Slackware VS Gentoo

O que é que aprendes com Slackware ou com Gentoo que não aprendas com qualquer outra distribuição de Linux?

Aprendes a seguir o manual?

É que sinceramente a treta do "Com gentoo aprende-se bué" enjoa. O que o pessoal aprende é a seguir o handbook.

Querem ser machos e aprender a sério é com LFS.

Right.... por isso é que existe na secção de dúvidas posts que até metem medo...

Se a papinha aparece na mesa nunca vão aprender a cozinhar.
 
Right.... por isso é que existe na secção de dúvidas posts que até metem medo...

Se a papinha aparece na mesa nunca vão aprender a cozinhar.
Completamente verdade. Queres outros exemplos? Pergunta a um user que nunca tenha visto nada mais que ubuntu, fedora, suse, etc o que sao CFlags. Aposto que 90% vai-te dizer que nao sabe o que sao, ou que nao sabe para que servem. Eu nao sei, so sei para que servem, nao as sei utilizar
 
Completamente verdade. Queres outros exemplos? Pergunta a um user que nunca tenha visto nada mais que ubuntu, fedora, suse, etc o que sao CFlags. Aposto que 90% vai-te dizer que nao sabe o que sao, ou que nao sabe para que servem. Eu nao sei, so sei para que servem, nao as sei utilizar
Servem para muito pouco. :)

Ao contrário do que os gentoo zealots (e eu já fui um deles portanto sei do que falo) as "optimizações" super xpto do gentoo são uma treta.

99.9% do pessoal não sabe peva sobre as opções de compilação e portanto vai metendo e acaba por ficar com binários piores do que se fossem compilados com um -march=i386. As distros binárias têm pessoal que sabe a compilar as coisas, portanto no mínimo ficam com uma "perfomance" tão boa como a do gentoo.

Existem n bench's que mostram binários do gentoo vs os de outras distros e a diferença é nula.

Para além de que muitas vezes não sabendo como fazer as coisas como deve de ser abrem as portas a exploits de buffer's overflows e coisas do género por causa das tretas dos memory alignments e mais não sei quê.
 
O que é que aprendes com Slackware ou com Gentoo que não aprendas com qualquer outra distribuição de Linux?

Aprendes a seguir o manual?

É que sinceramente a treta do "Com gentoo aprende-se bué" enjoa. O que o pessoal aprende é a seguir o handbook.

Querem ser machos e aprender a sério é com LFS.

Se achas que a única coisa que aprendes com Gentoo é a seguir o handbook então acho que devias mesmo dar-lhe uma hipótese...

Há duas maneiras de instalar Gentoo... Ler o handbook ou copy paste dos comandos do Handbook.... Cada um faz como quer, mas não tenho dúvidas que o handbook do gentoo deve ser um dos crash courses de linux mais completos que anda por aí...
 
if you learn Slackware Linux , you learn Linux in general .
resumindo com isto quero dizer que se querem aprender linux usem Slackware , se querem Gentoo usem algo muito melhor , muito mais estável muito mais seguro , usem FreeBSD. porque gentoo não é um linux puro , a meu ver é uma mistura de linux com freebsd.

até+ ckt1g3r
 
if you learn Slackware Linux , you learn Linux in general .
resumindo com isto quero dizer que se querem aprender linux usem Slackware , se querem Gentoo usem algo muito melhor , muito mais estável muito mais seguro , usem FreeBSD. porque gentoo não é um linux puro , a meu ver é uma mistura de linux com freebsd.

até+ ckt1g3r

Concordo. Talvez seja por isso que muito pessoal que usa Gentoo acaba por mais tarde ou mais cedo experimentar FreeBSD (eu por exemplo :D).

Na minha maneira de ver existem 2 estirpes de Linux que de certa forma definem as distros actuais: deb based e rpm based (isto quando vemos isto na óptica empresarial e até mesmo cada vez mais a nível do desktop).

Quem quizer estar à vontade para dizer "percebo de Linux" deverá na minha opinião ser capaz de lidar com estas 2 estirpes. E quando ligo lidar não me refiro a "next, click, next"...

Contudo actualmente a grande maioria das distros "esconde" praticamente tudo do utilizador, daqui que distros como Gentoo e Slackware são "A Ferramenta Ideal" para perceber o inner work de Linux.

Respondendo directamente à pergunta do tmafcerqueira: se puderes instala as duas. Se tiveres de escolher uma... bem eu quando tive de fazer a escolha escolhi Gentoo e não me arrependo. ;)
 
Servem para muito pouco. :)

Ao contrário do que os gentoo zealots (e eu já fui um deles portanto sei do que falo) as "optimizações" super xpto do gentoo são uma treta.

99.9% do pessoal não sabe peva sobre as opções de compilação e portanto vai metendo e acaba por ficar com binários piores do que se fossem compilados com um -march=i386. As distros binárias têm pessoal que sabe a compilar as coisas, portanto no mínimo ficam com uma "perfomance" tão boa como a do gentoo.

Existem n bench's que mostram binários do gentoo vs os de outras distros e a diferença é nula.

Para além de que muitas vezes não sabendo como fazer as coisas como deve de ser abrem as portas a exploits de buffer's overflows e coisas do género por causa das tretas dos memory alignments e mais não sei quê.

