SLR Usada - o que procurar

uterrorista

Suspenso
Queria comprar uma máquina SLR.
Não tenho experiência em máquinas destas. Pensei que era melhor/mais_barato comprar primeiro uma em segunda mão.

Mas não sei o que procurar. Necessitava de uma ajudinha para separar o trigo do joio.
Orçamento até aos 500€ +-
Quanto mais barato melhor :D Mas também queria uma coisa boa que desse para aprender/evoluir e que me permitisse bons resultados.

Um amigo meu tem uma 350D. Já dei uns toques naquilo e pareceu-me porreiro..

Já agora, as lentes são universais, ou seja, compatíveis com outras marcas?
 
Já agora, as lentes são universais, ou seja, compatíveis com outras marcas?

Não são universais. Há vários sistemas, e dentro de alguns sistemas há variantes mais ou menos compatíveis. Os sistemas mais populares são o EF da Canon, e o F da Nikon.

No caso do EF, existe a variante EF-S. Os corpos EF-S suportam lentes EF, mas as lentes EF-S não funcionam em corpos EF. Este problema não é muito relevante pois só afecta máquinas anteriores a 10D.

No caso do F da Nikon já é mais complicado. Há grande compatibildiade física chega a lentes muito antigas, mas pode perder-se funcionalidade. Em particular, o aspecto mais relevante é que os corpos D40, D40X e D60 não têm autofocus em lentes que não possuam motor de focagem incorporado.

Em segunda mão recomendo a Nikon D80. Já vi muitos bons negócios. Claro que tudo depende das condições em que se encontra o material.
 
Mas conheces as inplicações das SLR?
Vais gastar 2x a 5x mais em lentes que no corpo.
Queres andar com uns bons KG de matrial atras ou depois de comprar a maquina vais dizer " N me abtece levar a SLR pk pesa muito."
Vais investir numa SLR ou é simplesmente para :
~
Para trocar as lentes! Simples não?
É só para o caso de poder trocar de lentes com o meu amigo que tem uma 350D.

Estou mais inclinado para a Canon. Já li por aqui que se pode tornar mais barato.

Pensa bem...

Cumps
 
Para trocar as lentes! Simples não?
É só para o caso de poder trocar de lentes com o meu amigo que tem uma 350D.
Não, não é nada simples. As SLRs compram-se por imensos motivos, trocar as lentes não é um deles. Tens N máquinas no mercado, muito mais baratas, boas e que não trocam de lentes, pelo simples facto de que a lente que trazem serve para tudo.

Estou mais inclinado para a Canon. Já li por aqui que se pode tornar mais barato.

Quando se fala de barato em relação a SLRs, é algo muito próximo dos 500€ ou talvez mais, apenas por um kit básico.
 
Como já disse não sou entendido da matéria.
Mas já tomei a decisão de querer uma SLR.
Se quisesse uma máquina para apontar e disparar saberia o que comprar.

Sempre tive gosto pela fotografia mas nunca tinha tido hipótese de investir dinheiro numa máquina.
A minha intenção é fazer fotografia e não apenas retratos.

Sei que se pode gastar muito dinheiro em lentes.
Neste momento queria apenas algo para começar a fazer alguns disparos. Posteriormente investirei mais em lentes.

Mas dêem sugestões e parem de me dar na cabeça!
 
mas la está, tens outras opçoes sem ser uma p&s.

bridges!
Sim, é outra hipótese. Mas com estas máquinas estou cingido à lente que ela tiver. Com uma SLR tenho mais alternativas em termos de lentes - a possibilidade de a trocar...

Como já disse, já formei a minha opinião. Quero uma SLR.
 
E nem todas as compactas servem apenas para apontar e disparar. Isso é uma ideia completamente errada que as pessoas têm.
Em relação às bridges, tens uma lente que te cobre mais do que 1000€ em lentes de SLR. Porque razão haveriam de querer mudar?

É que mesmo que o pessoal te queira ajudar, torna-se complicado fazê-lo quando estás a zeros. Até te podemos dizer que um bom kit é a 1000D ou 60D com a 18-55 IS, mas dependendo do tipo de fotos que mais queres fazer, até pode ser o contrário. É que uma lente de uma SLR não faz muita coisa, por muito boa que seja. Aliás, quanto melhor, menos coisas faz.
 
Aquilo que o strobe disse, é algo que à partida devias saber. Eu sei que não nasces ensinado (e é para te ajudar que estamos aqui), mas fixar numa SLR sem sequer saber aquilo...

