Slackware - Tópico Geral

Eu já a uns 3 anos que tento instalar o meu modem (siemens santis adsl) no linux sem ter sucesso até hoje :( Já experimentei varios drivers e varias distribuições sem resultados. É que dava jeito ter net no linux para poder falar com pessoal que perceba mais do assunto e aprender mais mas assim é dificil :(

Gostava de utilizar o linux mais vezes mas infelizmente este problema não mo permite. A unica coisa que me ocorreu foi comprar um router, mas por enquanto não há graveto.
 
SsDD disse:
hey
2 - Existe algum gravador de DVD's k seja realmente bom, tipo o Alcohol 120%?

Eu não tenho gravador de CDs nem de DVDs. Mas por exemplo no KDE o K3b parece ser muito bom. Só tenho ouvido falar bem dele. No resto das tuas questões não sei ajudar.
Não sei quais são os teus conhecimentos de Linux mas Slackware é uma distro um pouco complicada. A vantagem é que é muito estável. Se tiveres experiencia então não deves ter problema.

Sparks disse:
Eu já a uns 3 anos que tento instalar o meu modem (siemens santis adsl) no linux sem ter sucesso até hoje :( Já experimentei varios drivers e varias distribuições sem resultados. É que dava jeito ter net no linux para poder falar com pessoal que perceba mais do assunto e aprender mais mas assim é dificil :(

Gostava de utilizar o linux mais vezes mas infelizmente este problema não mo permite. A unica coisa que me ocorreu foi comprar um router, mas por enquanto não há graveto.

Sparks:
Tu próprio já apontas-te a solução. Se passares para um router resolve-se a situação. Deixas de ter qq problema.
Eu fazia uma ultima tentativa que era experimentar o Mepis. Ele trás lá qq coisa por causa dos modems adsl mas não faço ideia se funciona pq não tenho forma de testar isso.
 
desculpem reavivar esta thread :P

tava a pensar em instalar esta distro..

Os meus objectivos sao te-la com azureus,firefox,e emule..

a ligação à net vai ser atraves de uma placa wireless com wep128

e preciso que ela faça share em rede com um windows...


Isto "tudo" é acessivel/facil de fazer com slack?

a maquina em que vou instalar é um p2 333 com 256SDr... Logo queria uma instalação o mais leve possivel,mas na mesma com interface grafico :)

thanks a todos desde ja,
_zZz_
 
Metro disse:
Mais dificil de instalar do que qualquer uma das distros que falei, mas muuuuuiiiito mais facil do que Gentoo que ainda não consegui e que para já fica a arrefecer.

Bem, há uma semana atrás eu diria o mesmo, mas depois de um domingo inteiro a instalar, repentindo 3 ou 4 vezes certas partes do install (sim, qd corria qq coisa mal lá tinha de ser estaca zero) mais a tarde/noite de segunda toda a compilar o gnome e as dependencias, posso afirmar que o gentoo nem é assim tão dificil. Eu penseo que tenhas mais conhecimento do que eu, portanto, n acho que tenhas grande dificuldade, basta seguir o handbook :)
 
_zZz_ disse:
desculpem reavivar esta thread :P

tava a pensar em instalar esta distro..

Os meus objectivos sao te-la com azureus,firefox,e emule..

a ligação à net vai ser atraves de uma placa wireless com wep128

e preciso que ela faça share em rede com um windows...


Isto "tudo" é acessivel/facil de fazer com slack?

a maquina em que vou instalar é um p2 333 com 256SDr... Logo queria uma instalação o mais leve possivel,mas na mesma com interface grafico :)

thanks a todos desde ja,
_zZz_


Tudo e' "relativamente" fácil de fazer kom qq Linux, depende e' dos conhecimentos de cada um... Komo so precisas de fazer isso basta instalares flubox k e' bastante leve (e consequentemente rápido) mas bastante usável... A parte mais dificil de tudo o k disseste sera' talvez meter a net wireless a funcionar... De resto e' sempre a andar...
 
suB disse:
Bem, há uma semana atrás eu diria o mesmo, mas depois de um domingo inteiro a instalar, repentindo 3 ou 4 vezes certas partes do install (sim, qd corria qq coisa mal lá tinha de ser estaca zero) mais a tarde/noite de segunda toda a compilar o gnome e as dependencias, posso afirmar que o gentoo nem é assim tão dificil. Eu penseo que tenhas mais conhecimento do que eu, portanto, n acho que tenhas grande dificuldade, basta seguir o handbook :)

Se seguirem o handbook isso instala-se num instante... Demora depois e' a compilar as tretas... Na altura k o instalei tive de usar umas manhas (Como pacotes do lilo e kernel de SlackWare) pq tinha o speedtouch usb e install de net era grupes :P (Axo k hj em dia isso ja' bule bem)
 
Eu sei que o pessoal está todo assanhado com o novo ubuntu mas será que podem dar uma ajuda aqui?

