Discussão sites stock

Ignis

Power Member
Boas,

Será que um fotografo que partilhe as fotos nas redes socais tipo o facebook terá menos vendas em sites stock? por exemplo se o fotografo já tiver muitos seguidores e partilhar uma foto sua vista por centenas, isso irá afectar as vendas em stock? ou até vai promover ainda mais? nos sites stock vejo fotografos que não são conhecidos de lado nenhum e os que são conhecidos muitos não andam nos stock.
 
creio que a principal razão é porque o estilo de fotografia acaba por ser diferente...

uma foto que faça tremendo sucesso numa rede social pode nem sequer ser aceite em agencias de stock, por outro lado uma foto que venda bem em stock pode não ser minimamente interessante para publicar numa rede social (por exemplo uma bola de gelado)

a ideia que tenho é quem faz vida selvagem, paisagem, macro acaba por nao ter mt sucesso em stock. retratos ainda te safas se fotografes coisas concretas (um profissional de uma area), agora se vais para lados mais artisticos, esquece...

é a ideia que tenho, mas não sei se é mesmo assim :p
 
Última edição:
Sim, concordo. Mas por exemplo uma imagem já difundida pelo fotografo pelas redes sociais, mesmo que tenha copyright e ninguém possa fazer nada, será que ela perde valor no stock?
 
Creio que alguns site de stock podem pagar mais se a imagem estiver disponível apenas no site deles, mas não sei se isso impede a divulgação sem fim comercial.
 
Não. Um dos meus "Best Sellers" em questão de "ganhos" e "downloads" está a 1024px ou mais, tanto no flickr como no FB. E sem assinatura. Aliás esteve lá uns 3~4 meses antes de eu decidir colocar a imagem à venda. E não é caso único.

É claro que poderá haver um caso pontual de alguém a usar indevidamente, mas isso é outra história.

Agora se essas publicações geram vendas? Estarem lá por estar... não. O pessoal quer é gostos, partilhar imagens que dão 5 centimos por cada gosto para aquele criancinha pobre...

Agora existem agências que permitem um certo "automatismo" para:

A) - Novas vendas.
B) - Imagens aceites:

Essas agências são:

- Shutterstock : Faz publicação automatica de ambas no FB e twitter
- Dreamtimes: : Faz publicação automatica de ambas no FB e twitter, mas tens opção de tu publicares manualmente as vendas.
- Fotolia : Faz publicação automatica de ambas no FB e twitter
- Depositphotos: Faz publicação automatica de ambas no FB

Eu pessoalmente experimentei largos meses com essa função e sem ela, e sinceramente nem aqueceu nem arrefeceu. Aliás as vendas até melhoraram depois de ter isso inactivo.

Mas tenho um "conhecido" que tem uma "pagina de empresa" no facebook e segundo ele resulta. Resulta seguindo a mesma linha de pensamento que eu tenho: Ter "amigos" da area de designer e generos, pois serão esses o publico alvo. Prova disso foi no twitter, onde tenho N fotografos, pedirem-me amavelmente para retirar esses tweets. Ele também querem vender, querem lá saber o que os outros vendem....

Apesar da falta de tempo eu prefiro investir no blog da wordpress. Sim poderia ter um site, mas até ele ter algum ranking na net... facto é que fiz uma reportagem de jipes TT para os lados da sertã, e volta e meia, vendo meia duzia de imagens desse evento... e facilmente percebo que alguém andou a procurar por jipes no meu blog, foi aos links das imagens ( direccionados para as agências ).. e comprou!
 
Obrigado pela resposta CoisaX esclareceu-me bastante duvidas. Tu tens por exemplo este tipo de imagens
stock-photo-19489797-small-river-trough-woods-under-blue-sky-in-portugal.jpg
isto vende alguma coisa? Eu fotográfo natureza por enquanto e no shutterstock tive umas 30 vendas, no istockphoto tenho 0 vendas. O problema é que se um fotografo já for muito famoso, este não sei se terá o mesmo valor em sites stock. Tenho uma página no facebook, qualquer um chega lá e faz download da foto e a usa indevidamente ou porque nao tem exclusividade, já está muito difundida e pode perde valor. Claro que sei que ninguém pode usar as fotos. É muito bonito ter likes nas fotos, mas também fazer algum dinheiro valia a pena, gosto de fazer o que faço, mas se ganhar algo melhor.
 
