SLR digital

eu nao quero sony que isso ja me deu problemas, quero ou canon ou nikon, agora ao fim de ler tudo isto ainda continuo indeciso, no entanto estou quase de partida , e estou mais inclinado para a nikon d40x e depois uma objectiva tipo 18-80 e é capaz de me servir para ja.
vamos la ver se nao faço má compra
 
eu nao quero sony que isso ja me deu problemas, quero ou canon ou nikon, agora ao fim de ler tudo isto ainda continuo indeciso, no entanto estou quase de partida , e estou mais inclinado para a nikon d40x e depois uma objectiva tipo 18-80 e é capaz de me servir para ja.
vamos la ver se nao faço má compra

Acredita que, na prática, com qualquer das máquinas aqui referidas se consegue fazer excelentes fotografias. Excluindo as máquinas dedicadas a uso profissional, as principais diferenças entre as outras residem mais na forma como as coisas se fazem e menos no resultado final.

Ficarás bem servido com uma D40x, cujo única desvantagem considerável é não ter motor de focagem (e isso é irrelevante para quem comprar lentes Nikkor recentes). Além disso, a D40x é uma SLR leve e pequena e, consequentemente, fácil de levar contigo para onde fores. As máquinas que ficam em casa arrumadas numa gaveta não tiram fotografias...
 
Acredita que, na prática, com qualquer das máquinas aqui referidas se consegue fazer excelentes fotografias. Excluindo as máquinas dedicadas a uso profissional, as principais diferenças entre as outras residem mais na forma como as coisas se fazem e menos no resultado final.

Ficarás bem servido com uma D40x, cujo única desvantagem considerável é não ter motor de focagem (e isso é irrelevante para quem comprar lentes Nikkor recentes). Além disso, a D40x é uma SLR leve e pequena e, consequentemente, fácil de levar contigo para onde fores. As máquinas que ficam em casa arrumadas numa gaveta não tiram fotografias...

mas antes de abalar explica-me qual é a vantagem do motor de focagem?
assim sou eu que tenho de focar é? como antigamente? :lol:

se calhar mesmo a maior dificuldade é escolher a objectiva

e outra grande duvida é será que a maquina funciona quando volta... la a tensao electrica é 110/120 volts, aqui 220/230
essa é outra
 
Última edição:
mas antes de abalar explica-me qual é a vantagem do motor de focagem?
assim sou eu que tenho de focar é? como antigamente? :lol:

se calhar mesmo a maior dificuldade é escolher a objectiva

e outra grande duvida é será que a maquina funciona quando volta... la a tensao electrica é 110/120 volts, aqui 220/230
essa é outra

As máquinas com motor de focagem interno (todas as Nikon excepto as D40 e D40x) conseguem focar automaticamente com todas as objectivas disponíveis no mercado (e quase todas as do mercado de usados – só não se safam as mesmo velhinhas, tipo anos 70).

No caso das D40 e D40x, como não têm motor interno de focagem, precisam que a própria objectiva tenha motor próprio.

Todas as objectivas AF-S da Nikkor têm esse motor; com essas não fará qualquer diferença a máquina ter ou não motor interno. As objectivas feitas pela Nikon desde há algum tempo já são todas AF-S. Exceptuando o mercado de usados, quase todas as lentes da marca que se encontram à venda são AF-S.

As tais mais antigas e muitas das feitas por outras marcas como Sigma, Tamron ou Tokina não têm esse motor de focagem na objectiva e terás de fazer focagem manual com elas se as usares numa D40/D40x.

Quanto à diferença de potencial nas tomadas eléctricas, para a máquina é irrelevante porque ela não é ligada à electricidade, simplesmente recebe baterias. Naturalmente, o carregador de bateria fornecido com a máquina virá com cabo para ligar em fichas americanas. Estou aqui a olhar para o carregador da minha D80 e o input indicado é de 100-240v portanto deduzo que, se o da D40x for do mesmo tipo, simplesmente precisarás de substituir o cabo que se liga entre o carregador e a parede ou comprar um adaptador dos que se ligam directamente na tomada.

Espero ter conseguido esclarecer-te o melhor possível, especialmente na parte sobre o motor de focagem que confunde muita gente.
 
Última edição:
a aventura

Pois é , ja estou de volta e com uma maquina no "bolso" , não é bem no bolso... :joker:
No primeiro dia em NY fui a uma shop e pedi uma nikon d40x 18-135mm , e tudo correu bem nesse dia até que chego ao fim do dia e depois de tirar algumas fotos e vejo que ele me tinha dado uma d40 e tambem tinha pago pela d40 , pois elas sao praticamente iguais e eu nem notei.:arrow:
No dia seguinte voltei a loja, devolvi a d40 e troquei pela d40x com a mesma lente. Conclusao a d40x tira umas fotos com um pouco melhor de qualidade e comprando la ainda poupei uns 250euros.:joker::joker::joker:
Antes de trocar pela d40x ainda pensei em trazer era a d80, mas depois começei a ver se eu continuar na fotografia, daqui uns anos quando trabalhar nao vai ser a d80 que perciso mas uma muito melhor assim fiz a compra da d40x.
A escolha da lente nao sei se foi a mais adequada, mas eu gosto, ja tenho um zoom fixe, foca muito bem e ja deu para tirar umas fotos bem boas. Daqui uns meses logo penso em lentes melhores tipo uma de grande angulo e outra de mais zoom, mas digo que esta lente até é fixe.
Agora é so tirar fotos.:-D:-D:-D:-D
Quando ao carregado que eu tinha referido que poderia nao dar, tranzendo de la para cá, não dá mesmo, os nosso carregadores podem suportar tensoes de 110-240 volts eles como nao sao parvos metem os carregadores para funcionar so com a tensao electrica deles. Eu no aeroporto comprei um conversor, que a partida resolve o problema mas resta saber se tambem converte os 50hz para os 60hz ...
quando esprimentar logo digo :P
Qual é o programa bom para usar ? (uso mac):x2::x2:
 
Para trabalhar com NEFs (presumo que estejas a fotografar em RAW), podes utilizar o Adobe Photoshop Lightroom ou o Nikon Capture NX. Ambos permitem organizar as fotografias, fazer as operações de "revelação" e trabalhar sem dificuldade.

