Situação estranha numa rede cablada

HLopes

Power Member
Boas noites,

estou aqui com uma que nunca me calhou.

Tenho um router da zon, ligado por cabo a um segundo router, que por sua vez está ligado a um terceiro com um cabo assim para o grandito.

Ora acontece que, o terceiro router não acusa a ligação, isto é, quando ligo o cabo que está ligado ao segundo router, devia acender uma luzinha e népias. MAS se o ligar usando outro cabo mais curto, funciona.

E no entanto, se ligar o cabo grande a um pc em vez do 3º router, tudo funciona normalmente.

(Antes de perguntarem: não há cabos crossover ao barulho, e todas as ligações estão feitas nas portas normais dos routers)


Agora em versão esquema:

Zon -> Asus -------------> SMC Não funciona
Zon -> Asus -------------> PC Funciona
Zon -> Asus -> SMC Funciona


Dafuq is going on? Algum master of networks in da house? Um obrigado desde já
 
Isso às tantas passou-me pela cabeça, e então alterei o único servidor DHCP da rede para servir a partir do ip 192.168.1.5. Com direito a reboot a todos os routers/modem a seguir e sem ninguém ligado à rede.

Neste momento está:

192.168.1.1 - ZonHub : Serv. DHCP + NET
192.168.1.2 - Asus : Nada digno de nota, DHCP desligado, ip fixo.
192.168.1.3 - SMC : Nada digno de nota, DHCP desligado, ip fixo.

O PC utilizado em vez do SMC para testar é o 192.168.1.200, ip fixo.

Não sei se ainda assim terei de alterar que alterar a gama de IPs... Creio que já tive uma rede a funcionar assim, mas havia hubs ao barulho...

E ainda assim, devia ligar o led de ambos os routers, não? Ah, e há ainda o facto de quando estão ligados por um cabo mais pequeno funcionar.

Posso experimentar, mas só amanhã. :D
 
Possivelmente ocorre pela forma que os cabos estão cravados. Podem não estar em crossover, mas a maneira como estão dispostos reflecte na distancia que o sinal se propaga, devido a campos eletromagneticos que são gerados. Tenta perceber como estão cravados e depois diz qq coisa.
 
O jahmal já disse quase tudo.
O que posso acrescentar é que há limite para o tamanho de cabos ethernet, o recomendado é 100m, mas eu por experiência, nunca passo dos 80m sem realimentar.
 
Usar cabos crossover não vejo necessidade, praticamente todos os equipamentos ativos de rede hoje em dia fazem auto-midx.
Um cabo de rede tenho testado e a funcionar com poe a 160m, mas cabos com mais de 90m não passam na certificação mas não quer dizer que não funcionem.
Quanto ao teu problema, excluindo uma avaria no terceiro router vê o cravamento das duas pontas, deverás ter o 568A ou 568B nas duas pontas, se tiveres um de cada é crossover.

568A:
Branco-verde
Verde
Branco-Laranja
Azul
Branco-Azul
Laranja
Branco-Castanho
Castanho

568B:
Branco-Laranja
Laranja
Branco-Verde
Azul
Branco-Azul
Verde
Branco-Castanho
Castanho
 
Isto:

Quanto ao teu problema, excluindo uma avaria no terceiro router vê o cravamento das duas pontas, deverás ter o 568A ou 568B nas duas pontas, se tiveres um de cada é crossover.

568A:
Branco-verde
Verde
Branco-Laranja
Azul
Branco-Azul
Laranja
Branco-Castanho
Castanho

568B:
Branco-Laranja
Laranja
Branco-Verde
Azul
Branco-Azul
Verde
Branco-Castanho
Castanho

Crossover para 2 routers, dependendo dos equips, pode não ser desvantajoso.

cumps
 
Resolvi com um 4º router (Netgear) que serve do cabo comprido para o SMC.

Na faço ideia do tamanho do cabo, está dentro de uma calha e dá a volta ao apartamento todo. Mas deve ter no máximo uns 60m.

Por alguma razão, o SMC não recebe nicles, mas o Netgear recebe. Go figure...

Deve ser da corrente bipolarizada positiva da serra...

De qualquer modo, um obrigado pela ajuda.
 
Última edição:
Back
Topo