1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Situação estranha numa rede cablada

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por HLopes, 27 de Novembro de 2012. (Respostas: 8; Visualizações: 767)

1. HLopes

HLopes Power Member

Boas noites,

estou aqui com uma que nunca me calhou.

Tenho um router da zon, ligado por cabo a um segundo router, que por sua vez está ligado a um terceiro com um cabo assim para o grandito.

Ora acontece que, o terceiro router não acusa a ligação, isto é, quando ligo o cabo que está ligado ao segundo router, devia acender uma luzinha e népias. MAS se o ligar usando outro cabo mais curto, funciona.

E no entanto, se ligar o cabo grande a um pc em vez do 3º router, tudo funciona normalmente.

(Antes de perguntarem: não há cabos crossover ao barulho, e todas as ligações estão feitas nas portas normais dos routers)

Agora em versão esquema:

Zon -> Asus -------------> SMC Não funciona
    Zon -> Asus -------------> PC Funciona
    Zon -> Asus -> SMC Funciona

Dafuq is going on? Algum master of networks in da house? Um obrigado desde já

2. touromelga

touromelga Banido

conflito de ip's, o terceiro rooter deve estar na mesma gama de ip's do segundo, logo tens de mudar no terceiro o ip de acesso...

3. HLopes

HLopes Power Member

Isso às tantas passou-me pela cabeça, e então alterei o único servidor DHCP da rede para servir a partir do ip 192.168.1.5. Com direito a reboot a todos os routers/modem a seguir e sem ninguém ligado à rede.

Neste momento está:

192.168.1.1 - ZonHub : Serv. DHCP + NET
    192.168.1.2 - Asus : Nada digno de nota, DHCP desligado, ip fixo.
    192.168.1.3 - SMC : Nada digno de nota, DHCP desligado, ip fixo.

O PC utilizado em vez do SMC para testar é o 192.168.1.200, ip fixo.

Não sei se ainda assim terei de alterar que alterar a gama de IPs... Creio que já tive uma rede a funcionar assim, mas havia hubs ao barulho...

E ainda assim, devia ligar o led de ambos os routers, não? Ah, e há ainda o facto de quando estão ligados por um cabo mais pequeno funcionar.

Posso experimentar, mas só amanhã. :D

4. jahmal

jahmal Power Member

Possivelmente ocorre pela forma que os cabos estão cravados. Podem não estar em crossover, mas a maneira como estão dispostos reflecte na distancia que o sinal se propaga, devido a campos eletromagneticos que são gerados. Tenta perceber como estão cravados e depois diz qq coisa.

5. k-otic

k-otic Power Member

O jahmal já disse quase tudo.
    O que posso acrescentar é que há limite para o tamanho de cabos ethernet, o recomendado é 100m, mas eu por experiência, nunca passo dos 80m sem realimentar.

6. jahmal

jahmal Power Member

Outra coisa é que deverias usar crossover entre esses routers, pois são do mesmo tipo de NE.

7. kasmafan

kasmafan Power Member

Usar cabos crossover não vejo necessidade, praticamente todos os equipamentos ativos de rede hoje em dia fazem auto-midx.
    Um cabo de rede tenho testado e a funcionar com poe a 160m, mas cabos com mais de 90m não passam na certificação mas não quer dizer que não funcionem.
    Quanto ao teu problema, excluindo uma avaria no terceiro router vê o cravamento das duas pontas, deverás ter o 568A ou 568B nas duas pontas, se tiveres um de cada é crossover.

568A:
    Branco-verde
    Verde
    Branco-Laranja
    Azul
    Branco-Azul
    Laranja
    Branco-Castanho
    Castanho

568B:
    Branco-Laranja
    Laranja
    Branco-Verde
    Azul
    Branco-Azul
    Verde
    Branco-Castanho
    Castanho

8. jahmal

jahmal Power Member

Isto:

Crossover para 2 routers, dependendo dos equips, pode não ser desvantajoso.

cumps

9. HLopes

HLopes Power Member

Resolvi com um 4º router (Netgear) que serve do cabo comprido para o SMC.

Na faço ideia do tamanho do cabo, está dentro de uma calha e dá a volta ao apartamento todo. Mas deve ter no máximo uns 60m.

Por alguma razão, o SMC não recebe nicles, mas o Netgear recebe. Go figure...

Deve ser da corrente bipolarizada positiva da serra...

De qualquer modo, um obrigado pela ajuda.

Última edição: 28 de Novembro de 2012

Partilhar esta Página