Smart Router 2.0 (HS8247W)

Estou com um problema neste router, tenho duas portas ethernet em utilização mas apenas consigo por uma delas a 1000mbit/s de velocidade de ligação e a outra fica a 100mbit/s.
Se fizer um restart ao router ficam durante algum tempo ambas as portas a 1000mbit/s (comprovado por testes de velocidade), mas, passado pouco tempo, uma das portas vê a sua velocidade reduzida para 100mbit/s, permanecendo a outra a 1000mbit/s.
Já alguem se deparou com algo parecido?
Obrigado.
 
Não sei nao tenho esse grau de conhecimento. Estava a ver se poderia algo que se resolvesse com alguma coisa configurável no router. Tenho o router ligado a um quadro ATI e depois em duas das divisões um switch gigabit. Consigo velocidades perto da contratada (500 ***** Vodafone fibra) nas duas divisões mas depois uma das portas do router passa a indicar 100 em vez de 1000.
 
Penso que o problema não está no router, mas sim no equipamento ligado a ele. Se o router indica que a porta está a 100 Mbps é porque identificou que o equipamento ligado tem/ficou com essa interface.
 
A porta do switch que está ligada ao router fica verde durante uns minutos e com a ligação gigabit e depois passa a amarelo com ligação a 100 *****. Amanhã vou tentar com outro cabo de rede.
 
esse problema acontece sempre com a mesma porta no router? Experimenta nas outras portas - troca a porta
Cheira-me a curto em algum jack ou ficha RJ45 mal cravada. Troca os cabos e/ou tomadas
 
Hoje de manhã troquei o cabo que liga o cabo ao switch.
Até agora mantém-se nos 1000 megabits.
Se se mantiver assim o dia todo poderia ser este o problema.
Espero que seja deste cabo, e nao dos cabos que passam por dentro das paredes.

Edit: Confirma-se que era do cabo. Substitui de manhã por outro cabo e ficou o dia inteiro ligação estável a 1000 megabit
 
Última edição:
Alguém tem o SR 2.0 + repetidor Huawei K562e?
Queixei-me do pouco alcance e a Vodafone ofereceu o repetidor, mas apenas melhorou o alcance, perdendo velocidade...
O repetidor não me deixa alterar as configurações (deixa, mas mal o ligo por cabo ao router, vai tudo à vida) e "repete" as redes do SR 2.0 - o problema é que, no andar de baixo, fazendo testes de velocidade (a lado do repetidor e longe do router) tenho > 100Mbit/s sem repetidor e, com o repetidor ligado, cerca de 50Mbp/s!!
Vários testes e tentativas de configuração deram sempre o mesmo resultado.
 
Alguém tem o SR 2.0 + repetidor Huawei K562e?
Queixei-me do pouco alcance e a Vodafone ofereceu o repetidor, mas apenas melhorou o alcance, perdendo velocidade...
O repetidor não me deixa alterar as configurações (deixa, mas mal o ligo por cabo ao router, vai tudo à vida) e "repete" as redes do SR 2.0 - o problema é que, no andar de baixo, fazendo testes de velocidade (a lado do repetidor e longe do router) tenho > 100Mbit/s sem repetidor e, com o repetidor ligado, cerca de 50Mbp/s!!
Vários testes e tentativas de configuração deram sempre o mesmo resultado.

Podes verificar se o repetidor está a ligar a 100 ou 1000 Mbits?
E tens as redes separadas para confirmar que estas ligado a 5Ghz?
 
Hoje de manhã troquei o cabo que liga o cabo ao switch.
Até agora mantém-se nos 1000 megabits.
Se se mantiver assim o dia todo poderia ser este o problema.
Espero que seja deste cabo, e nao dos cabos que passam por dentro das paredes.

