situaçao estranha com a RAM

Rocha29

Power Member
uso o XP com SP2 , o Kaspersky internet security e tenho 512 MB de RAM DDR...

o que acontece é que quando estou a fazer downloads com o btuga revolution ligado e a fazer outras tarefas simultaneamente como como por exemplo navegar, a memoria RAM vai sendo consumida aos poucos até que por vezes o PC reinicia......esta situaçao ate é mais ou menos compreensivel, sebem que eu nao ache muito normal este consumo tao grande de memoria....mas o mais estranho é que ontem reparei que se ligar o meu disco externo ao PC , uma grande quantidade de memoria é libertada....por exemplo, se só tiver 70 MB de RAM disponivel, sao libertados +/- 300 MB ficando assim com 370 MB livres que vao sendo novamente consumidos progressivamente...

eu nao consigo perceber o porquê de isto acontecer , por isso agradecia que alguem me explicasse se possivel.

obrigado pla atençao... ;)
 
Verifique por favor com o comando "msconfig" as aplicações que tem a carregar no arranque do Sistema Operativo, remova as aplicações desnecessárias, em relação ao kaspersky existe nas opções do mesmo protecção normalmente "exagerada", verifique todos os processos que o mesmo corre e remova os desnecessários, de certo que irá libertar memória.

Cumps
 
eu só tenho duas aplicaçoes "extra windows" a correr no arranque, que é o Kaspersky e o MSN por isso nao acho que o problema seja daí...

o meu problema é que por vezes existem cerca de 200/250 MB extra que eu nao percebo que programa é que os esta a usar ja que vou ver os processos do gestor de tarefas do windows e somando todos os consumos de memoria plos programas indicados la , nao da nem de perto nem de longe o consumo total de memoria consumida indicado na "tab" de desempenho...
ou sejam, fazendo as contas, quando deveria ter por exemplo 360 MB disponiveis por vezes só tenho 100 ou menos com tendencia pra baixar progressivamente...

como ja disse, ontem reparei que quando ligo o disco externo ao PC, toda essa memoria "extra" que eu nao sei pra onde foi, é libertada, ficando assim por exemplo com os tais 360 MB que deveriam estar disponiveis fazendo as contas.

gostava que alguem me conseguisse explicar este fenomeno e se possivel a resoluçao do problema....ficava muito agradecido...
 
Isso cheira a leak. Alguma app/driver que consome lentamente a RAM/recurso até estoirar. A ultima vez que apanhei disso foi com o serviço de monitorização de um RAID da Silicon Image. O serviço ia abrindo file handles sem os fechar nunca e em media de três em três dias mandava o servidor as couves.

No meu caso foi simples, criei uma app que corria como serviço e mandava um stop/start ao serviço da SI á meia-noite :)

Se for mesmo um leak, YMMV, podes dar com ele e ter solução ou não dares ou não ter solução.

Btw, uma app como o Process Explorer dá-te uma visão melhor das coisas que o task manager.
 
Boas

A mim acontece-me o mesmo...Uso o XP sp2, e tenho 2Gb de ram.
Já experimentei o msconfig como já foi aqui sugerido e mesmo tendo os minimos necessários no start up o programa vai consumindo ram ate "estoirar".
Se alguém tiver alguma ideia de como resolver o problema que diga sff.
 
Back
Topo