SLI in Physics

God_Lx disse:
Ui, se isso funcionar brevemente o 3DMark06 vai todo direitinho pras Nvidia, ainda mais do que já é...

Não sei, mas uma coisa é certa, isto vai sair daqui a uns meses, e vai acrescentar valor ao hardware já existente (NV4x e G7x).
Está neste momento a ser demonstrado com live-demos na GDC'06.

Quanto à G80, bom, essa até já ouvi dizer (unconfirmed rumor of course, so take it lightly) que conseguirá fazer FP16 HDR + AA e FP32 HDR + AA, quer em DX9, quer em DX10, e combinar tudo com esta técnica de cálculo de física auxiliado pelo SLI.
 
blastarr esse tipo de rumores qq dia diz que tira cafés :P Mas não tou a ver nada de especial sinceramente... Para a altura k deverá sair se n fizer isso é uma bela treta...


Agradeço que te mantenhas dentro do tópico
 
Última edição pelo moderador:
Em pricipio qualquer placa com SM3 deverá ser capaz de correr o Havok FX. Por isso não me espantaria muito que isto não fosse exclusivo da nvidia por muito tempo.
 
Winjer disse:
Em pricipio qualquer placa com SM3 deverá ser capaz de correr o Havok FX. Por isso não me espantaria muito que isto não fosse exclusivo da nvidia por muito tempo.

Sim, claro.
Acrescentar valor significa poder beneficiar o maior número possível de GPU's, para que a implementação seja racional numa config. comum de hardware.
Inclusivé não será difícil um port de consolas X360 e PS3 para PC's com GPU's SM3 e vice-versa.



É precisamente por isso que é interessante. Seguiram o modelo inverso do da AGEIA (que requer uma PPU específica que aínda nem existe no mercado).

E como até já há vários jogos a usar o motor Havok por software, isto tem aínda mais potencial.


Claro que tudo isto pode até levar a AGEIA a reagir e a modificar a sua SDK para funcionar também desta forma.
 
Qual o interesse de ter 2 7900gtx em sli para ter uma a fazer a fisica do jogo, a opção futura de ter uma placa dedicada deve ser bastante mais barato e eficiente.

A não ser que consigam por um chip dedicado na grafica para fazer isto, não vejo qual o objectivo, ganhas em efeitos na fisica do jogo perdes fps.
 
zer0 disse:
Qual o interesse de ter 2 7900gtx em sli para ter uma a fazer a fisica do jogo, a opção futura de ter uma placa dedicada deve ser bastante mais barato e eficiente.

A não ser que consigam por um chip dedicado na grafica para fazer isto, não vejo qual o objectivo, ganhas em efeitos na fisica do jogo perdes fps.

Talvez porque o DirectX 9 não contempla a possibilidade de aceleração de física nas GPU's actuais ?

Sem isto, só com placas DX10, coisas que nem toda a gente vai ter nos próximos 12 a 24 meses (preço)...
E aí já é valor evidente, é inegável para quem investiu em placas da gama média e alta agora e não vai poder fazer tão cedo uma compra na mesma gama em DX10 (upgrades de longo prazo).
 
Bem ,é certo que isto é positivo porque é a forma mais rápida de massificar e evoluir a fisica nos jogs (e não só). No entanto, não sei até que ponto há "espaço" nos GPU's para desempenhar esta tarefa sem implicar uma perda na parte visual. é tudo um bocado ambiguo.

Vejamos, numa placa single, quer os jogos mais recentes, como certamente os futuros, têm capacidade de por uma placa de joelhos com os settings "certos". Os motores fisicos terão que usar "partes" da GPU não utilizadas pelos gráficos, ao estilo HyperThreading da Intel, caso contrário seria impraticável. O problema é precisamente a alta probabilidade de não sobrar muito do GPU para isto dada a crescente complexidade dos jogos, a par com o nosso grau de exigência de qualidade (High Detail Settings, Resoluções altas, AA, AF, HDR, elevado nº de frames/sec, etc). Resultado, escassos ou imperceptiveis ganhos na performance da fisica só com um GPU. Talvez aqui os Dual Core possam contribuir um pouco.

Quanto à solução do SLI, é obviamente menos má. Ainda assim não sei até que ponto é que quem compra duas placas gráficas se vai contentar com a performance de apenas uma, deixando a outra para a fisica. A performance gráfica ainda ocupa um lugar de destaque nos nossos habitos/costumes e ter que abdicar da excelência nesta, não será uma escolha linear...

