1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

slackware - alguns probs.

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por DarTaKaum, 10 de Março de 2005. (Respostas: 30; Visualizações: 2186)

1. DarTaKaum

DarTaKaum Power Member

Bem.. é o seguinte..

nao consigo aceder a rede no outro pc (windows), diz smp k tenho de correr o lisa k eu corro mas continua smp a dizer que n tenho configurado.

como faço pra arrankar smp no ambiente grafico k quero (sem ter de fazer o startx ).

como mudo o esquema do teclado pra portugues?

Provavelmente sao perguntas noobs.. mas pronto... eu sou noob. :)

Última edição: 15 de Março de 2005
  2. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Sendo tb um noob temos aqui coisas diferentes.
    Estás a tentar aceder á net pelo Gnome ou pelo KDE.
    A cena do teclado altera-se dentro do gnome ou do KDE. Essa pergunta é a mais frequente mas tb a mais facil.

Tb tive uns stress com o startx e com o log off. Lembro-me de ter resolvido o loog off com um botão no KDE mas já foi á muito tempo.
    Diz se estás em gnome ou KDE que alguma coisa hei-de conseguir ajudar:)

P.S. Ve estas threads:
    http://www.techzonept.com/showthread.php?t=38815
    http://www.techzonept.com/showthread.php?t=44029

São sobre o slackware. Deve dar uma ajudita se és noob;)

3. ptzs

ptzs Power Member

O teclado para português dá por exemplo no xorgconfig, executas isso no terminal como root e fazes a parte do rato e teclado e saltas a parte dos gráficos.

O saltar logo para o modo gráfico acho que mudando o /etc/inittab consegue-se, mudas o id:3:initdefault para id:5:initdefault.

Já agora ficam aqui os outros runlevels:

0 - Halt
    1 - Single user
    2 - Multiuser, without NFS
    3 - Full multiuser mode
    4 - unused
    5 - X11
    6 - reboot

Deve resultar, mas também deve haver outro método mais fácil...

4. gnu

gnu Power Member

faz pkgtool para configurares o teclado da consola (sem ser no X)

5. kidloco

kidloco Power Member

Já agora: alguem sabe como me ligar a um smb share no gnome ? que em xfce qdo tento ligar ele pede user/pass, mas em gnome tenta-se logo ligar sem pedir pass/user e é óbvio que dá erro depois.

ps: já agora, alguem sabe pk raio o Gnome/xfce nao me encontra nenhuma partilha de um Macintosh e o workgroup "Local" ?

Última edição: 10 de Março de 2005
  6. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Quando estou no gnome ele tb não me encontra o workgroup. Tb nunca percebi porquê, mas talvez tenha alguma coisa mal configurada no samba.

Quanto a aceder, quando faço "smb://x.x.x.x/nome_da_pasta" ele pede-me login e pass, sem qualquer problema.
    Estás a tentar aceder de outra forma?

7. kidloco

kidloco Power Member

Nao tou a ir por consola :(

8. NoMercy

NoMercy Power Member

Podes por exemplo usar o cliente de samba.
    Experiement (em ambiente gráfico KDE) na barra explorador(tipo explorer do windows) fazer: "smb://IP_DO_PC_PARTILHADO/DIRECTORIA_PARTILHADA"
    ou, na consola usas o "smbmount" para montares a directoria partilhada num mount point (tipo /mnt/win_dir_partilhada/) e para desmontares usas o "smbumount".

Algures nos menus do KDE há opções para isto. Login manager ou assim. Não te sei dizer melhor porque não tenho no momento e onde estou um pc em linux. Tambem não me recorda como se faz isso em consola/linha de comandos. Se entretanto me lembrar ponho aqui a informação.

Vê este post desta thread para mudares o teclado tanto no X como na consola.
    Não te esqueças é que o slackware apartir do 10 passou a usar Xorg.

9. NoMercy

NoMercy Power Member

hmm, o pkgtool serve para instalares packages no slackware. Não estou a ver como é que o usas para configurar o teclado, mas se sabes, já agora posta ai sff :)

10. DarTaKaum

DarTaKaum Power Member

obrigado a tooos k responderam! :)

vou tentar resolver.

se precisar de + ajuda eu aviso!

11. DarTaKaum

DarTaKaum Power Member

bem, comecar o ambiente grafico consegui... agora o teclado eh k n bate bem na mesma... ja editei no /etc/rc.d/rc.keymap pra latin1 e agora meti 9, e continua a nao dar... :|

12. NoMercy

NoMercy Power Member

Para pores o teclado como deve de ser em X tens que editar o /etc/X11/xorg.conf na parte do teclado.
    O /etc/rc.d/rc.keymap , se não me engano, serve para configurare o teclado em linha de comandos (sem X).
    Voltando ao x, mais própriamente ao KDE, experimenta o menu "Regional Accessibility"->"Keyboard Layout" se preferires editares com um form em vez de um ficheiro de texto.

13. DarTaKaum

DarTaKaum Power Member

thkx ja ta configurado.

so me falta a rede! :)

14. NoMercy

NoMercy Power Member

Quanto á rede, já experimentas-te as sujestões que te dei com o cliente do samba? a propósito, esqueci-me de dizer que provavelmente tens que editar o smb.conf (/etc/samba/smb.conf e deve haver um exemplo da configuração em /etc/samba/smb.conf-sample)

15. DarTaKaum

DarTaKaum Power Member

nao tenho eh o samba instalado, amanha vou ver se o instalo.

k segund e terça eh dia de praticas! =)

16. DarTaKaum

DarTaKaum Power Member

bem...

instalei uns progs.. o ff, e o wine...mas agora o problema eh sber onde eh k vou buskar o aplicativo... ja tive a ver na bin, user bins, e sbins, mas n achei nada.. onde eh que ficam instaladas ?

17. NoMercy

NoMercy Power Member

ff ? que é isso?

18. Pretender

Pretender Power Member

Firefox i guess :P

19. kidloco

kidloco Power Member

Abre a consola e escreve apenas o nome do programa (ex: wine).

20. NoMercy

NoMercy Power Member

Nesse caso é "mozilla-firefox" na linha de comandos.

Partilhar esta Página