1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Slackware ou Fedora Core 6

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Hav0c, 23 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 1309)

1. Hav0c

Hav0c Power Member

Já tive o ubuntu (e o Kubuntu), mas nunca instalei o Fedora Core nem o Slackware.

Queria saber se valia a pena utiliza-los. Não vou instalar os dois, mas queria saber qual deles é que vocês acham que eu deveria usar.

2. Sandman

Sandman Power Member

Se o Ubuntu é juntamente com o SUSE uma das distribuições mais viradas para o Desktop o Fedora é um distribuição all-in-one mas que mesmo assim é bastante competente (por default) para uso em computadores pessoais.

O Slackware por outro lado é uma distro hardcore ou seja não chega ao cúmulo de teres que compilar tudo como no Gentoo mas mesmo assim à muita coisa que tens que fazer à mão. Sinceramente se és um novato nestas lides do Linux mantém-te afastado do Slackware, pelo menos até teres alguma experiência e algum à vontade com a linha de comandos.

Se queres outras distros viradas para o desktop tens o já mencionado SUSE, havendo ainda o MEPIS, Mandriva, Freespire ou PCLinuxOS só para mencionar as mais conhecidas, porque existem centenas delas. Dá um saltinho ao Distrowatch e vê as distribuições que estão nos Tops.

Just my 2 cents :D

Última edição: 23 de Fevereiro de 2007
  3. luikki

luikki Power Member

que tal nenhum dos dois...não os considero user friendly...
    experimenta o suse...

4. ElvioNeto

ElvioNeto Power Member

se es novo em linux aconselho começares por testar distros baseadas em debian

existem por ai muitos live cds testas e so instalas o que gostares mais

aconselho o kurumin muito completo e do mais simples que pode haver, foi a mais user friendly que ja vi e tambem a distro mais leve , foi a primeira distro a trazer suporte para modems adsl tugas (mesmo antes do caixa magica)

inventaram os chamados icones magicos , com um click instalas e configuras muitos tipos de hardware tipo drivers nvidia , ati etc

emuladores de consolas , de jogos arcade , instalar cedega ... epa aquilo tem de tudo mesmo a ultima versao que usei foi o 5.1 mas neste momento ja vai no 6.1

a vantagem das distros baseadas em debian é teres o synaptic ou apt-get e de poderes adicionar repositorios tugas ( sacas no debianpt os repositorios)

5. CR_

CR_ Power Member

O Fedora não é user-friendly?

Dessas duas: Se quiseres marrar tenta slackware ficas a aprender alguma coisa, se queres apenas um Desktop que não dê trabalho Fedora.

6. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Essa de fedora não ser user-friendly tb não percebi :-D

Acho que as pessoas quando não sabem, não deviam inventar 8|

No linux, sem dúvida que a popularidade gira em torno de Debian (e baseadas como Ubuntu), Suse e Fedora. Para começar são as melhores pois, como são populares, facilmente se encontra documentação/ajuda sobre as mesmas, além dos n foruns de estas têm especificos.

Agora, o que tu deverias usar? bem, isso é contigo :-D Porque não indicas o teu nível de experiência nem exigência/paciência. Todas as distros são boas, porque são feitas á medida e ao gosto de cada um. ;)
    A melhor para iniciar dessas 2 ? Fedora sem dúvida.

Última edição: 24 de Fevereiro de 2007
  7. ruimoura

ruimoura Power Member

Pois, essa de o Fedora não ser user friendly também não entendi ...

Agora quanto à pergunta tenho a dizer que é algo estranha. Fedora encaixa-se na secção das distros USER FRIENDLY, e é neste momento uma das três distros mais utilizadas (a par do Ubuntu e do Open Suse). O Slackware .... huuuu .... é para quem tiver muito tempo livre ..... De resto, sinceramente, não vejo o porquê de andar ás cabeçadas com uma distro só porque é mais geek que as outras .... Eu aprendo tanto sobre Linux/Unix no meu Fedora como noutra distro qualquer, não vamos por aí. E ter que compilar tudo a partir do source cada vez que quero instalar alguma coisa? yeahh, sure ...

Fedora, definitivamente. Se quiseres umas dicas ou sentires alguma dificuldade, não hesites em perguntar aqui, ou podes enviar-me PM.

Última edição: 24 de Fevereiro de 2007
  8. wedlled

wedlled Power Member

Eu à uns tempos atras dizia slackware.
    Mas tenho que admitir: aptitude + "configuarção out-of-the-box" epá, é muito bom :D

A menos que tenhas um motivo muito forte (segurança, politicas de empresas, queres experimentar para dizeres que já tiveste :D) vai para ubuntu(ku*,xu*,etc..) e Fedora ou SUSE.

9. Hav0c

Hav0c Power Member

Eu acho que vou optar por começar com o Fedora. E caso tiver de formatar o disco rígido (o que não é muito provável), instalo o Slack.

Ja agora, no ubuntu, sempre que o computador inicia ele pede pela palavra passe. Sera que no Fedora ou no Slack posso remover o login? É que estou habituado a entrar no XP sem login e odeio ter que entrar a palavra passe sempre que reinicio.

Última edição: 25 de Fevereiro de 2007
  10. APLinhares

Staff Member

Podes meter login automatico em qualquer uma, dependendo do WindowManager que usares (gnome, kde...)

11. ruimoura

ruimoura Power Member

No Gnome, Sistema - Administração - Ecrã de Autenticação - Segurança - "Activar início de sessão automático"

Se não aparecer o teu nome de utilizador, vai á tab "Utilizadores" e escolhe a opção "Incluir todos os utilizadores de /etc/passwd" e volta à tab anterior.

Tem em conta que ao instalares o Fedora a primeira coisa a fazer, ainda na instalação, é desactivar o SELinux (vai aparecer uma janela com essa opçãp em certo ponto, assim como para a firewall).

Para te guiares um pouco no início tens aqui o meu guia de instalação básica - http://ruimoura.net/imagem/Fedora6installnotes.html

Última edição: 25 de Fevereiro de 2007
  12. Darkside_Blues

Darkside_Blues Power Member

zenwalk é baseado em slackware so que user friendly, instalar o zenwalk não é muito user friendly mas o resto é

13. APLinhares

Staff Member

Testei o zenwalk e gostei do que vi. Alias, tou a pensar instalar n1 outro sistema :) Tb aconselho vivamente a quem queira testar 1 slackware, mas d1 maneira mais light e user friendly :)

14. ricardomcm

ricardomcm Power Member

Tb já me fizeram N vezes essa pergunta, eu respondo sempre:

Se queres dizer que usas Linux e tal, usa Ubuntu, Suse, Fedora...
    Se queres de facto aprender, usa Slackware, debian ou gentoo (sim eu sei, o Ubuntu é debian... mas mais beginner friendly)

Um abraço :)

15. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Slackware sem dúvida, vais ver que não te arrependes...

Demora um bocado a por tudo a dar, mas assim que tiveres tudo a dar, nunca mais te chateias com nada...

16. Hav0c

Hav0c Power Member

OK, vou usar o slackware porque estou com problemas no Fedora e não consigo utiliza-lo. Alias, até estou a formatar a partição do Fedora agora.

17. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Qualquer coisa apita.... :-D

Partilhar esta Página