Smart Router 3.0 (F@ST5657)

Isso é o que menos interessa. A íris também ganhou não sei quantos prémios pelo design. Depois a performance era o que era...

Vamos lá ver como se comporta a nível de performance. Sempre fiquei curioso se o bom bufferbloat da Vodafone era devido algum QoS dos próprios routers da Huwaei por exemplo. E como se comporta com a velocidade de 1 Gbps e softwares tipo P2P que utilizam várias ligações.
 
Isso é o que menos interessa. A íris também ganhou não sei quantos prémios pelo design. Depois a performance era o que era...

Vamos lá ver como se comporta a nível de performance. Sempre fiquei curioso se o bom bufferbloat da Vodafone era devido algum QoS dos próprios routers da Huwaei por exemplo. E como se comporta com a velocidade de 1 Gbps e softwares tipo P2P que utilizam várias ligações.

Mas nesses casos a Vodafone não costuma desiludir , agora a Iris foi uma vergonha mundial ….
 
Isso é o que menos interessa. A íris também ganhou não sei quantos prémios pelo design. Depois a performance era o que era...

Vamos lá ver como se comporta a nível de performance. Sempre fiquei curioso se o bom bufferbloat da Vodafone era devido algum QoS dos próprios routers da Huwaei por exemplo. E como se comporta com a velocidade de 1 Gbps e softwares tipo P2P que utilizam várias ligações.

Não acredito que seja do router, porque se no Giga tens 955Mbps não estou a ver margem para aplicar QoS ;)
 
Ninguém na Vodafone conhece a existência do Smart Router 3.0.
Ainda agora estive ao telefone com um caramelo da Vodafone que me diz que deve ser um super WiFi , que o router mais recente é o 2.0.
Vou voltar à carga mais tarde. Renovei o contrato há um mês, e vou aproveitar a oportunidade para pedir a troca, se deixar passar o tempo, já sabemos como é...
 
@7422736m é normal. Oficialmente este router ainda não está em comercialização.

Ser mais recente nem sempre é sinonimo de ser melhor. Eu aguardava mais feedback sobre o equipamento. Até porque este já sai da linha "huawei" que por norma tinha sempre boa performance. É como a vBox não é por ser mais recente que é melhor que as boxs mediaroom.
 
Os clientes NOS FTTH que têm o 5.0 dizem que é bastante bom, mas podem ter sido feitas alterações que condicionem a performance, apesar de a base ser a mesma. A introdução de uma porta USB adicional pode não ter sido a única alteração...
 
Ninguém na Vodafone conhece a existência do Smart Router 3.0.
Ainda agora estive ao telefone com um caramelo da Vodafone que me diz que deve ser um super WiFi , que o router mais recente é o 2.0.
Vou voltar à carga mais tarde. Renovei o contrato há um mês, e vou aproveitar a oportunidade para pedir a troca, se deixar passar o tempo, já sabemos como é...

Engraçado que o tecnico que veio cá trocar o sr1 pelo sr2 há 3 semanas atrás disse que já havia um sr3 a chegar! Essa do "ninguem na vdf" é exagero, certo?
 
Os "técnicos" sabem logo porque eles começam a ver material chegar aos armazens. Nada mais.
A nível interno (16912, 16913, lojas, etc) é normal que ainda não saibam de nada. Até receberem formações/indicações não sabem nada.

Provavelmente algures ao longo desta semana haverá publicitação.

Cheers
 
Engraçado que o tecnico que veio cá trocar o sr1 pelo sr2 há 3 semanas atrás disse que já havia um sr3 a chegar! Essa do "ninguem na vdf" é exagero, certo?

Não, não é.
Das pessoas que contactei, pelos canais habituais, ninguém sabe de nada.
No site não aparece, logo não será de estranhar.
Claro que, como o @Varredor disse, os técnicos que trataram do processo já o conhecem há muito, assim como o pessoal nos armazéns.
Mas com esses não temos forma de contacto :)
 
Bridge não vi em lado nenhum mas a opção DMZ está presente no router.
Pareceu-me ter suporte para ligar pens 3G no usb. Dá jeito para quem necessita de uma ligação backup em caso de falha.

O técnico disse-me que começaram a instalar este router esta semana.
O novo router tem-se portado bem ? Como é a nível de wifi , se for possível alguma comparação ?
 
O novo router tem-se portado bem ? Como é a nível de wifi , se for possível alguma comparação ?
Para já está tudo OK. Não posso comparar com o SR1.0/2.0 pois eu tinha hg8245h. O meu antigo nem 5Ghz tinha. Mas penso que que em 2.4Ghz o alcance seja um pouco inferior, mas mal se nota. Em 5Ghz no Redmi note 7 á beira do router tenho 300/320Mb/s no quarto mais afastado (deve ser +/- 15/20mts) consigo 240/260. No ponto de mais dificil recepção cá em casa cerca de 30mts com 1 parede normal e uma parede com cerca de 35cm de espessura a velocidade baixa para 100/120.

