Multiplataforma Slay the Spire

Jogo isto na Steam já à algum tempo e o Silent continua a ser o único personagem que ainda não consegui chegar ao fim, até com o novo já cheguei ao fim de 3 runs, e com o Silent simplesmente não atino com a estratégia/cartas.

Se bem que hoje de manhã voltei a tentar outra run com ele e perdi no boss final, foi a primeira vez que cheguei tão longe lol
 
Comprei o jogo na última promoção da Switch e pronto, já estou agarrado. E ainda por cima a versão switch tem touch controls :D
 
Jogo isto na Steam já à algum tempo e o Silent continua a ser o único personagem que ainda não consegui chegar ao fim, até com o novo já cheguei ao fim de 3 runs, e com o Silent simplesmente não atino com a estratégia/cartas.

Se bem que hoje de manhã voltei a tentar outra run com ele e perdi no boss final, foi a primeira vez que cheguei tão longe lol

Os decks que funcionam melhor para a The Silent são os poison decks.
Essencialmente, dá preferência a estas cartas:

- Deadly Poison Apply 5(7) Poison
- Bouncing Flask Apply 3 poison to a random enemy 3(4) times
- Catalyst Double(Triple) an enemy's Poison
- Crippling Cloud Apply 4(7) Poison and 2 Weak to ALL enemies
- Noxious Fumes At the start of your turn, apply 2(3) Poison to ALL enemies

Para defesa estas cartas são, geralmente, boas.
- Piercing Wail ALL enemies lose 6(8) Strength for 1 turn. Exhaust.
- Dash Gain 10(13) Block. Deal 10(13) damage.
- Footwork Gain 2(3) Dexterity.
- Leg Sweep Apply 2(3) Weak. Gain 11(14) Block

Depois convém que tenhas algumas cartas para draw, para que possas rodar o baralho mais rapidamente, para teres as cartas de valor de volta.
- Acrobatics Draw 3(4) cards. Discard 1 card
- Backflip Gain 5(8) block. Draw 2 cards
- Calculated Gamble Discard your hand, then draw that many cards. Exhaust. (Don't exhaust)


Outras cartas com bastante valor:
- Well-Laid Plans At the end of your turn, Retain up to 1(2) card(s).

Cartas raras (amarelas), obtidas nos bosses, que geralmente dou preferência:
- Adrenaline Gain 1(2) Energy. Draw 2 cards. Exhaust
- Bullet Time You cannot draw additional cards this turn. Reduce the cost of cards in your hand to 0 this turn.
- Corpse Explosion Apply 6(9) Poison. When the enemy dies, deal damage equal to its max HP to ALL enemies.
- Wraith Form Gain 2(3) Intangible. At the end of your turn, lose 1 Dexterity.


A nível de Relics no final dos bosses as que dão Energia são boas. Excolhe a que te prejudicar menos. Por exemplo, se já estiver com um baralho poderoso não me importo de escolher a Sozu (não se pode obter poções) ou a Busted Crown (as recompensas no fim das batalhas só têm uma carta à escolha) e evito a Cursed Key (baús se ser os dos bosses contêm Curses).
Se já tiver 4 de Energia e tiver várias cartas caras (2+ de Energia) gosto de escolher a Snecko Eye (começar os turns com duas cartas extras e a Enrgia das cartas é aleatório entre 0 e 3).
A Runic Pyramid também gosto porque me permite guardar cartas para turns futuros.

Nas lojas costumo remover cartas frequentemente. Tipicamente Curses, se as tiver, ou Attacks e Defends. Presta também atenção às Relics que se adaptam bem ao teu baralho.

Quando estás a começar um floor traça um plano e vê qual o melhor caminho a seguir. Dá preferência aos Elites e equilibra com Acampamentos e (?). Pelo menos uma loja por floor também é recomendado, mas se estiver num caminho mau ignora.


Ao início também não atinava com a The Silent, mas depois deu o click e, actualmente, é capaz de ser a minha personagem preferida. Manifestamente tenho muito mais à vontade com Poion builds, mas também já fiz decks de Shivs porreiros. Se apanhas as Relics Shuriken e Kunai é sempre a rasgar pano.

Continua a insistir que eventualmente chegas lá.
 
Entretanto já consegui acabar com o ele também, foi ler algumas dicas e que batiam com aquilo que li agora do que me sugeriste e dei prioridade a poison e lá consegui (finalmente lol).

