1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Slackware 12.1!

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por slack_guy, 3 de Maio de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 1977)

1. slack_guy

slack_guy Power Member

http://www.slackware.com/
    o Anúncio oficial
    Mirror nacional

Última edição: 3 de Maio de 2008
  2. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Gostaria que houvesse um tópico apenas para o Slackware, e depois aí se colocasse toda a informaçao acerca desta distro.

Ainda não experimentei esta versão pois estou a utilizar o current, mas gostaria de partilhar aqui um tutorial que utilizei mesmo agora, para instalar de um modo nativo, a placa wireless Broadcom que vem com o meu portátil HP, penso que será útil para muita gente.
    Instalar placa wireless Broadcom

Para quem tem destas placas wireless, que costumam vir nos portáteis HP por exemplo, deixo aqui um tutorial, que funcionou comigo, e também deve funcionar em mais distros.

Os novos kerneis 2.6, já detectam a placa out-of-the-box, por isso é necessário apenas, fazer a extracção do firmware e copiar os ficheiros para o sitio correcto.

No meu caso com um kernel 2.6.24, é necessário seguir estas instruções:

Utilizar a versão 011 do b43-fwcutter.
    Este programa é que vai extrair is ficheiros do firmware que precisamos.

1) Fazer o download, extrair a tarball do b43-fwcutter e compilá-la:

wget http://bu3sch.de/b43/fwcutter/b43-fwcutter-011.tar.bz2
    tar xjf b43-fwcutter-011.tar.bz2
    cd b43-fwcutter-011
    make
    cd ..

2) Utilizar a versão 4.80.53.0 do driver proprietário Broadcom.
    Fazer o download e extrair o firmware da tarball deste driver:

export FIRMWARE_INSTALL_DIR="/lib/firmware"
    wget http://downloads.openwrt.org/sources/broadcom-wl-4.80.53.0.tar.bz2
    tar xjf broadcom-wl-4.80.53.0.tar.bz2
    cd broadcom-wl-4.80.53.0/kmod
    sudo ../../b43-fwcutter-011/b43-fwcutter -w "$FIRMWARE_INSTALL_DIR" wl_apsta.o

Nota: é preciso ajustar o FIRMWARE_INSTALL_DIR para o caminho da distribuição. Normalmente, o firmware é instalado em /lib/firmware. Contudo algumas distribuições, podem utilizar outro directório.

E está tudo, de seguida basta um: ifconfig "wlan0" up

Para versões de kernel mais recentes, e mais informação vejam aqui

3. pedropcruz

pedropcruz Power Member

nao kero alterar nd sobre o topico.. mas o k e uma distro? looool :P

CumpZ

RiTuAiS

4. slack_guy

slack_guy Power Member

5. Cage57

Cage57 Power Member

Eu saquei esta distro e até tenho vontade de experimentar, sei que não é tão fácil como as outras, por isso mesmo é que me chama a atenção e parece ser bem estável.
    Mas voçês que usam é que podem dizer se vale a pena ou não, se tem vantagens etc.

Cumpz

6. slack_guy

slack_guy Power Member

Se vale ou não a pena _tu_ instalares o Slackware e se _tu_ tens alguma vantagem em instalar esta distribuição, só tu sabes.

Este 'ease of use' não tem nada que ver com o 'ease of use' normalmente atribuido a 'point&click' e 'info-analfabetismo'. Aqui, a administração do sistema é (principalmente) via edição de ficheiros de texto. Se souberes qual o ficheiro e quais os parâmetros a editar, verás que esta é uma das distribuições Linux mais fáceis de usar e mais estável. O preço: tens de aprender. Muito.

Além disso, uma vez que a gestão é essencialmente via edição de ficheiros de texto, é indispensável dominares um (ou mais...) editor de texto.

Última edição: 11 de Maio de 2008
  7. Cage57

Cage57 Power Member

Isso é interessante, é uma maneira de aprofundar os conhecimentos, apesar de usar linux, eu uso Fedora 8 na empresa, gosto imenso, mas como ainda não testei todas as possibilidades que defini vai ser daqui a uns tempos que vou experimentar esta.

8. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Se queres aprender linux, esta é a distro a escolher :001:

9. Quarq

Quarq Power Member

Boas. Existe algum tutorial de instalação jeitoso para o 12.1?

10. esquiso

esquiso Power Member

Apesar de não estar a par, penso que o SlackBook pode servir-te bem :)

11. slack_guy

slack_guy Power Member

12. tangram

tangram Power Member

13. Quarq

Quarq Power Member

Thanks, vou ver se me desenrasco!

14. esquiso

esquiso Power Member

Pessoal, dúvidas é na secção correcta e na thread recém criada para o efeito: [Dúvidas] Slackware.
    Obrigados :)

15. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Partilhar esta Página