Smart Router 2.0 (HS8247W)

KT8322w
bjtMr5s


Olá a todos,

Tenho finalmente o Smart Router 2.0 depois de ter renovado o contrato com a Vodafone. Demoraram um mês e meio a vir fazer a troca, mas pronto. Tenho 1Gbps/200Mbps contratados porque preciso do máximo de velocidade de internet por causa do meu trabalho e embora saiba que só consigo essas velocidades por cabo, tinha esperança de conseguir pelo menos 700 a 800Mbps por Wi-Fi mesmo "colado" ao router. Na realidade, embora a velocidade de upload se fique por 190/195Mbps o que é bastante bom, não consigo mais de 400Mbps de download, tanto utilizando um MacBook Pro de última geração, um iPad, um iPhone X e um iPhone 8 Plus. O Ping anda sempre pelos 5ms e 6ms. Quando tinha NOS, tinha sempre 1ms de Ping. Tenho amigos que já conseguiram 950Mbps de download por Wi-Fi com o SM 2.0 e também já pude constatar isso aqui no fórum. Já configurei o router para usar a frequência de 5GHz e estou a usar canais isolados para evitar outras redes vizinhas. Até cheguei a comprar dois puks Google Wifi para criar uma rede mesh em casa, mas os aparelhos eram demasiado fracos e não melhoraram em nada a difusão do sinal e acabei por os devolver.

Hoje, veio cá um técnico da Vodafone para tentar encontrar uma solução e não conseguiu descobrir qual o problema para não conseguir melhores velocidades de download. Perguntei se poderia ser do router e ele disse que não.

No escritório cá de casa, tenho um iMac que não consegue mais de 300Mbps de download com o access point da Huawei (aparelho Super Wi-Fi da Vodafone) e que vim a descobrir mais tarde que é o limite de velocidade que permite (a Vodafone bem que podia colocar essa informação no site para não induzir os clientes em erro).

A minha pergunta é se há mais alguém com estas limitações de download por Wi-Fi com o SM 2.0 e se existe alguma solução? Será que comprando um router dedicado para ligar ao SM 2.0 consigo um sinal mais forte?
 
Última edição:
A Vodafone já verificou se o perfil de velocidade de internet é o correto? É que só teres 400MB podia significar que te aplicaram o tarifário de 400... Já experimentaste por cabo para tirar as dúvidas?
 
A Vodafone já verificou se o perfil de velocidade de internet é o correto? É que só teres 400MB podia significar que te aplicaram o tarifário de 400... Já experimentaste por cabo para tirar as dúvidas?

Sim, verifiquei juntamente com o técnico que consigo 938Mbps/203Mbps por cabo. Esqueci-me de referir isso no meu post. :)
 
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Olá a todos,

Tenho finalmente o Smart Router 2.0 depois de ter renovado o contrato com a Vodafone. Demoraram um mês e meio a vir fazer a troca, mas pronto. Tenho 1Gbps/200Mbps contratados porque preciso do máximo de velocidade de internet por causa do meu trabalho e embora saiba que só consigo essas velocidades por cabo, tinha esperança de conseguir pelo menos 700 a 800Mbps por Wi-Fi mesmo "colado" ao router. Na realidade, embora a velocidade de upload se fique por 190/195Mbps o que é bastante bom, não consigo mais de 400Mbps de download, tanto utilizando um MacBook Pro de última geração, um iPad, um iPhone X e um iPhone 8 Plus. O Ping anda sempre pelos 5ms e 6ms. Quando tinha NOS, tinha sempre 1ms de Ping. Tenho amigos que já conseguiram 950Mbps de download por Wi-Fi com o SM 2.0 e também já pude constatar isso aqui no fórum. Já configurei o router para usar a frequência de 5GHz e estou a usar canais isolados para evitar outras redes vizinhas. Até cheguei a comprar dois puks Google Wifi para criar uma rede mesh em casa, mas os aparelhos eram demasiado fracos e não melhoraram em nada a difusão do sinal e acabei por os devolver.

Hoje, veio cá um técnico da Vodafone para tentar encontrar uma solução e não conseguiu descobrir qual o problema para não conseguir melhores velocidades de download. Perguntei se poderia ser do router e ele disse que não.

No escritório cá de casa, tenho um iMac que não consegue mais de 300Mbps de download com o access point da Huawei (aparelho Super Wi-Fi da Vodafone) e que vim a descobrir mais tarde que é o limite de velocidade que permite (a Vodafone bem que podia colocar essa informação no site para não induzir os clientes em erro).

A minha pergunta é se há mais alguém com estas limitações de download por Wi-Fi com o SM 2.0 e se existe alguma solução? Será que comprando um router dedicado para ligar ao SM 2.0 consigo um sinal mais forte?

No meu caso consigo 600/200 por wifi no meu Oneplus 6. Que largura de banda esta configurada no router? Tenta por 80+80Mhz


alguem sabe se no router da vdf no dhcp se pode atribuir ip fixos
Podes
 
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Olá a todos,

Tenho finalmente o Smart Router 2.0 depois de ter renovado o contrato com a Vodafone. Demoraram um mês e meio a vir fazer a troca, mas pronto. Tenho 1Gbps/200Mbps contratados porque preciso do máximo de velocidade de internet por causa do meu trabalho e embora saiba que só consigo essas velocidades por cabo, tinha esperança de conseguir pelo menos 700 a 800Mbps por Wi-Fi mesmo "colado" ao router. Na realidade, embora a velocidade de upload se fique por 190/195Mbps o que é bastante bom, não consigo mais de 400Mbps de download, tanto utilizando um MacBook Pro de última geração, um iPad, um iPhone X e um iPhone 8 Plus. O Ping anda sempre pelos 5ms e 6ms. Quando tinha NOS, tinha sempre 1ms de Ping. Tenho amigos que já conseguiram 950Mbps de download por Wi-Fi com o SM 2.0 e também já pude constatar isso aqui no fórum. Já configurei o router para usar a frequência de 5GHz e estou a usar canais isolados para evitar outras redes vizinhas. Até cheguei a comprar dois puks Google Wifi para criar uma rede mesh em casa, mas os aparelhos eram demasiado fracos e não melhoraram em nada a difusão do sinal e acabei por os devolver.