Posto isto, acabei o jogo com os 4 personagens, mas não era suposto ter agora o "real boss" depois de acabar com eles todos?
 
Finalmente a v2.2 chegou ás consolas. Neste update, o que se destaca mais é o rebalance de algumas cartas. A personagem the Silent foi a que mais beneficiou. Com este update as shiv/strength builds tornaram-se mais viáveis que as poison builds.

Patch Notes


Hotfix (11/30/2020)
Fixed crash when playing game in aspect ratios taller than 4:3 (such as 5:4 resolutions like 1280 x 1024).

Balance
  • Accuracy card buffed. Damage increased from 3 -> 4.
  • Accuracy+ card buffed. Damage increased from 5 -> 6.
  • Aggregate card buffed. Energy gained every 6 -> 4 cards.
  • Aggregate+ card buffed. Energy gained every 5 -> 3 cards.
  • Blade Dance card buffed. 2 -> 3 shivs.
  • Blade Dance+ card buffed. 3 -> 4 shivs.
  • Bloodletting card buffed. Energy gain increased from 1 -> 2.
  • Bloodletting+ card buffed. Energy gain increased from 2 -> 3.
  • Dramatic Entrance card buffed. Damage increased from 6 -> 8.
  • Dramatic Entrance+ card buffed. Damage increased from 8 -> 12.
  • Eviscerate card buffed. Damage increased from 6 -> 7.
  • Eviscerate+ card buffed. Damage increased from 8 -> 9.
  • Good Instincts card buffed. Block increased from 5 -> 6.
  • Good Instincts+ card buffed. Block increased from 8 -> 9.
  • Hemokinesis card buffed. Damage increased from 14 -> 15.
  • Hemokinesis card buffed. HP loss decreased from 3 -> 2.
  • Hemokinesis+ card buffed. Damage increased from 18 -> 20.
  • Phantasmal Killer card buffed. Cost reduced from 2 -> 1.
  • Phantasmal Killer+ card buffed. Cost reduced from 1 -> 0.
  • Reflex card buffed. Card draw increased from 1 -> 2.
  • Reflex+ card buffed. Card draw increased from 2 -> 3.
  • Reprogram card Focus loss decreased from 2 -> 1.
  • Reprogram+ card changed. Focus loss, Strength, and Dexterity changed from 1 -> 2.
  • Rupture+ card buffed. Strength gain increased from 1 -> 2.
  • Rupture+ card nerfed. Energy cost 0 -> 1.
  • Sadistic Nature card buffed. Damage increased from 3 -> 5.
  • Sadistic Nature+ card buffed. Damage increased from 4 -> 7.
  • Scrape card draws 3 -> 4 cards.
  • Scrape+ card buffed. Damage increased from 9 -> 10.
  • Scrape+ card draws 4 -> 5 cards.
  • Slice card buffed. Damage increased from 5 -> 6.
  • Slice+ card buffed. Damage increased from 8 -> 9.
  • Sneaky Strike card buffed. Damage increased from 10 -> 12.
  • Sneaky Strike+ card buffed. Damage increased from 14 -> 16.
  • Storm of Steel card buffed. Cost lowered from 2 -> 1.
  • Storm of Steel+ card buffed. Cost lowered from 2 -> 1.
  • Swift Strike card buffed. Damage increased from 6 -> 7.
  • Swift Strike+ card buffed. Damage increased from 9 -> 10.


Bug Fixes
  • Bursts can now be Bursted properly.
  • Fixed Dropkick card not glowing under some conditions.
  • Fixed Foreign Influence card messing up card rewards by affecting the seed.
  • Fixed Grand Finale card not glowing under some conditions.
  • Fixed Heel Hook card not glowing under some conditions.
  • Fixed issue where the line below scores were always rendered (instead of fading in).
  • Fixed issue where Watcher couldn't receive Stuffed or Well Fed bonus scores.
  • Fixed No Block power allowing players to gain Block with Dexterity.
  • Fixed Sneaky Strike card not glowing under some conditions.
  • Fixed Spirit Shield's Block value not changing under some conditions.
  • Keys for the final act could be skipped if you proceed extremely fast.


UI and Effects
  • Increased line spacing in events when bigger text mode is on.
  • Main menu panel buttons now have a wider space for bigger and localized text to fit.
  • Adjusted various fonts to improve legibility.