É assim meti o Slack 10 numa VMware mas agoar que instalou quero configurar o Xorg e nada. Faço tudo o que já li mas só funciona o xorgsetup e apenas mostrando o color depth. Depois disto sai e fica tudo na mesma.
O xorgcfg ou xorgconfig não funcionam.
 
bem...o slackware ta instalado, KDE a bulir, so falta mm é a rede, ja instalaei os drivers nvidia NFORCE e os da grafica, la nos devices no KDE aparece IP, mas quando vou a web browser para aceder a alguma pagina o gajo nao as encontra, ,ja na consola faz a mesma coisa, para nao falar da frequencia do monitor que nao consigo aumentar para alem dos 60 e tal...quando ele faz 1024x768x32@100Hz no XP

alguem sabe como instalar a placa de rede nvidia da DFI nF4 ?? ja que ponho a placa Marvel de poarte visto que nao encontro drivers para ela, mas pensei que pelo menos a nvidia funcionasse :\
 
Sparks disse:
Eu já a uns 3 anos que tento instalar o meu modem (siemens santis adsl) no linux sem ter sucesso até hoje :( Já experimentei varios drivers e varias distribuições sem resultados. É que dava jeito ter net no linux para poder falar com pessoal que perceba mais do assunto e aprender mais mas assim é dificil :(

Gostava de utilizar o linux mais vezes mas infelizmente este problema não mo permite. A unica coisa que me ocorreu foi comprar um router, mas por enquanto não há graveto.

Se já tentaste há 3 anos, já deves ter lido a minha página. Eu instalei o meu Santis exactamente no slack, sem probs. Funciona perfeitamente com o Sapo, mas com o Clix é esquecer... Se a tua série for das que não têm driver ( VIDS/PIDS 0915/0801), se quiseres eu não me importo de te vender* o meu .

* a troco de um café e um maço de tabaco ;)
 
nao compreendo...ja fiz a tal config como o gnu descreveu no inicia desta pagina, instalei os drivers Nvidia e os Marvel das placas rede da DFI nF4 ma o gajo teima em nao ligar :\, antes ainda me aparecia IP num dos dispositivos de rede, agr so me aparece um dispositivo e o ip k tem é de localhost(127.xxx.xxx.xxx), nem na consola nem no KDE tenho internet :\

ALGUEM!?! :( :( :sad:
 
bem...a internet ja bule, mas estou aqui c um problema simples mas nao sei o k fazer:

instalei o slackware c/ o rato ligado em USB, mas keria por a wheel a funcionar, como reparei que a explicação do GNU para por a wheel a funcionar se a aplica a ratos ligados a porta PS/2, liguei o rato a porta PS/2 o problema é que ele agora nao me funciona nem seker é detectado.

Qual a config que tenho que correr para o definir como PS/2 ou vice-versa??


aparece: /dev/mouse no such device

é que nem mesmo no boot do SO ele me encontra o rato, o problema da-se em consola e no KDE, alias ele por isso nem vai ao KDE :|
 
bem.. tou a tentar fazer um server de Counter Strike Source dedicado c/ o slackware, a ideia é a seguinte:

-Poder aceder a makina remotamente atraves de FTP para poder tirar e meter ficheiros(maps, configs, etc).

como posso fazer isso?? Basta deixar a porta 21 aberta e aceder atraves do login de user registado ou root?


-Necessitava tb de executar comandos remotamente, tipo...comandos de update do server, restart a makina, etc

kual o comando a usar para acessos remotos?? e tambem pode ser com uma conta de user registada na makina, ou mesmo root??


Abraços!
 