Sobre o que não vende posso quase garantir... já o que vende, ninguém quer revelar LOL Se bem é que é fácil lá chegar ( pesquisar os portfolios de quem vende mais ) , mas temos que decidir se queremos ou não "competir" nessaa categoriaa.

Natureza, tipo "Macro", "Flores" , "insectos".. vende pouco ou nada, pois as agências estão carregadas desse tipo de imagens. Aliás, algumas delas até avisam na pagina de upload para não enviar essa categoria. Aliado a esse facto, temos que pensar o que os clientes querem... imagens para sites, capas de livros, publicidades, revistas... e se reparares, ninguém aposta apenas e exclusivamente em paisagem.

Por acaso, a que vendo mais até foi feita num encontro com "fotografos famosos" :D

stock-photo-15836680-flooded-fields-on-a-cloudy-day.jpg


Mas, a IstockPhoto já não é exemplo para ninguém, pois muitos bons fotografos retiraram os portfolios de lá ( guerras que aos poucos vou entendendo à minha custa ) e pouco se vende lá. Para teres uma ideia faço às vezes mais num dia na ShutterStock, que faço o mês inteiro na IS. Mas lá está.. a conta gotas lá vai caindo e no fim do ano, tudo junto, é $$$.

Voltando ao que vende.. ou não: Tudo que seja "Business, Lifestyle" e com pessoas vende.. e bem. Sim, a concorrência é forte, e estás a competir com gajos que têm estúdios, cameras de médio formato, paletes de modelos, mas arranja lá uma gaja com bata de médica e vê se não vende... Ou uma velhinha a sorrir num banco de jardim.

Algumas agências até mostram as "melhores vendas do dia":

http://pt.fotolia.com/Info/All/BestSellers

http://www.dreamstime.com/latest.php?sortcriteria=6

Se reparares, é sempre fotos de "negócios e estilo de vida". Outro tema abundante é "objectos isolados em fundo branco". Por acaso resolvi começar a fazer alguns:

bath-salts.jpg


Consoante o tipo de objectos, podes vender bem, mas exige um workflow bem definido. Porque mesmo com a fotografia bem feita no "local" , tens que garantir que, quem compra a imagem, facilmente selecciona o objecto. Ah, e cuidado com a area em branco. Não pode ser muita ( é chato estar o cliente a pagar por uma fotografia que mais de metade dos pixeis podia ele "fazer no paint do windows )". Eu costumo a usar 250,250,250 na area em branco.

Agora das das uma:

- Investes o teu tempo a produzir imagens e a competir com os grandes ( Mesmo que não seja o tipo de fotografia que mais gostes )

- Procuras um "nicho" pouco explorado, e investes nesse mesmo ( Até pode ser um tema que te agrade )

Por exemplo sei de fonte segura de um gajo que trabalhou anos pra a Shell, e garantiu, antes de sair, direitos para fotografias etc. Resultado: Tudo que é fotografia de refinarias e gajos a trabalhar nas refinarias que vende bem.. é dele!

Agora de uma forma ou de outra, tentar obter ganhos apenas com as fotografias que gostamos de fazer, pode não resultar nos bancos de imagens. Algumas pessoas com quem falo disto detecto esse mesmo problema. Por exemplo, um tipo gosta de fazer macros e de flores e apenas envia isso.... epah, tipo não vai resultar.

Ah, e eles não dão muita bola para a "arte". Para eles tem que estar tudo focado e bem iluminado. E quando estão em dia não, recusam só porque sim. Depois uma imagem recusada numa agencia pode ser um best-seller em outra.

Eu faço desta forma: Fotografo o que gosto e vou enviado diversos temas. Sempre que detecto que algumas delas "produzem resultados", faço umas tantas "parecidas" para juntar ao portfolio.
 
Eu tenho sorte que a minha arte, não é muito obscura, tá +- dentro do normal, mas já vi fotos muito surreais nesses sites stock. O shutterstock tem lá uma opção para fine art. O shutterstock vende muito, mas também por cada venda por 0.25c é preciso haver muitas. Para já ainda só enviei o que gosto de fazer, mais tarde posso fazer outras coisas, mas preciso de comprar material. O istockphoto é bom para ver o que vende mais e depois tiras ideias de lá.
 