Performance
  • Merged and adjusted fonts to improve performance and memory usage.
  • When closing a Single Card popup or Single Relic popup, the font texture is cleared to save memory.
  • When closing the Leaderboard screen, the font texture is cleared to save memory.
  • Some code cleanup/sharing for death and victory screens.


Localization
  • Updates for DEU, EPO, FRA, JPN, POL, SPA, TUR, VIE.

Retirado da Steam porque não encontrei especificamente para as consolas. Mas no que toca aos buffs/debuffs de cartas é tudo igual.
 
Estou a adorar o jogo. Andei viciado a semana toda nisto!

Já consegui terminar o jogo com o primeiro personagem, mas estou a ter dificuldades com The Silent. Já estive 2 vezes num boss final mas acabo sempre por perder :/ complicado.
 
Estou a adorar o jogo. Andei viciado a semana toda nisto!

Já consegui terminar o jogo com o primeiro personagem, mas estou a ter dificuldades com The Silent. Já estive 2 vezes num boss final mas acabo sempre por perder :/ complicado.
As shiv/strength builds são as builds mais viáveis desde o último update.

Cartas que recomendo para esta estratégia:

Ataques:
- Dagger Spray (boa carta AOE, ideal para lutas contra vários inimigos)
- Sneaky Strike (esta personagem tem ao seu dispor uma estratégia de descartar cartas. Esta carta fica essencialmente gratuita cada vez que é descartada uma carta por turno)
- Dash (10 ataque, 10 defesa excelente carta em qualquer ascensão, mas sobretudo em A1)
- Finisher (imagina teres jogado duas Blade Dances+, que te dão 8 shivs, e depois espetares com uma Finisher+ em cima. 8*8=64. Com vulnerable 96!! )
- Predator (bom ataque que te dá duas cartas extra no próximo turno. Pode ser um um pouco tricky com apenas 3 de energia)

Skills:
- Backflip (um pouco medíocre na defesa mas a carta vale pelas duas cartas extra no turno actual)
- Blade Dance (gera 3 shivs ou 4 se for upgraded. Estas shivs têm apenas 4 de base, mas como o efeito de relíquias e vulnerable podem chegar a 20, 30 ou mais de ataque)
- Piercing Wail (muito boa defesa contra multi inimigos)
- Leg Sweep (boa defesa que inflige Weak nos inimigos)
- Terror (inflige 99 de Vulnerable. Essencial para os ataques terem mais kick)

Powers:
- Accuracy (dá mais ataque às shivs)
- Footwork (dá mais dexterity às defesas.)

Draw e discard também fazem parte da estratégia desta personagem, porque podem gerar defesa, cartas extra ou energia.
Assim, fica de olho em cartas como Acrobatics, Backflip, Prepared, Calculated Gamble, Reflex ou Tactitian.

Para iniciante pode ser intimidador lutar contra Elites, mas ao vencer estes inimigos estamos a tornar-nos mais poderosos. Estes inimigos dão uma relíquia, mais dinheiro que os inimigos normais e têm uma maior hipótese de darem cartas raras. Dois elites no mínimo por acto é o que recomendo.
No primeiro acto vai pelo caminho que tenha pelo menos 3 inimigos normais antes de um elite e de preferência um campfire antes para poderes fazer upgrade a uma carta.
Nas lojas tenta sempre tirar uma base card (Strike, Defend).
Adiciona cartas que aches que realmente te ajudem, não adiciones por adicionar. Para informação, a % de hipótese de sair uma carta upgraded é 0/25/50 respectivamente para acto 1/2/3. A não ser que tenhas um Egg (Molten Egg, Toxic Egg, Frozen Egg) e aí é garantido.

Quanto às boss rewards, tens sempre uma carta rara à escolha. As melhores para este personagem são Wraith Form, Adrenaline, After Image, Bullet Time se tiveres bom draw e apenas 3 de energia, Burst se tiveres muitas e boas skills, Malaise, Phantasmal Killer.
Quanto à relíquia, tudo o que te dê energia deve ser considerado. Muito cuidado com a Velvet Choker porque apenas podes jogar 6 cartas por turno, não é a melhor relíquia se quiseres jogar muitas shivs. Cuidado também com a Sozu porque já não ganhas poções, e acredita que poções é uma parte essencial para ganhar neste jogo.
Diria que as que têm menos impacto negativo em ascensões baixas são Cursed Key, Coffe Dripper, Fusion Hammer e Slaver's Collar. Se tiveres muito disarcard, Hovering Kite também é boa.
 
