SLR Usada - o que procurar

O rapaz pediu conselhos sobre SLR, podiam ter explicado o que implica e aconselhado uma SLR invés de o terem bombardeado com 1001 perguntas que apenas mostraram arrogância da parte de quem perguntou e daí o meu comentário sarcástico.
se eu pedir concelhos de um smart para ir fazer todo o terreno achas k me vao recomendar um determinado modelo de smart? achas mm k por eu kerer um smart alguem me vai arranjar um modelo smart indicado para o todo terreno? aki e a mesma coisa, nao e por ele kerer uma DSLR k a recomendacao tem de ser DSLR! deves recomendar o que melhor se adequa as necessidades que a pessoa demonstra, dai terem perguntado "para que precisas da DLSR?".

E que senao ate k ponto estamos a ajudar? entao mais vale ele ir a uma ***** ou Worten, onde os empregados percebem mt do assunto, e de certeza k lhe arranjam uma DSLR a medida dele!

Se a tua opiniao e k devemos simplesmente aconselhar modelos com base no orcamento sem questionar o porque ou quais as necessidades da pessoa, entao digo-te k a tua profissao devia ser mm vendedor.

não há uma thread aqui no forum que ele não tenha comentado.
Isto para mim não é gostar de fotografia...
excelente observacao, kerer ajudar os outros e falar bastante de fotografia revela uma completa falta de interesse pelo tema. :confused:
 
excelente observacao, kerer ajudar os outros e falar bastante de fotografia revela uma completa falta de interesse pelo tema. :confused:

Yah, shame on me. Devia era lixar-me para as pessoas e ir para a rua arranjar umas modelos jeitosas. :D

E da próxima vez que me perguntarem por um bom carro de família, Porsche 911 GT3. Já vi um com cadeirinha de bebé atrás, por isso serve. Quando o puto crescer, que se sente de lado, mandem amputar as pernas, ou comprem um M3.
 
Bom,

eu que percebo pouco de fotografia e querendo voltar ao tópico, vou meter-me ao barulho.

Se o fulano (que já não me lembro o nick) quer uma DSLR só porque sim, sem conhecer as implicações do que é uma DSLR, penso que deve ponderar muito bem o seu investimento e acalmar um bocadinho.

Parece-me que estava um pouco com pressa e muito entusiasmado, pois apresenta um orçamento e nem sequer tem uma ideia daquilo que quer. Se este foi o caso, sugiro que procures noutros sites, foruns o que é a fotografia e o que é fotografar com DSLR.

Se por outro lado o autor do tópico sente que o seu próximo passo é comprar uma DSLR, pois já testou várias bridges/compactas e já encontrou limitações nessas mesmas máquinas, deve avançar sem hesitar.

Um amigo meu tem uma 350D. Já dei uns toques naquilo e pareceu-me porreiro..

epá... "parece porreiro"?

Eu estou com esta lenga-lenga toda, mas eu estou desertinho por comprar uma DSLR, mas sinto que AINDA não é para mim. Sinto que necessitava de uma DSLR com uma lente All Arround, mas para isso, e para o tempo que iria ter para fotografar, só daqui por 2 anos é que voltava a investir em lentes, pelo que começo a pensar que uma bridge seria o indicado.

E ainda digo mais: há uns anos valentes (quase não se falava de foto digital) eu consegui uma reflex 35mm, uma minolta dynax 500 si. Ah e tal e porque dá para mudar lentes e tem uma qualidade de imagem superior e controles manuais...

Se fiz 500 disparos foi muito. está parada em casa sem marcas de uso... Porquê? Porque a máquina era limitada (a lente era muito pouco versátil e não tinha escudos para comprar mais lentes!!!

Por isto tudo, caro uterrorista, se te revês um pouco nos meus últimos parágrafos, não te sintas embaraçado por ires fotografar com o teu amigo que tem uma 350D enquanto tu vais com uma bridge...
 
