Slackware VS Gentoo

Nunca testei Gentoo, mas tive o Slackware instalado no meu desktop quase durante um ano, depois faleceu :( o PC não a instalação do Slackware :D e devo dizer que nunca aprendi tanto de linux, como com esta distro, simples ao máximo, sem tralha desnecessária e faz apenas aquilo que mandamos, temos portanto muito mais controlo sobre o sistema operativo, do que utilizando as ditros mais user friendly, mas também não é o bicho papão que alguns pintam a curva de aprendizagem é algo elevada, mas nada do outro mundo.

Portanto a minha recomendação vai para Slackware, Gentoo é muito bonito no papel, mas não me parece que o ganho de performance valha a pena o tempo que se gasta a compilar programas, nem o risco de se fazer asneira, esta é a minha opinião, apenas baseada em relatos que li, pois como disse acima, nunca a testei.
 
Não pesco nada de linux, mas depois de pesquizar e pedir conselhos a alguns amigos, instalei o slackware numa maquina velha cá em casa e tenho dado os primeiros passos (ainda só sei gatinhar mas eu chego lá ...).
Tem um optimo manual de instalação com o qual se aprende bastante que era o que eu pretendia.
Vamos lá ver como corre (gatinha) esta aprendizagem.

PS. Sintam-se à vontade para me indicarem uns sites/manuais para acelararem a minha aprendizagem.:D
 
Última edição:
Eu tive um centrino 1.4 que levou com tudo o que era distribuições.


Mesmo começando numa stage3 a diferença já era brutal para tudo quanto era distribuição de binários pré-compilados, nomeadamente as RH based e Debian based.

E gentoo não é nenhum bicho de 7 cabeças. Basta seguir com bastante atenção o handbook da primeira vez, que depois nunca mais precisam dele.
 
Mas a nivel de estabilidade / updates, como é slackware testing ?

E há alguma precisão para um release oficial 64bits? E das não oficiais, qual será a melhor suportada ?


O Slackware testing, não é aconselhado a utilizadores normais, é mais para devs e pessoal que queira contribuir com bugs reports, tamb´em não é bleeding edge, portanto se és daqueles que gosta de ter o sistema sempre super actualizado, Slackware não é para ti.

Slackware dá primazia à segurança e estabilidade, em detrimento de ter software actualizado ou popular.

Não há uma distro 64 oficial, e não deve haver no futuro próximo, existem alguns, a mais ou menos oficial é a Slamd64, e depois também há o Bluewhite ou qq coisa do género.
 
Então e quem se está a lixar para os --funroll-loops e --omg-optimized e só quer é instalar um programa sem metade do bloat que vem na sua versão vanilla?

Portage 1 - 0 binários.
???

Tanto com Debian como com Slack (e provavelmente com a maioria das outras distros) consegues uma instalação lean com tanto ou menos espaço ocupado que a melhor instalação de gentoo.

Ah sim, e num 1/1000 do tempo de instalação do gentoo. ;)
 
eu acho que é um grande erro estar a comparar uma distribuição que prima pela estabilidade , segurança e que também tem um elevado nivel de performance ( Slackware Linux ) , com uma distro que o principal e talvez o unico objectivo é a velocidade (performance) como é o caso do Gentoo Linux e outras distros source based.
só para terem uma ideia da diferença de estabilidade e segurança do Slackware em relação ao gentoo é só darem uma vista de olhos nos security advisories do slack - http://www.slackware.com/security/list.php?l=slackware-security&y=2008
e darem uma vista de olhos no gentto bug list de á 24 horas atrás - http://bugs.gentoo.org/buglist.cgi?query_format=advanced&chfieldfrom=2008-09-27+21:04&chfieldto=2008-09-28+21:04&chfield=%5BBug+creation%5D&order=bugs.bug_id.
ou seja o gentoo consegue ter em 24 horas mais bugs do que o slackware á quase um ano.