Se calhar devia ter dito algo em relação ao Boss do terceiro acto. Aqui é essencial conheceres os seus padrões.

Donu & Deca: os os principais perigos destes inimigos é que atacam à vez. Quando o Donu ataca o Deca protege ambos com 16 Block, no turno seguinte o Donu dá 3 Strength a ambos e o Deca ataca e insere 2 Dazed no teu baralho.
Tipicamente deves matar primeiro o Donu por causa da Strength que ele dá. As Dazed do Deca também é mau mas com bom draw é facilmente mitigável.
Dos 3 Bosses possíveis, este é o que considero o mais fácil.

Awakened One: tem duas vidas, ou seja, quando vences pela primeira vez ele volta aos 300 de HP. Mas talvez o maior perigo deste inimigo é que ele ganha 1x Strength por cada Power que tu jogas na primeira fase. Assim uma estratégia viável, se o teu baralho permitir, é não jogares Powers na primeira fase, mas apenas na segunda. Mata os dois pássaros que o acompanham primeiro para depois poderes focar-te nele.

Time Eater: este sacaninha é o que eu considero o pior, pelo menos o que tenho mais dificuldades em A20. Este inimigo interrompe o teu turno por cada 12 cartas que jogas durante a batalha. Atenção que a contagem continua entre turnos. Assim o difícil é sincronizar correctamente. Tens que avaliar o que o teu baralho permite. Talvez 4, 6, ou mesmo 12 cartas por turno. Mas atenção que a cada iteração destas 12 cartas, para além de te interromper o turno, também ganha 2x Strength. Ou seja, quanto mais cartas jogas mais bravo ele fica. Mas não fica por aqui, ao longo da batalha vai-te infligindo Weak, Vulnerable, Draw Reduction (menos uma carta no turno seguinte) e ganhando Block. Mas espera não fica por aqui. Quando passa de metade de health para baixo, se não o matares ele recupera para 50% health. Por exemplo se ele tem 456 de total, o meio é 228. Imagina que o trazes até 200, ele no turno seguinte inicia o processo de regeneração. Se só conseguires ir até aos 50 bad luck, ele volta para os 228. Só faz isto uma vez, a partir daí todo o damage é definitivo e eventualmente ele morre. Mas ya, este inimigo tem muitas variáveis, muita coisa a acontecer ao mesmo tempo. Tens mesmo que ir bem apetrechado.
 
As shiv/strength builds são as builds mais viáveis desde o último update.

Cartas que recomendo para esta estratégia:

Ataques:
- Dagger Spray (boa carta AOE, ideal para lutas contra vários inimigos)
- Sneaky Strike (esta personagem tem ao seu dispor uma estratégia de descartar cartas. Esta carta fica essencialmente gratuita cada vez que é descartada uma carta por turno)
- Dash (10 ataque, 10 defesa excelente carta em qualquer ascensão, mas sobretudo em A1)
- Finisher (imagina teres jogado duas Blade Dances+, que te dão 8 shivs, e depois espetares com uma Finisher+ em cima. 8*8=64. Com vulnerable 96!! )
- Predator (bom ataque que te dá duas cartas extra no próximo turno. Pode ser um um pouco tricky com apenas 3 de energia)

Skills:
- Backflip (um pouco medíocre na defesa mas a carta vale pelas duas cartas extra no turno actual)
- Blade Dance (gera 3 shivs ou 4 se for upgraded. Estas shivs têm apenas 4 de base, mas como o efeito de relíquias e vulnerable podem chegar a 20, 30 ou mais de ataque)
- Piercing Wail (muito boa defesa contra multi inimigos)
- Leg Sweep (boa defesa que inflige Weak nos inimigos)
- Terror (inflige 99 de Vulnerable. Essencial para os ataques terem mais kick)

Powers:
- Accuracy (dá mais ataque às shivs)
- Footwork (dá mais dexterity às defesas.)

Draw e discard também fazem parte da estratégia desta personagem, porque podem gerar defesa, cartas extra ou energia.
Assim, fica de olho em cartas como Acrobatics, Backflip, Prepared, Calculated Gamble, Reflex ou Tactitian.