Última edição:
bem, vou meter mais umas achas para a fogueira :biglaugh:

eu não acho que uma bridge seja uma boa opção e passo a explicar porquê, quando alguém se começa a interessar por fotografia mais a sério, normalmente já passou por uma compacta (analógica ou digital), para tirar fotos de familia, de férias, etc.. quando se quer evoluir acho que uma dSLR é a melhor solução, nem que seja pelo simples facto de que permite evolução..

por vezes pode ser um bocado frustrante não conseguir obter as melhores imagens ao inicio, mas quando finalmente se consegue, o prazer é redobrado, pois não só temos um bom resultado final, como o processo em si é bastante gratificante, saber que fomos "nós" que tirámos a fotografia e não um software (ou firmware se preferirem). As vantagens das dSLR são por todos conhecidas e não vale a pena andar sempre a bater na mesma tecla..

eu falo por experiência própria, nunca tive uma bridge, tive compactas analógicas e digitais, uma polaroid supercolor 600 (ainda a tenho mas não tem tido muito uso :)) e finalmente uma dSLR, e digo que foi só com a dslr que comecei a notar uma evolução mais evidente..

claro que sai bastante mais caro, mas se de inicio se optar por um corpo em segunda mão, e duas boas lentes, tem-se muito mais margem de manobra, podendo sempre ir adicionando mais material, sem ter de se começar do inicio, o que com uma bridge é impossivel.

claro que tudo isto que eu estou para aqui a dizer só é relevante para quem gosta e quer que a fotografia faça parte da sua vida.. se for só para um uso banal, mais vale ficar por uma compacta..

cumps
 
Eu vou dar o meu exemplo:

Quando me comecei a interessar por fotografia mais a sério, decidi comprar uma nova máquina para substituir a minha velhinha sony cybershot. Na altura, cometi um erro terrível, não pesquisei nada sobre máquinas, nem li reviews nem nada, apenas cheguei à loja e escolhi a que me parecia melhorzinha... Optei por uma fujifilm 5800 ou algo assim do género (não me lembro do modelo). Após pesquisa na Internet onde tentei aprender novas técnicas e conceitos, senti que a máquina me estava a limitar, que não tinha "andamento".
Resultado, como ainda não tinham passado 15 dias, dirigi-me à loja para proceder à sua troca, aleguei que não estava contente e escolhi outra. Agora já tinha os trabalhos de casa feitos.
Optei pela Nikon D40 com a lente 18-55mm, pois era considerada uma boa dsrl de entrada e tb não tinha € para mais :p. Comprei-a à cerca de 3 meses, garanto-vos que estou mt contente com a escolha que fiz, consigo aplicar técnicas e conceitos que vou aprendendo através da net.
Por isso penso que uma Dsrl ao preço que elas estão são melhores opções do que uma Bridge, pelo menos assim foi no meu caso, mas atenção....cada caso é um caso....
 
A R1 não metia a D40 num bolso nem toda banhada a ouro. E sim, já trabalhei com uma. Quanto às Fuji, a 9600 ainda se safa, mas em ambientes escuros, que é onde as maquinas se testam a sério (não a fotografar a ISO 1600 em pleno dia) o ruído é inegável. Não podes comparar, mesmo que faças muita força :)

Quanto às lentes, estou a comparar o que tenho. Não vou comparar com o que desconheço, mais uma vez. Tenho a 50mm, comparo com a 50mm, porque na dslr posso mudar as lentes :)

E já agora, a minha bridge que não valia um corno foi a máquina do ano, na altura. Era uma Panasonic FZ-5. É ainda melhor que 80% das bridges/superzoom que aí andam.

Não vou estar a discutir mais o óbvio. Uma bridge destina-se a um detrminado tipo de pessoas que querem mais qualidade que numa compacta (o que nem sempre acontecerá), com mais opções manuais, mas que que não estão na disposição ou de gastar muito dinheiro e investir numa dslr (e tendo em conta também que não basta só comprar a dslr, há depois as lentes) ou que vêm demasiados inconvenientes nestas últimas, que não compensam a aquisição para o uso que lhe vai ser dado. É tão simples quanto isso.

Eu tive um bridge, já trabalhei (não foi mexer uma ou outra vez) com uma FZ-50, com uma Fuji 6500 e precisamente com uma Sony R1, e honestamente não trocava nenhuma delas pela minha pindérica Nikon D40. Mas são opiniões ...

as máquinas testam-se a sério em fotos de ambientes escuros? mas qt pessoas achas que compram slr e vao usar isos de 3200?
quantas preferem subir o iso do que levantar o flash?
então se tivesses uma 70-200 f/2.8 VR ias compara-la com a 28-200 da minha?
se vamos comparar ao menos fazemos comparações lógicas. sim, pq n esqueçamos aqueles que compram slr's para usar com 18-200 pq é mais facil do que andar a trocar de lentes.
a d40 tem mais qualidade que qq bridge disso n há duvida, mas uma bridge oferece as mesmas opções manuais que uma slr.