até+ ckt1g3r
 
Última edição:
eu acho que é um grande erro estar a comparar uma distribuição que prima pela estabilidade , segurança e que também tem um elevado nivel de performance ( Slackware Linux ) , com uma distro que o principal e talvez o unico objectivo é a velocidade (performance) como é o caso do Gentoo Linux e outras distros source based.
só para terem uma ideia da diferença de estabilidade e segurança do Slackware em relação ao gentoo é só darem uma vista de olhos nos security advisories do slack - http://www.slackware.com/security/list.php?l=slackware-security&y=2008
e darem uma vista de olhos no gentto bug list de á 24 horas atrás - http://www.slackware.com/security/list.php?l=slackware-security&y=2008.
ou seja o gentoo consegue ter em 24 horas mais bugs do que o slackware á quase um ano.

até+ ckt1g3r

Yep, tendo em conta que o autor da thread pretende uma distro rock solid entre estas duas a escolha parece-me obvia, são de facto duas distros com filosofias diferentes e é portanto complicado compara-las directamente. Para o que pretende o ideal é mesmo Slackware ou Debian, curiosamente as duas distros mais antigas ainda no activo e também as minhas favoritas, oldschool FTW! :D
 
eu acho que é um grande erro estar a comparar uma distribuição que prima pela estabilidade , segurança e que também tem um elevado nivel de performance ( Slackware Linux ) , com uma distro que o principal e talvez o unico objectivo é a velocidade (performance) como é o caso do Gentoo Linux e outras distros source based.
só para terem uma ideia da diferença de estabilidade e segurança do Slackware em relação ao gentoo é só darem uma vista de olhos nos security advisories do slack - http://www.slackware.com/security/list.php?l=slackware-security&y=2008
e darem uma vista de olhos no gentto bug list de á 24 horas atrás - http://www.slackware.com/security/list.php?l=slackware-security&y=2008.
ou seja o gentoo consegue ter em 24 horas mais bugs do que o slackware á quase um ano.

até+ ckt1g3r

Segundo a tua teoria então o windows é melhor que qualquer distro linux por o numero de bugs que aparecem são monstruosos comparados com o windows...
1º - A lista de bugs do slack são bugs de segurança, a do gentoo são bugs de todo o tipo.
2º - A lista do gentoo são report de bugs. Isso quer dizer oke? que os users n precebem nada dakilo? Fizeram um bug reporte pk o texto devia ser verde em vez de vermelho?

Que conclusões devemos tirar?
Que os users de gentoo são mais activos que os slack?
Que os users de slack são mais langões que os do gentoo, logo n fazem report de bugs?
Quantos pacotes tem o gentoo? e o slack? Se bem me lembro o gentoo tem bem mais pacotes que qualquer outra distro?
Estamos a falar do slack que versão? e o gentoo será que estão a usar os pacotes unstable?

A ideia que o gentoo tem o objectivo de ser mais rápido logo é compilado, é errada.
O gentoo dá uma maior liberdade ao utilizador.
Qual a distro em que podes escolher instalar uma de 4 versões de um mesmo software?
Sem problemas de "linkagem". Sem ter de andar a fazer downgrade de dezenas de pacotes so para teres aquela versão.
Qual a distro que tem um numero de pacotes tão grande?(axo que já tinha dito isto)
O gentoo tem vários objectivos comuns a outras distros, uma delas será com certeza a rapidez.... Por alguma razão tem o nome de gentoo.

Queres segurança usa debian stable ou BSD.... mas depois não te queixes que têm releases apenas em cada época glaciar. A questão de segurança é relativa, tudo depende. Será que o nivel de segurança que se quer é assim tão grande? cada caso deve ser avaliado. Toda a gente sabe que telnet é um buraco.... mas ainda ha quem use. Toda a gente sabe que pptp é um buraco mas é bastante utilizado.


Cumprimentos,
SL87
 
???

Tanto com Debian como com Slack (e provavelmente com a maioria das outras distros) consegues uma instalação lean com tanto ou menos espaço ocupado que a melhor instalação de gentoo.

