Situação estranha - depois da limpeza

Cyrus3v

Power Member
Bem passo a explicar. Ontem tinha tempo e peguei no PC, tirei-lhe as partes de lado e com um aspirador e um pincel limpei cuidadosamente o pó, ao pé das RAM, da placa gráfica etc.

Aproveitei para trocar uma fan que tinha no PC de lado por outra nova, fan essa que é ligado á motherboard. Até aqui tudo bem, ligo o PC e oiço uns apitos estranhos. Nem imagem e nem o PC arrancava e fazia o POST. Pensei que talvez fosse da fan. Abri a caixa e desliguei a fan, liguei o PC e o problema resolvido.

Decidi então colocar a fan antiga. Acontece que quando a tirei pela primeira vez achei estranho, porque só precisei de puxar o fio e nem tive que mexer na patilha. Não forcei, foi só puxar. Quando coloquei a fan antiga, já encaixei melhor a ligação á motherboard. Liguei o PC e estava tudo. Passado uns 5 minutos, fico sem imagem e novamente os mesmos apitos. Desligo a fan, ligo o PC e nenhum problema.

Como na primeira vez, a ligação da fan não estava totalmente encaixada, lembrei-me de liga-lo novamente mas só até a meio +-.

Mas depois é que vi que a ligação da fan ficou totalmente ligado\encaixado. Estava aqui no fórum quando novamente a mesma situação, o PC bloqueia e fica sem imagem. Reiniciei novamente os apitos, desliguei então a fan. Volto a ligar o PC, tirei umas fotos ao interior do PC e quando ligo a máquina á porta USB, novamente a mesma situação. PC bloqueia, e fico sem imagem. Reinicio, novamente os apitos.

Hoje de manhã, pego nele desligo a tomada e confirmo se tudo está bem ligado. Cabos e as RAM. Com o UBCD fiz os seguintes testes:

--> Disco Rígido - ok
--> Segundo Disco Rígido - ok
--> RAM de 512MB - Passou dois testes e tudo ok
--> RAM de 256MB - com esta aconteceu uma coisa estranha, eu tenho 3 slots para RAM e como é lógico peguei na 256MB e coloquei no primeiro slot, liguei o PC e nada, não dava arranque do PC e nem me aparecia imagem. Coloquei no segundo slot e já deu, fiz o teste e tudo ok.

Entretanto para não ligar a fan á motherboard aproveitei o cabo que ela trazia e liguei directamente a uma drive de CD's.

Até agora não me deu problemas e não bloqueou, mas não sei o que se passa com o PC. Alguma dica?

Ficam as imagens do interior do PC.



O cooler



E o sitio onde o liguei na motherboard.

 
viste se os amps das 2 fans ( nova e velha ) sao os mesmos?
a fan nova pode precisar de mais " power "
liga a fan noutro sitio..
ou nao ligues..

cumpz.
 
Obrigado pela resposta. Na verdade as duas fans são iguais. Como liguei á drive até agora não me deu problemas, mas fiquei naquela que talvez o problema fosse outra coisa.
 
Back
Topo