Ok, agora sou eu que não gosto de fotografia, porque comento as threads todas...

shame on you
 
Eu vou dar o meu exemplo:

Quando me comecei a interessar por fotografia mais a sério, decidi comprar uma nova máquina para substituir a minha velhinha sony cybershot. Na altura, cometi um erro terrível, não pesquisei nada sobre máquinas, nem li reviews nem nada, apenas cheguei à loja e escolhi a que me parecia melhorzinha... Optei por uma fujifilm 5800 ou algo assim do género (não me lembro do modelo). Após pesquisa na Internet onde tentei aprender novas técnicas e conceitos, senti que a máquina me estava a limitar, que não tinha "andamento".
Ora aki esta um bom exemplo do k acho estranho.
comecaste-te a interessar por fotografia mais a serio, a P&S k tinhas mt possivelmente nem modos manuais tinha, decidiste entao comprar uma makina nova, ate aki td bem :) compraste entao uma makina nova sem investigar?!
ker dizer, acabas de referir k te comecas a interessar a serio por fotografia e vais largar 300€ no principal ekipamento para a pratica desse "desporto" sem fazer a minima ideia do k estavas a comprar?!

Uma semana depois, e "pelo k leste na net", a makina estava-te a limitar?!?! como assim?! o k aprendeste durante uma semana k nao era possivel fazer numa bridge e k so e possivel numa DSLR? keres dar exemplos concretos?
 
Para tirar fotos de férias e de família, peço desculpa para quem tem uma com esse uso, uma dSLR é um overkill. E estou a falar de pessoas que usam a máquina só para isso... não estou a falar daquelas que têm um bichinho e gostam de realmente tirar boas fotografias em viagens e afins. (acho que vocês me percebem)

Eu actualmente tenho uma A710 IS, se vale a pena saltar desta para uma bridge? Eu acho que não... Mas estarei errado? Não sei...
Já encontrei vários casos em que tiro uma fotografia com a minha máquina e encontro-a um pouco fraca, desde grão a mais numa sombra que se encontra na foto. Ou mesmo gostava de ter tirado uma foto com uma exposição um pouco mais longa (Porque achava que...) usar uma abertura baixa me iria dar um bom "efeito" no resultado final, mas a A710 IS não me fecha mais do que f/8 né?

Todos encontramos limitações, temos é que saber até onde queremos ir... Se realmente acharmos que vamos gastar dinheiro em lentes mais tarde porque queremos mesmo investir no nosso futuro como "fotografos" tudo bem uma dSLR até faz sentido. É a minha opinião...

Eu até estava a pensar em investir dentro de algum tempo numa dSLR mas com esta conversa toda fiquei mesmo equivocado.
 
compraste entao uma makina nova sem investigar?!

Sim é vdd, erro meu, foi a primeira vez que o fiz e a última! Geralmente pesquiso bastante sobre o produto ou material que vou adquirir, desta vez não o fiz e arrependi-me. Fui comprá-la de pancada, por assim dizer...
Nisso admito que foi um erro bastante estupido.

Uma semana depois, e "pelo k leste na net", a makina estava-te a limitar?!?! como assim?! o k aprendeste durante uma semana k nao era possivel fazer numa bridge e k so e possivel numa DSLR? keres dar exemplos concretos?

Estava a limitar-me principalmente na configuração dos modos manuais, abertura, velocidade do obturador, infelizmente a configuração destas características não era fácil nem práctica como na D40. Tb notava dificuldade no zoom, não tão certo como nas slr onde temos controlo absoluto, enquanto que nas bridge quando carregamos no botão para diminuir ou aumentar o zoom ele nunca fica no sítio desejado.
A qualidade da imagem era outro "limite", por assim dizer, obtenho mt melhor qualidade com a 18-55mm do kit do que com a lente da bridge.
A possibilidade de fotografar em raw enquanto que na bridge que adquiri apenas fotografava em jpeg.

Assim de repente apenas me lembro disto...
Mas atenção que eu disse que cada caso é um caso, no meu errei ao comprar uma bridge. As características de uma dslr adaptam-se melhor às minhas necessidades, isto não quer dizer que seja assim em todos os casos.
 
Sim é vdd, erro meu, foi a primeira vez que o fiz e a última! Geralmente pesquiso bastante sobre o produto ou material que vou adquirir, desta vez não o fiz e arrependi-me. Fui comprá-la de pancada, por assim dizer...
Nisso admito que foi um erro bastante estupido.

Aqui está aquilo que para mim é o ponto principal. O erro não é comprar uma SLR ou uma bridge, o erro é compra-las sem estarem devidamente informados.

