Sleeving para principiantes

Tekku

Power Member
Boas pessoal tenho uma dúvida de principiante e de quem tem curiosidade em saber como começar a fazer os seus próprios sleevings.

Primeiro gostava de saber se no caso da criação de extensões, o que seria necessário e se a posição dos cabos nestas é importante ou basta fazer uma ligação directa duma ficha há outra e está a extensão feita por assim dizer.

E outra dúvida é na criação de cabos para fontes modulares, nestes já é preciso seguir determinadas ordens no ligação dos cabos às fichas e também algumas questões de segurança e assim que alguns cabos possuem, como nos podemos informar disto e onde podemos obter essas informações?

Obrigado desde já a quem decidir ajudar, e peço desculpa se a info já se encontra no fórum mas não encontrei.
 
Bem, para criares extensões do zero, assim muito baratito (como estou para fazer):

- O dito sleeving (paracord é do mais barato que há, pelo o que parece, e se for comprado um de minima qualidade, fica top);
- 18" awg wire (o dito cabo, tenho quase a certeza que é de 18", não fará mal confirmares novamente por ti);
- um "molex crimper" para crimpar os cabos nos suportes de metal que depois encaixam nos conectores;
- os ditos suportes de metal onde vão prender as pontas dos cabos que depois vão encaixar dentro dos conectores da MB, GPU e etc;
- um isqueiro para derreter as pontas do paracord com ele já cortado e com o cabo enfiando dentro;

Em relação à criação de cabos para fontes modulares, aconselho-te vivamente a fazeres uma pesquisa do layout do cabos, há marcas que tendem a mudar a ordem dos cabos e se algo corre mal por parte das tuas extensões, pode tudo fazer um grande bum!

Não sou pro nisto, mas epá, acho que sei o minimo e espero ter ajudado :)
 
Boas obrigado pelas dicas.
Vou tentar responder a cada ponto para não falhar nada, já que te deste ao trabalho de me responder.

-O sleeving estou a pensar inicialmente experimentar MDPC-X ouvi dizer que era tipo dos melhorzitos e gostei das cores que tem :P
-Os cabos por acaso estava na dúvida de que tipo de cabos comprar, só numa loja estrangeira relacionada com MDPC é que vi que tinham lá cabos 18AWG e 16AWG mas sinceramente não entendi propriamente a diferença entre ambos, calculei que fossem apenas diferentes em termos de grossura, dito isto, suponho que seja escolha de cada um que cabo usar? ou cada um tem o seu uso?
-As ferramentas pensei também em encomendar as ferramentas da MDPC-X, parecem me de boa qualidade e ficava logo com tudo para o que precisa-se.
-esses suportes/fichas whatever também já vi mas obrigado por relembrares :D
-O isqueiro já tenho :P

Agora no que diz respeito à criação dos cabos do zero, esse é o meu medo, fazer alguma coisa mal que rebente com alguma coisa, talvez opte por fazer só extensões, suponho que ao fazer a extensão se possa fazer as ligações directas de um lado ao outro sem grande ciência certo? se me faço entender, é complicado explicar quando não sabemos os termos.

Obrigado desde já, tenho andado a procurar aos poucos para ver se decido o que encomendar e depois começar aos poucos a fazer qualquer coisa :P
 
Aqui vai mais uma ajuda hehe

- MDPC-X é excelente, é dinheiro bem gasto. Falei do paracord porque não sabia do teu budget, mas claro que sempre que é possível, optar por algo melhorzinho.
- Bem, os dois funconam, mas a regra geral é 18AWG. Não há diferença entre eles, em termos técnicos. Compras 18AWG e ficas arrumado, não tens problemas :)
- Ferramentas é outra questão, se tiveres budget compras o kit completo, assim é mais fácil para começar e tens menos trabalho porque já tens as ferramentas à bom (e de boa qualidade).

Em relação aos cabos do zero, epá, o meu conselho é mesmo extensões. Por um lado é bom porque é transmutável de fonte para fonte, por outro lado gasta mais uns €€€ em conectores, mas nada de mais. Isso das ligações podes fazer como dizes "um lado ao outro sem grande ciência" visto que de certa maneira só estás a prolongar os cabos. Tens é que ter atenção e encaixar os cabos da extensões direitinho nos conectores, não calha por exemplo ligares um cabo de 12v num ground e bum. Fazes os cabos com a ideia do "prolongamento" do cabo e corre tudo bem.

Qualquer coisa que precises, dispõe :)
 
Boas e mais uma vez obrigado, por acaso estava na dúvida nessa questão dos cabos, tinha deduzido que a nomenclatura tivesse talvez relacionada com a grossura do fio de alguma forma, e tinha optado por ir para o 18AWG :P

Em principio quando encomendar as coisas encomendo logo as ferramentas, isto vai ser para fazer aos poucos e para fazer bem dentro dos possíveis :)

E sim acabei por me decidir por começar com apenas extensões, menos probabilidade de estragar alguma coisa, algo que não calhava nada bem agora :P

cumps :)
 
@Tekku , já passou algum tempo, mas pronto, o resultado final do material que te falei :)


Jz7XAVE.jpg



X6rnwWW.jpg
 
Boas epá espectáculo, tive alguns contra tempos e ainda não consegui mandar vir o material, tenho visto que o mais complicado é decidir combinação de cores lol :P

Fizeste um excelente trabalho parabéns :)
 
Back
Topo