1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Slackware 12.2 is released!

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por slack_guy, 11 de Dezembro de 2008. (Respostas: 29; Visualizações: 2374)

1. slack_guy

slack_guy Power Member

Anúncio oficial
    Compra online
    Mirror PT

2. solidforms

solidforms Power Member

O slackware foi um dos meus primeiros contactos com o mundo Linux. Eu adorava essa distribuição. Apesar de ser trabalhoso para por o ambiente grafico a executar logo de inicio, etc. Ja sairam umas quantas versões do Slackware mas nunca me surgiu a oportunidade de perguntar:
    - O slackware nao tem updates automaticos? (como o Fedora ou Ubuntu)
    - Ainda exige a configuração de um ficheiro (que ja nao me lembro) para executar o ambiente gráfico no boot?

É que desde que me habituei ao Ubuntu nunca mais tive a coragem de instalar o Slackware. Tinha que fazer tudo manualmente, instalações, updates, etc :007::(.

Penso que podia aproveitar esta thread, senao peço desculpa ;).

Cumps ;).

3. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Updates automáticos?

Se te referes a uma ferramenta igual à do Ubuntu penso que não, se bem que existem muitas ferramentas não oficiais que aposto que fazem isso.

Mexer num ficheiro para o ambiente gráfico?

Se estas a falar em ir ao /etc/inittab e mudar um 3 para 4, se achas isso difícil, então o melhor é ficares-te pelo Ubuntu mesmo.

4. epelek

epelek Power Member

Porreito
    ja vem com o slackpkg incorporado certo !?

5. solidforms

solidforms Power Member

Mas eu nunca disse que era dificil :), no FreeBSD é pior. So mudar esse ficheiro. Apenas ja nao me lembrava do nome. E nao seria isto que me fazia ficar pelo Ubuntu:rolleyes::).

Em relação às actualizações automáticas, sim de facto era o mesmo sistema do Ubuntu. Acho que seria bastante util e facilitava o trabalho. Ou um utilizador do Slackware nao necessita disso? Era util até :007:.

Cumps ;).

6. John Silva

John Silva Power Member

Penso que uma das filosofias do Slack é mesmo fazer tudo à unha ! Portanto, não tenho nada contra, até é bom já que ficamos com muito por onde escolher dependendo das exigências de cada um.

7. solidforms

solidforms Power Member

Acredito que sim. Para mim o Slackware é a melhor distro que existe. É simplesmente perfeito a meu ver. Foi o sistema onde eu aprendi Linux, la esta, por ter que fazer tudo à mao xD lol. Mas ha alturas em que o tempo vai escasseando e ter que fazer tudo à mao vai ficando para tras.
    Mas enfim, ja obtive a resposta :). Pode ser que ainda volte a experimentar o Slackware :p.

cumps ;).

8. jmike72

jmike72 Power Member

Boas.

A minha primeira experiência com Linux foi mesmo com Slackware e vinte e tal disquetes :D. Foi uma grande trabalheira configurar aquilo tudo e então quando chegou à parte de compilar o kernel para ele reconhecer uma placa de som da Genius foi uma dor de cabeça, mas aprendi muito com o Slackware.

Actualmente uso o Debian e Ubuntu devido à facilidade de instalação e manutenção, mas um dia destes ainda experimento o Slackware de novo. Pode ser que a máxima "não há amor como o primeiro" seja mesmo verdadeira.

Miguel

9. onaips

onaips Power Member

Já está a bombar no meu mediacenter :D Sim é um pouco dificil de utilizar, mas assim que o dominas, nao vais querer outra coisa.

Aconselhável a quem queira saber o que linux realmente é.

10. icebrain

icebrain Power Member

Mas quais são as vantagens do Slackware em relação às outras distros como o Debian? Só por teres que fazer tudo à mão? Isso a mim não me parece uma vantagem mas um defeito. Eu no Debian também já recompilei o kernel, as drivers gráficas, e escolhi pacote a pacote o que quis instalar. Com o apt-source até posso descarregar as sources de um pacote, modificá-las e recompilar de modo a que me volta a fazer um pacote bem integrado.
    Não vejo vantagens em "obrigar" o utilizador a fazer tudo. "Permitir" sim, mas isso qualquer uma te permite.

11. palma

palma Power Member

a vantagem d usar o slackware é q, de futuro, desenrascas-te em qq situação de ambiente unix precisamente pq te obriga (sim!) a instalar td á pata. tu c o teu apt-get é deveras basic qq instalação de qq software visto q instala todas as dependencias automaticamente. alem de q, no slackware ainda tens q fazer pesquisas p veres q dependencias do software precisas p instalar ficando assim a saber p q serve cada dependencia.

12. LnxSlck

LnxSlck Power Member

@Solidforms

Pode não ser bem o que tu queres, mas já é uma ajuda:

Slackpkg - actualiza o sistema de forma simples

Sbopkg - permite instalar pacotes atraves dos slackbuilds, e tambem a sua actualizacao

13. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Sim

14. Inacio77

Inacio77 Power Member

Nao conheço esse Sbopkg. Vou experimentar!

Sobre o slackpkg a diferença foi que passou do extra para o main. Agora ja vem integrado.
    O wicd tambem vem nos extras. Eu uso e acho um excelente network manager.

15. icebrain

icebrain Power Member

Eu tenho 1138 pacotes instalados, instalar todos à mão não era aprendizagem, era tortura. E eu nunca decoraria para que serve cada um deles, para isso é que os gestores servem.

Já precisei de instalar programas que não havia nos repos, juntamente com as suas dependências, mas fazer isso para cada programa espero nunca me ver obrigado a tal!

Bem, a cada um a sua distro.

16. palma

palma Power Member

sim, em q 1100 são do sistema. calo my friend...calo. claro q n vais precisar s usas debian ou gentoo :berlusca:

17. icebrain

icebrain Power Member

Pois, a questão é, alguma vez se torna "necessário" usar outra coisa? Agora até os servidores da Wikipedia usam Ubuntus.
    Já agora, os pacotes de sistema não se instalam à mão?

18. slack_guy

slack_guy Power Member

E? a que conclusão é que chegas?

Instalam. Tenho de meter manualmente o CD na drive e com o dedo clicar na tecla ENTER para dar o OK. É uma instalação manual. :)

19. PrOdG

PrOdG Power Member

Tecnicamente, a segunda é uma instalação digital.

:D

20. icebrain

icebrain Power Member

Bem, que instalações dependência a dependência já não são necessárias nem mesmo para servidores de muitos hits como a Wiki. Isto supondo que uma vantagem desse tipo de instalações era a performance.

Então a vantagem é obrigar-te a instalar tudo, menos o principal? Certo, então é extremamente útil :rolleyes:. Instalar meia dúzia de programas à mão também faço no Debian, nem tudo existe nos repos. Ainda hoje foi o fsniper, excelente ferramenta já agora :p

Partilhar esta Página