Uma bridge é boa opção porque gastas 200, 300 ou até 400€ (depende da qualidade, claro), mas a máquina faz tudo. Fotografa ao perto, ao longe, faz macros...
Claro que têm as suas limitações, especialmente nos ISOs altos, mas em contra-partida são muito mais baratas e em algumas sítuações (boa luz) conseguem até resultados tão bons ou melhores que SLRs com as lentes dos kits.

Em relação às SLR, são rápidas, o sensor é melhor, têm mais uma ou outra função e são muito boas de se usar. Não é por acaso que o pessoal as compra. A questão é que também são mais caras do que parecem, porque depois vais querer lentes, visto que cada lente é muito limitada. Depois tens que comprar filtros para as proteger, mochila para andares com a tralha toda às costas, um tripé dá jeito também, cartões, leitores, etc...
Ou seja, as SLRs são muito boas, mas também não são nenhum mar de rosas. E por isso muita gente se arrepende de as comprar (acredita, mesmo MUITA gente acaba com elas na gaveta).
 
Bem aqui a malta da Brigada "Impinge uma Bridge que tu não percebes nada disto" tá em força.

Não há um tópico que alguém novato queira uma slr que não façam sempre as mesmas perguntas e a mesma lenga lenga.

As pessoas compram aquilo que querem, e de certeza que também há N bridges na gaveta da malta.

Também compra gráficas xpto de 600€ e a esses ninguém chateia.

Eu cá ando com o uma Nikon F50 e uma 50mm 1.8 conjunto que nem aos 170€ chega se calhar e não me queixo, e não deixa de ser SLR. Também tenho uma D80 mas isso não é praqui chamado.

ONTOPIC.

Se queres SLR força com isso, Canon é bom mas as lentes de kit mais antigas costumam ser uma granda tanga. Se conseguires alguma 350D a 250€ e conseguires gastar um pouco mais numa Tamron 17-50 já ficas com algo bastante bom para começar, que te dá a possibilidade de fazer retrato e paisagem.
 
Não há um tópico que alguém novato queira uma slr que não façam sempre as mesmas perguntas e a mesma lenga lenga.

vou ja começar a recomendar d200 e 5d a toda a gente.
depois qd vierem perguntar pq é que n da para tirar fotos pelo lcd, ou que a sony compacta tinha mais zoom ou até se dá para tirar fotos sem lente eu reencaminho para ti.

se essas perguntas se fazem é por alguma razão. mas pronto se quer um slr que compre uma.
a que tenha mais "megapitos" ou assim
 
Não é uma questão de impingir uma bridge, mas sim de fazer a pessoa pensar em qual é realmente a sua melhor opção. É graças à Brigada "SLRs para todos" que depois se vê muita gente a fazer figura triste porque a SLR afinal não tem live-view, ou porque não faz vídeos, etc...
Independentemente da escolha que a pessoa faça no final, é sempre bom que o faça consciente do que está a fazer. Não acho boa ideia uma pessoa optar por uma SLR, quando nem sequer sabe da "universalidade" das lentes. Ou até porque acha que modos criativos só existem nas SLRs e tudo o resto serve apenas para apontar e disparar.

Qualquer dia também temos pessoas a querer comprar Ferraris, mas com o mesmo motor 1.5dCi do Clio que têm lá em casa, 5 lugares e uma bagageira de 500L.

Enfim. Tomar decisões DEPOIS de se informar, nunca fez mal a ninguém. Muito pelo contrário...
 
Última edição:
Desde já obrigado pela paciência...

Sou capaz de perceber alguma coisa de fotografia, mas marcas/modelos não percebo. Daí as minhas dúvidas.

Sei que as Brigde até poderão ser a melhor opção para mim neste momento. Mas o problema é se eu quiser algo mais, não o faço. Como tu próprio dizes, tem limitações. Eu tem a ambição de evoluir. Não quero ficar estagnado... Daí a minha preferência para as SLR. E claro, que também sou teimoso!

Estou ciente que terei de andar sempre com uma boa mochila carregada às costas se quiser uma SLR.
Mas se não o quiser fazer ando apenas com uma lente para as situações que não dê vontade de andar com a mochila carregada.

Bem, vou ler qualquer coisita sobre o assunto para me pararem de chamar burro...

