Eu como já falei com o 16913 algumas 7 vezes em semana e meia, confirmo que uns dizem que é melhor ter as redes separadas, outros dizem que é melhor estarem juntas e outros dizem que não faz diferença com este router. Agora tive de ligar ao 16913 porque as boxes estão outra vez com problemas e disseram-me que é melhor separar as redes devido ao mesmo nome.
Curiosamente, os problemas das boxes voltaram mas os canais 1-4 da rede 2.4 ficaram bons. Neste caso, as boxes têm algumas paragens, não dá para voltar a trás (anda para trás a uma velocidade lentíssima, nem a imagem muda, e demora dois minutos a conseguir sair disso, por mais teclas em que carregue) e cada vez que se mudava de canal dizia que não foi possível concluir a operação, apesar de mudar bem de canal, este último problema só numa das boxes, por enquanto. Desliguei lá atrás para reiniciar a box e agora sempre que aparece o simbolo da Vodafone diz que não tem sinal, para reiniciar o router etc. O mesmo propblema do ínicio da semana.
Enfim...
Aparentemente está resolvido. Ligaram do 16912, o senhor esteve a analisar e viu que eu tinha um router e um switch e disse que podia ser por isso (apesar de já ter isso ligado há cerca de 8 meses sem qualquer problema) Pediu-me para desligar o switch da rede (e assim também o meu router não-VDF) e fez um reset ao router da VDF. As boxes voltaram a funcionar normalmente. Achei que estava resolvido.
Logo a seguir, liguei o switch de novo mas não o router para ver qual o dispositivo que estava a causar o problema. Tudo a funcionar bem. Umas 2 horas depois, decidi desligar a box no botão e ver se iniciava. Não iniciou. Pensei então que o problema fosse o switch. Desliguei a box do switch e liguei a box directamente ao cabo de rede que vem do router. Continuava a não funcionar.
Aí, decidi fazer o outro passo que o assistente fez: reset ao router. Já funcionava outra vez.
Reconfigurei o router (password do wifi e DNS IPV4 e IPV6 da Cloudflare). Desliguei o router no botão e desliguei novamente a box no botão. OUTRA VEZ sem sinal.
Mais um reset. Voltou a funcionar. Agora pensei no DNS. Meti só o DNS no IPV6, desliguei o router e a box e voltei a ligar. Continuou a funcionar.
Agora fui ao IPV4 e coloquei o DNS. Desliguei o router e a box e voltei a ligar. Já não dava.
Tirei o DNS e nem desliguei o router, apenas a box. Já funcionava.
Tentei com outro DNS (OpenDNS) e mais uma vez, deixou de funcionar. Retirei e voltou a dar.
Por alguma razão, não posso utilizar DNS no IPV4 senão as boxes começam a ter problemas. Até há 1 semana e meia, usava o 1.1.1.1 e 1.0.0.1 no IPV4 do router sem qualquer problema. E este já é o segundo router com problemas nas boxes, embora só com este segundo é que fiz a "prova".
Enfim, não sei o que se passou para do nada, depois de pelo menos vários meses a utilizar o DNS no IPV4 do Router sem qualquer problema, isto esteja a falhar. Desconheço a relação disto com a questão do Wifi 2.4 ter tido problemas com os canais 1-4 e do modo automático escolher esses canais, tanto no smart router 2.0 anterior como no que vieram colocar há 2 ou 3 dias atrás (se é que existe, este problema entretanto parece ter-se resolvido sozinho).
Não sei se isto é só comigo. Se alguém que use DNS no router quiser desligar e voltar a ligar uma box e ver se tem problemas, agradeço.
Entretanto, já tenho tudo como estava antes, incluindo o switch e o outro router. Tudo menos os DNS IPV4 no Smart Router.
Desculpem o post longo e repetitivo.