SLR Usada - o que procurar

mas era exactamente ai k keria chegar, tu sentes necessidade de andar com uma DSLR, pq de outra forma nao irias conseguir determinadas fotos, e sabes perfeitamente kais e em k condicoes, k nem sempre correspondem a uma utilizacao "normal" do dia-a-dia. Ja em relacao ao OP, apesar de ele dizer "sei k DSLR e melhor, posso trocar lentes e tal", ainda nao senti uma necessidade real de ter uma DSLR vs bridge ou boa P&S.
Se ele dizer "gosto mt de macro, a P&S e a bridge nao da para o k eu kero (fotografia de animais pekenos), kero fazer macro e para isso estou disposto a gastar 1000€ numa lente macro+flash+aneis+closeups" ou "gosto mt fotografar aves, e preciso de uma makina com bom zoom e rapida, estou disposto a largar >1000€ numa 70-200 com motor rapido e boa abertura", ai sim tenho a certeza k ninguem dos k esta aki a "vender" a ideia de comprar uma bridge continuaria a fazer o mesmo!

Agora a mim, mais confusao do k ver alguem comprar uma DSLR por falta de informacao e dps a arrumar a um canto e ver pessoas a recomendarem a compra sem fazer ideia das necessidades da pessoa k esta a procura de ajuda... creio k olham para a utilidade k eles dao a sua makina e pensam k todos os outros lhe vao dar um uso e obter um proveito semelhante, mas tal nao acontece!

prefiro recomendar comprar uma makina inferior mas sabendo k essa pessoa vai tirar partido da makina, andar com ela e tirar bastantes fotografias, do que estar a recomendar uma makina superior mas correndo o risco de arrumar a um canto pq e grande demais, pesada demais e pouco versatil para a utilizacao k a pessoa lhe vai dar.

axo preferivel uma pessoa explorar uma makina ao maximo, ganhar o gosto pela fotografia, ficar viciado e so depois comprar para uma makina mais avancada k permita continuar a evoluir do que comecar com uma makina td xpto mas k por ter desvantagens (principalmente para kem ainda nao esta "viciado" em fotografia) e acabar por perder o gosto...

Perfeitamente de acordo. É a tal "falta de prioridades" de que eu falo, e isso implica haver falta de conhecimento dos produtos em causa. Eu jamais gastaria cerca de 900 euros (que foi o que já gastei com a minha) sem saber para o que a ia utilizar, e se me traria ou não vantagens, e em que situações. Mas isso sou eu :-)
 
De facto aqui o pessoal tem uma preocupação muito grande pelo dinheiro do próximo, é so gente alturista que quer ajudar o outro a não cometer um grande erro de comprar uma SLR. Como se Slr fosse alguma coisa de outro mundo, ou um clube restrito a que só os iluminados podem pertencer.

Give me a break, eu quando disse aquilo do não gosta de fotografia, tava a exagerar para picar aqui o pessoal que tende a levar estas threads muito a sério, e até dá para insultar os outros e tudo, é bonito.

E já agora que quem diz que a qualidade de uma lente de kit é igual a uma lente de uma compacta desde que faça sol, enfim deveria continuar a contribuir a ajudar os outros porque é claramente um expert na matéria, não sei até porque é que o pessoal que pra qui anda não tem sites e revistas de especialidade em seu nome.

E para finalizar, o pessoal que costuma andar por aqui pouco percebe de fotografia, e o interesse é por gadgets e não por imagens. Quem realmente percebe da coisa nem se dá ao trabalho de vir aqui.
 
Eu já tive uma bridge, portanto estou dentro da questão. A vantagem é que com a D40 posso fazer coisas que não poderia fazer com a bridge, muito menos com uma p&s. E não disse que andava com a lente do kit ;) (ando com a 50mm f/1.8, na maior parte do tempo).

eu gostava de saber é o que é que uma slr faz que uma bridge n faça (indpendentemente da qualidade e velocidade)

De facto aqui o pessoal tem uma preocupação muito grande pelo dinheiro do próximo, é so gente alturista que quer ajudar o outro a não cometer um grande erro de comprar uma SLR. Como se Slr fosse alguma coisa de outro mundo, ou um clube restrito a que só os iluminados podem pertencer.