Edit:
É graças à Brigada "SLRs para todos" que depois se vê muita gente a fazer figura triste porque a SLR afinal não tem live-view, ou porque não faz vídeos, etc...
Disso já estou ciente.

Se queres SLR força com isso, Canon é bom mas as lentes de kit mais antigas costumam ser uma granda tanga. Se conseguires alguma 350D a 250€ e conseguires gastar um pouco mais numa Tamron 17-50 já ficas com algo bastante bom para começar, que te dá a possibilidade de fazer retrato e paisagem.
Era isso que eu queria "ouvir".
 
Última edição:
PAROU! (maria rueff style)

calma la pessoal.

uterrorista, seguindo a tua logica de pensamento, explica-me o porque de quereres uma slr.
aqui o que se poe é: estás consciente que se comprares uma slr tens que comprar lentes, várias, de diferentes focais para conseguires cobrir o standart focal, á falta de melhor espressao, por volta dos 30mm-250mm.

tens lentes all-in-one que cobrem estas focais, mas que em qualidade nao sao as melhores, e produzem efeitos indesejáveis, como sejam vinhetagem nos extremos focais, imagens pouco definidas em toda a distancia focal nas bordas da fotografia, e outras que tais.


pa, a questao é: com 500€ nao vais longe. comprares uma slr gama de entrada, com vidro kit... mais vale comprares uma boa bridge, que te dá muito mais flexibilidade, e melhor qualidade de imagem (do que uma lente kit, regra geral)

edit: olha, coiso. aparentemente queres mesmo isso. vai para slr. d40 que encontras agora baratas, d60 nao sei se arranjas em segunda mao a bom preço, sinceramente. em canon, 350d e 400d. the usual suspects.
 
Última edição:
Não ligues ao que este pessoal diz, compra uma SLR que não te arrependes, com o tempo compras uma lente para Macro, ou uma Ultra Wide, etc... Não sigas o caminho das bridges porque vais ficar com o bicho da SLR a moer-te..

Ponto 1 - A LENTE DO KIT DA D40 é melhor que QUALQUER lente que venha numa compacta. Eu nunca elogiei tanto uma lente como esta.

Ponto 2 - As lentes de Kit chegam e sobram para aprenderes (e muito para além disso)

Ponto 3 - QUALQUER compacta (inclusivé a melhor de todas, a G9) é um MONTE DE MERD* a partir de ISO 400

Ponto 4 - QUALQUER compacta é incomparavelmente mais lenta a focar do que a mais fraca SLR

Ponto 5 - QUALQUER flash é uma MERD* em comparação com os flashs das SLR de gama mais baixa

Conclusão - Pelo preço a que arranjas uma D40, 350D, 400D, D50 só mesmo por conveniência (se queres levar a máquina no bolso), é que não se segue o caminho SLR.
 
Sei que as Brigde até poderão ser a melhor opção para mim neste momento. Mas o problema é se eu quiser algo mais, não o faço. Como tu próprio dizes, tem limitações. Eu tem a ambição de evoluir. Não quero ficar estagnado... Daí a minha preferência para as SLR. E claro, que também sou teimoso!

Sim, mas limitações também a vais ter com uma SLR, e muitas até, enquanto não começares a investir em vidro. Uma lente de kit, é tal e qual como se estivesses a usar uma pequena compacta, daquelas com 3x de zoom, apenas com a diferença da qualidade e efeitos da abertura (bokeh).
Ou seja, uma SLR pode ser menos limitada e melhor em alguns dos pontos que o ps3 apontou, mas não é de certeza com 500€. Só a Tamron 17-50 2.8 que eles falam custa 370€, mais uma lente aceitável para completar o resto das focais, são pelo menos 250€ (uma boa ou ao mesmo nível da anterior são 700€).

Bem, vou ler qualquer coisita sobre o assunto para me pararem de chamar burro...

O pessoal não te está a chamar burro. Estamos apenas a avisar-te que deves pensar bem no assunto antes de dizeres "quero uma SLR", especialmente quando sabes tão pouco sobre elas. Tirando isso, é como te disse, é só dizeres que tipos de fotos gostas mais de fazer e como, que terei todo o gosto em ajudar-te. Até a tirar mais alguma dúvida que queiras ver esclarecida. E no fim a decisão é sempre tua, ninguém está a querer forçar-te a nada, só a pensares na tua decisão.

Claro que depois há sempre pessoas "vidradas" que "SLR é que é e esquece o resto", especialmente porque não é o dinheiro deles que está em jogo.
 
Back
Topo