Não sei se está relacionado, mas notei melhorias a nivel de ping no iRacing (jogo que habitualmente jogo). Geralmente as corridas são no servidor de Boston antes da troca tinha 166ms, de momento tenho tido sempre 133ms.

Outra coisa que vi, dá para desligar os leds da frente mas não dá programar o horário. Também podemos desligar a alimentação das portas usb. Dá para configurar os DNS e para usar DDNS. Tem também uma opção para bloquear os telefones de tocarem durante o periodo programado.
 
Entre hoje e amanhã recebo o meu. Para quem está interessado em feedback de uma pessoa que vem de um Smart Router 2.0, nos próximos dias digo qualquer coisa por aqui.

Cheers
 
Entre hoje e amanhã recebo o meu. Para quem está interessado em feedback de uma pessoa que vem de um Smart Router 2.0, nos próximos dias digo qualquer coisa por aqui.

Cheers

Obrigado @Varredor, fico à espera, especialmente para quem quer colocar um router próprio será importante ver a questões de encaminhamentos de portas ou algum constrangimento do uso da DMZ.
 
Portanto, recebi o menino de manhã e estive a testa-lo intensamente desde então.
Um pequeno à parte, é que, este router transmitiu-me a esperança de que a Vodafone está a deixar de entregar routers mais limitados ao cliente final. Já com o update que houve ao Smart Router 1.0 e 2.0 no Natal de 2018 notou-se isso, e agora com este equipamento novo mais ainda! Digo isto comparado ao Smart Router 1.0 e 2.0! Comparado à concorrência então...

O router em si é extremamente premium com um design excelente! Comparado ao Smart Router 2.0 e mesmo o 1.0, o tamanho e o peso pouco ou nada alteram. Achei engraçado que mal foi ligado recebeu logo update, o que me leva a crer que será um equipamento com uma atenção diferenciada por parte da Vodafone.

Quanto à cobertura Wi-Fi, no meu cenário, nos 2.4Ghz melhorou e bem! Nos 5Ghz parece-me muito igual. Isto comparado ao Smart Router 2.0, claro.

Quanto à estabilidade e o Bufferbloat com o qual estamos habituados nos equipamentos Vodafone, como já era expectável, continua igual. Isto é, excelente! :)

Segue uma lista de um pequeno apanhado:
  • Continua a ser possível alterar a gama de IP da LAN.
  • Continua a ser possível alterar a gama de IP da Guest Wi-Fi.
  • Continua a ser possível alterar os servidores DNS tanto em IPv4, como em IPv6! :D
  • Continua a ser possível o desligamento dos LEDS.
  • Passa a ser possível o desligamento das portas USB.
  • Passa a ser possível o desligamento na íntegra do IPv6 pelo próprio cliente diretamente no router sem necessidade de contactos ao Suporte Técnico.
  • Passa a ser possível alterar o hostname do router! :cool:
  • Passa a existir uma opção na zona de configurações da Wi-Fi denominada por "Band Steering", onde é possível selecionar equipamentos que suportem de modo a priorizar nos 5Ghz.
  • Deixa de ser possível limitar a velocidade de Download e Upload na Guest Wi-Fi.
  • Os menus e a GUI do Painel de Controlo em um todo estão estupidamente melhores! Extremamente bem conseguidos e rápidos.
  • Na Wi-Fi 5Ghz perdemos os 160Mhz face ao Smart Router 2.0.
  • DMZ continua presente.
  • UPnP continua presente.
  • Bridge continua não presente.
  • Existe agora a possibilidade de definir horários em que o telefone fixo pode tocar (https://i.imgur.com/IZe8oSH.png e https://i.imgur.com/DUVKcfK.png).
  • Servidor DHCPv6 não é mais a confusão que era no Smart Router 1.0 e 2.0.
Houveram pequenos detalhes, que eu pessoalmente adorei o facto que tenham tido isso em conta e transferido do 1.0 e 2.0 para o 3.0! Exemplo: possibilidade de alterar a gama de IP da LAN. Malta como eu que utiliza gama 10.xxx.xxx.xxx internamente agradece. A possibilidade de alterar a gama da Guest Wi-Fi também é de louvar. Evita-se muitos curiosos e brincalhões estando numa subnet diferente.
Dispensa-se comentários quanto ao facto de continuar a ser possível alterar os servidores DNS tanto em IPv4 como em IPv6.
Gostei bastante da possibilidade de se alterar o hostname do router e também da liberdade dada pela Vodafone possibilitando o cliente de desligar a qualquer momento o IPv6 sem a necessidade de contactar o Suporte Técnico, etc.
Por outro lado, é chato a opção de limitar a velocidade de Download e Upload na Guest Wi-Fi não estar presente. Já encaminhei sugestão e presumo que seja algo factível e que saia em alguma atualização futura. Eu pessoalmente dava bastante uso a essa mesma opção no Smart Router 2.0.

Cheers
 
Última edição:
Back
Topo