Give me a break, eu quando disse aquilo do não gosta de fotografia, tava a exagerar para picar aqui o pessoal que tende a levar estas threads muito a sério, e até dá para insultar os outros e tudo, é bonito.

E já agora que quem diz que a qualidade de uma lente de kit é igual a uma lente de uma compacta desde que faça sol, enfim deveria continuar a contribuir a ajudar os outros porque é claramente um expert na matéria, não sei até porque é que o pessoal que pra qui anda não tem sites e revistas de especialidade em seu nome.

E para finalizar, o pessoal que costuma andar por aqui pouco percebe de fotografia, e o interesse é por gadgets e não por imagens. Quem realmente percebe da coisa nem se dá ao trabalho de vir aqui.

LOL
pois.. eu tenho uma bridge n percebo nd de fotografia. alias, como ja me disseram num forum de fotografia eu tenho é inveja de quem tem slr :lol:

gostaria até que perdesses algum do teu tempo a criar uma galeria para nos mostrares essas tão boas imagens que so consegues com uma slr
 
Como se Slr fosse alguma coisa de outro mundo, ou um clube restrito a que só os iluminados podem pertencer.

Claro. É muito mais giro depois ver a malta a vir-se queixar "ah e tal não tem zoom nenhum", ou "grande bosta, nem fotos pelo LCD tira", ou até mesmo "isto não faz focagem por sorriso!!".

E já agora que quem diz que a qualidade de uma lente de kit é igual a uma lente de uma compacta desde que faça sol, enfim deveria continuar a contribuir a ajudar os outros porque é claramente um expert na matéria, não sei até porque é que o pessoal que pra qui anda não tem sites e revistas de especialidade em seu nome.

Tens bom remédio:
http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM
http://www.luminous-landscape.com/reviews/cameras/G9-Japan.shtml

Ao ponto de um "expert na matéria", que até tem sites e artigos em seu nome, dizer:
Up close, the quality is not quite what I would expect from a 5D or a 10MP DSLR, but it’s very, very close, especially considering that the images were all shot at ISO ranging from 125 to 200.
Mas pah, o que é que ele sabe, não é?! Se calhar só diz isso porque nunca experimentou uma D40 com a lente do kit. Coitado do homem, tem que viver com uma Leica M8.
 
Última edição:
nao se trata de preocupacao por o dinheiro dos outros, se gostas de fotografia nao gostarias k mais pessoas gostassem e se interessassem tb? tal como disse:
prefiro recomendar comprar uma makina inferior mas sabendo k essa pessoa vai tirar partido da makina, andar com ela e tirar bastantes fotografias, do que estar a recomendar uma makina superior mas correndo o risco de arrumar a um canto pq e grande demais, pesada demais e pouco versatil para a utilizacao k a pessoa lhe vai dar.

axo preferivel uma pessoa explorar uma makina ao maximo, ganhar o gosto pela fotografia, ficar viciado e so depois comprar para uma makina mais avancada k permita continuar a evoluir do que comecar com uma makina td xpto mas k por ter desvantagens (principalmente para kem ainda nao esta "viciado" em fotografia) e acabar por perder o gosto...
e olha k mt facilmente ves uma foto com qualidade tirada com uma P&S por alguem k percebe do assunto do que uma foto tirada por alguem k nao percebe do assunto com uma lente de kit. ter uma DSLR nao e sinonimo de boas fotografias. na minha opiniao uma vulgar lente de kit nao e assim tao superior a uma P&S. tenho a certeza k se colocarem aki uma foto tirada c/ P&S e uma DSLR c/ lente de kit a maior parte nao vai conseguir distinguir kal e kal. claro k em determinadas condicoes (falta de luz) vais notar diferencas, mas nao pela lente mas pelo sensor...
 