Para iniciante pode ser intimidador lutar contra Elites, mas ao vencer estes inimigos estamos a tornar-nos mais poderosos. Estes inimigos dão uma relíquia, mais dinheiro que os inimigos normais e têm uma maior hipótese de darem cartas raras. Dois elites no mínimo por acto é o que recomendo.
No primeiro acto vai pelo caminho que tenha pelo menos 3 inimigos normais antes de um elite e de preferência um campfire antes para poderes fazer upgrade a uma carta.
Nas lojas tenta sempre tirar uma base card (Strike, Defend).
Adiciona cartas que aches que realmente te ajudem, não adiciones por adicionar. Para informação, a % de hipótese de sair uma carta upgraded é 0/25/50 respectivamente para acto 1/2/3. A não ser que tenhas um Egg (Molten Egg, Toxic Egg, Frozen Egg) e aí é garantido.

Quanto às boss rewards, tens sempre uma carta rara à escolha. As melhores para este personagem são Wraith Form, Adrenaline, After Image, Bullet Time se tiveres bom draw e apenas 3 de energia, Burst se tiveres muitas e boas skills, Malaise, Phantasmal Killer.
Quanto à relíquia, tudo o que te dê energia deve ser considerado. Muito cuidado com a Velvet Choker porque apenas podes jogar 6 cartas por turno, não é a melhor relíquia se quiseres jogar muitas shivs. Cuidado também com a Sozu porque já não ganhas poções, e acredita que poções é uma parte essencial para ganhar neste jogo.
Diria que as que têm menos impacto negativo em ascensões baixas são Cursed Key, Coffe Dripper, Fusion Hammer e Slaver's Collar. Se tiveres muito disarcard, Hovering Kite também é boa.

Se calhar devia ter dito algo em relação ao Boss do terceiro acto. Aqui é essencial conheceres os seus padrões.

Donu & Deca: os os principais perigos destes inimigos é que atacam à vez. Quando o Donu ataca o Deca protege ambos com 16 Block, no turno seguinte o Donu dá 3 Strength a ambos e o Deca ataca e insere 2 Dazed no teu baralho.
Tipicamente deves matar primeiro o Donu por causa da Strength que ele dá. As Dazed do Deca também é mau mas com bom draw é facilmente mitigável.
Dos 3 Bosses possíveis, este é o que considero o mais fácil.

Awakened One: tem duas vidas, ou seja, quando vences pela primeira vez ele volta aos 300 de HP. Mas talvez o maior perigo deste inimigo é que ele ganha 1x Strength por cada Power que tu jogas na primeira fase. Assim uma estratégia viável, se o teu baralho permitir, é não jogares Powers na primeira fase, mas apenas na segunda. Mata os dois pássaros que o acompanham primeiro para depois poderes focar-te nele.

Time Eater: este sacaninha é o que eu considero o pior, pelo menos o que tenho mais dificuldades em A20. Este inimigo interrompe o teu turno por cada 12 cartas que jogas durante a batalha. Atenção que a contagem continua entre turnos. Assim o difícil é sincronizar correctamente. Tens que avaliar o que o teu baralho permite. Talvez 4, 6, ou mesmo 12 cartas por turno. Mas atenção que a cada iteração destas 12 cartas, para além de te interromper o turno, também ganha 2x Strength. Ou seja, quanto mais cartas jogas mais bravo ele fica. Mas não fica por aqui, ao longo da batalha vai-te infligindo Weak, Vulnerable, Draw Reduction (menos uma carta no turno seguinte) e ganhando Block. Mas espera não fica por aqui. Quando passa de metade de health para baixo, se não o matares ele recupera para 50% health. Por exemplo se ele tem 456 de total, o meio é 228. Imagina que o trazes até 200, ele no turno seguinte inicia o processo de regeneração. Se só conseguires ir até aos 50 bad luck, ele volta para os 228. Só faz isto uma vez, a partir daí todo o damage é definitivo e eventualmente ele morre. Mas ya, este inimigo tem muitas variáveis, muita coisa a acontecer ao mesmo tempo. Tens mesmo que ir bem apetrechado.

Acabei por conseguir há umas horas! :D Obrigado pelas dicas, caramba estás aí uma verdadeira wiki de Slay the Spire.

