SLR Usada - o que procurar

Teoricamente só precisas de mais de 6 megapixeis se fores revelar fotografias em tamanho A3 ou superior (ou ver num ecrã de grandes dimensões/muito perto).

Uma vez que o motivo da compra não parece ser esse (será para uso amador, como no meu caso), penso que 6 megapixeis será mais que suficiente. Acresce que quanto mais megapixéis num sensor de igual tamanho, menor será a sensibilidade à luz.

Podes precisar de mais megapixeis por outras razões. Associados a uma lente suficientemente nítida, pode dar muito jeito para crops mais apertados. Embora muito poucas vezes, já senti falta de mais.

De qualquer forma, amador ou não, pode ter essa necessidade, pelo que não devemos assumir isso assim de forma logo chapada. Imagina lá que ele queria encher a casa de fotografias enormes? :p
 
contextualiza esse artigo no ano em k foi escrito. ate as P&S k estao a sair agora teem 10mp pra cima.

mas claro, 100% de acordo k td depende do uso k ele lhe vai dar. mas basta pensar num crop k se tenha de fazer para k mais mp facam bem a diferenca.

por alguma razao estamos a assistir a um acrescimo de mp em todas as gamas em todas as marcas.
 
eu tenho impressões de 70x50 cm a partir de fotos com 6mp (da D70) e estão perfeitamente aceitáveis, claro que com mais mpx talvez ficassem um pouco mais nítidas, mas nada de muito diferente.. a grande vantagem será mesmo nos crops.. mas assim obrigamo-nos a enquadrar melhor :)

cumps
 
Megapixeis dão realmente jeito para crops. Eu também tenho apenas 6 e por vezes tiro fotografias para usar em suportes de comunicação gráfica (publicações, cartazes, outdoors, muppies, totem's) e até agora tenho-me desenrascado. É claro que se tivesse mais MP teria melhor qualidade, as imagens ficariam mais nitidas. Mas isso não quer dizer que não se faça o trabalho na mesma.:p Como não trabalho para Hollywood ou marcas gigantes, o rácio necessidade/qualidade/preço para os clientes acaba por ser bom e eles ficam satisfeitos.

Portanto, 6MP efectivos, para a esmagadora maioria das pessoas sinceramente acho que será suficiente.

Cumps,
michael c
 
Obviamente, nem é isso que está em questão. lol É que uma coisa é dizer que os MP pouco interessam, ou podem não interessar para a qualidade de imagem, ou que até podem ser um aspecto negativo. Outra coisa é dizer que não serve para nada.
 
Sim, dizerem que não servem para nada é mentira. Como disse dão jeito. Isso é inegável, eu não me importava de ter 10MP.:p (Vai uma troca de máquina Rui?):D

Cumps,
michael c
 
Sim sim... Por 10s. lol Fazemos uma jantarada e eu deixo-te dar uns clicks. :p Mas yah é isso. Eu no outro dia andei a tirar umas fotos para imprimir com 2m e tal de largura, só tenho uma coisa a dizer: Quem me dera ter o dobro ou o triplo dos Mp! :D Mas com 10 acho que já safo bem a coisa. Estou para ver é a cara deles quando virem um TIFF com alguns 200Mb.
 
Sim sim... Por 10s. lol Fazemos uma jantarada e eu deixo-te dar uns clicks. :p Mas yah é isso. Eu no outro dia andei a tirar umas fotos para imprimir com 2m e tal de largura, só tenho uma coisa a dizer: Quem me dera ter o dobro ou o triplo dos Mp! :D Mas com 10 acho que já safo bem a coisa. Estou para ver é a cara deles quando virem um TIFF com alguns 200Mb.

A mim já me recusaram uma impressão porque o TIFF que lhes enviei era demasiado pesado (180MB) e fazia bloquear o computador (devia ser cá um maquinão ...). Disseram para enviar em jpeg, e eu ... :o ... "muito obrigado, mas já não estou interessado" ... -.-'
 
A mim já me recusaram uma impressão porque o TIFF que lhes enviei era demasiado pesado (180MB) e fazia bloquear o computador (devia ser cá um maquinão ...). Disseram para enviar em jpeg, e eu ... :o ... "muito obrigado, mas já não estou interessado" ... -.-'

Eish... Epah, que tenham material um pouco antiquado e sem capacidade, pronto, ok. Agora pedir um JPEG... :p
 
O problema nisso é que se perde dinheiro no processo. Porque não fazer a escolha certa logo de início (quer seja SLR, ou outra)? :)

Mas se ele comprar uma bridge ou compacta e passado um mês achar que aquilo não lhe serve, e precisa de migrar para SLR, tb vai perder dinheiro!

So não perde se achar que está bem com a bridge! Mas isso tb pode acontecer com a SLR...
 
Mas se ele comprar uma bridge ou compacta e passado um mês achar que aquilo não lhe serve, e precisa de migrar para SLR, tb vai perder dinheiro!

So não perde se achar que está bem com a bridge! Mas isso tb pode acontecer com a SLR...

Claro, é algo que pode acontecer para os dois lados, ninguém diz o contrário. Mas quanto mais mal informado estiver, mais fácil é isso acontecer, não? Tanto para um lado, como para o outro...
Eu acho incrível como é que nos dias de hoje, com o acesso que há à informação, se vê malta que só depois de comprar as máquinas é que se arrependem, por coisas tão básicas como:

- "o LCD não mostra a foto"
- "a lente não tem zoom nenhum"
- "as fotos na qualidade máxima não dão para ver no PC" (RAW)
Ou...
- "a lente da minha máquina não sai"
- "as fotos à noite, sem flash, ficam sem qualidade"
- "vejo os gajos nos jogos a fazer 10fps, mas a minha por mais que tente só faz 2fps"

É como comprar um Ferrari e depois queixar-se que aquilo não sobe passeios, ou comprar um Terrano II e queixar-se que aquilo não passa dos 100km/h. :002:
 
Esta arrogância é que é idiota aqui no forum.

É que partem logo do principio que quem pede conselhos é parolo. E só porque passam a vida na internet acham que têm direito de fazer juizos de valor e aconselhar x ou y.

Enfim, foi a minha última participação nesta thread.
 
Mas qual arrogância?! Ninguém aqui parte do principio que quem pede conselhos é parolo. O que pessoal faz é tentar perceber os objectivos e necessidades da pessoa, para não andar a recomendar coisas à balda. E se se vir que a pessoa não está devidamente informada sobre o que está a comprar, acho que é uma questão de bom senso, tentar fazer com a pessoa fique um pouco mais informada, para não cometer erros que muitos cometem.

Não sei que realidade conheces, se é um mundo paralelo em que toda a gente adora e domina SLRs, mas a realidade que eu vejo na loja de um amigo é bastante diferente. Quase que não há dia em que eu vá lá e, ou ele me tem um belo episódio para me contar, ou então assisto a um em directo. Ao ponto de já ter visto uma pessoa a ir lá mandar a SLR para reparação, quando a máquina simplesmente estava regulada para ISO1600 e a pessoa não só não sabia tirar, como nem sabia o que era o ISO.
 
Back
Topo