Slack

Madril

1st Folding then Sex
Slackware Linux 10.0 RC2 is now available:

The Official Release of Slackware Linux by Patrick Volkerding is an advanced Linux operating system, designed with the twin goals of ease of use and stability as top priorities. Including the latest popular software while retaining a sense of tradition, providing simplicity and ease of use alongside flexibility and power, Slackware brings the best of all worlds to the table.

http://www.linuxcompatible.org/story30929.html
 
Quem descobrir o primeiro ftp tuga com o bicho que diga.
Tenho que continuar a minha relação de amor ódio com o Linux.
 
Tafinho disse:
Com o slack só se pode ser essa relação...

Tafinho:
A minha relação amor ódio tem sido no geral e especificamente com o SuSE como já deves ter visto noutras threads.
Eu tento mas o Linux é de facto muito compicado para quem como eu começou no Windows 98 e não tem qq background de informática.
Comandos; compilar é tudo chinês e ler não ajuda muito porque tento ler bastante mas quando chego à prática a coisa não é igual e lá fico eu à nora outra vez.
Mas arranjei mais um disco para brincar e assim vou experimentando umas coisas.
O principal problema que tenho é instalar programas. Porque a instalação normal é facil e net e a suite de office resolvem-me 70% do que preciso no dia a dia.
 
podes facilmente ter a ultima versão
sakas o slackware 9.1
sakas o swaret
mudas a verão para "current"
e escreves #swaret --update e dps #swaret --upgrade
 
Metro disse:
Tafinho:
A minha relação amor ódio tem sido no geral e especificamente com o SuSE como já deves ter visto noutras threads.

Era uma private joke. É a grande discussão entre slack e Gentoo...
Nunca consegui perceber como é que não te entendes com o Suse. Com Mdk ou FEDORa consigo entender, mas com o suse não. Simplesmente nunca tive um único problema com o Suse.

De qualquer forma, faz o que o GNU disse que não deves ter grandes problemas com o Slack, e especialmente nunca vais ter de compilar nada.
 
Tafinho disse:
Era uma private joke. É a grande discussão entre slack e Gentoo...
Nunca consegui perceber como é que não te entendes com o Suse. Com Mdk ou FEDORa consigo entender, mas com o suse não. Simplesmente nunca tive um único problema com o Suse.

De qualquer forma, faz o que o GNU disse que não deves ter grandes problemas com o Slack, e especialmente nunca vais ter de compilar nada.

Tafinho:
Vamos ver se eu consigo fazer-me entender.
O meu problema no SuSE é simples.
Eu precisava de ter além do que ele trás de base e que eu instalo na perfeição o seguinte:
Uma cena para monitorizar as temperaturas do CPU e da Board.
Conseguir ver Divx e afins de preferencia tb as legendas.
Suporte para dois monitores. Configurei as coisas no SAX. Tenho imagem nos dois monitores até ao KDE e dpeois não dá nada no segundo.
Basicamente é só isto que preciso.
O que não consigo ultrapassar é os comandos que é preciso; as dependências; compilar kernel.
Não sei se me fiz entender:(
Gostava de te ouvir sobre isto.
 
Metro disse:
Tafinho:
Uma cena para monitorizar as temperaturas do CPU e da Board.
Conseguir ver Divx e afins de preferencia tb as legendas.
Suporte para dois monitores. Configurei as coisas no SAX. Tenho imagem nos dois monitores até ao KDE e dpeois não dá nada no segundo.

1. lm_sensors ... aí, se o suse não trás isso no kernel, não te safas sem recompilar o kernel... o que não é nada complicado.

2. Não percebo porque não consegues logo à partida. Tens de instalar o mplayer

3. Não tenho grande experiência nisso, mas daqui a uns tempos já vou tratar disso para meu próprio uso.


Resumindo, o que queres não é aquilo que o comum dos utilizadores pretende, de forma que não tem sido o foco da distros para meter o "point-and-click" para tal. No entanto, e especialmente a parte de compilar o kernel não é nada complicado.