Por partes:
Pelos testes que eu próprio fiz, a diferença de desempenho entre releases binárias, compiladas, optimizadas, arch e cflags e com links estáticos pode resultar numa diferença de 100% em termos de desempenho. A razão disto prende-se com o facto que que as flags por defeito para cada pacote é exactamente igual à que é usada para a distribuição original.

Dizer que as optimizações não funcionam é o mesmo que dizer que todos os compiladores são maus, e que não vale a pena passar do arch=x86 -0 , o que é no mínimo imbecil.

Concordo. Talvez seja por isso que muito pessoal que usa Gentoo acaba por mais tarde ou mais cedo experimentar FreeBSD (eu por exemplo :D).


Sim, é esse o meu caso: estou à espera do Macbook.
 
Por partes:
Pelos testes que eu próprio fiz, a diferença de desempenho entre releases binárias, compiladas, optimizadas, arch e cflags e com links estáticos pode resultar numa diferença de 100% em termos de desempenho. A razão disto prende-se com o facto que que as flags por defeito para cada pacote é exactamente igual à que é usada para a distribuição original.

Dizer que as optimizações não funcionam é o mesmo que dizer que todos os compiladores são maus, e que não vale a pena passar do arch=x86 -0 , o que é no mínimo imbecil.
Não disse que as optimizações não funcionavam, disse sim que as optimizações que 99.9% dos utilizadores fazem dão-lhes no mínimo performances semelhantes às de distros com binários pré-compilados.

Mas já que tens esses testes podes disponibilizá-los a todos?
 
Mas a nivel de estabilidade / updates, como é slackware testing ?

E há alguma precisão para um release oficial 64bits? E das não oficiais, qual será a melhor suportada ?
 
Não disse que as optimizações não funcionavam, disse sim que as optimizações que 99.9% dos utilizadores fazem dão-lhes no mínimo performances semelhantes às de distros com binários pré-compilados.


Depende dos utilizadores. Se estás a falar de utilizadores que 99% do tempo usam o Firefox e 1% usam o OpenOffice, então não vale a pena. Não estão sequer a arranhar o hardware.

Se estamos a falar em Apache + OpenSSL + MySQL + p7zip + libgzip, então sim, as diferenças podem ser MUITO grandes.

O OpenSSL, libgzip e o Mysql são especialmente sensíveis às optimizações de arch.
 
Depende dos utilizadores. Se estás a falar de utilizadores que 99% do tempo usam o Firefox e 1% usam o OpenOffice, então não vale a pena. Não estão sequer a arranhar o hardware.

Se estamos a falar em Apache + OpenSSL + MySQL + p7zip + libgzip, então sim, as diferenças podem ser MUITO grandes.

O OpenSSL, libgzip e o Mysql são especialmente sensíveis às optimizações de arch.
Onde estão então esses testes?

Eu conhecia um site (funroll-loops) com muitos benchmarks dos meus tempos de gentoo, mas infelizmente já desapareceu há muito.

É que se existirem realmente esses testes e se a diferença for assim tão significativa pode ser que me aventure a usar gentoo num dos meus servidores de produção para comparar com RedHat,Suse e Debian que uso normalmente nos servidores a sério.
 
Onde estão então esses testes?

Da última vez que fiz esses testes, coloquei aqui os resultados, mas já lá vão longos anos.

Agora não vou recompilar toda a máquina só para fazer testes. Portanto, ou confias em mim, ou ficamos na mesma.

De qualquer forma, e como disse acima, o mais importante não são as cflags, mas sim o arch.
 
Da última vez que fiz esses testes, coloquei aqui os resultados, mas já lá vão longos anos.

Agora não vou recompilar toda a máquina só para fazer testes. Portanto, ou confias em mim, ou ficamos na mesma.

De qualquer forma, e como disse acima, o mais importante não são as cflags, mas sim o arch.
Não querendo duvidar mas ficamos na mesma ;)

Relativamente ao -march não faz mais que ser um "template" para determinadas cflags (ex: sse3, etc), portanto vai dar tudo às cflags.
 
Para mim gentoo é a melhor distro que existe. É tão boa que eu ja não uso.... É tipo namorada do melhor amigo ela pode ser tão boa, tão boa, que até da vontade de espetar um garfo nos olhos so para não vermos tanta "bondade", mas nem sequer "pensamos" em usar....

Ferramentas como o emerge, eselect têm um nivel superiror a ferramentas semelhantes usadas nas outras distros.
Mas quando estou no trabalho e preciso de instalar o Mysql e o PHP(ou outra coisa qualquer) no meu portatil ou no PC da empresa, não vou dizer ao boss que espere umas horas que isto está a compilar...

Como tal uso o ubuntu, serve para aquilo que serve. Quando preciso de alguma configuração mais personalisada posso fazela com mais ou menos trabalho... É obvio que nunca tenho a mesma flexiblidade que tinha com o gentoo, mas o trabalho é feito de forma rápida....

Um dia destes vou voltar a instalar gentoo e talvez tire o ubuntu.... logo se ve....
Mas por agora ubuntu rocks. So é pena a canonical fazer tipo a M$ e tarem-se nas tintas para aquilo que os users querem.... e fazerem as distros à maneira deles... mas pronto

Cumprimentos,
SL87
 
Então e quem se está a lixar para os --funroll-loops e --omg-optimized e só quer é instalar um programa sem metade do bloat que vem na sua versão vanilla?

Portage 1 - 0 binários.
 
Back
Topo