Olha... Ora aí está! Se o objectivo é qualidade máxima, pelo mínimo dinheiro, independentemente da viabilidade, então nada melhor que uma máquina de médio formato.
 
De facto aqui o pessoal tem uma preocupação muito grande pelo dinheiro do próximo, é so gente alturista que quer ajudar o outro a não cometer um grande erro de comprar uma SLR. Como se Slr fosse alguma coisa de outro mundo, ou um clube restrito a que só os iluminados podem pertencer.

Give me a break, eu quando disse aquilo do não gosta de fotografia, tava a exagerar para picar aqui o pessoal que tende a levar estas threads muito a sério, e até dá para insultar os outros e tudo, é bonito.

E já agora que quem diz que a qualidade de uma lente de kit é igual a uma lente de uma compacta desde que faça sol, enfim deveria continuar a contribuir a ajudar os outros porque é claramente um expert na matéria, não sei até porque é que o pessoal que pra qui anda não tem sites e revistas de especialidade em seu nome.

E para finalizar, o pessoal que costuma andar por aqui pouco percebe de fotografia, e o interesse é por gadgets e não por imagens. Quem realmente percebe da coisa nem se dá ao trabalho de vir aqui.

tetsuo, desculpa que te diga, mas o teu anterior post já fez pouco sentido e este ainda fez menos. A última frase a bold é uma ofensa a muitos profissionais que andam por aqui e, acima de tudo, é uma ofensa a quem realmente tenta ajudar os outros.

Podemos ter sempre a nossa opinião mas devemos ponderar aquilo que dizemos e a forma como o dizemos. Até porque se alguem quisesse responder-te da mesma forma e na mesma moeda iria simplesmente salientar essa frase que está a bold e perguntar-te o porquê de alguém que percebe tanto de fotografia então andar por aqui a fazer nesse caso...:Winkani:

Cumps,
michael c
 
eu gostava de saber é o que é que uma slr faz que uma bridge n faça (indpendentemente da qualidade e velocidade)

Podia fazer um desenho, podia estar a perder o meu tempo a explicar o óbvio, mas não o vou fazer. Se achas que consegues obter resultados com uma bridge ao nível de uma dslr (porque foi isso que eu referi), parabéns, acabas de entrar na minha galeria de "pessoal que não percebo um cú do que está a dizer".

"Desculpa" a frontalidade.
 
Podia fazer um desenho, podia estar a perder o meu tempo a explicar o óbvio, mas não o vou fazer. Se achas que consegues obter resultados com uma bridge ao nível de uma dslr (porque foi isso que eu referi), parabéns, acabas de entrar na minha galeria de "pessoal que não percebo um cú do que está a dizer".

"Desculpa" a frontalidade.

:lol:
a sério faz la o desenho pq eu gostava de saber o que uma slr faz que uma bridge n faça, embora de forma mais ou menos limitada e com mais ou menos velocidade e que seja realmente importante
 
Podia fazer um desenho, podia estar a perder o meu tempo a explicar o óbvio, mas não o vou fazer. Se achas que consegues obter resultados com uma bridge ao nível de uma dslr (porque foi isso que eu referi), parabéns, acabas de entrar na minha galeria de "pessoal que não percebo um cú do que está a dizer".

"Desculpa" a frontalidade.

mas é obvio que nao vais conseguir o mesmo resultado com uma bridge. isso é obvio porra.
agora a questão que se poe, é que para um uso casual, sem grande exigencias a nivel de ampliaçao e qualidade extrema (revista, impressao a grande formato, etc) valerá a pena?

porque em digital, e mais em especifico no ecra de um pc, ver uma foto de uma boa bridge e uma foto de uma slr entrada de gama, nao e assim tao perceptivel. claro, desde que nao seja em iso alto...

até podes ter dinheiro para uma 1ds, ou uma 5d, mas valerá mesmo a pena?
 
