site para empresa!

jerico

Power Member
Boas camaradas...

Pessoal sou um autêntico "noob" no que diz respeito a programação, e como sei que aqui tentam fazer o melhor possível para responder e ajudar o pessoal com dificuldades, não custa nada tentar e postar aqui as minhas dúvidas ou os meus "pedidos de concelhos", aguardando a vossa resposta!É o seguinte, sou dono de uma pequena empresa, e o site que fiz a uns tempos, estava muito desactualizado, e como isto não anda nada fácil, tenho de renovar para poder competir com a concorrência...!!A minha primeira dúvida é a seguinte, utilizo como alojamento do site o ptisp.pt , porém recebi a pouco tempo um mail da esoterica.pt e estou confuso, porque percebo muito pouco das características de cada um, pelo que me parece, o segundo parece me ser melhor, tanto monetariamente como no alojamento em si,tenho vindo a pensar em mudar, mas corrijam-me se estou correcto.
Outra dúvida é a seguinte, estou a tentar fazer umas pequenas coisas em flash, como tentando criar um "photo gallery", utiliuzando tuturiais no youtube como referência, mas tenho uma dúvida, na criação do site mesmo, como terei de o começar?já procurei no youtube (visto que com vídeo é sempre mais fácil) mas nada encontrei, resumindo a minha dúvida é mesmo trabalhar em flash, e gostava de saber se vocês me poderiam indicar um tuturial porreiro, assim para um cromo como eu, tentar fazer qualquer coisa, como por exemplo pequenas coisa que me aconselham ao site, e onde visualiza-las, como criar o site etc...para ver se subo os rendimentos, visto que o Sócrates só os deita abaixo:)

cumprimentos e fico aguardando a vossa resposta:)
 
Última edição pelo moderador:
tens um bom livro da Editora Erica, Flash 8 Professional - Criando Além da Animação. Eu digo isto porque, apesar de ja ser duma versao "mais antiga (v8)", tens la todas as bases para fazeres alguma coisa de jeito no flash.
Eu comprei ha uns anos na *****, agora nao sei se eles ainda o têm disponivel.
Tambem podes tentar arranjar um livro ja da ultima versao.

Em relaçao aos tutoriais, eu nao sou a pessoa mais indicada para tos apontar.
Mas se tivers duvidas, coloca perguntas que aqui o pessoal ajuda-te.

Cumpz
 
Última edição pelo moderador:
Olá Jerico,

Se a diferença entre os dois não for grande e estiveres satisfeito com o serviço, podes estar a correr um risco desnecessário por meia dúzia de euros... Qualquer plano corre Flash e nem deves precisar de muito espaço para isso.

De salientar que a Esoterica pertence ao grupo Claranet, que também tem a Amen. Procura aqui no forum que vais ver comentários sobre a Amen.

Saudações
 
Para aprenderes Flash ou outros softwares criativos nada melhor que o site www.lynda.com. É pago mas é bem melhor que qualquer livro que possas comprar. São vídeos e tens lá diversos cursos completos para dominares a parte do software. É em inglês, se perceberes bem inglês não procures mais, esta é a melhor solução para aprenderes Flash e outros softwares da Adobe. Utilizando este serviço garanto que com alguma paciência e muito trabalho terás a parte do Flash dominada, a única coisa que te pode limitar é a criatividade porque na parte do software não vais ter qualquer problema.

Quanto ao alojamento é como diz o Santo38, qualquer alojamento serve para Flash, não andes às voltas com o alojamento, não vai ser por aí de certeza. Muda apenas se tiveres a ter algum problema ao nível do serviço, por exemplo, downtimes constantes do servidor ou mau suporte técnico.

Cumps
 
Em relação ao alojamento, penso que há algumas coisas a ter em conta

1. Preço.
2. Suporte
3. Conhecimento do suporte tecnológico
3.1 ISP/Ligação do provedor de alojamento
3.2 Qualidade do Servidores


sendo que o ponto 3 na minha opinião para quem quer ser competitivo «internet-mente» seja o mais importante, mas talvez o mais dificil de descobrir.