Consegui fazer isto numa run inacreditável onde estava com uma relic que não me permitia fazer rest/curar por isso desde o ínicio achei que ia morrer cedo. Mas fiz uma build muito boa com poison e com umas cartas incríveis com buff de intangible.
Como grande parte dos inimigos só me conseguiam dar 1 de dano a maior parte do tempo - e muitas vezes nem isso porque tinha uma carta "innate" que me oferecia 1 de block por cada carta jogada - fiz uma run onde me senti francamente invencível :D
E no fim calhou-me o time eater (para quem já tinha perdido) mas nem ele me conseguiu vencer ;)

Infelizmente por um triz não consegui ganhar o trofeu de bater um boss sem sofrer dano :P

Agora vou passar para o proximo personagem. Ainda não compreendi bem a dinâmica dos lightnings e afins.

Já derrotei todos os bosses do jogo até ao act 3, falta apenas o Donu e Deca.
 
@Nirvanes

Essa Relíquia devia ser a Coffe Dripper (Gain 1 Energy at the start of each turn. You can no longer Rest at Rest Sites.)
Fizeste troca de relíquia no início na Baleia?

As poison builds, quando funcionam, são verdadeiramente OP. Umas quantas cartas de poison e duas ou três Catalysts+ (triplica o veneno) e os inimigos nem sabem o que lhes acontece.

Essas cartas de intangible que falas são, provavelmente, as Apparition, que são oferecidas num evento do Acto 2. Em ascensões mais baixas são oferecidas 5, enquanto que a partir de A15 são oferecidas apenas 3. É quase sempre correto aceitá-las, porque com 5 turnos garantidos a run fica bastante simplificada. A personagem The Silent dá-se particularmente bem com elas, e uma estratégia viável para o acto 2 é ir por (?) em vez de monstros.
Em alternativa também tens a carta Wraith Form que te dá 2 intangible (3 se upgraded).
 
@Nirvanes

Essa Relíquia devia ser a Coffe Dripper (Gain 1 Energy at the start of each turn. You can no longer Rest at Rest Sites.)
Fizeste troca de relíquia no início na Baleia?

As poison builds, quando funcionam, são verdadeiramente OP. Umas quantas cartas de poison e duas ou três Catalysts+ (triplica o veneno) e os inimigos nem sabem o que lhes acontece.

Essas cartas de intangible que falas são, provavelmente, as Apparition, que são oferecidas num evento do Acto 2. Em ascensões mais baixas são oferecidas 5, enquanto que a partir de A15 são oferecidas apenas 3. É quase sempre correto aceitá-las, porque com 5 turnos garantidos a run fica bastante simplificada. A personagem The Silent dá-se particularmente bem com elas, e uma estratégia viável para o acto 2 é ir por (?) em vez de monstros.
Em alternativa também tens a carta Wraith Form que te dá 2 intangible (3 se upgraded).

Sim era o Coffe Dripper, foi no ínicio que troquei com a baleia pela reliquia da The Silent. Foi um presente envenenado mas que na verdade até acabou a servir bem porque me deu a possibilidade de fazer buffs sempre como primeira acção.

A carta intangible era a Wraith Form. Tive a sorte de conseguir fazer upgrade e duplicar posteriormente.
Fiquei com 3 (comprei outra mais para a frente) e por isso estava praticamente invencível. Conseguia ter 4 ou 5 rondas de intangible e com a After Image era garantido que tinha block suficiente para aguentar os ataques, então era sempre a jogar ao ataque, com especial enfoque no Poison.
Infelizmente não tinha Catalysts!

Agora que completei com The Ironclad e The Silent, vou passar para The Defect.
 
Por acaso a the silent é a que jogo melhor. Sou mau com a Watcher que dói... embora também reconheça que não tenha utilizado tanto quanto as outras.
 
@Walderstorn

Wrath/Calm e Scry é o truque.

Estas cartas são as melhores, na minha opinião.

- Tantrum
- Fear no Evil
- Inner Peace
- Meditate
- Talk to the Hand
- Wallop
- Flurry of Blows
- Cut Through Fate
- Empty Fist
- Foresight
- Mental Fortress
- Rushdown

Cartas raras nos bosses:
- Vault
- Scrawl
- Lesson Learned
- Blasphamy

Com o Watcher, quase sempre vou pelo caminho que tem mais Elites, mesmo em A20. A não ser que ande especificamente à procura de Lojas ou Eventos.
 
Não gosto muito da The Watcher, mais por causa dos diferentes estados. Nunca fui bom em lidar com personagens que envolvem gerir diferentes estilos conforme a situação. The Silent é mesmo a personagem com que jogo melhor e também a que gosto mais de utilizar. Já tive runs péssimas, em que chego ao acto 3 sem cartas essenciais, como a Blade Dance, mas também já tive algumas runs bastante boas, como esta. Chegar ao boss final e tirar quase metade da vida de uma só vez é bastante satisfatório.