mas é obvio que nao vais conseguir o mesmo resultado com uma bridge. isso é obvio porra.
agora a questão que se poe, é que para um uso casual, sem grande exigencias a nivel de ampliaçao e qualidade extrema (revista, impressao a grande formato, etc) valerá a pena?

porque em digital, e mais em especifico no ecra de um pc, ver uma foto de uma boa bridge e uma foto de uma slr entrada de gama, nao e assim tao perceptivel. claro, desde que nao seja em iso alto...

até podes ter dinheiro para uma 1ds, ou uma 5d, mas valerá mesmo a pena?

será que n?
isto foi com uma bridge
ja vi gajos com slr a fazer bem pior. até pode ter uma hassy na mão. se n souber fotografar a máquina n o faz por ele.
uma bridge tem os mesmos controlos manuais que uma slr apesar de os ter mais limitados.
 
:lol:
a sério faz la o desenho pq eu gostava de saber o que uma slr faz que uma bridge n faça, embora de forma mais ou menos limitada e com mais ou menos velocidade e que seja realmente importante

Vou relembrar. Tive uma bridge durante 3 anos, tenho uma DSLR há quase 10 meses, não sou um desses que para aí andam a falar sem saberem.

Mas ok, vou dar um exemplo. Com a minha bridge, ia ali ao cafézito à noite, pessoal a jogar setas, etc, gosto de tirar umas fotos ao ambiente e ao pessoal. Metia no ISO 800 (para conseguir minimamente tirar a foto sem ter que usar flash), e não devo ter que explicar o que acontecia ao resultado final. Quadrados gigantes e foto toda cheia de ruído.

Com a DSLR, chego, com a minha 50mm f/1.8, com o mesmo ISO 800 e sai uma foto limpinha, com uma nitidez impressionante, e sem ruído. Para não referir que se subir para ISO 1600 o resultado é praticamente o mesmo, e ainda muitos níveis acima dos ISO 800 de qualquer bridge do mercado.

Poderia estar a enumerar concertos, exposições, desfiles de moda, e mais uma infinidade de situações em que uma bridge simplesmente não faz o serviço minimamente bem feito.

Isto depende do uso que cada um dá às máquinas, eu estou a falar do meu uso, não gosto de falar dos outros, sem saber.

ps: ah, espera, uma dslr tira fotos e uma bridge também. Se é aí que queres chegar, realmente uma dslr não tem vantagens. :shifteye:
 
Última edição:
Vou relembrar. Tive uma bridge durante 3 anos, tenho uma DSLR há quase 10 meses, não sou um desses que para aí andam a falar sem saberem.

Mas ok, vou dar um exemplo. Com a minha bridge, ia ali ao cafézito à noite, pessoal jogar setas, etc, gosto de tirar umas fotos ao ambiente e ao pessoal. Metia no ISO 800 (para conseguir minimamente tirar a foto sem ter que usar flash), e não devo ter que explicar o que acontecia ao resultado final. Quadrados gigantes e foto toda cheia de ruído.

Com a DSLR, chego, com a minha 50mm f/1.8, com o mesmo ISO 800 e sai uma foto limpinha, com uma nitidez impressionante, e sem ruído.

Poderia estar a enumerar concertos, exposições, desfiles de moda, e mais uma infinidade de situações em que uma bridge simplesmente não faz o serviço minimamente bem feito.

Isto depende do uso que cada um dá às máquinas, eu estou a falar do meu uso, não gosto de falar dos outros, sem saber.

ps: ah, espera, uma dslr tira fotos e uma bridge também. Se é aí que queres chegar, realmente uma dslr não tem vantagens. :shifteye:

há bridges e bridges caso n saibas. n tenho culpa se tiveste alguma que n valia um corno
as fuji S6500/s9600 tinham prestações acima da média em isos altos e imagina tu que até uma compacta da fuji foi testada lado a lado com uma slr e n distinguias qual foto era de qual.
n vamos falar sequer da R1 que arrico-me a dizer que enfiava a tua D40 num bolso

depois estar a comparar uma das melhores primes de sempre com uma lente all-around... ok parece-me justo

ja fotografei desporto com a minha minolta, um pseudo desfile de moda e a RAW no atlantico há um par de anos atras. a unica vez em que n consegui fotografar nd de jeito foi no monster jam pq a luz era mesmo miserável.