... e não deve ser com slack que vais conseguir, a não ser que já traga suporte para o lm_sensors no kernel.
 
hmm qual o problema dos divx?
man mplayer, não é mt grande, vai vendo na diagonal que encontras como meter legendas. Tb tens o gmplayer que é grafico e tem la essa opção para por legendas sem problemas.

Quanto ao nao aparecer imagem no segundo monitor... dizes que tens até ao kde, ou seja tens imagem nos 2 so na tens no 2º monitor quando metes um filme? na percebi bem que kerias dizer.
Se for quando metes um filme, tens que meter o 2ºmonitor como principal, pq os drivers so passam os films num dos monitores. Ja no windows se passa o mesmo, pelo menos comigo.
 
kanguru disse:
hmm qual o problema dos divx?
man mplayer, não é mt grande, vai vendo na diagonal que encontras como meter legendas. Tb tens o gmplayer que é grafico e tem la essa opção para por legendas sem problemas.

Quanto ao nao aparecer imagem no segundo monitor... dizes que tens até ao kde, ou seja tens imagem nos 2 so na tens no 2º monitor quando metes um filme? na percebi bem que kerias dizer.
Se for quando metes um filme, tens que meter o 2ºmonitor como principal, pq os drivers so passam os films num dos monitores. Ja no windows se passa o mesmo, pelo menos comigo.

O problema é que não conseguia instalar o mplayer. Mas já está:)
Vou testar de seguida o que consigo ver lá.
Saquei daqui a rpm. Deu-me uns conflitos. Instalei primeiro os 3 rpms que estão ao funddo e já deu:D Estou mesmo contente.
link: http://packman.links2linux.de/?action=128

O problema do monitor não é a ver filmes. É mesmo funcionar. Quando arranco o PC tenho imagem nos dois. Mas quando vai a entrar no KDE só um dos monitores é que fica a funcionar. O outro fica sem imagem.

Em relação à monitorização da temperatura:
Instalei este rpm
link: http://packman.links2linux.org/?action=431
Estou atascado numa parte que diz isto na consola

Copy /usr/share/doc/packages/sensors/prog/init/lm_sensors.init.suse
to /etc/init.d/lm_sensors for initialization at boot time.
antec:/home/metro # /usr/share/doc/packages/sensors/prog/init/lm_sensors.init.suse

Tentei fazer copy e paste no konqueror mas ele não deixa.
Alguem me consegue desatascar aqui. É que pelo que vejo sou muito bem capaz de estar perto de conseguir resolver 2 dos três problemas que tinha.
Obrigado.

Madril:
Desculpa ter enchido a thread que crias-te com off-topics. Mas acho que vale a pena.

Edit: Mplayer working. Lê avi e importou as legendas que estavam na mesma pasta.
Tb dá ficheiros .mkv.
Há dias em que a coisa corre bem. Semanas em que isto não avança.
Mantens a indefinição dos sensores.
Vou deixar a consola abertaa té ver se alguem me ajuda.
Tentar resolver a parte do monitor só depois disto tudo.
 
Última edição:
No problem Metro :D

Taf .. pk preferes Gentoo ao Slack ? Só mm para saber ... ainda na me decidi por qual instalar no Prox semestre :D
 
Metro disse:
Tentei fazer copy e paste no konqueror mas ele não deixa.
Alguem me consegue desatascar aqui. É que pelo que vejo sou muito bem capaz de estar perto de conseguir resolver 2 dos três problemas que tinha.
Obrigado..

Faz isto:

copy /usr/share/doc/packages/sensors/prog/init/lm_sensors.init.suse /etc/init.d/lm_sensors



Se não der diz qual é o erro
 
Madril disse:
No problem Metro :D

Taf .. pk preferes Gentoo ao Slack ? Só mm para saber ... ainda na me decidi por qual instalar no Prox semestre :D


1. Nunca gostei de Slack
2. A comunidade de Gentoo é muito maior e participativa
3. Desempenho.
 
Pra mim, a razão para mudar de slack pa gentoo foi o portage :P e a facilidade de utilização (o forum ajuda mt). Agora sei que ha tb portage no slackware se kizer mas agora é a preguiça :P

Mas sou kapaz de experimentar este slack 10 :D

metro, isso na dev dar pa copiar pq tens ke fazer como root, ou então nao existe o ficheiro que tas a copiar :|

quanto ao ficares sem imagem no segundo monitor, que grafica tens? ati ou nvidia?
se for ati, corres o fglrxconfig e escolhes que keres 2 monitores. Com a nvidia, no tempo em que usava, tinhas que ler o README.txt dos drivers que ensinava la como editar o /etc/X11/XF86config para por duas saidas.
 
