Equipamento SJCAM SJ7 STAR 4K Action Camera

Ora bem, finalmente chegou!

Para já, só deu para fazer alguns vídeos para ver a qualidade de imagem. Teste a sério só no fim-de-semana. Mas já deu para confirmar que realmente faz gravações de excelente qualidade. Resta saber se o estabilizador de imagem estará à altura.

De resto, estou meio desiludido com o firmware de lançamento, pois isto mais parece um protótipo do que uma versão final. Vejamos:
- O táctil por vezes não é fluído. E para ajustar a data e hora, se carregasse no "-", nada acontecia. Tinha que carregar um pouco mais acima...
- Parece-me que app só se consegue ligar à câmera quando lhe apetece (não sei se será da app ou da câmera)
- Não existe a opção para activar o wake on record. Esta opção penso que exista na SJ6. Alguém confirma?
- Faltam opções de melhoramento de imagem do vídeo (cor, etc). Na SJ6 penso que existam.
- A tampa da bateria, quando fechada, fica um pouquinho levantada (aqui é mesmo falha de concepção).

Grande parte do que me queixo será resolvido com o firmware a vir a ser lançado, mas acho que houvesse demasiada pressa em lançar este modelo para o mercado...
 
Ora bem, finalmente chegou!

Para já, só deu para fazer alguns vídeos para ver a qualidade de imagem. Teste a sério só no fim-de-semana. Mas já deu para confirmar que realmente faz gravações de excelente qualidade. Resta saber se o estabilizador de imagem estará à altura.

De resto, estou meio desiludido com o firmware de lançamento, pois isto mais parece um protótipo do que uma versão final. Vejamos:
- O táctil por vezes não é fluído. E para ajustar a data e hora, se carregasse no "-", nada acontecia. Tinha que carregar um pouco mais acima...
- Parece-me que app só se consegue ligar à câmera quando lhe apetece (não sei se será da app ou da câmera)
- Não existe a opção para activar o wake on record. Esta opção penso que exista na SJ6. Alguém confirma?
- Faltam opções de melhoramento de imagem do vídeo (cor, etc). Na SJ6 penso que existam.
- A tampa da bateria, quando fechada, fica um pouquinho levantada (aqui é mesmo falha de concepção).

Grande parte do que me queixo será resolvido com o firmware a vir a ser lançado, mas acho que houvesse demasiada pressa em lançar este modelo para o mercado...
Pois...a sjcam era para ter lançado este modelo antes do Natal mas a coisa não correu bem por causa do chip sony....eu inicialmente tb fiz a compra na BG da sj7 mas depois de ver tantos atrasos, pedi o reembolso e fui para a sj6 na GB. Quando disses-te que a tua vinha a caminho, pensei bom espero que não receba uma das produções tipo "teste" pois num site muito conhecido, o user da sjcam ainda estava à procura de testers para receberem uns prototipos e darem o feedback. Estas coisas está mais que visto que nunca é bom comprar logo no inicio e a BG como tinha dezenas de pre-orders, limitou-se a receber da sjcam e enviar. Em relação ao cartão micro sd, comprei um na GB da toshiba U3 de 64gb mas claro, uma copia e ao usar mesmo a 2k30fps, os videos ficavam com paragem. Resultado, comprei um da Transcend 32 GB MicroSDHC Class 10 UHS-I/U3 e com o novo firmware, está impec
 
Eis o primeiro teste a sério com a SJ7. O resultado final foi bastante bom! A perda de qualidade no Youtube é que foi extrema...

Alguém tem alguma dica para minimizar este problema? :(

 
Tirando as coisas que podem ser corrigidas com um novo firmware estás satisfeito? Em termos de qualidade de imagem e essas coisas. O gyro pelo vídeo dá para ver que funciona bem.

O uso da câmara será quase exclusivo para o BTT, pelo que quando ví o desempenho do gyro fiquei aliviado. :)

Estou satisfeito, até ao momento, pois a qualidade a imagem é brutal. Deixo aqui o link para dois dos ficheiros originais: https://www.dropbox.com/sh/cqc95bvrlw0obdx/AACqhJu6hRWT1jVuEEePWjl7a?dl=0

Apenas a autonomia me desiludiu. Cerca de 1h a 1h10. A minha câmara anterior (Sony AS30) tinha uma autonomia de 2h30.

Em relação ao firmware, ainda têm ali que fazer, mas a julgar pela SJ6, irá ter imensas opções de configuração.
 
O uso da câmara será quase exclusivo para o BTT, pelo que quando ví o desempenho do gyro fiquei aliviado. :)

Estou satisfeito, até ao momento, pois a qualidade a imagem é brutal. Deixo aqui o link para dois dos ficheiros originais: https://www.dropbox.com/sh/cqc95bvrlw0obdx/AACqhJu6hRWT1jVuEEePWjl7a?dl=0

Apenas a autonomia me desiludiu. Cerca de 1h a 1h10. A minha câmara anterior (Sony AS30) tinha uma autonomia de 2h30.

Em relação ao firmware, ainda têm ali que fazer, mas a julgar pela SJ6, irá ter imensas opções de configuração.

