O meu smart router 2.0 começou a dar problemas há 1 semana e meia. Nomeadamente, o WiFi 2.4 Ghz que ora estava bom, ora estava péssimo (a maior parte das vezes nem conseguia fazer o speed test, falhava na latência). Jitter de 600ms, Ping de 100, dl de 0.4 up de 0.2 eram os valor mais comuns. Cabo e 5Ghz sempre a funcionar correctamente.
Hoje descobri finalmente o problema: os canais.
Alterei de automático para 13 e resolveu. Alterei para o canal 1 que o automático tinha selecionado, voltou o problema. Alterei para automático e ele escolheu o 9, sem problemas.
Testei todos os canais, do 1 ao 13. Os canais 1 a 4 estão péssimos. A partir do 5, velocidades normais.
O modo automático de selecção de canais explica a razão pela qual o problema ora vinha, or desaparecia.
Não encontro explicação. De acordo com o Wifi analyser bem como o próprio router, esses canais não estão particularmente congestionados (o 1 nem tem nenhuma rede segundo o router e o wifi analyser). Também não entendo porque razão o modo automático escolhia esses canais, supostamente e como me foi dito inúmeras vezes pela VDF, é inteligente.
De notar que isto aconteceu com 2 routers, sendo que este que tenho agora está aqui há dois dias (o outro embora estivesse com os problemas do Wifi, foi substituido porque as 2 boxes deixaram de funcionar).
Não sei se é algum bug no software do router ou se os canais estão mesmo congestionados. Testei do canal 1 ao 4 no router da sala (Buffalo Airstation WZR2_G300N), um router com cerca de 12 anos, e estava tudo bem. Este router até tem mais alcance (toda a casa) que o da VDF apesar de ter mais parede e de as 3 antenas estarem viradas para o outro lado (ele existe para dar wifi à sala, à cozinha e à varanda, e também serviu durante os períodos em que o 2.4 Ghz do Smart Router não funcionava).
Enfim, selecionei o canal 13 que me pareceu ser o melhor e espero que corra tudo bem a partir de agora.
@joselrl - Não sei se seria algo semelhante a isto que tinhas no 2.4 Ghz