Edit: Confirma-se que era do cabo. Substitui de manhã por outro cabo e ficou o dia inteiro ligação estável a 1000 megabit
Bem continuo com o mesmo problema. Não sei se não será a xbox series x a ser picuinhas na negociação da ligação, começa por ser 1000 m bit (e faço downloads na consola perto da velocidade contratada de 500 m bit) e passado uns minutos ou horas o router passa a indicar que a a respetiva porta passou a estar a apenas 100 m bit. Noutra divisão tenho um PC e aí a ligação está estável e constante a 1000 m bps. Encomendei uns cabos cat 6 para ver se a ligação à xbox persiste nos 1000 m bps.

edit: acho que o problema pode ser da tomada na parede onde ligo o cabo de dados. experimentei ligar a playstation 4 diretamente, e, ao contrário da xbox, avisa quando o cabo lan se encontra desligado, algo que aconteceu algumas vezes durante curtos períodos de tempo.

vou ter de ver se com o cabo novo fica mesmo bem encaixado, se não provavelmente terá que ser retirada a tomada da parede para ver algum mau contacto, mas se for isto vai ser mais complicado porque nao tenho qualquer conhecimento da parte de ligação de cabos de rede...
 
Última edição:
Bem continuo com o mesmo problema. Não sei se não será a xbox series x a ser picuinhas na negociação da ligação, começa por ser 1000 m bit (e faço downloads na consola perto da velocidade contratada de 500 m bit) e passado uns minutos ou horas o router passa a indicar que a a respetiva porta passou a estar a apenas 100 m bit. Noutra divisão tenho um PC e aí a ligação está estável e constante a 1000 m bps. Encomendei uns cabos cat 6 para ver se a ligação à xbox persiste nos 1000 m bps.

edit: acho que o problema pode ser da tomada na parede onde ligo o cabo de dados. experimentei ligar a playstation 4 diretamente, e, ao contrário da xbox, avisa quando o cabo lan se encontra desligado, algo que aconteceu algumas vezes durante curtos períodos de tempo.

vou ter de ver se com o cabo novo fica mesmo bem encaixado, se não provavelmente terá que ser retirada a tomada da parede para ver algum mau contacto, mas se for isto vai ser mais complicado porque nao tenho qualquer conhecimento da parte de ligação de cabos de rede...
Também já tive um problema idêntico... Era o cabo que estava mal cravado o que fazia com que se desligasse e ligasse novamente várias vezes num curto espaço de tempo. Isso acabava também por atrapalhar a autonegociação da ligação. Ou seja, também começava sincronizado a 1000 Mbps, mas depois negociava a 100 Mbps.
 
É exatamente esse o meu problema.
Para retificar o cabo mal cravado será que um leigo consegue fazer comprando ferramentas ou será mais adequado chamar um electricista? (que deve levar uma pipa só pela deslocação) ?
 
@zx-9r
Os sintomas parecem iguais aos de um cabo que foi mal cravado cá em casa, passava para 100 ou 10 mbits passado algum tempo, no meu caso como foi um cabo passado e instalado pela operadora, reclamei e eles vieram cá arranjar.
 
É exatamente esse o meu problema.
Para retificar o cabo mal cravado será que um leigo consegue fazer comprando ferramentas ou será mais adequado chamar um electricista? (que deve levar uma pipa só pela deslocação) ?
Alguém que tenha o alicate consegue cravar isso, se fores de perto de Vila do Conde faço-te isso.
Agora comprares o alicate para fazer uma ficha não me parece que compense!
 
Obrigado @reise mas sou de Lisboa.

Vou ver se com o cabo novo que vou receber (cat6) o problema deixa de ocorrer mas parece-me que nao.

A manter-se o problema ou compro um alicate e tento safar, ou vejo se aqui alguem do forum que more em lisboa poderia estar interessado em fazer o serviço a valor a combinar (se for contra as regras do fórum, por favor eliminem esta ultima frase).

edit: caso o problema seja da tomada femea rj45 que tenha (será certamente cat5 ou cat5e dado já ter vários anos), poderei substituir esta por uma cat6? estive a ver que a maior parte das lojas vende mais cat6 em vez de cat5 /cat5e
 
Última edição:
Back
Topo