Ah sim, e num 1/1000 do tempo de instalação do gentoo. ;)
Estava a referir-me especificamente às USE flags e funcionalidades como o package.provided, com as quais consegues fazer stripping de qualquer pacote até teres instalado apenas e só as funcionalidades que tu queres (opções de acessibilidade, suporte a tipos de media, etc) e não as que o dev que compilou os binários acha que deves querer.

cktiger disse:
eu acho que é um grande erro estar a comparar uma distribuição que prima pela estabilidade , segurança e que também tem um elevado nivel de performance ( Slackware Linux ) , com uma distro que o principal e talvez o unico objectivo é a velocidade (performance) como é o caso do Gentoo Linux e outras distros source based.
só para terem uma ideia da diferença de estabilidade e segurança do Slackware em relação ao gentoo é só darem uma vista de olhos nos security advisories do slack - http://www.slackware.com/security/li...ecurity&y=2008
e darem uma vista de olhos no gentto bug list de á 24 horas atrás - http://www.slackware.com/security/li...ecurity&y=2008.
ou seja o gentoo consegue ter em 24 horas mais bugs do que o slackware á quase um ano.
1. O principal objectivo do Gentoo é a flexibilidade, não a performance.
2. Security advisories não são necessariamente independentes das distros. Em grande parte dos casos, a mesma falha de segurança detectada numa aplicação é reproduzível em distros diferentes.
3. Falhas de segurança num servidor de DNS ou no apache são uma medida fiável da estabilidade de uma distro? Nice.
4. Security advisories != bug lists.
5. As páginas que apresentaste são exactamente iguais.

Dava jeito pensar duas vezes antes de carregar no "Submit"..
 
Última edição:
Estava a referir-me especificamente às USE flags e funcionalidades como o package.provided, com as quais consegues fazer stripping de qualquer pacote até teres instalado apenas e só as funcionalidades que tu queres (opções de acessibilidade, suporte a tipos de media, etc) e não as que o dev que compilou os binários acha que deves querer.
Isso sim faz uma grande diferença. Nenhuma distro consegue igualar nem estar la perto de forma tão simples.
E o eselect também está mto bom.

5. As páginas que apresentaste são exactamente iguais.

Dava jeito pensar duas vezes antes de carregar no "Submit"..

:lol:
 
Segundo a tua teoria então o windows é melhor que qualquer distro linux por o numero de bugs que aparecem são monstruosos comparados com o windows...
1º - A lista de bugs do slack são bugs de segurança, a do gentoo são bugs de todo o tipo.
2º - A lista do gentoo são report de bugs. Isso quer dizer oke? que os users n precebem nada dakilo? Fizeram um bug reporte pk o texto devia ser verde em vez de vermelho?

Que conclusões devemos tirar?
Que os users de gentoo são mais activos que os slack?
Que os users de slack são mais langões que os do gentoo, logo n fazem report de bugs?
Quantos pacotes tem o gentoo? e o slack? Se bem me lembro o gentoo tem bem mais pacotes que qualquer outra distro?
Estamos a falar do slack que versão? e o gentoo será que estão a usar os pacotes unstable?

A ideia que o gentoo tem o objectivo de ser mais rápido logo é compilado, é errada.
O gentoo dá uma maior liberdade ao utilizador.
Qual a distro em que podes escolher instalar uma de 4 versões de um mesmo software?
Sem problemas de "linkagem". Sem ter de andar a fazer downgrade de dezenas de pacotes so para teres aquela versão.
Qual a distro que tem um numero de pacotes tão grande?(axo que já tinha dito isto)
O gentoo tem vários objectivos comuns a outras distros, uma delas será com certeza a rapidez.... Por alguma razão tem o nome de gentoo.

Queres segurança usa debian stable ou BSD.... mas depois não te queixes que têm releases apenas em cada época glaciar. A questão de segurança é relativa, tudo depende. Será que o nivel de segurança que se quer é assim tão grande? cada caso deve ser avaliado. Toda a gente sabe que telnet é um buraco.... mas ainda ha quem use. Toda a gente sabe que pptp é um buraco mas é bastante utilizado.


Cumprimentos,
SL87

http://polishlinux.org/choose/comparison/?distro1=Gentoo&distro2=Slackware
como é obvio uma distro rolling release nunca pode ser mais estavél que uma como o slack ou debian.
e o Slackware é considerado tão estável como qualquer bsd ( free , net , open ) , o Slackware é considerado a distribuição mais estável de linux , mais até que debian stable.
eu já usei RedHat , Gentoo , Debian , Slackware e mais algumas baseadas ou com filosofias idênticas a estas , e em linux estabilidade é com Slackware.
e em relação a bugs , sinceramente é impossivel comparares o gentoo com slack.