Ter a placa dedicada a esta efeito, como a da AGEIA, traria menos questões. Serve somente para aquilo, será certamente boa nisso e não implica compromissos. Só sabendo como é que um single GPU decente consegue desempenhar este papel e como é que um GPU a mais (tão ou mais caro que uma AGEIA, provavelmente) se comporta comparativamente ao PPU dedicado.

Isto levanta uma série de questões, quer a nivel técnico e desempenho, como a nivel de mercado e suporte dos títulos. Agora, onde ainda tenho mais incógnitas é no que se refere aos developers. Parece que poderá vir a haver vários patamares de performance para os quais se terá que pensar. Single GPU + Havok, SLI + Havok, PPU + Ageia API. Se já é complicado imaginar a necessidade de repensar a mecânica dos jogos, muito menos linearidade na história, cenários totalmente alteráveis, etc, como conjugar tudo isto de forma a ser jogável em plataformas potencialmente tão distintas a nivel de performance como as que me parecem vir a haver?


Não quero parecer pessimista, bem pelo contrário, é óptimo que tudo isto surja até porque nada está decidido em relação ao que será o Standard da Fisica e assim o mercado possa "escolher" o melhor caminho a seguir.
 
Vai ser possivél ter os calculos de fisica feitos mesmo com uma só placa. Não é preciso SLI.
O que pode acontecer termos uma opção para escolher quanto da capacidade do GPU queremos disponibilizar para calculos de fisica. Quem tiver uma placa High End poderia disponibilizar mais ciclos para fisica, obtendo melhores efeitos.
Uma coisa que pode acontecer numa geração futura é ter uma parte do chip especifica para calculos de fisica. Imaginem um quad pipe apenas para calculos de fisica.
 
Winjer disse:
Vai ser possivél ter os calculos de fisica feitos mesmo com uma só placa. Não é preciso SLI.
O que pode acontecer termos uma opção para escolher quanto da capacidade do GPU queremos disponibilizar para calculos de fisica. Quem tiver uma placa High End poderia disponibilizar mais ciclos para fisica, obtendo melhores efeitos.
Uma coisa que pode acontecer numa geração futura é ter uma parte do chip especifica para calculos de fisica. Imaginem um quad pipe apenas para calculos de fisica.

Esse teu último ponto... soon :D

--------------------------------------

Em relação à perda de performance, eu prefiro perder um pouco de velocidade na GPU, do que ter a velha e estafada CPU x86 a acelerar o motor de física por software (CPU limitation anyone ?)...
Besides, a vantagem do SLI em DX9 é que podes escolher entre velocidade e física.

Numa PPU da AGEIA, ou tens física, ou não tens nada.
 
Última edição:
ou seja, isto só vai ter grandes vantagens após a uma implantação grande do dx10, certo?

o facto de ajudar as limitações em cpu's é mt bom, deixa-mos de ter um cpu a ser mt usado e mais livre para outras coisas de um jogo(loadings e afins).

Fikem bem!
 
Física em SLI soa a um completo desperdício de recursos, tal como disse o zer0.

Se eu compro um sistema SLI então é para ter um boost nos gráficos. Para a física já vão existir placas que com certeza vão oferecer muito melhor performance nas físicas do que uma segunda placa gráfica e por menos €s.

O direito de "escolha" (gráficos*2 ou gráficos mais física) é bom para quem já tem um sistema SLI, mas para novos sistemas é um desperdício total.

E quem diz em SLI tambem diz num hipotético equivalente em Crossfire.
 
ToTTenTranz disse:
Física em SLI soa a um completo desperdício de recursos, tal como disse o zer0.

Se eu compro um sistema SLI então é para ter um boost nos gráficos. Para a física já vão existir placas que com certeza vão oferecer muito melhor performance nas físicas do que uma segunda placa gráfica e por menos €s.

O direito de "escolha" (gráficos*2 ou gráficos mais física) é bom para quem já tem um sistema SLI, mas para novos sistemas é um desperdício total.

E quem diz em SLI tambem diz num hipotético equivalente em Crossfire.