Slay-the-Spire-scaled.jpg
 
Estou farto de tentar mas simplesmente não consigo ganhar ao boss final do acto 4. Já lá estive com todas as personagens (menos the watcher) e não me safei com nenhuma.
 
@Nirvanes

Ahh então já decobriste o verdadeiro final! Nos últimos posts contive-me para não spoilar.

Realmente é um boss temível e o melhor conselho que dou é teres um baralho que seja bastante rápido. Com rápido, quero dizer matar em 7 turnos ou menos.
E porquê 7 turnos? Porque este boss fica cada vez vez mais poderoso, até mesmo um pouco fora de controlo (no outro dia estava a ver um stream onde atacava 800 dmg lol).

Mais uma vez conhecer o padrão de ataque é fundamental, e até é um padrão relativamente simples:

1º Turno - Debilitate (inflige 2 Vulnerable, 2 Weak, 2 Frail e insere 5 cartas lixo - Dazed, Slimed, Wound, Burn, Void)
Aqui ajuda ter uma das relíquias que previnem estes debuffs: Ginger (previne Weak) ou Turnip (previne Frail).
Quanto ao Vulnerable, não existe uma relíquia que o previna, apenas uma que reduz para 25% de Vuln que é a Odd Mushroom que pode aparecer num evento do Acto 1. O que funciona melhor é uma poção Ancient Potion que previne um debuff, sendo que o Vulnerable é o primeiro a ser aplicado, logo actua contra este. Ou então a Relíquia Orange Pellets (esta relíquia só aparece em lojas, logo tem de ser comprada) que remove todos os debuffs quando é jogado uma carta de Ataque, uma Skill e uma Power no mesmo turno. Sendo o turno ideal para isto o 2º.

2º Turno: 50% multi hit (2x12) / 50% single hit (40)
Com Vulnerable passa para 3x12 e 60 respectivamente

3º Turno: Usa o ataque que não usou no turno anterior.

4º Turno Buff

e a partir daqui roda constantemente entre Ataque/Ataque/Buff

O primeiro ciclo é perigoso devido aos debuffs. O segundo é frequentemente letal porque muitas vezes levamos um porradão no primeiro e, apesar de os debuffs desaparecerem, o HP não é suficiente para nos aguentarmos. Portanto se conseguirmos sobreviver ao 1º ciclo com a maioria da HP, o 2º ciclo é perfeitamente acessível. O 3º é que já começa a ser complicado com o multi-hit na casa dos 6x12...

Com o The Silent, cartas como Leg Sweep que infligem Weak no adversário são muito úteis. Ou então as cartas Wraith Form e Apparition que nos dão intangible.
Com o Ironclad uma das primeiras builds com que consegui vencer foi com Barricade/Entrench. Se tivermos sorte de apanhar a Barricade no primeiro turno e subir o block rapidamente, este inimigo - aliás qq inimigo - fica trivial.

Depois é preciso um pouco de sorte. Sorte com a ordem de saída das cartas. Sorte com as relíquias que vamos ganhando ao longo da run. Dá muito jeito ter por exemplo Calipers, Fossilized Helix, Incense Burner, Lizard Tail, Torii ou Tungsten Rod (estas duas são muito boas contra os multi attacks).

E depois claro, persistência. As primeiras vezes levei sempre no lombo e depois a minha primeira vitória até foi pefeita. Não levei qualquer dano, nem mesmo do Beat of Death (aquela coisa irritante que dá 1 dmg por cada carta jogada). Nada que uma After Image ou Tungsten Rod não consigam lidar.


@Daimon
Bom baralho. Talvez um pouco maior que o ideal, mas bom baralho. Reparo que ainda tens 4 Strikes e 4 Defends. Eu recomendo ir retirando estas cartas em lojas ou em eventos. Não gosto muito da Prepared unupgraded e 2 BackStabs demais porque são innate e roubam espaço a outras cartas que queremos jogar os mais cedo possível como por exemplo Footwork ou Accuracy. Isto numa perspectiva mais geral, porque até acredito que tenha funcionado bastante bem porque tens a relíquia Bag of Marbles que ajuda bastante a matar inimigos logo no 1º turno.
De resto, é um textbook Shiv deck com todas as peças essenciais para não dar hipótese a qualquer inimigo. Parabéns!
 
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