Mete o servidor de ssh a trabalhar... isso permite aceder a maquina por sftp (para pores ficheiros) e aceder por ssh ao teu pc, o que te permite trabalhar com qualquer user que tenhas... esta soluçao é bem mais segura que ftp e telnet...
 
jaac disse:
Mete o servidor de ssh a trabalhar... isso permite aceder a maquina por sftp (para pores ficheiros) e aceder por ssh ao teu pc, o que te permite trabalhar com qualquer user que tenhas... esta soluçao é bem mais segura que ftp e telnet...

o servidor de ssh pode ser em modo consola ou tem k ser em modo X ?


e atraves do servidor de ssh posso aceder ao uma determinada directoria de files atraves de um FTP client do win(cuteftp)??

principios basicos de servidor de ssh ond ha?

ssh tou mm a zeros :\

abraços!
 
_zZz_ disse:
desculpem reavivar esta thread :P

tava a pensar em instalar esta distro..

Os meus objectivos sao te-la com azureus,firefox,e emule..

a ligação à net vai ser atraves de uma placa wireless com wep128

e preciso que ela faça share em rede com um windows...


Isto "tudo" é acessivel/facil de fazer com slack?

a maquina em que vou instalar é um p2 333 com 256SDr... Logo queria uma instalação o mais leve possivel,mas na mesma com interface grafico :)

thanks a todos desde ja,
_zZz_

smp vais testar linux no server }> :004:
fazes mt bem :D:D
a rede é relativa/ facil d configurar, é ver s a placa wireless é directa/ suportada :)
com 256mb ram, ele ja s deve desenrascar bem ate com gnome, senao tens como ja dito o flubox,so k eu n gosto mt :D fica aki 1s tips :)
4. Hardware requirements

Desktop Required RAM Required CPU
fluxbox/idesk 48 100 MHz
XFCE4 128 200 MHz
Gnome 1.x 256 500 MHz
Gnome 2.x 384 800 MHz
KDE 3.x 512 1 GHz
cumps :D
 
Última edição:
sl4ck disse:
o servidor de ssh pode ser em modo consola ou tem k ser em modo X ?


e atraves do servidor de ssh posso aceder ao uma determinada directoria de files atraves de um FTP client do win(cuteftp)??

principios basicos de servidor de ssh ond ha?

ssh tou mm a zeros :\

abraços!


bem...nao ta mau:

ja descobri que o comando:

SSH ---> Cliente de SSH

SSHD ----> Servidor SSH

:D
 
sl4ck disse:
o servidor de ssh pode ser em modo consola ou tem k ser em modo X ?


e atraves do servidor de ssh posso aceder ao uma determinada directoria de files atraves de um FTP client do win(cuteftp)??

principios basicos de servidor de ssh ond ha?

ssh tou mm a zeros :\

abraços!

O servidor de SSH ( vulgo SSHD ) corre em background. Logo não precisa de qualquer WindowManager para o correr. Basta-te a consola.

O SSHD serve apenas para acessos SSH. Logo não podes aceder via ftp a um servidor de SSH. Para o efeito deves instalar um server de FTP ( proftpd, vsftpd, ncftpd ou outros ).

No entanto existe uma forma de transferires ficheiros através do protocolo SSH. Para tal precisas de usa um cliente Windows para tal ( por exemplo o WinSCP .

A configuração default do SSHD ( em /etc/ssh/sshd_config ) é o suficiente para correres o servidor sem problemas, com transferência de ficheiros .
 
eXcept disse:
O servidor de SSH ( vulgo SSHD ) corre em background. Logo não precisa de qualquer WindowManager para o correr. Basta-te a consola.

O SSHD serve apenas para acessos SSH. Logo não podes aceder via ftp a um servidor de SSH. Para o efeito deves instalar um server de FTP ( proftpd, vsftpd, ncftpd ou outros ).

No entanto existe uma forma de transferires ficheiros através do protocolo SSH. Para tal precisas de usa um cliente Windows para tal ( por exemplo o WinSCP .

A configuração default do SSHD ( em /etc/ssh/sshd_config ) é o suficiente para correres o servidor sem problemas, com transferência de ficheiros .

o slackware nao traz nenhum programa por defeito para servidor de ftp, tenho mm k instalar um?

para correr o servidor SSH basta apenas escrever SSHD na consola?! certo?


Graciosa ajuda eXcept :D

thx

Abraços
 
Qual o ficheiro de arranque do slackwae onde posso por o dito comando SSHD ??

quanto ao servidor FTP o slackware nao tras nenhum na sua instalação??

é mesmo necessario instalar um?
 
Última edição:
Back
Topo