Imagina que tens um «alojador» que até é baratito, mas que depois tem uma ligação rasca imagina TVcabo com upload de 512 Kbits, e esse alojador até tem já alguns clientes, pode fazer c/ que demore mt mais a um potencial cliente teu a carregar/aceder ao teu site. Se for um «alojador» com uma rede com um upload de 100Mbits, não vais ter esse tipo de problemas, mas tudo depende que intuito tem o site, para que «core business» é o site, e que tamanho de páginas/ flash tem o site final.

Mas concordo se estás satisfeito, tenta jugar um bocadinho com a contra proposta e tenta n mudar.




tutoriais:


http://www.truquesedicas.com

http://www.webtutoriais.com

http://www.tutoriaisweb.com

http://www.ultrashock.com

http://www.kirupa.com

http://www.actionscript.org

http://flashmove.com/ (Forum, como o techzone, mas só de flash)

Existem muitos mais, mas inclui aqueles que gosto mais
 
Sei que sua dúvida e interesse é em Flash, mas, se você deseja realmente fazer uma boa página, eu aconselharia que você perdesse um pouco mais de tempo e seguisse essa linha:

-> Aprender HTML
-> Aprender CSS
-> Aprender JavaScript

e ai sim escolher usar Flash, PHP ou outra coisa assim. O interessante é que você estudando esses três pontos, vai poder até pensar em mudar o ramo de sua empresa para, por exemplo, criação de páginas, e sem esses três pontos, você não vai fazer uma coisa bacana em Flash.
 
Sei que sua dúvida e interesse é em Flash, mas, se você deseja realmente fazer uma boa página, eu aconselharia que você perdesse um pouco mais de tempo e seguisse essa linha:

-> Aprender HTML
-> Aprender CSS
-> Aprender JavaScript

e ai sim escolher usar Flash, PHP ou outra coisa assim. O interessante é que você estudando esses três pontos, vai poder até pensar em mudar o ramo de sua empresa para, por exemplo, criação de páginas, e sem esses três pontos, você não vai fazer uma coisa bacana em Flash.

Concordo um pouco com o que o Brazuca diz pois a construção de uma galeria de fotos (tipo apresentação de produtos) pouco sentido irá fazer se não for dinâminca e se não usar um suporte PHP+SQL ou outro tipo de acesso a base de dados.

A utilização de PHP com SQL vai facilitar a programação que não terá de fazer, por exemplo, uma pagina de detalhes para cada produto; a manutenção por parte dos proprietários (adicionar, alterar ou eliminar produtos) e facilitar a navegação pois de uma forma simples podem aceder a, por exemplo, detalhes de um produto, stock, etc com muita facilidade...

Mas, no meu entender, o mais importante de tudo é antes de começar a fazer o programa (site) o mesmo deverá ser todo estrutorado, definidas todos as funções, informações, secções, menus ... no caso de Flash: Objectos, layers, modulos, etc ... e testado em papel com fluxogramas!!! Se funcionar no papel, também tem de funcionar no computador :P

O que estou a dizer pode parecer que é apenas para sites muito elaborados, mas acredita que se fizeres tudo 1o num papel, por muito simples que seja o site, a passagem para o computador torna-se muito mais simples pois já sabemos o que vamos precisar e o que vamos fazer ;)
 
em certa parte discordo. com o flash pode-se fazer galerias dinamicas, usando um XML (que é deveras mais simples do que tar a configurar serviços, contratar um serviço de alojamento PHP+MySQL, a definir regras no MySQL e por ai fora).
Se for só pra trabalhar com flash e fazer uma coisa simples (mas com qualidade), nao é preciso entrar em php's e sql's nem nada.

Galeria com MySQL?:wow: no thank's
(neste caso...:P)


Se for para um site mais complexo, aí sim, php+MySQL ou ASP.NET+xxxSQL

Cumprimentos
 
Eu julgo que deves começar por analisar se o flash é o mais adequado para os objectivos do site. Para se fazer qualquer coisa atractiva em flash, por mais simples que seja, é preciso dominar muito mais que o software Adobe Flash em si.