se tem qualidade ou n é discutivel. agr que o fiz fiz e tenho fotos a provar isso
é obvio que uma slr tem mais qualidade. é inegavel. agr dizeres que uma bridge n tira fotos em 99% das situações que uma slr faz é falso
 
há bridges e bridges caso n saibas. n tenho culpa se tiveste alguma que n valia um corno
as fuji S6500/s9600 tinham prestações acima da média em isos altos e imagina tu que até uma compacta da fuji foi testada lado a lado com uma slr e n distinguias qual foto era de qual.
n vamos falar sequer da R1 que arrico-me a dizer que enfiava a tua D40 num bolso

depois estar a comparar uma das melhores primes de sempre com uma lente all-around... ok parece-me justo

ja fotografei desporto com a minha minolta, um pseudo desfile de moda e a RAW no atlantico há um par de anos atras. a unica vez em que n consegui fotografar nd de jeito foi no monster jam pq a luz era mesmo miserável.

se tem qualidade ou n é discutivel. agr que o fiz fiz e tenho fotos a provar isso
é obvio que uma slr tem mais qualidade. é inegavel. agr dizeres que uma bridge n tira fotos em 99% das situações que uma slr faz é falso

A R1 não metia a D40 num bolso nem toda banhada a ouro. E sim, já trabalhei com uma. Quanto às Fuji, a 9600 ainda se safa, mas em ambientes escuros, que é onde as maquinas se testam a sério (não a fotografar a ISO 1600 em pleno dia) o ruído é inegável. Não podes comparar, mesmo que faças muita força :)

Quanto às lentes, estou a comparar o que tenho. Não vou comparar com o que desconheço, mais uma vez. Tenho a 50mm, comparo com a 50mm, porque na dslr posso mudar as lentes :)

E já agora, a minha bridge que não valia um corno foi a máquina do ano, na altura. Era uma Panasonic FZ-5. É ainda melhor que 80% das bridges/superzoom que aí andam.

Não vou estar a discutir mais o óbvio. Uma bridge destina-se a um detrminado tipo de pessoas que querem mais qualidade que numa compacta (o que nem sempre acontecerá), com mais opções manuais, mas que que não estão na disposição ou de gastar muito dinheiro e investir numa dslr (e tendo em conta também que não basta só comprar a dslr, há depois as lentes) ou que vêm demasiados inconvenientes nestas últimas, que não compensam a aquisição para o uso que lhe vai ser dado. É tão simples quanto isso.

Eu tive um bridge, já trabalhei (não foi mexer uma ou outra vez) com uma FZ-50, com uma Fuji 6500 e precisamente com uma Sony R1, e honestamente não trocava nenhuma delas pela minha pindérica Nikon D40. Mas são opiniões ...
 
Primeiro que tudo, se eu percebesse de fotografia não andava aqui, depois na minha galeria do flickr que podem espreitar tenho mais fotos com compactas e bridge do que com SLR.

Eu não disse que não uso compactas, ou bridges porque uso, mas para mim a qualidade não tem nada a ver com uma imagem produzida por SLR e mete-me impressão que o pessoal venha aqui defender produtos de qualidade inferior só porque pensa que sabe o que é melhor para os outros.

O rapaz pediu conselhos sobre SLR, podiam ter explicado o que implica e aconselhado uma SLR invés de o terem bombardeado com 1001 perguntas que apenas mostraram arrogância da parte de quem perguntou e daí o meu comentário sarcástico.

E sim sei que também há profissionais de fotografia aqui no forum (mais uma vez há que relativizar o que os outros dizem), como o Jamiro ou o bekas mas não são minimamente tão interventivos como o Rui Marto que não há uma thread aqui no forum que ele não tenha comentado.
Isto para mim não é gostar de fotografia...
 
Back
Topo