slackware - alguns probs.

DarTaKaum

Power Member
Bem.. é o seguinte..

nao consigo aceder a rede no outro pc (windows), diz smp k tenho de correr o lisa k eu corro mas continua smp a dizer que n tenho configurado.

como faço pra arrankar smp no ambiente grafico k quero (sem ter de fazer o startx ).


como mudo o esquema do teclado pra portugues?


Provavelmente sao perguntas noobs.. mas pronto... eu sou noob. :)
 
Última edição:
DarTaKaum disse:
Bem.. é o seguinte..

nao consigo aceder a rede no outro pc (windows), diz smp k tenho de correr o lisa k eu corro mas continua smp a dizer que n tenho configurado.

como faço pra arrankar smp no ambiente grafico k quero (sem ter de fazer o startx ).


como mudo o esquema do teclado pra portugues?


Provavelmente sao perguntas noobs.. mas pronto... eu sou noob. :)

Sendo tb um noob temos aqui coisas diferentes.
Estás a tentar aceder á net pelo Gnome ou pelo KDE.
A cena do teclado altera-se dentro do gnome ou do KDE. Essa pergunta é a mais frequente mas tb a mais facil.

Tb tive uns stress com o startx e com o log off. Lembro-me de ter resolvido o loog off com um botão no KDE mas já foi á muito tempo.
Diz se estás em gnome ou KDE que alguma coisa hei-de conseguir ajudar:)

P.S. Ve estas threads:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=38815
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=44029

São sobre o slackware. Deve dar uma ajudita se és noob;)
 
O teclado para português dá por exemplo no xorgconfig, executas isso no terminal como root e fazes a parte do rato e teclado e saltas a parte dos gráficos.

O saltar logo para o modo gráfico acho que mudando o /etc/inittab consegue-se, mudas o id:3:initdefault para id:5:initdefault.

Já agora ficam aqui os outros runlevels:

0 - Halt
1 - Single user
2 - Multiuser, without NFS
3 - Full multiuser mode
4 - unused
5 - X11
6 - reboot

Deve resultar, mas também deve haver outro método mais fácil...
 
Já agora: alguem sabe como me ligar a um smb share no gnome ? que em xfce qdo tento ligar ele pede user/pass, mas em gnome tenta-se logo ligar sem pedir pass/user e é óbvio que dá erro depois.

ps: já agora, alguem sabe pk raio o Gnome/xfce nao me encontra nenhuma partilha de um Macintosh e o workgroup "Local" ?
 
Última edição:
kidloco disse:
Já agora: alguem sabe como me ligar a um smb share no gnome ? que em xfce qdo tento ligar ele pede user/pass, mas em gnome tenta-se logo ligar sem pedir pass/user e é óbvio que dá erro depois.

ps: já agora, alguem sabe pk raio o Gnome/xfce nao me encontra nenhuma partilha de um Macintosh e o workgroup "Local" ?

Quando estou no gnome ele tb não me encontra o workgroup. Tb nunca percebi porquê, mas talvez tenha alguma coisa mal configurada no samba.

Quanto a aceder, quando faço "smb://x.x.x.x/nome_da_pasta" ele pede-me login e pass, sem qualquer problema.
Estás a tentar aceder de outra forma?
 
DarTaKaum disse:
Bem.. é o seguinte..

nao consigo aceder a rede no outro pc (windows), diz smp k tenho de correr o lisa k eu corro mas continua smp a dizer que n tenho configurado.
Podes por exemplo usar o cliente de samba.
Experiement (em ambiente gráfico KDE) na barra explorador(tipo explorer do windows) fazer: "smb://IP_DO_PC_PARTILHADO/DIRECTORIA_PARTILHADA"
ou, na consola usas o "smbmount" para montares a directoria partilhada num mount point (tipo /mnt/win_dir_partilhada/) e para desmontares usas o "smbumount".


DarTaKaum disse:
como faço pra arrankar smp no ambiente grafico k quero (sem ter de fazer o startx ).
Algures nos menus do KDE há opções para isto. Login manager ou assim. Não te sei dizer melhor porque não tenho no momento e onde estou um pc em linux. Tambem não me recorda como se faz isso em consola/linha de comandos. Se entretanto me lembrar ponho aqui a informação.


DarTaKaum disse:
como mudo o esquema do teclado pra portugues?
Vê este post desta thread para mudares o teclado tanto no X como na consola.
Não te esqueças é que o slackware apartir do 10 passou a usar Xorg.
 
gnu disse:
faz pkgtool para configurares o teclado da consola (sem ser no X)
hmm, o pkgtool serve para instalares packages no slackware. Não estou a ver como é que o usas para configurar o teclado, mas se sabes, já agora posta ai sff :)
 
bem, comecar o ambiente grafico consegui... agora o teclado eh k n bate bem na mesma... ja editei no /etc/rc.d/rc.keymap pra latin1 e agora meti 9, e continua a nao dar... :|
 
DarTaKaum disse:
bem, comecar o ambiente grafico consegui... agora o teclado eh k n bate bem na mesma... ja editei no /etc/rc.d/rc.keymap pra latin1 e agora meti 9, e continua a nao dar... :|

Para pores o teclado como deve de ser em X tens que editar o /etc/X11/xorg.conf na parte do teclado.
O /etc/rc.d/rc.keymap , se não me engano, serve para configurare o teclado em linha de comandos (sem X).
Voltando ao x, mais própriamente ao KDE, experimenta o menu "Regional Accessibility"->"Keyboard Layout" se preferires editares com um form em vez de um ficheiro de texto.
 
Quanto á rede, já experimentas-te as sujestões que te dei com o cliente do samba? a propósito, esqueci-me de dizer que provavelmente tens que editar o smb.conf (/etc/samba/smb.conf e deve haver um exemplo da configuração em /etc/samba/smb.conf-sample)
 
bem...

instalei uns progs.. o ff, e o wine...mas agora o problema eh sber onde eh k vou buskar o aplicativo... ja tive a ver na bin, user bins, e sbins, mas n achei nada.. onde eh que ficam instaladas ?
 
DarTaKaum disse:
bem...

instalei uns progs.. o ff, e o wine...mas agora o problema eh sber onde eh k vou buskar o aplicativo... ja tive a ver na bin, user bins, e sbins, mas n achei nada.. onde eh que ficam instaladas ?

Abre a consola e escreve apenas o nome do programa (ex: wine).
 
Back
Topo