Slackware - Tópico Geral

bem... vamos lá ver se isto entra pk eu ainda cá kero vir hoje ao forum a correr slackware!!!!

Eu ponho o cd1 e o ke é ke aparece? é tipo mandrake???? user frendly ou txt???
Eu tenho um disco de 40GB onde tenho o winXP, dá para criar as partições para o lnx lá na instalação????
e ke espaço é ke aconcelhas +/-???
 
ok eskusas de reponder a isso.... o ke eu agora n percebo (já tive a ler uns tut) é como é ke eu instalo o slackware em dual boot. eu n kero apagar o XP e onde eu vejo info é sempre de como por um disco inteiro com linux.... Como é ke eu particiono sem apagar o win????
 
Os espaços é sempre dependendo do que queres fazer, mas se é só para aprender um pouco 7 ou 8 Gb chegam (eu tenho 10 no meu + 50 no WinXP). De swap memory costumo colocar o mesmo da memória RAM, tenho 512 de memória física faço uma partição de swap com 512mb.

Para instalares o linux no mesmo disco que o windows basta seguires o post do gnu, que ele explicou tudo tintim por tintim :)
 
wedlled:

Vê o link que está no primeiro post.
A unica parte que não está grande coisa é realmente a parte das partições. Mas com a ajuda do gnu penso que deves ser capaz de fazer essa parte.
O resto está lá todo:)
 
a parte do dual boot é o a parte do LILO <- Linux Loader
primeiro escolhes para por o lilo no mbr
depois escolhe modo expert
depois adicionas a partição de linux
a seguir a partição de windows
depois escolhes install lilo
e está feito, logo que reboot aparece o menu para escolher

a unica parte que tens de escrever é o comando cfdisk se ainda n tens partições
depois é setup e toca a andar

quanto ao sistema de fixeiros na partição "/" opta pelo ext3 quando puderes embora o reiserfs seja o pre-defenido
 
eu não confio muito no reiser fs, já teve muitos problemas ao longo do seu desenvolvimento
quanto a velocidade isso é discutivel, depende do tipo de uso (desktop, base de dados, file server) e depende tambem de como formatas, existe um monte de opções

para mim o ext3 é bastante rapido pra o uso que dou, muito estavel e retro compativel com o ext2 em qualquer caso de emergencia que é uma mais valia

estou também a fazer um tutorial de dual boot, é só conseguir por a minha pagina pessoal a funcionar que já faço upload pra o ppl ver ;)
 
gnu disse:
estou também a fazer um tutorial de dual boot, é só conseguir por a minha pagina pessoal a funcionar que já faço upload pra o ppl ver ;)
Venha dai esse tutorial.
Vou instalar o slack no P4 agora.
Depois desse tutorial formato aquilo outra vez e meto dual boot.
Sempre aprendo umas coisas.
Vou tentar meter dual display?
Alguma sugestão antes de começar a isntalação?
Devo já ligar os dois monitores?
Todas as sugestões são bem-vindas.
 
Ou sou eu ke sou burro ke nem uma porta (muito provavel...) ou voces n estão a perceber o ke eu digo!!!
Eu tenho um disco de 40GB com o windows mas ele está todo com o windows. O windows já foi instalado à + tempo por isso eu n tenho espaço livre (ou seja uma partição sem nada...)
Eu n sabia ke se podia diminuir o espaço de um disco já com o SO!!!

Agora resta saber se sou eu ke n me sei explicar ou o cfdisk faz o ke eu kero!!!???
 
wedlled disse:
Ou sou eu ke sou burro ke nem uma porta (muito provavel...) ou voces n estão a perceber o ke eu digo!!!
Eu tenho um disco de 40GB com o windows mas ele está todo com o windows. O windows já foi instalado à + tempo por isso eu n tenho espaço livre (ou seja uma partição sem nada...)
Eu n sabia ke se podia diminuir o espaço de um disco já com o SO!!!

Agora resta saber se sou eu ke n me sei explicar ou o cfdisk faz o ke eu kero!!!???
Calma:)
É assim. Que eu saiba o SuSE faz isso. O slack não sei se faz.
No entanto é prudente fazeres backup de tudo antes de tentares o que quer que seja.
O partition magic costuma resultar mas tb pode falhar, portanto é obrigatório fazer backups de tudo antes de avançares.
Para aprender temos que mandar umas cabeçadas.
No entanto eu pessoalmente recomendava-te se nunca viste o Linux à frente começar por Mandrake ou SuSE e depois ir para o slackware.
Se já sabes alguma coisa de Linux então podes tentar o slack.
 
eu tenho um outro computadro de testes (P100) e lá tenho o mandrake 9.1. Tentei lá por o slackware mas aparecia uma msg a dizer "extreme damage BIOS" e não passa de lá... Assim estou decidido a por logo o slackware no pc ke eu uso normalmente onde tenho 2 discos um de 40GB onde tá o win, os prog... e outro de 10Gb onde tenho as musicas, os videos, os documentos etc.... por isso eu em principio já tenho um backup garantido por assim dizer pois vou por o linux onde tá o windows ke é o disco master e ke em ultima análise é o de 40Gb.
O meu problema é ke se der para o torto tenho de voltar a instalar o win (ke ainda dá trabalho a por funcional c/ office, anti-virus, firewall...) e por tudo outra vez como eu gosto.

