1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Slackware VS Gentoo

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por tmafcerqueira, 26 de Setembro de 2008. (Respostas: 71; Visualizações: 4768)

  1. tmafcerqueira

    tmafcerqueira Power Member

    Boas,
    Quero instalar uma nova distro no portatil, e estou indeciso entre estas duas. A primeira so comecei a querer exprimentar depois de meter arch, a ultima tenho vindo a querer experimentar à bastante tempo, mas nunca me dediquei a serio.
    Estou à procura, acima de tudo, de algo estavel. Rock Solid mesmo. Leve, tambem, pois so tenho 512mb de ram. A pior parte é escolher, ja que os dois fazem isto, talvez com slackware a ser o mais estavel. Sinceramente nao sei para onde me virar...
     
  2. cktiger

    cktiger Power Member

    oi , se queres algo realmente estável , rock solid , seguro , e rápido sem duvida deves experimentar Slackware Linux.

    até+ ckt1g3r
     
  3. c3l5o

    c3l5o I'm cool cuz I Fold

    Gentoo pode ser um bocado puxado para estares a compilar as cenas, mas é garantido que quando bem instalado todo o sistema fica a medida do teu hardware. O grau de optimização é muito melhor.

    Claro que num tópico deste tipo cada um tenta puxar a brasa a sua sardinha, no entanto penso que talvez o Gentoo não seja aquilo que procuras se bem que depois de te habituares não irás querer outra coisa. Mas é uma distribuição que requer alguma dedicação.
     
  4. tmafcerqueira

    tmafcerqueira Power Member

    Gentoo é neste momento apelativo porque gostava de aprender mais. Gentoo é a distribuiçao ideal para aprofundar os conhecimentos. Mas tb tras o bleeding edge e com ele tudo o que é bug e raio que o parta. Mas agora o slackware tb tras o KDE 4.1, que esta muito menos estavel (pelo menos na minha opiniao) que o 4.1.1, a nao ser que lhe tenha sido admnistrado alguns patchs e aquilo esteja quase a 100%. Acho que o melhor vai ser mesmo atirar uma moedinha ao ar e decidir:lol:
     
  5. c3l5o

    c3l5o I'm cool cuz I Fold

    O Gentoo só é bleeding edge se tu quiseres que seja. Tenho de admitir que por vezes tem muitos erros associados a ele mesmo, mas não encontras uma comunidade mais activa na sua resolução, nem uma que contenha tantos especialistas na forma de funcionar do sistema.

    É muito frequente veres alusões a wiki do gentoo e aos seus forums nos foruns de outras distribuições... Isso deve querer dizer alguma coisa não?

    No entanto volto a afirmar que é um sistema que precisa de amor e carinho! :D
     
  6. tmafcerqueira

    tmafcerqueira Power Member

    Eu sei... Mas o slackware tb, pelo menos na configuraçao. Penso eu de que
     
  7. cktiger

    cktiger Power Member

    Slackware Linux -

    • Pros: Highly stable, clean and bug-free, strong adherence to UNIX principles
    • Cons: Limited number of officially supported applications; conservative in terms of base package selection; complex upgrade procedure; no official 64-bit edition

    Gentoo Linux -

    • Pros: Excellent software management infrastructure, unparalleled customisation and tweaking options, superb online documentation
    • Cons: Occasional instability and risk of breakdown, the project suffers from lack of directions and frequent infighting between its developers
    Fonte distrowatch.

    até+ ckt1g3r
     
  8. slack_guy

    slack_guy Power Member

    Não, o Slackware não 'tras o KDE 4.1'. O Slackware 12.1 vem com o KDE 3.5.9. O Slackware -current é que tem o KDE 4.1. Quem instala o -current não está, certamente, à procura de estabilidade.
     
  9. tmafcerqueira

    tmafcerqueira Power Member

    Nao conheço o sistema de releases do slack... Pensava que current era a release mais recente...
    Moving on, o que é essa coisa do complex upgrade procedure? O gestor de pacotes nao faz o update automaticamente como um bom menino?
     
  10. slack_guy

    slack_guy Power Member

    Qual dos gestores de pacotes? pkgtool? slapt-get? slacktrack? sbopkg? entre outros...

    Em Slackware não há 'automatismos', a menos que os programes. O sistema faz o que lhe mandas fazer e não o que ele acha que deve fazer. Isto sim, é que é um 'bom menino' :-)
     
  11. TuxBoss

    TuxBoss Power Member

  12. c3l5o

    c3l5o I'm cool cuz I Fold

    Ele tem Arch, anda a ver se vale a pena mudar para Slackware ou Gentoo e tu recomendas o Debian... :/ Acho que para mudar para Debian mais vale ficar onde está...
     
  13. TuxBoss

    TuxBoss Power Member

    Não percebo porquê.

    É mais actualizado que o Slack, tem uma organização séria, é provavelmente a distro mais estável que existe e tem o melhor pkg manager do mundo linux.

    Não percebo onde é que está o problema.
     
  14. slack_guy

    slack_guy Power Member

    Ditto.

    Só falta acrescentar que também tem mais bugs que Slackware: além dos bugs do software original, ainda tem os que a Debian acrescenta.
     
    Última edição: 26 de Setembro de 2008
  15. spastikman

    spastikman Banido


    Estável sim até concordo, mas para mim o melhor gestor de pacotes é o do gentoo. Alem de muito completo em termos de pacotes, o portage é ultra personalizavel :D
     
  16. tmafcerqueira

    tmafcerqueira Power Member

    Tens razao, mas eu quando me referia a automaticamente queria perguntar se era um comando que fazia tudo ou se era preciso instalar o sistema de raiz em cada nova release. Quanto a gestor de pacotes, nao faço ideia como isso anda... Preferia usar o slapt-get mas nao sei o estado dele
     
  17. slack_guy

    slack_guy Power Member

    Podes fazer como quiseres (lê os UPGRADE.TXT de cada versão), mal seria se não fosse assim :-)

    Eu uso o Slapt-get e não tenho razões de queixa. Outros gostam de criar os seus próprios pacotes. Outros usam o slackbuilds.org. Outros usam o Linuxpackages. Outros usam o src2pkg... alternativas não faltam. A filosofia é mesmo essa: faz como quiseres. Ninguém dita o que é bom ou o que é mau.
     
  18. tmafcerqueira

    tmafcerqueira Power Member

    Entao o que é que a distrowatch queria dizer por: complex upgrade procedure
    Essa tem sido a experiencia que tenho vindo a encontrar em linux (todos, nao so slackware;))


    EDIT
    Ja usei debian, durante muito tempo. É das minhas distros favoritas, mas nao chega aos calcanhares de archlinux. Se fosse para meter debian era para meter a stable e para isso prefiro meter slackware e aprender alguma coisa ;)
     
    Última edição: 26 de Setembro de 2008
  19. Inacio77

    Inacio77 Power Member

    o KDE 4.1 do Slackware nao vem com a versao current. Encontra-se no zona de testing para quem quiser.
     
  20. TuxBoss

    TuxBoss Power Member

    O que é que aprendes com Slackware ou com Gentoo que não aprendas com qualquer outra distribuição de Linux?

    Aprendes a seguir o manual?

    É que sinceramente a treta do "Com gentoo aprende-se bué" enjoa. O que o pessoal aprende é a seguir o handbook.

    Querem ser machos e aprender a sério é com LFS.
     

Partilhar esta Página