Hoje, veio cá um técnico da Vodafone para tentar encontrar uma solução e não conseguiu descobrir qual o problema para não conseguir melhores velocidades de download. Perguntei se poderia ser do router e ele disse que não.

No escritório cá de casa, tenho um iMac que não consegue mais de 300Mbps de download com o access point da Huawei (aparelho Super Wi-Fi da Vodafone) e que vim a descobrir mais tarde que é o limite de velocidade que permite (a Vodafone bem que podia colocar essa informação no site para não induzir os clientes em erro).

A minha pergunta é se há mais alguém com estas limitações de download por Wi-Fi com o SM 2.0 e se existe alguma solução? Será que comprando um router dedicado para ligar ao SM 2.0 consigo um sinal mais forte?

Já seraraste as redes wifi? Eu com o iphone X tinha 500Mbps e com o XS Max tenho 630Mbps :) MacBook Pro 2018 tambem tenho 630Mbps de download.
 
Pela primeira vez li um funcionário da Vodafone afirmar a existência do modo brigde neste router. Algo que já foi referido pelo @Varredor

Basicamente, como também já foi referido aqui, este router tem a funcionalidade de modo brigde mas só para o sector empresarial e com um custo acrescido de 10€/mês. Mais info: https://forum.vodafone.pt/t5/Tv-Equipamentos/Smart-Router-2-0/td-p/323228

Não posso deixar de assinalar como negativo que a Vodafone limite e ainda por cima cobre por uma funcionalidade que na concorrência é gratuita e está disponível para todos os clientes.
 
Pela primeira vez li um funcionário da Vodafone afirmar a existência do modo brigde neste router. Algo que já foi referido pelo @Varredor

Basicamente, como também já foi referido aqui, este router tem a funcionalidade de modo brigde mas só para o sector empresarial e com um custo acrescido de 10€/mês. Mais info: https://forum.vodafone.pt/t5/Tv-Equipamentos/Smart-Router-2-0/td-p/323228

Não posso deixar de assinalar como negativo que a Vodafone limite e ainda por cima cobre por uma funcionalidade que na concorrência é gratuita e está disponível para todos os clientes.
Mais uma vez só confirma que eu não venho para o fórum "vomitar" informações inventadas/incorretas.
Já fiz a minha parte que é responder à mensagem dela pedindo que ela encaminhasse internamente a informação de que na concorrência é algo gratuito.

Cheers
 
Pela primeira vez li um funcionário da Vodafone afirmar a existência do modo brigde neste router. Algo que já foi referido pelo @Varredor

Basicamente, como também já foi referido aqui, este router tem a funcionalidade de modo brigde mas só para o sector empresarial e com um custo acrescido de 10€/mês. Mais info: https://forum.vodafone.pt/t5/Tv-Equipamentos/Smart-Router-2-0/td-p/323228

Não posso deixar de assinalar como negativo que a Vodafone limite e ainda por cima cobre por uma funcionalidade que na concorrência é gratuita e está disponível para todos os clientes.
ao anos q a vdf tem o aditivo router proprio pra clientes empresarias.
ta nas condições do site deles https://www.vodafone.pt/negocios/comunicacoes/pacotes-empresas/detalhes.html
 
O problema não é esse aditivo, mas sim como está implementado neste router.

Eles usaram a funcionalidade "modo bridge" deste router para integrar nessa solução paga. Ou seja, a funcionalidade está desativa de forma propositada e só é ativa em clientes empresariais mediante o pagamento de 10€ por mês. Quando a concorrência (Meo/NOS) tem esta funcionalidade disponível para todos os clientes e de forma gratuita.

Acho esta atitude muito má por parte da Vodafone. Estão a explorar comercialmente algo que devia ser gratuito.

O aditivo em si até justifica o preço. Visto que eles dão suporte e IPs extra. Agora limitarem este router para obrigarem as pessoas, e neste caso só empresariais, aderir a esse aditivo é que está mal.
 
Última edição:
O problema não é esse aditivo, mas sim como está implementado neste router.

Eles usaram a funcionalidade "modo bridge" deste router para integrar nessa solução paga. Ou seja, a funcionalidade está desativa de forma propositada e só é ativa em clientes empresariais mediante o pagamento de 10€ por mês. Quando a concorrência (Meo/NOS) tem esta funcionalidade disponível para todos os clientes e de forma gratuita.

Acho esta atitude muito má por parte da Vodafone. Estão a explorar comercialmente algo que devia ser gratuito.

O aditivo em si até justifica o preço. Visto que eles dão suporte e IPs extra. Agora limitarem este router para obrigarem as pessoas, e neste caso só empresariais, aderir a esse aditivo é que está mal.


No momento da instalação pedias Router e ont separado ! Já podias fazer o que querias !
 
@jotinha69 não estou a falar do meu caso, mas sim da prática comercial da Vodafone.

E já agora a coisa não funciona bem assim. No momento da instalação o técnico já vai com os equipamentos registados que te vai instalar. Não podes simplesmente pedir X ou Y. Quer dizer até podes se houver boa vontade do técnico, stock e permissão da Vodafone. Quem quiser ONT em separado deve deixar isso claro ANTES da instalação.
 
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