Para edição mais profissional, a maioria usa Adobe Photoshop CS3 (que é caro). Para quem quer trabalhar apenas com edição fotográfica, recomendo o Lightzone.

Eu experimentei estes programas em Mac OS X embora, também sejam recomendações válidas para quem usa Windows já que todos existem para ambas as plataformas.
 
por acaso a maioria das fotos que tirei nao foi em raw, mas ja tive a ver que ficam muito melhores e para as trabalhar é muito melhor.
ta visto que tenho de começar só a tirar raw :):)
 
por acaso a maioria das fotos que tirei nao foi em raw, mas ja tive a ver que ficam muito melhores e para as trabalhar é muito melhor.
ta visto que tenho de começar só a tirar raw :):)

tirar tudo em raw? livra :p

eu raramente uso raw (também raramente preciso de fazer edição além de leves toques)

o Capture NX da nikon é sem dúvida a melhor opção caso penses usar RAW. Considerado por muitos o melhor programa para o efeito :)
 
tirar tudo em raw? livra :p

eu raramente uso raw (também raramente preciso de fazer edição além de leves toques)

o Capture NX da nikon é sem dúvida a melhor opção caso penses usar RAW. Considerado por muitos o melhor programa para o efeito :)

Eu costumo fotografar em RAW porque tenho muito espaço em cartões de memória; assim, mesmo que não me sirva para nada nalgumas fotografias, também não tenho nada a perder.

Só fotografo em JPEG quando estou a fotografar desporto (fotografo ténis de vez em quando) e como não tenho paciência para converter centenas de fotos, vai directo para JPEG. Aí tenho mais cuidado com o WB e tiro umas fotos de teste para ver se a exposição está exactamente como eu quero, precisamente para não perder tempo com pós-processamento. No entanto, contrariando-me um bocado, há uns tempos foram precisas fotografias de jogo para um cartaz publicitário e aí tirei umas 400 fotos em RAW (à roda de 5GB) para depois escolher 5 ou 6...
 
pegando no assunto raw que ja nao tem nada a haver com o meu topico inicial :P mas é uma duvida que preciste:
qual é que é mesmo a vantagem de fotografar em raw em vez de jpeg?

eu quando compre a maquina ai a 1 semana depois fiz logo o teste e tirei umas 600 fotos em jpeg e poucas em raw, no fim cheguei a casa e algumas tinha de lhe dar uns toques de luz e contraste para ficar melhor.
:lol:
 
pegando no assunto raw que ja nao tem nada a haver com o meu topico inicial :P mas é uma duvida que preciste:
qual é que é mesmo a vantagem de fotografar em raw em vez de jpeg?

eu quando compre a maquina ai a 1 semana depois fiz logo o teste e tirei umas 600 fotos em jpeg e poucas em raw, no fim cheguei a casa e algumas tinha de lhe dar uns toques de luz e contraste para ficar melhor.
:lol:

o RAW é sempre necessário tocar nela. Vê o RAW como um rolo de uma maquina antiga em que no papel antes de revelar vai ao tanque para dar os toques de luz e contraste. O RAW é isso mesmo, é uma imagem crua sem retoques e tu é que os vais dar onde a perda de qualidade é muito pouca. Um jpg é uma imagem que já traz esses toques todos e sai pronta a imprimir ;)
 
Eu tamem,pentax k10d ou samsung gx10,vemdea um amigo meu a sua por 670 com duas baterias e cartao de 4GB para comprar a D3,a seguimte camera protejida hermeticamente contra o pó e a D200,ademais com autolimpeza de sensor e o antishake,o único mau e a objectiva que trae de serie.Si bem tamen tenho outro que está muito contento ca D40x,ainda que tamem a vende para comprar umha D300.Para os gustos...Para min persoalmente estas duas cameras son das que mais me gosto.A D40x e mais pequena,quase coma umha compacta e a outra tem muitas cousas a mui bom preÇo
 
Normalmente tiro tudo em RAW e depois passo para o Aperture que se formos a ver a 300€ é um luxo. Só não o faço se precisar de aproveitar o espaço nos cartões, ex.: férias em que não leve o portátil ou eventos onde não se pode andar a pensar em trocar cartões (por exemplo jogos de futebol).

Screenshot:
aperturefa5.png
 
Normalmente tiro tudo em RAW e depois passo para o Aperture que se formos a ver a 300€ é um luxo. Só não o faço se precisar de aproveitar o espaço nos cartões, ex.: férias em que não leve o portátil ou eventos onde não se pode andar a pensar em trocar cartões (por exemplo jogos de futebol).

essa do futebol deixou surpreendido.. não podes trocar de cartões em jogos de futebol porque?!
 
essa do futebol deixou surpreendido.. não podes trocar de cartões em jogos de futebol porque?!

Não particularmente jogos de futebol, mas quando há muita confusão e/ou te esqueces dos cartões, tu percebes..

EDIT: Ou quando precisas de tempos de escrita mais rápidos para fazeres bursts maiores/mais rápidos, tipo desportos, foi por isso que dei jogo de futebol como exemplo. :)
 
Última edição:
Back
Topo