Slackware-


  • Pros: Highly stable, clean and bug-free, strong adherence to UNIX principles
  • Cons: Limited number of officially supported applications; conservative in terms of base package selection; complex upgrade procedure; no official 64-bit edition

Gentoo-

  • Pros: Excellent software management infrastructure, unparalleled customisation and tweaking options, superb online documentation
  • Cons: Occasional instability and risk of breakdown, the project suffers from lack of directions and frequent infighting between its developers

FONTE DISTROWATCH


e a disribuição com mais pacotes é debian e não gentoo.

ate+ ckt1g3r
 
http://polishlinux.org/choose/comparison/?distro1=Gentoo&distro2=Slackware
como é obvio uma distro rolling release nunca pode ser mais estavél que uma como o slack ou debian.
e o Slackware é considerado tão estável como qualquer bsd ( free , net , open ) , o Slackware é considerado a distribuição mais estável de linux , mais até que debian stable.
eu já usei RedHat , Gentoo , Debian , Slackware e mais algumas baseadas ou com filosofias idênticas a estas , e em linux estabilidade é com Slackware.
e em relação a bugs , sinceramente é impossivel comparares o gentoo com slack.

Slackware-


  • Pros: Highly stable, clean and bug-free, strong adherence to UNIX principles
  • Cons: Limited number of officially supported applications; conservative in terms of base package selection; complex upgrade procedure; no official 64-bit edition

Gentoo-

  • Pros: Excellent software management infrastructure, unparalleled customisation and tweaking options, superb online documentation
  • Cons: Occasional instability and risk of breakdown, the project suffers from lack of directions and frequent infighting between its developers

FONTE DISTROWATCH


e a disribuição com mais pacotes é debian e não gentoo.

ate+ ckt1g3r

Já vi que tu gostas de ler....
tu é que tavas a comparar.... Tu é que disseste que o gentoo tinhas tantos bugs num dia como o Slack num ano. Por isso n vejo a tua lógica em dizeres isso...

Também sei ler...

http://packages.debian.org/stable/allpackages?format=txt.gz
Esta é a lista de pacotes do debian stable....
http://packages.gentoo.org/categories/
Esta é a lista de pacotes do gentoo....
O ficheiro do Debian tem cerca de 23000 linhas vs 12920 do Gentoo é verdade o Debian tem mais que o gentoo.... Mas o debian tem os pacotes -dev -doc e ainda os binários enquanto o gentoo tem tudo num pacote(as vezes)... "é so fazer as contas".....

Como diz o meu boss.... LFS é que rula..... :lol:
 
bom a minha primeira tentativa de contacto com o slack falhou, lulz, instalei no virtualbox e não consigo por a net a funcionar e o tipo bloqueia sempre que tenho abrir a consola pelo menu do KDE. só la vai com o ctrl alt f5. LOL, amanha é outro dia :P
 
Alguem me explica como funciona o slapt-get? Andei a pesquisar mas nao encontrei nada decente... Aquilo funciona por repositorios, como o "original"? Se sim, onde andam esses repositorios? Ou tenho que sacar o pacote pelo browser e entao instalar atraves do slapt-get?
 
Alguem me explica como funciona o slapt-get? Andei a pesquisar mas nao encontrei nada decente... Aquilo funciona por repositorios, como o "original"? Se sim, onde andam esses repositorios? Ou tenho que sacar o pacote pelo browser e entao instalar atraves do slapt-get?

oi , sacas o slapt-get daqui : http://www.slacky.eu/index.php?option=com_content&task=view&id=6050&Itemid=65
e instalas o pacote com o pkgtool ou com o comando : installpkg
depois no terminal também como root , no /etc/slapt-get/slapt-getrc , descomentas os mirrors que te interessarem e gravas , depois executas slapt-get --update

até+ ckt1g3r
 
Boas, estou interessado em experimentar esta distro, fui ao ftp://darkstar.ist.utl.pt/pub/slackware/slackware-12.1-iso/ para sacar, mas tem lá varios isos, slackware-12.1-install-d1.iso, slackware-12.1-install-d2.iso, slackware-12.1-install-d3.iso, ...etc.

Qual é a diferença entre estes d1, d2, d3...etc ?


O 1o traz o sistema minimo para teres isso a trabalhar, o segundo traz o X e o 3o o kde.

Acho que nao me enganei. Senao que me corrijam.
 
Back
Topo