1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

DreamCast Skies of Arcadia (RPG)

Discussão em 'Retro / Legacy / Arcade' iniciada por jabun, 30 de Agosto de 2011. (Respostas: 12; Visualizações: 3613)

  1. jabun

    jabun Power Member

    [​IMG]
    [​IMG]

    Skies of Arcadia (SoA), lançado no Japão como Eternal Arcadia, é um RPG desenvolvido pela Overworks para a derradeira consola da Sega, a Dreamcast, em 2000. Com o falecimento prematuro do aparelho da Sega, alguns de seus melhores jogos nunca chegaram a ter a devida atenção e reconhecimento que mereciam tanto pela média, como pelos jogadores, sendo SoA um desses exemplos.

    [​IMG]

    O jogo conta a história de Vyse, um jovem pirata, que juntamente com a sua amiga de infância Aika, salva uma misteriosa rapariga chamada Fina, que estava a ser perseguida pelo Império Valuan. Após perceberem que o plano do Império era reviver antigas armas, os Gigas, com enorme poder destrutivo, de forma a poder controlar o mundo, os três amigos resolvem tentar escrever o seu nome na história de Arcadia. Neste palco, é apresentada a épica batalha entre a tripulação de Vyse, os Blue Roges e a Armada Imperial do reino de Valua, uma batalha que foi para mim, inesquecível.

    [​IMG]

    O jogo apresenta uma excelente panóplia de personagens, sendo de destacar Vyse, que nos faz relembrar como era bom o tempo em que os RPG’s possuíam protagonistas divertidos e pouco preocupados com seus problemas emocionais e crises de existência, como tanto está na moda hoje em dia. Outro dos pontos fortes de SoA é o sentimento de aventura e descoberta inerente ao longo de toda a história, pois sentimos que fazemos parte da tripulação de Vyse e, como ele, estamos também a descobrir um magnifico mundo novo.

    [​IMG]
    [​IMG]

    A narrativa do jogo é excelente, tendo momentos de excelente humor, momentos comoventes e não é dada aos habituais clichés deste género. O mundo de SOA é outros dos pontos fortes do jogo pela sua originalidade, com o mundo a ser constituído por ilhas voadoras, sendo o barco o meio de transporte primordial deste mundo fantástico. Ao contrário de outros jogos do género, neste temos um barco desde o inicio do jogo, permitindo, desde logo, que possamos explorar o mundo a nosso bel-prazer.

    [​IMG]

    SOA é um RPG à moda antiga, com combates por turnos e random encounters. A inovação prende-se no facto de haverem combates entre embarcações, nas quais temos uma grelha onde escolhemos determinadas ações num turno, ao bom estilo de um strategy RPG. Estes combates podem demorar bastantes minutos, mas são bastante divertidos, sendo de destacar os combates navais contra os Gygas, que são um dos momentos mais épicos da aventura.

    [​IMG]

    Palavra de grande apreço para a excelente OST do jogo, tendo alguns temas verdadeiramente memoráveis, sendo um dos melhores trabalhos de Yutaka Minobe e Tatsuyuki Maeda. Em 2000 é lançado um CD com a OST, que, tal como o jogo, teve direito a poucas cópias, sendo por isso um item muito apetecível para colecionadores.


    [​IMG]
    [​IMG]

    Skies of Arcadia foi uma pérola jogada por poucos na Dreamcast, e foi o melhor trabalho feito pelo extinto estúdio Overworks, que mais tarde se fundiu a um outro estúdio chamado WoW Entertainement para dar a luz ao Sega WoW, responsável por uma obra prima underrated chamada Valkyria Chronicles, um Tactic RPG lançado em 2008 para PS3 onde Vyse e Aika são personagens recrutáveis!

    [​IMG]
    Há uns anos surgiu o rumor que a sequela de SOA seria com os descendentes dos heróis originais. Não foi por falta de empenho do Vyse que este projeto não foi para a frente.

    Embora não tenha sido um campeão de vendas, SoA rapidamente se tornou um jogo de culto e uma referência no catálogo da Dreamcast, sendo um caso clássico daquele jogo que na sua época passa algo despercebido, mas que com o passar do tempo vai sendo obtendo o reconhecimento que merece junto da comunidade gamer. Ainda hoje são poucos os jogos que oferecem ao jogador um sentimento de "partir para uma aventura" tão forte com esta obra da Sega.

    [​IMG]

    Em 2002 foi lançado Skies of Arcadia Legends, um port do jogo de culto da DC para a Game Cube, que introduzia uma nova personagem (Piastol) e novas missões, sendo um dos melhores RPGs da consola da Nintendo. Chegou a haver rumores de que a Sega estaria a preparar uma sequela deste clássico para a Game Cube, mas a verdade é que até hoje os fãs não foram presenteados com essa alegria.