Para os viciados das iso, têm aqui iso diarias do slackware current.

Metro, vou ver se apareço no messenger para ver se te consigo ajudar.
Do monitor tenho quase a certeza que ele fica "out of range".
 
Obrigado a todos pelas respostas.
É isto que gosto no Forum.

Passando a responder:

Originally Posted by Tafinho
Faz isto:

copy /usr/share/doc/packages/sensors/prog/init/lm_sensors.init.suse /etc/init.d/lm_sensors

Se não der diz qual é o erro

Dá command not found:(

Originally Posted by kanguru
metro, isso na dev dar pa copiar pq tens ke fazer como root, ou então nao existe o ficheiro que tas a copiar :|

quanto ao ficares sem imagem no segundo monitor, que grafica tens? ati ou nvidia?
se for ati, corres o fglrxconfig e escolhes que keres 2 monitores. Com a nvidia, no tempo em que usava, tinhas que ler o README.txt dos drivers que ensinava la como editar o /etc/X11/XF86config para por duas saidas.o

A parte do root lembrei-me mas pelos vistos não é isso.
A gráfica que estou a usar é uma Nvidia FX5200 que tem duas saidas.
Pelo que li é preciso configurar duas graficas. Foi o que fiz. Meti uma com um monitor e outra com o outro monitor.
Passei a poder seleccionar como queria os ecrãs. Penso que essa parte estava bem.
Depois tento outra vez.

Nemesis: Andas desaparecido. Logo falamos.

Quanto ao gentoo se alguem pudesse fazer um tutorial no VMware de como se instala aquilo eu arranjava aqui um disco só para brincar com o gentoo.
Já andei a ler os manuais que estão no site mas depressa perco o fio à meada:(
A menos que me tenha escapado algum manual mais intuitivo.
Mas como me parece que o gentoo é para pessoas avançadas vou partindo pedra aqui no SuSE até poder ir para voos mais altos.
O CD de instalação do gentoo já o tenho. Fica a aguardar.

Mais uma pergunta rápida de perfeito principiante.
As rpms podem ser apagadas de pois de terem sido instaladas?
tenho o meu /home/metro uma confusão. Posso criar pastas e mudar as rpms que lá estão todas para uma pasta? Ou vou ficar com problemas.
Ainda não alterei nada que é para não estragar.

Ontem entretanto ainda instalei o AMSN. Com o Kopete não conseguia receber ficheiros.Está perfeito.
Mais um problema resolvido por estes lados.
Já gora bases de dados simples, tipo FileMaker Pro o que há para Linux?

Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda.
 
Devia ser a bebedeira do sono...

é

cp /usr/share/doc/packages/sensors/prog/init/lm_sensors.init.suse /etc/init.d/lm_sensors


como é óbvio o copy não existe.
 
Tafinho disse:
Devia ser a bebedeira do sono...

é

cp /usr/share/doc/packages/sensors/prog/init/lm_sensors.init.suse /etc/init.d/lm_sensors


como é óbvio o copy não existe.

Tafinho:
Fiz isso e não deu qq erro. Mas agora não sei como faço para ver onde está o programa e o ponho a funcionar. Ou então falta mais qq coisa e não sei o que é. Reiniciei o SuSE e não vi nada.
A ver se nos próximos dias me entendo com os dois monitores. Já li mais umas coisas. Tenho que experimentar a ver se tb resolvo esta parte.

Entretanto se me puderem responder a esta pergunta agradecia. Ainda não mudei nada para não fazer barraca.

Pergunta:
As rpms podem ser apagadas de pois de terem sido instaladas?
tenho o meu /home/metro uma confusão. Posso criar pastas e mudar as rpms que lá estão todas para uma pasta? Ou vou ficar com problemas.

Obrigado a todos.
 
Back
Topo