Bem mas eu vou tentar, a medo mas vou tentar....
Já agora uma duvida, eu kuando instalar o slackware fico logo c/ net (netcabo)? tenho de fazer alguma coisa?
================================================================

Axo ke mais vale um gajo começar logo por slackware ou algo assim do ke por mandrake e outras coisas... ficamos mal abituados... podemos cair ao principio, mas aprendemos a andar masi depressa.... {só uma opinião}
 
aqui está o tutorial para configurar o lilo para dual boot: http://www.interacesso.pt/~ia-mariapinto/slack-lilo.htm

@wedlled : esse teu p100 tem aí alguma coisa mal ... já tentaste um update de bios, exprimentar arrancar com o cd2 tem pos tem uma rotina de arranque alternativa

quanto a instalares com o windows se queres tar mesmo seguro usa uma floppy de arranque. nada mais seguro e em vez de escolher "expert" escolhe "simple" na cena do lilo

quanto à netcabo é só escolheres modo "DHCP" quando ele perguntar a configuração de rede. ele pode pedir tambem um hostname. aí carregas enter e se ele não deixar prosseguir escreve qualquer coisa como "linux" ou "slackware" pois alguns campos são obrigatorios. os outros deixa tudo em branco.

edit : quanto a re-demensionar partições. o "fdisk" faz isso nas opções avançadas mas é sempre perigozu. tanto com o fdisk como com o partition magic. um conselho é desfragmentar o disco antes de o fazer. eu pessoalmente nunca faço isso a uma partição que tenha coisas importantes a não ser que tenha baclup dos meus dados
 
Última edição:
wedlled disse:
Metro, desculpa lá ter-me apoderado do teu post :) mas é ke eu kero mesmo iniciar-me em linux a sério

A thread está cá para toda a gente, não é minha. Estás à vontade, alias o objectivo era este.
Só tenho pena de não te poder ajudar. Mas felizmente temos quem possa:)
 
@metro
quanto a cena dos duas displays nunca exprimentei
em principio não precisas de ligar logo os dois. só o deves fazer antes de configurar o X.org e antes de fazer "startx"

o comando de configuração é o "xorgcfg -textmode"

há possibilidade é de teres de uzar os drivers da nvidia para poderes obter o dual display. mas isso só investigando...
 
@metro
epaaaa ... ganda buraco :lol: são pacotes para slackware edit: (não te esqueças de tirar também a parte do /about.php )

já agora adiciona o meu tutorial de dual boot

A outra queixa é o swaret. Aquilo parece ser tão bom e não faz parte do slack (pelo menos eu não o encontrei). Se viesse já instalado era excelente. Os updates são mesmo fáceis. Mas para o utilizador comum ter aquilo em modo grafico é no minimo mais chamativo.
podes não acreditar mas eu pensei EXACTAMENTE no mesmo quando descobri o swaret, mas agora vou-te explicar o poque de não ser integrado.
a filosofia do Slackware como podes ver no site é KISS (keep it simple stupid :lol: ) e pela experiencia a integração deste tipo de programas no sistema operativo como emerge no gentoo e o apt-get no debian ou o up2date no red hat dá origem a problemas. por exemplo: se existe corrupção na base de dados do sistema de gerencia de dependencias todo o sistema é afectado.
ora no slackware não existe sistema de dependencias para evitar essas situações... e os utilizadores em geral agradecem ;)
 
Última edição:
gnu disse:
eu não confio muito no reiser fs, já teve muitos problemas ao longo do seu desenvolvimento
quanto a velocidade isso é discutivel, depende do tipo de uso (desktop, base de dados, file server) e depende tambem de como formatas, existe um monte de opções

Bem, o ReiserFS deu problemas durante o desenvolvimento, mas não perde dados com um reset a quente nas versões estáveis.

Pode não ser o mais rápido, mas é SEMPRE mais rápido que o Ext3 ...
 
hehe
Não sei onde estava com a cabeça :lol:

Adicionei o tutorial e fiz a alteração.

Ainda não experimentei o tutorial porque decidi instalar num disco sozinho, no entanto fiquei com dois monitores a piscar quando ia para entrar no slackware.
Tenho os dois monitores até escrever startx depois disso niente. Nem um nem outro. Desligando um deles continua sem funcionar. Mas estive a fazer outras coisas e deve-me ter escapado alguma coisa. Depois já vejo tudo com calma
Amanha continuo, a ver o que consigo fazer.
 
Back
Topo