O flash dá liberdade criativa total, não existe nada pré-feito, vais ter de fazer tu tudo, é necessário que tenhas algumas bases de design, tipografia, usabilidade e animação para fazeres qualquer coisa decente ao ponto de representar a tua empresa online. Não te esqueças que talvez para alguns dos teus clientes a página web será o primeiro contacto com a empresa...no teu lugar levaria as coisas a sério e faria uma analise do que realmente precisas para atingir o teu público-alvo.

Isto porque, como já referi, um site em Flash poderá nem ser o mais indicado para a tua situação. Quanto à questão de meter PHPs e XMLs nisto, tudo depende até que ponto há necessidade de haver itens dinâmicos ou não, tudo depende das tuas necessidades, é sem dúvida algo que deves analisar.

Cumps
 
e ai sim escolher usar Flash, PHP ou outra coisa assim. O interessante é que você estudando esses três pontos, vai poder até pensar em mudar o ramo de sua empresa para, por exemplo, criação de páginas, e sem esses três pontos, você não vai fazer uma coisa bacana em Flash.


Com todo o respeito, isso é mentira. E eu sou a prova viva de que isso não tem fundamento:p Fiz sites em Flash (que considero bacanos) muita antes de saber HTML, CSS ou javasript. Aliás, ainda hoje pouco sei sobre estes três tópicos e, no entanto, ganho a vida praticamente a fazer sites apenas em Flash, área em que sem dúvida me pretendo especializar. Portanto isso não faz grande sentido. Se me dava jeito ter um bom conhecimento de html, css e javascript? Sem dúvida. Se o vou adquirir muito em breve? Absolutamente. Se faço sites em flash sem saber nada de html ou css? Completamente.

Cumps
 
Sim, eu sei que vocês fazem sites em Flash, e fazem isso demais. Como vocês podem perceber, sou do Brasil, e aqui a cultura é totalmente diferente, nós basicamente usamos flash para alguns quadrados dentro das páginas aonde são exibidos algo mais interativo, mas criar uma página totalmente em Flash é algo que, praticamente, não existe mais aqui.

Eu disse que é interessante a pessoa aprender HTML, CSS, JavaScript antes de tudo pois ela vai entender o conceito básico de uma página e vai, em Flash, a projetar melhor. Não que você não projete, mais você com certeza demorou muito mais tempo para projetar sites Flash bons do que aprendendo antes HTML, CSS.

Mas é aquela coisa, é cultura. Não estou dizendo que você não projete sites bons, por favor não entenda errado.
 
Sim, eu sei que vocês fazem sites em Flash, e fazem isso demais. Como vocês podem perceber, sou do Brasil, e aqui a cultura é totalmente diferente, nós basicamente usamos flash para alguns quadrados dentro das páginas aonde são exibidos algo mais interativo, mas criar uma página totalmente em Flash é algo que, praticamente, não existe mais aqui.

Eu disse que é interessante a pessoa aprender HTML, CSS, JavaScript antes de tudo pois ela vai entender o conceito básico de uma página e vai, em Flash, a projetar melhor. Não que você não projete, mais você com certeza demorou muito mais tempo para projetar sites Flash bons do que aprendendo antes HTML, CSS.

Mas é aquela coisa, é cultura. Não estou dizendo que você não projete sites bons, por favor não entenda errado.

Eu percebi onde querias chegar. Talvez seja realmente mais fácil começar por Html+CSS do que por flash. O que quis dizer foi que não é necessário saber HTL+CSS e javascript para saber flash. Agora a começar por algo na área web começaria, como dizes, com HTML+CSS+Javascript.

Cumps
 
brazuca:
mas criar uma página totalmente em Flash é algo que, praticamente, não existe mais aqui.
Pois, por aqui também tende a desaparecer. Lentamente, claro (que isto aqui é tudo muiiiiito leeeeeento).

O uso da tecnologia pela tecnologia (usar só para dizer que se usa) já lá vai. Agora tende a usar-se mais a 'cabeça': pensar primeiro, fazer depois. Hum... pensando bem... acho que agora estamos na onda do Ajax; há-de passar também. Depois há-de vir outra, que também há-de passar :-)
 
Back
Topo