SLR para novato!

userN

Power Member
Boas pessoal, sempre fui e sou um apaixonado por fotografias, principalmente gosto de fotografar paisagens!
Bem, a minha máquina é uma HP phosmart m627, tiras fotos engraças, mas nada do que eu gostaria, então zoom, falta-lhe muito...
Enfim, gostava de me iniciar a tirar umas fotos melhores e aprender a tirar as mesmas, no entanto tenho um problema em mãos comum a muitos de nós, os euros...
Assim pretendia ajuda e que me aconselhassem no que poderei comprar slr o mais económico possível e que já valesse a pena para tirar umas fotos boazinhas...
Andei a ver e por exemplo anda um conjunto muitos mais barato do que é comum http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03728584&oid=9|45&c=1042455 não sei
é se vale a pena os 299eur... e depois praticamente só vejo esta http://www.vobis.pt/ProductDetail.aspx?pid=04121233&oid=9|4141&c=2654860 abaixo dos 500eur...
Pedia a vossa opinião bem como sugestão, sendo que acima de 500eur é totalmente impossível para mim.

De momento tiro estas fotos http://www.photoblog.com/photosnet com a máquina que tenho, queria melhorar.

cumps
 
para ja podes comecar com um esses kit (a 1000D e melhor k a D40), mas para fotografar paisagens "vais precisar" de uma lente grande angular, e tens de ter consciencia k so essa lente vai-te custar mais k o preco de ***** um desses kits.

e ja agora, as lentes de kit ekivalem a um zoom de 3x duma makina compacta, se kiseres uma lente com mais zoom, vais ter de largar mais uns 150-250€.

mas cm disse, para comecar ***** um desses kit serve, apenas convem saber ate k ponto keres levar isso a serio e estas disposto no futuro a gastar mais dinheiro, mais lentes, mais tripe, mais filtro polarizador, etc...
 
epah, as lentes de kit tem sensivelmente o mesmo zoom k uma makina compacta de 3x, mas sao ligeiramente mais wide (o k e bom para paisagem), sofrem no entanto de alguma distorcao nessa distancia focal...
 
epah, as lentes de kit tem sensivelmente o mesmo zoom k uma makina compacta de 3x, mas sao ligeiramente mais wide (o k e bom para paisagem), sofrem no entanto de alguma distorcao nessa distancia focal...

não sei se ajuda para me ajudares (face a redundância), mas o que pretendia fazer em termos de fotografia era mesmo isso paisagens, pois gosto de dar um passeio e ir fotografando o que me agrada, bem como gosto também do modo macro para plantas.. no meu photoblog estão essencialmente o tipo de fotos que gosto de tirar.
se calhar o que quero não é compatível com o o meu bolso, e claro terei de abdicar e continuar a fazer "fotos" com a minha espécie de máquina...
 
É uma superzoom.

Numa SLR precisas de várias lentes para os vários objectivos que tens...macro, paisagens, etc...ou seja, as lentes são mais específicas logo menos versáteis.
 
paisagem e macro sao extremos opostos. para fazer bem cada um deles "precisavas" gastar uns 800€ em 2 lentes. cada uma dedicada a uma coisa, e ainda continuavas sem uma lente k fizesse um bom zoom...

as bridges permitem ter o macro e o zoom na mesma makina, mas claro nunca tens a flexibilidade e qualidade de uma DSLR.

sempre ouvi dizer: quem nao tem dinheiro nao tem vicios, por isso, talvez seja melhor pensares bem no que fazer, pq seria chato estar a gastar 400€ e acabares por ficar com uma makina k nao faz bem o k keres.

se e so para paisagem e macro, nem precisas de bridge (bom zoom), tens por ai compactas c bastantes modos manuais e k ja te permitem fazer ambas as coisas sem gastar muito dinheiro. e depois um dia mais tarde kando tiveres orcamento...

n estou mt dentro de compactas de momento, alguem recomenda uma boa compacta com um wide razoavel e modo macro?
 
paisagem e macro sao extremos opostos. para fazer bem cada um deles "precisavas" gastar uns 800€ em 2 lentes. cada uma dedicada a uma coisa, e ainda continuavas sem uma lente k fizesse um bom zoom...

as bridges permitem ter o macro e o zoom na mesma makina, mas claro nunca tens a flexibilidade e qualidade de uma DSLR.

sempre ouvi dizer: quem nao tem dinheiro nao tem vicios, por isso, talvez seja melhor pensares bem no que fazer, pq seria chato estar a gastar 400€ e acabares por ficar com uma makina k nao faz bem o k keres.

se e so para paisagem e macro, nem precisas de bridge (bom zoom), tens por ai compactas c bastantes modos manuais e k ja te permitem fazer ambas as coisas sem gastar muito dinheiro. e depois um dia mais tarde kando tiveres orcamento...

n estou mt dentro de compactas de momento, alguem recomenda uma boa compacta com um wide razoavel e modo macro?

tens toda a razão! eu sei bem que quem não tem dinheiro não tem vicios por isso vim pedir opinião, é que a sensação que eu tinha é que com um kit vá de 500eur não teria o que procuro, e sim para empatar dinheiro não o gasto, pois faz-me falta!
acho que vou desistir do mundo reflex com pena minha... =/
 
Portanto com esses kits ficas praticamente com a mesma coisa, zoom semelhante, andas com mais peso, e melhorias reais vais ver é nas fotos com pouca iluminação. Para alem de estoirares ~€500.