Só hoje consegui a ceder ao pc para ver os vídeos mais ao pormenor e realmente a qualidade parece-me muito bom. Sabes dizer se a app da Sjcam dá para partilhar as fotos/vídeos logo nas redes sociais e outros locais? É que possivelmente iria precisar dessa opção e se o livestream funcionasse também ainda melhor.
 
Só hoje consegui a ceder ao pc para ver os vídeos mais ao pormenor e realmente a qualidade parece-me muito bom. Sabes dizer se a app da Sjcam dá para partilhar as fotos/vídeos logo nas redes sociais e outros locais? É que possivelmente iria precisar dessa opção e se o livestream funcionasse também ainda melhor.

Ainda só testei a app para fazer a ligação à câmara e é uma grande treta, pois parece que só se liga quando lhe apetece. Não sei se dará para fazer o que pretendes.
 
definitivamente este modelo precisa de um valente e renovado firmware...é preciso ter calma pois os chinocas andam a comemorar o ano do galo...
 
Realmente a qualidade de imagem da SJ7 Star... faz-me babar. Pena o youtube atrapalhar. Mas penso que isso seja na maneira como envias e fazes a renderização... há truques para reduzir isso ao minimo. (embora não totalmente, mas ajuda!)
Eu tenho a Turnigy 2k "aka" SJCAM 4000+ e estou contente com ela. Mas a qualidade não se compara a estas novas SJ7. Aliás a SJ6 continua a ter uma imagem escura comparadamente há SJ7... Neste momento ando há procura de um gimball de 2 ou 3 eixos e não sei se o monitor touch das novas SJ7 vai se incomodar por tar preso... ???

Deixo aqui um video de uma das minhas máquinas rc's com a Turnigy 2k.... para comparar com a SJ7 star do video de cima... (tenho de puxar umas virgulas no brilho no youtube para não ficar tão escuro)

 
Última edição:
Realmente a qualidade de imagem da SJ7 Star... faz-me babar. Pena o youtube atrapalhar. Mas penso que isso seja na maneira como envias e fazes a renderização... há truques para reduzir isso ao minimo. (embora não totalmente, mas ajuda!)

Podes-me dizer se há algum site que tenha esses truques descritos?

Eu limitei-me a fazer o upload do ficheiro raw, sem qualquer tipo de edição.
 
Podes-me dizer se há algum site que tenha esses truques descritos?

Eu limitei-me a fazer o upload do ficheiro raw, sem qualquer tipo de edição.

Que eu saiba quando se envia um ficheiro em bruto o "youtube" faz o que quer... limita-se a receber os gigas para depois mostrar a mesma coisa mas com 200megas ou isso... :) por exemplo para a publicidade caber... Na publicidade há sempre qualidade! :)

Pareçe estranho mas é ir ao video com a tua conta aberta ir a "melhorias" e dentro das melhorias há aquelas cenas para dar mais brilhos ou mais cor quente ou frio certo? Se simplesmente guardares sem alterar nada o youtube "neles" vais buscar o video original para apresentar com mais bit rate...em vez da cagada normal para aprensentar publicidade toda pipi e depois o video em modo "reles", ou seja mais aproximado dos gigas que se enviou. Não sei se é hoax ou não mas é o que sei...e não te admires de cortarem a qualidade aos que não apresentam publicidade...pois não têm prioridade!

Pouco mais há a fazer, a não ser com edição para dar mais bit rate ao video....e quando é enviado o youtube vai apresentar obviamente tudo "esgoelhado" mas se lhe subires o bit rate... ele pode.se aproximar do real! Assim como a resolução...tens um video de 720p mas pode.se renderizar para 1080p e o youtube apresenta o bicho em 1080p...mas originalmente era de 720p...obviamente não é 1080p, nem tem a qualidade de uma camara de qualiade dvd (480p).
Os videos pros da industria em 480p dão um bailarito em qualidade imagem aos 1080p dessas camarazitas...


Isto tudo em teoria... porque pelo menos em cenas de ação pura e movimentos aquilo corta a pica da qualidade!
tb8jSzt.jpg


Aceita os conselhos como um efeito placebo que dá cabo do canastro! :)

Em modo placebo ajudam... lol

O Hitfilm4express é um programa opensource muita bom!
 
Última edição:
Eis o primeiro teste a sério com a SJ7. O resultado final foi bastante bom! A perda de qualidade no Youtube é que foi extrema...

Alguém tem alguma dica para minimizar este problema? :(
Olá @lparede !

Tens alguns clips 1080p @120fps? Gostava de ver a qualidade da imagem.

Em relação à qualidade do youtube, há um pequeno workaround se a ideia for ter como produto final um video 1080p ou inferior.
Basicamente editas o video como se fosse um video 4K (com upscale de 1080p para 4K) e envias assim para o youtube. Ele vai "comer" o video como 4K e vai usar uma bitrate muito maior do que a que usa para 1080p.
No final, só tens que meter a opção 4K no leitor, sabendo que na realidade estás é a ver em 1080p mas com um bitrate muito maior. E, portanto, com melhor qualidade.
 
Back
Topo