em estágio gostava de impressionar a patroa com alguns conhecimentos mais técnicos. Pode ser que ponderem a minha contratação. Desejem-me sorte! :-D

loool podes contar connosco :P se vais optar por um blog sugiro mm o wordpress... mt fácil de mexer e mt profissional :P
 
Questão importante nisto tudo :S

Pessoal uma questão:

Num Blog posso por cenas pra fazer download? Foi uma das questões que colocaram e eu não soube responder. Houve alguém que disse que não. Que num blog só se pode "escrever" e não colocar "coisas". Ora este ponto é muito importante nisto tudo na medida em que em alguns dos projectos é necessário que as pessoas tenham acesso a regulamentos e planos de acção. Se tivermos que escrever tudo no blog ninguém vai querer lá entrar :zzz:.
 
Pessoal uma questão:

Num Blog posso por cenas pra fazer download? Foi uma das questões que colocaram e eu não soube responder. Houve alguém que disse que não. Que num blog só se pode "escrever" e não colocar "coisas". Ora este ponto é muito importante nisto tudo na medida em que em alguns dos projectos é necessário que as pessoas tenham acesso a regulamentos e planos de acção. Se tivermos que escrever tudo no blog ninguém vai querer lá entrar :zzz:.
Não conheço o WordPress. Uso o blogspot (google). No entanto, geralmente num blog só podes colocar texto e imagem. Claro que podes colocar um link directo para um ficheiro, e podes alojar esse ficheiro no mesmo servidor do blog, mas duvido que o próprio software do blog te faça isso. Para além disso, seria necessário todos os que quisessem colocar ficheiros te pedirem para o fazeres, ou terem as informações do servidor, o que desaconselho.

Como eu já disse, se for para discutirem algo, faz um fórum (tendo os attachments (anexos) activos, podes colocar ficheiros no fórum). Vejo que a página "fixa" ficou de lado devido às actualizações.... talvez seja mesmo melhor ires para um fórum.
 
Pessoal uma questão:

Num Blog posso por cenas pra fazer download? Foi uma das questões que colocaram e eu não soube responder. Houve alguém que disse que não. Que num blog só se pode "escrever" e não colocar "coisas". Ora este ponto é muito importante nisto tudo na medida em que em alguns dos projectos é necessário que as pessoas tenham acesso a regulamentos e planos de acção. Se tivermos que escrever tudo no blog ninguém vai querer lá entrar :zzz:.

No Wordpress quando inseres um novo artigo podes colocar ficheiros associados a esse artigo.

Cumps.
 
Por wordpress entenda-se www.wordpress.com -e sim podes carregar documentos jpg, jpeg, png, gif, pdf, doc e ppt.
(o ket tem o link para o org que é para quem pretende alojar o seu proprio blog)


Com uma conta no sapo podes ter ficheiros alojados numa homepage e um blog nos blogs.
 
Back
Topo