É verdade que o Shutterstock vende muitas por 0,25, que são referentes a "subscrições" que os clientes compram. Mas tens que ter em conta que:

- Ao subires de nivel ( algums agências têm esse conceito ), recebes mais. Eu estou nos 0,33 por sub.
- Existem downloads directos e Licenças avançadas. CAda podem render 1.07€, 2.48€ e mo caso da EL 32€

Mas todas as agências que "vendem" por subscrição praticam esses preços e até menos. Aliás os grandes gurus do stock defendem que deveriamos não vender nas agências que praticam preços mais baixos.

Foi o caso da Fotolia, que publicamente, disse que ia pagar menos por sub, porque sabia que a maioria dos fotografos tinha as mesmas imagens em outras agências por menos...

Ainda sobre o preço. Oiço muito vezesa frase: "Vender por 0,25€? não, obrigado" Ok, mas no disco rendem menos e ainda temos o custo do espaço em disco.

Sim, fineart vende. No caso da IstockPhoto quem tem iagens "fora do comum", pode vender na getty ( penso qu tens que ser exclusivo na Istockphoto ).
 
É verdade que o Shutterstock vende muitas por 0,25, que são referentes a "subscrições" que os clientes compram. Mas tens que ter em conta que:

- Ao subires de nivel ( algums agências têm esse conceito ), recebes mais. Eu estou nos 0,33 por sub.
- Existem downloads directos e Licenças avançadas. CAda podem render 1.07€, 2.48€ e mo caso da EL 32€

Mas todas as agências que "vendem" por subscrição praticam esses preços e até menos. Aliás os grandes gurus do stock defendem que deveriamos não vender nas agências que praticam preços mais baixos.

Foi o caso da Fotolia, que publicamente, disse que ia pagar menos por sub, porque sabia que a maioria dos fotografos tinha as mesmas imagens em outras agências por menos...

Ainda sobre o preço. Oiço muito vezesa frase: "Vender por 0,25€? não, obrigado" Ok, mas no disco rendem menos e ainda temos o custo do espaço em disco.

Sim, fineart vende. No caso da IstockPhoto quem tem iagens "fora do comum", pode vender na getty ( penso qu tens que ser exclusivo na Istockphoto ).

Eu só tenho 29 imagens no shutter com 28 downloads, desde o fim de setembro, se tiver por exemplo 500 imagens, achas que os downloads vão ser de acordo com esse numero?
 
Eu só tenho 29 imagens no shutter com 28 downloads, desde o fim de setembro, se tiver por exemplo 500 imagens, achas que os downloads vão ser de acordo com esse numero?

Podes considerar que sim. Eu por exemplo só por volta das 100 imagens é que comecei a ver vendas regulares. Mas tenho feito análises, e facto é que, com mais ficheiros as vendas sobem. Há 3 meses fiz um teste e deixei de enviar por um mês e meio e tive quebra nas vendas.
 
Aproveitando o tópico...

O iStock demora muito tempo a aceitar as fotos? No dia 5 enviei as minhas primeiras fotos e ainda continuam à espera de aprovação...
 
Falas das 3 primeiras fotografias para avaliação, ou já fostes aceite enviastes mais fotografias.

De qualquer forma, TODAS as agências de "topo" levam demasiado tempo para avaliar seja o que for...

Fui aceite em 2010 e levou 3 semanas. Tem vezes que envio um set de fotografias e lá morre por um mês. Tem alturas que levam 2~3 dias.

Qause todas têm mais de 100.000 fotografos activos, do quais grande parte envia fotografias todas as semanas.
 
A avaliação foi analisada e aceite em menos de 48h, e depois enviei fotografias para stock faz amanhã uma semana. Como foram rápidos a aceitar a application, é que acho estranho esta demora mas já percebi que é normal.
 
Se te referes "como envio" de uma só vez, é fácil:

- Com o ProStockMaster meto o titulo, descrição e keywords. Uso este site para as keywords. Meto 2 ou 3 palavras, selecciono as fotos mais "parecidas" com a minha e o site dá-me as keywords. Ajusto no prostockmaster.
- Uso o Filezilla, com 99% dos sites, ligo-me a cada um deles... e envio.

Claro, que posteriormente, tenho que ir à mairoia das agências e preencher categorias, ou "importar" o que enviei para o ftp.

ShutterStock e Alamy são excepções, pois envio pelo site.
 
Back
Topo