Se vais trocar de máquina para SLR ou fazes como deve de ser, comprando uma máquina modesta e lentes como deve de ser (nunca com €500, prepara-te sim, para o dobro), ou compras um desses kits e mais tarde compras lentes outravez.

Já consideraste maquinas bridge?
 
paisagem e macro sao extremos opostos. para fazer bem cada um deles "precisavas" gastar uns 800€ em 2 lentes. cada uma dedicada a uma coisa, e ainda continuavas sem uma lente k fizesse um bom zoom...

as bridges permitem ter o macro e o zoom na mesma makina, mas claro nunca tens a flexibilidade e qualidade de uma DSLR.

sempre ouvi dizer: quem nao tem dinheiro nao tem vicios, por isso, talvez seja melhor pensares bem no que fazer, pq seria chato estar a gastar 400€ e acabares por ficar com uma makina k nao faz bem o k keres.

se e so para paisagem e macro, nem precisas de bridge (bom zoom), tens por ai compactas c bastantes modos manuais e k ja te permitem fazer ambas as coisas sem gastar muito dinheiro. e depois um dia mais tarde kando tiveres orcamento...

n estou mt dentro de compactas de momento, alguem recomenda uma boa compacta com um wide razoavel e modo macro?

Pode até existir uma lente que tenha as duas funções, pode é não servir para o estilo de fotografia dele, se os passeios dele forem em cidade/meio urbano uma 35mm é uma lente porreira, tens uma Pentax 35mm f2.8 da que tem macro 1:1 e que também existe para outros mounts(C&N) com o sabor tokina, para macro de flores não é preciso uma lente longa, logo seria um dois em um porreiro porque têm uma qualidade optica fantastica.

Custa dependendo do Mount +- 350€/400€ mas acaba por ficar sempre mais caro que os 500€ euros que ele quer gastar.

O meu conselho é que esperar uns meses, deixar o dinheiro crescer um pouco mais e com 700€ já compra uma lente porreira como a sigma 18-50 2.8 macro (que talvez seja suficiente) com uma 1000d ou 60d, ou um kit mais a tal 35mm 2.8 macro, entretanto vem ai o PMA e com as novidades o material têm tendencia a baixar...
 
obrigado a todos, as bridge agradam-me bastante como já disse por pelo menos as fuji que conheço terem sempre um zoom óptico na casa das 10x, o que me agrada.
em paisagem, gosto de fotografar sobretudo meios não citadinos.
 
Concordo que compres uma SLR e que compres uma 2ª lente mais tarde, mas é de não esquecer que com uma bridge já vais ter uma qualidade de imagem muito, mas muito superior à tua máquina. Vais ter zoom, vais ter macro, vais ter práticamente tudo e com uma óptima qualidade de imagem. No entanto não acho que se justifique dar mais de 300€ por uma bridge, logo, aconselho-te a FZ28 da Panasonic.
 
se kiseres sacrificar o zoom, compras uma boa compacta k te faz as paisagens e o macro por menos de 200€

guardas o restante dinheiro para mais tarde comprares uma DSLR e uma lentes...

ate podias comprar a DSLR agora e dps ires comprando as lentes a pouco e pouco, mas so tu sabes kanto tempo irias demorar para arranjar umas centenas de euros para comprar cada lente, e ate la, sim irias ficar pouco melhor do k estas agora...

ja agora, ja tens experiencia com modos manuais? controlar abertura, tempo de exposicao, iso, etc? convem saber essas coisas kando comprares uma DSLR de forma a conseguires tirar partido dela.

ker uma compacta ker uma bridge recente ja vao dar para "brincar" com essas coisas.
 
Compra uma SLR. Sinceramente se queres força nisso. Pensa é bem se não te arrependes de gastar tanto dinheiro numa. Se queres mesmo gastar então força e o meu conselho cai na Canon 1000D.
 
se kiseres sacrificar o zoom, compras uma boa compacta k te faz as paisagens e o macro por menos de 200€

guardas o restante dinheiro para mais tarde comprares uma DSLR e uma lentes...

ate podias comprar a DSLR agora e dps ires comprando as lentes a pouco e pouco, mas so tu sabes kanto tempo irias demorar para arranjar umas centenas de euros para comprar cada lente, e ate la, sim irias ficar pouco melhor do k estas agora...

ja agora, ja tens experiencia com modos manuais? controlar abertura, tempo de exposicao, iso, etc? convem saber essas coisas kando comprares uma DSLR de forma a conseguires tirar partido dela.

ker uma compacta ker uma bridge recente ja vao dar para "brincar" com essas coisas.

a minha experiência é zero na matéria, queria aprender e ganhar ainda mais gosto!
a minha hpzita não dá para quase nada, mas ate tiro boas fotos (se calhar são uma porcaria para os entendidos)...
 
Pensa na Panasonic FZ28 que apesar de não ser uma SLR, tem uma óptima qualidade de imagem, um grande zoom, e modos manuais para ires aprendendo. Quando souberes mais alguma coisa tens uma óptima máquina nas mãos com versatilidade q.b.

A seguir dás o salto para a SLR ;)
 
Última edição:
Back
Topo