Até porque estaria a ser hipócrita, visto que eu mesmo saltei de uma compacta para uma SLR. E até foi para uma SLR que muitos acham mais complicada de usar, só porque é de filme.
A diferença é que quando o fiz, tinha plena consciência do que era uma SLR, conhecia os sistemas, as lentes, e sabia usar minimamente todos os modos criativos, visto que já tinha usado várias SLRs antes.
 
Tb saltei de uma P&S para DSLR, mas ja na minha P&S tinha os modos manuais e ja estavam bem explorados, saltar para uma bridge nao me ia trazer mt de novo (tirando mais zoom).

O percurso nao tem de ser P&S->Bridge->DSLR, mas algures antes de chegar a DSLR convem conhecer e dominar os modos manuais, se e pra comprar uma DSLR e usar em automatico, ai kase tds aki concordam k mais vale uma P&S ou bridge.
 
Aqui está aquilo que para mim é o ponto principal. O erro não é comprar uma SLR ou uma bridge, o erro é compra-las sem estarem devidamente informados.

É verdade, é o ponto principal de qualquer compra que estejamos interessado em fazer, temos de estar informados sobre o que vamos comprar e saber se é o indicado para as nossas necessidades.
Felizmente quando comprei a bridge, apercebi-me a tempo, de que não era a máquina indicada para mim.
 
Para tirar fotos de férias e de família, peço desculpa para quem tem uma com esse uso, uma dSLR é um overkill. E estou a falar de pessoas que usam a máquina só para isso... não estou a falar daquelas que têm um bichinho e gostam de realmente tirar boas fotografias em viagens e afins. (acho que vocês me percebem)

Eu actualmente tenho uma A710 IS, se vale a pena saltar desta para uma bridge? Eu acho que não... Mas estarei errado? Não sei...
Já encontrei vários casos em que tiro uma fotografia com a minha máquina e encontro-a um pouco fraca, desde grão a mais numa sombra que se encontra na foto. Ou mesmo gostava de ter tirado uma foto com uma exposição um pouco mais longa (Porque achava que...) usar uma abertura baixa me iria dar um bom "efeito" no resultado final, mas a A710 IS não me fecha mais do que f/8 né?

Todos encontramos limitações, temos é que saber até onde queremos ir... Se realmente acharmos que vamos gastar dinheiro em lentes mais tarde porque queremos mesmo investir no nosso futuro como "fotografos" tudo bem uma dSLR até faz sentido. É a minha opinião...

Eu até estava a pensar em investir dentro de algum tempo numa dSLR mas com esta conversa toda fiquei mesmo equivocado.

tens a tua resposta a sublinhado.
de resto concordo com o que dizes. há que saber bem naquilo em que nos metemos.
curtia ter um H2, mas ao fim de esgotar o deposito n havia dinheiro para meter mais. comprar uma slr pra usar como compacta só pq tem mais qualidade é praticamente o mesmo.

eu acho normal perguntar a alguem pq quer uma slr se nem sabe que os encaixes n são universais.
eu acho normal perguntar a alguem pq quer uma slr quando so tirou fotos com o tlm.

chamem-me o que quiserem, mas gosto de ajudar as pessoas a escolher coisas a sua medida e n dizer "compra o que for mais caro pq é melhor" e 15 dias dps tá o equipamento à venda pq é mt dificil de trabalhar ou pq n dá jeito para transportar.

passei de uma compacta automática para uma bridge sem saber pevas de fotografia. basicamente usava-a em auto como uma point and shoot
entretanto evolui e comecei a perceber como as coisas funcionam. n me considero fotografo, senão n tinha criado uma galeria para pedir opiniões acerca das minhas fotos.

se acho que estou limitado? nem por isso
se quero passar para uma slr? nem por isso
essa transição virá qd a bridge morrer (bate na madeira)

eu continuarei a fazer as perguntas que forem precisas para poder aconselhar o que me parece a melhor opção. dps disso o dinheiro é de cada um e lá sabem o que fazem com ele.
 
Eu saltei de nada para um DSLR, i'm a genius.:D

Mas epá, lá está, adquiri directamente um dSLR depois de já ter passado por compactas, Bridges, outras SLR e, acima de tudo, depois de já ter tido no curso superior uma cadeira de fotografia e vídeo onde pude absorver todos os conceitos base, tanto de composição como de técnica.:p

De outra maneira seria suícidio ir directamente para SLR...com isto, não quero dizer que isto "seja para iluminados". E muito menos isso significa que eu perceba grande coisa sobre este mundo. O que eu acho importante reforçar é que é mesmo essencial que a evolução na fotografia seja gradual. É óbvio que se eu adquirir um D40 vou conseguir tirar fotos, mais que não seja num modo automático.