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
     
    Última edição: 19 de Junho de 2018
  2. Rexobias

    Rexobias Power Member

    Um dos jogos da minha vida.

    Não joguei o original, mas tive a oportunidade de jogar o Skies Of Arcadia Legends na Game Cube e é sem dúvidas dos melhores jogos que já joguei, uma obra prima.
     
  3. rav3n

    rav3n Power Member

    Só é pena que o audio na versão gamecube seja uma bosta (devem ter feito dowsample para caber no disco?), os graficos ligeiramente mais fracos e nao haja suporte 480p
    De resto a versão legends é superior: mais discoveries, 1 personagem nova, e novas sidequests (os bosses da bounty list dão mesmo pica vencer)
     
  4. MaHaZeN

    MaHaZeN Power Member

    Eu tenho o Skies of Arcadia Legends para a GC, só que está selado e nem o consigo abrir lol.

    Também não tinha como jogar neste momento...
     
  5. DanielDenis

    DanielDenis Power Member

    Fui um dos felizardos que jogou esta obra-prima aquando da sua saída na Dreamcast,é daqueles jogos que toda a gente devia ter o prazer de terminar.Acho que não exagero se disser que a experiência de jogo proporcionada é épica.
    Tenho a versão Pal para dreamcast como nova,o Eternal Arcadia selado e o Legends na GC como novo também.
     
  6. rav3n

    rav3n Power Member

    pois, o jogo é mesmo soberbo

    é um rpg super acessível, pouco parado, sem grandes manhas e com óptimo ambiente e personagens
    eu não gosto muito de protagonistas cheios de trauma ou meios emos. prefiro protagonistas mais normais e divertidos. talvez por isso tenha gostado tanto deste jogo e do FFIX
     
  7. I_Eat_All

    I_Eat_All Plasma Beam!

    Sim, a qualidade de audio foi downsampled.
    Enquanto não há suporte 480p os gráficos são melhores, as polycounts das personagens foram aumentadas (repara nas mãos, especialmente), a framerate é melhor e… As coisas que te estás a queixar estão na versão Dreamcast; chama-se mip mapping:

    [​IMG]

    (agressivo; as texturas perdem detalhe à distancia)

    Provavelmente foi-te mais visível na GC porque das duas uma ou o jogaste mais recentemente ou estás a usar cabos melhores/melhor definição. Além disso é suposto a versão GC ter algumas texturas ligeiramente melhores, com esse grau abusivo de mip mapping pode tornar o contraste mais visível.
     
  8. rav3n

    rav3n Power Member

    o mip mapping tb existia na versão dreamcast, não só nesse jogo como em muitos
    mas isso é das coisas que sinceramente nao me chateia nada, e até acho que o efeito é "bem" usado

    o que tinha lido por aí é que a versão GC tem texturas piores, mas lá está eu joguei a versão dreamcast praí em 2002, peguei recentemente na versão GC, e foi quase como pegar num jogo novo (nao me lembrava de praticamente nada)
     
  9. Nosferato

    Nosferato Power Member

    Não tive oportunidade até ao momento para o jogar, mas tenho gamecube ou dreamcast prontinhas a receber o jogo a qualquer momento ;)
    Quem sabe no futuro experimente.
     
  10. I_Eat_All

    I_Eat_All Plasma Beam!

    Toma lá um logo para usares no OP:

    [​IMG]

    Tinha-o no FTP há anos, com transparência, mas nos últimos dias não conseguia aceder.
     
    Última edição: 3 de Setembro de 2011
  11. O_Mafioso

    O_Mafioso Power Member

    Adoro este jogo, sem dúvida dos jogos que mais me marcaram, joguei o original na Dreamcast, acabei tantas vezes o jogo, simplesmente não me fartava dele.
    Explorei o jogo ao limite, nunca cheguei a jogá-lo na Gamecube mas deve ser parecido tirando um ou outro pormenor.
    Quem tem Dreamcast ou mesmo Gamecube ou até uma Wii e se terem a sorte de encontrar este jogo, façam um favor a vocês mesmos e comprem-no, vale apena.
    Era tão fixe que a Sega lança-se este jogo no Xbox live comprava-o logo sem hesitar.

    P.S- Se alguém quiser desfazer-se dele digam-me que eu compro XD.
     
  12. jabun

    jabun Power Member

    Análise MultiConsolas nº8, Junho 2001

    [​IMG]


    [​IMG]
     
  13. DK_VASH

    DK_VASH Power Member

    Ainda tenho la em casa o jogo original para dreamcast. Foi um filme para conseguir encontra-lo a venda, ainda me lembro que o comprei na Toys de Braga lol.

    O jogo é top em todos os aspetos ( combate, historia, ambiente) diria que dos melhores jogos da DC senão mesmo o melhor. Quem dera a muitos FF chegar aos calcanhares deste jogo.

    PS faz me lembrar One Piece lol
     

Partilhar esta Página