Ou seja, assumes que a placa da AGEIA já é melhor do que esta solução, apesar de aínda nem estar no mercado...:rolleyes:

Sem poder comparar e sem benchmarks de software, como é que sabes isso ?
O que é que te diz que a AGEIA, vinda do nada, sabe mais de paralelização de cálculos de física do que a nVidia ou a ATI, que já cá andam há uns anos valentes e possuem experiência em motores de jogo (onde por vezes a física assume um papel relevante, como no HL2) ?
 
Última edição:
Pah, muitas gráficas ficam CPU-Limited... Se conseguirmos que elas não fiquem limitadas pelo CPU (Tirando agarrar num FX-57/FX-60/Conroe a muitos Ghz's) com o SLI talvez tenhamos melhor performance do que ter as duas para gráficos...

(A explicação não foi a melhor mas penso k tenham entendido...)

De qq maneira tb axo k uma PPU de baixo custo dedicada valia mais a pena...
 
blastarr disse:
Ou seja, assumes que a placa da AGEIA já é melhor do que esta solução, apesar de aínda nem estar no mercado...:rolleyes:

Sem poder comparar e sem benchmarks de software, como é que sabes isso ?
O que é que te diz que a AGEIA, vinda do nada, sabe mais de paralelização de cálculos de física do que a nVidia ou a ATI, que já cá andam há uns anos valentes e possuem experiência em motores de jogo (onde por vezes a física assume um papel relevante, como no HL2) ?
Ele assume o que qualquer pessoa assumiria baseando-se no senso comum.
Primeiro tem que se saber com o que é que se compara a PPU. Com um GPU de que gama, média ou alta? Depois, se esse GPU faz apenas esse trabalho ou não, e sendo "dedicado" à fisica até que ponto pode competir com uma placa desenhada de raíz para esse efeito.

É impossivel saber-se qual a melhor solução, é óbvio, mas não escandaliza ninguém que numa primeira fase se assuma que a PPU dedicada possa ter melhor performance. Em termos competitivos, pelo que se soube até agora, uma placa destas competiria em termos de preço com uma placa gráfica de média gama, na ordem dos ~2XX €.
 
acho que isto pode ser uma boa solução se conseguires ter uma grafica de media/alta para os gráficas, 7900GT, e depois tens uma 6600LE ou até mesmo uma 6200 a fazer a fisica, pq ter uma 7900 so para a fisca do jogo é desperdicio.
 
skandal disse:
acho que isto pode ser uma boa solução se conseguires ter uma grafica de media/alta para os gráficas, 7900GT, e depois tens uma 6600LE ou até mesmo uma 6200 a fazer a fisica, pq ter uma 7900 so para a fisca do jogo é desperdicio.
Pois, a questão que põe é mesmo essa. O problema é que o SLI apenas suporta placas iguais. Seria muito bom se o SLI passasse a suportar placas diferentes para se poder, precisamente, vir a ter essa possibilidade de escolha. Talvez a nvidia ainda nos venha a surpreender...
 
Parece-me mais provável começarem a meter chips de física nas gráficas do que propriamente massificar-se o uso de SLI/Xfire com 1 placa inteira dedicada a isso.
A MS pega no DirectX e incorpora um componente DirectPhysics para standardizar a coisa, e passamos a ter mais "game engines" do que propriamente simples placas gráficas.
Até é possível que surjam diferentes fornecedores desses chips sem ser obrigatoriamente os próprios fabricantes de gráficas.
Ou então não. É só um vaticínio.

De uma forma ou de outra, isso da física por SLI não passa de um exercício aproveitado para fazer ficha. Não é economicamente viável porque o mercado SLI é de nicho.
Não vale a pena pegarmo-nos por causa de algo que tão claramente não vai ser solução definitiva.
 
eu acho que vocês estão a esquecer-se que tanto a xbox 360 como a PS3 usam e vão usar um SDK da AGEIA para a fisica nos jogos ... só este simples facto pode fazer crescer a AGEIA no campo dos videojogos...

Concordo com o uso de uma PPU especifica para obter o devido rendimento (a nivel de fisica) nos jogos... comprar um SLI é para raw performance power e n para gastar ciclos nesse tipo de coisas que uma qualquer placa com uma PPU poderá fazer. Todavia quem tem guita para um SLI de 7900 tb tem para uma placa com uma PPU digo eu...


p.s.: eu sou daqueles "cromos" que só vai fazer um upgrade á maquina quando sair placas compativeis com o DX10 e os sockets AM2 e afins estarem completamente estaveis para poder usufruir do windows vista como deve de ser...
 
Back
Topo