Agora, estarei eu preparado para tirar partido de tudo o que a máquina tem para oferecer? Não me parece. Posso aprender? Sim, sem dúvida. Será mais fácil fazer essa aprendizagem numa SLR ou numa bridge? Pois, parece-me claramente mais fácil aprender numa bridge. E não é só o uso que fica facilitado com uma bridge, é o próprio racio aprendizagem/€ gasto que é mais acessível.

A quantas coisas não me dediquei já na vida e desisti no processo. Só para dar um exemplo, quando decidi aprender a tocar guitarra poderia ter investido numa acustica de 500€...estava entusiasmado, sentia que tinha toda a paixão e queria mesmo era aprender. Mas a verdade é que investi 60€ numa viola rasca qualquer. Passado algum tempo descobri que afinal tocar guitarra não era assim tão engraçado e que eu não tinha grande jeito infelizmente. Felizmente só tinha investido 60€ e não 500€...acabei por vender a guitarra numa semana académica qualquer para ir para os copos.:D

Isto para dizer que quando alguém decide começar a dedicar-se à fotografia pode apresentar toda a paixão e entusiasmo do mundo, mas passado algum tempo pode perfeitamente mudar de ideias e desinteressar-se. Ora, não será mais coerente começar por um bridge que permite muita versatilidade em termos de uso e que custa entre 200 e 400€ do que ir logo para uma SLR que custa perto de 500€ e que como companhia traz um lente de kit que limita o seu uso e que em termos de qualidade é uma desgraça? Será isto ser conservador em relação ao dinheiro das outras pessoas ou não será isto ser consciente e tentar ajudar?

O meu entusiasmo pela fotografia é exactamente o mesmo independentemente do equipamento. Faço o melhor que conseguir com o equipamento que tiver. Tenho uma D70s e o meu entusiasmo seria o mesmo se tivesse uma D300 ou uma 5D. O que importa é o gosto que pomos nas coisas que nos motivam. Se o fazemos com equipamento X ou Y é irrelevante. Quando sentirmos que o equipamento nos limita de alguma forma, se realmente gostarmos da coisa, podemos juntar mais uns trocos e facilmente evoluir para algo melhor que satisfaça mais as nossas necessidades naquele momento.

Quanto ao Rui Marto comentar todas as threads, ainda bem que ele o faz. É optimo o fórum poder contar com membros activos como ele que tentam ajudar os outros sempre que podem e sabem. Eu já fui muitas vezes ajudado por ele e é óptimo ele andar por aqui. Espero que a atitude dele se mantenha assim por muito tempo...para bem da comunidade e das pessoas que gostam da fotografia.:p

Desculpem o testamento.:p

Cumps,
michael c
 
Se ele pede uma opinião para um SLR não percebo o pq de tanto alarido. pronto, tudo bem, chamem lá a atenção para certo pormenores, mas não vale a pena mostrarem-se indignados por ele querer comprar uma SLR, até aprece que querem privar o rapaz de entrar no "clube".

Tb não percebo o pq de ele ter de aprender numa bridge se o pode fazer numa SLR, praticamente da mesma forma ou provavelmente melhor.
Informação é o que não falta por ai, e está à distância de 2 cliques!

Por cerca de 400€ ja deve arranjar um D70 da Nikon, que é uma excelente máquina, já com uma objectiva para desenrascar. Na Canon não posso opinar...
 
Também dou o meu voto de solidariedade ao Rui Marto. Nem sempre concordamos, mas também se aprende muito a discutir construtivamente :)

Por outro lado, parece-me que nesta thread os ânimos estão um bocadinho exaltados, com um tom demasiado "clubístico". Ide tirar umas fotos! ;)

Já agora, eu tb saltei as bridge, de uma Canon A70 passei à Nikon D70S. Mesmo agora fiquei feliz por ter conseguido reparar a A70 para poder voltar a dar-lhe uso naquelas situações em que me dá mais jeito uma compacta. O que me convenceu a abrir os cordões à bolsa por uma reflex foi ter passado um dia com a Canon 300D e as lentes de um amigo. Depois de muito comparar a lista de features e as reviews, acabei de optar pela Nikon simplesmente porque esta ganhou à 350D no teste "da mão". Só depois de muita prática é que consegui distinguir as features importantes das secundárias _para mim_. Nalgumas tive sorte, noutras não.

(Tenho ideia que já postei esta história antes, mas pronto, aqui fica mais uma vez)
 
Back
Topo