1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Situação complicada - portatil sem drive cds que não inicia o windows

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por Mitch, 12 de Novembro de 2007. (Respostas: 13; Visualizações: 1482)

1. Mitch

Mitch Banido

Boas,
    tenho na minha frente um portátil (hp pavilion zt3113ea) cuja drive interna de cds já não está entre nós (foi arrancada num ataque de furia da dona :D). e qual é o problema? bem, depois de correr um antivirus o computador deixou de iniciar sessão do windows.

mais concretamente: depois de demorar uns 10 minutos a "carregar as suas definições" numa conta de convidado, diz que "é preciso activar o windows para efectuar o login". isto tudo com uma enorme demora em fazer o quer que seja. a conta de administração nem login faz, diz que teve problemas e não consegue ter acesso aos conteúdos da mesma.

ora bem, o antivirus deve ter apagado algum ficheiro necessário ao login/activação do windows... bela encrenca.

na BIOS não tenho opção para fazer boot com outra drive de cds que não a interna, para além do disco duro.
    sendo assim, como é que eu poderei arranjar isto? para fazer backup dos dados em princípio basta usar uma caixa externa, ligar o disco duro, e copiar.

mas para reinstalar o computador? sem drive de cds... e com a bios sem opções, estou a ver a coisa mal parada.

ideias? sugestões?

2. WindWalker

WindWalker Power Member

Se eu tivesse um ataque de fúria, batia-me primeiro a mim que ao PC :lol:

F8 para o menu do Windows & Reparar ficheiros de directório ou Última configuração correcta ou Modo de segurança :\

Quanto à drive...ou colocar uma nova (que seria escusado...as pessoas às vezes :\) ou adaptar uma só para instalar o XP (de portátil aberto, não?).

3. Mitch

Mitch Banido

a ultima configuração correcta ficou com o monitor preto e o icon do rato, e no modo de segurança não resulta em nada. aliás, em modo de segurança ainda fica mais lento o computador.

tirei agora o disco duro fora, para ver se dava para usar com o adaptador usb que aqui tenho, mas não dá... o encaixe não tem pinos, parece ter uma especie de adaptador que não parece sair :S se calhar vou tentar ligar o disco noutro portátil, fazendo boot com linux live cd, para tentar copiar alguma coisa - mas para isso devo precisar de ajuda para partilhar pastas em rede no linux, para poder fazer backup dos ficheiros pessoais.

tenho aqui 3 drives de cd de portátil... todas diferentes, e nenhuma tem o mesmo encaixe que o portátil em questão. :/

4. FASC

FASC Power Member

Os cd-rom de portátil não costumam ser muito diferentes uns dos outros, variando entre si apenas o pcb final de ligação da drive ao encaixe de cada portátil. Se ainda tiveres o cd-rom original do portátil, tiras-lhe o pcb de encaixe, substituis numa dessas drives, e experimenta! Já me safei uma vez assim! :)

5. Mitch

Mitch Banido

não tenho aqui esse leitor, nem sei o que é feito dele. o computador é de uma amiga minha, amanhã tenho de lhe perguntar.
    mas desconfio que talvez não funcione porque sei que quando o voltou a meter no portátil, este não ligava. só ligava sem a drive.

consegui entrar no computador através do safe mode > restauro do sistema, apesar dele se queixar que o restauro do sistema está desligado. o processador está sempre a 100% com o processo winlogon...
    para terem uma ideia, demorou vários minutos a carregar os ícones do desktop (agora carreguei no "iniciar", vamos ver quanto tempo tenho de esperar).

6. Mitch

Mitch Banido

apareceu agora o iniciar. lol isto é impossível...

7. Mitch

Mitch Banido

ora bem, em modo de segurança ele liga, em modo de segurança+rede já não liga, queixa-se da suposta falta de activação do windows. isto torna impossível tirar/meter o quer que seja no computador :/

e ainda mais frustrante é demorar tempos sem fim a fazer o quer que seja.

8. Kamipt

Kamipt Power Member

Não conheço o portátil nem a bios e o site da HP nunca dá grande ajuda, já viste se a cache na Bios está desligada e a provocar tanta lentidão. E não consegues fazer boot de uma pen?

9. Mitch

Mitch Banido

problema da cache não é, porque ele funcionava mais ou menos bem (dentro da lentidão já característica lol) antes de fazer reboot a seguir a correr o antivirus.

consegui fazer boot de uma distro de damn small linux numa pen usb, que funcionava normalmente.
    aparentemente a BIOS só dá hipotese de escolha dos dispositivos de arranque depois de os detectar. usei um cabo ide/usb para ligar umas drives de cd, mas o cd nunca arrancou :/

neste momento a prioridade é sacar os ficheiros do portátil, a só estou a ver isso ser possível através do linux
    se eu quiser formatar isto sem usar os cds originais, tenho de usar um windows home edition ou um home edition OEM? (se é que faz diferença)
    a língua também poderá ser problema, ou as chaves são válidas em várias línguas?

Última edição: 12 de Novembro de 2007
  10. Mitch

Mitch Banido

bem, isto está a ser feito mesmo à rasquinha lol

saquei um disco duro de outro portátil, liguei-o por USB, e com a ajuda de uma pen USB com linux, copiei ficheiros para fora.
    agora estou a experimentar drives de cds de desktop, ligadas também por USB
    tenho aqui 4, vou na 3ª, que foi a primeira que conseguiu fazer boot com cd do windows home edition oem.
    está leeeeeeeeeeento, parece que vai demorar uma eternidade. já está há um bom tempo a iniciar o setup e ainda nem chegou à parte de escolher a partição lol

esperemos que funcione... nem que demore a noite toda a instalar, se ficar bom, vale a pena.

11. GhostRider2069

GhostRider2069 Power Member

Bem, se conseguisses ligar o disco na caixa USB copiavas a pasta i386 e depois com uma disquete de arranque com o smartdrv.exe executavas o winnt.exe

12. Mitch

Mitch Banido

disquete de arranque... se tivesse drive de disquetes :D
    e também não tenho caixa usb, tenho um cabo adaptador IDE/usb, que pelos vistos não é compatível com o disco em questão :S

de qualquer maneira acho que tenho o problema quase resolvido, a instalação do windows prossegue a bom ritmo...
    vamos ver se não tenho problemas com a activação, afinal de contas o pc tem uma licensa original, é para se usar.

13. GhostRider2069

GhostRider2069 Power Member

Ah bem, boa sorte com isso :)

Eu safei-me com a solução que referi num toshiba 3440CT.

14. Mitch

Mitch Banido

tsharan! a chave que introduziu não parece ser válida... LOL é a chave que está no fundo do portátil. só se o problema é de o windows em questão ser SP2 e a chave ser pré-SP2

ora bolas, como é que resolvo isto sem ter de ligar pros gajos?

Partilhar esta Página