Smart Router 3.0 ([email protected])

taunus

Suspenso
Bom dia,
No sábado foram fazer a transferência do serviço devido a mudança de casa, mas as coisas não correram muito bem. Como perderam muito tempo no exterior, a passar cabos de fibra de poste em poste, e depois para dentro de casa (cerca de 4 horas), no interior acabamos por não testar as saídas coaxiais, pois já eram 9 da noite e já estava toda a gente um pouco impaciente. Ontem, quando fui testar um dos coaxiais verifico que os canais estão todos com ruído no sinal. Liguei ao meu eletricista, que fez a instalação interior que me pediu para fazer uma experiência: ligar diretamente da ONT à televisão, para despistar algum problema na injeção do sinal da ONT na rede. Por acaso a minha televisão já tem uma entrada daquelas de rosca pelo que não foi necessário "construir" um cabo novo com entrada regular. Coloquei a pesquisa auto e não encontrou nenhum canal, o que já achei estranho porque os canais já tinham dado noutra saída (apesar do ruído). Depois fui fazer outra experiência: voltei a conectar o cabo da ONT à tomada de injeção de rosca na parede e liguei um cabo coaxial nessa mesma tomada à televisão e aí já apanhei 66 canais em perfeita qualidade.

Portanto fico com as seguintes dúvidas, se alguém conseguir esclarecer:

Por que possível razão a TV não sintonizou nenhum canal com a ligação direta à ONT?

Por que possível razão o sinal fica com ruído nas saídas coaxiais?

Ainda perguntei ao meu eletricista se a instalação poderia precisar de um amplificador de sinal mas ele disse que nunca seria esse o problema pois a rede que é (são 6 saídas e só uma é que estava ligada) não precisa de amplificador de sinal.
 

nipnip

Power Member
Bom dia,
No sábado foram fazer a transferência do serviço devido a mudança de casa, mas as coisas não correram muito bem. Como perderam muito tempo no exterior, a passar cabos de fibra de poste em poste, e depois para dentro de casa (cerca de 4 horas), no interior acabamos por não testar as saídas coaxiais, pois já eram 9 da noite e já estava toda a gente um pouco impaciente. Ontem, quando fui testar um dos coaxiais verifico que os canais estão todos com ruído no sinal. Liguei ao meu eletricista, que fez a instalação interior que me pediu para fazer uma experiência: ligar diretamente da ONT à televisão, para despistar algum problema na injeção do sinal da ONT na rede. Por acaso a minha televisão já tem uma entrada daquelas de rosca pelo que não foi necessário "construir" um cabo novo com entrada regular. Coloquei a pesquisa auto e não encontrou nenhum canal, o que já achei estranho porque os canais já tinham dado noutra saída (apesar do ruído). Depois fui fazer outra experiência: voltei a conectar o cabo da ONT à tomada de injeção de rosca na parede e liguei um cabo coaxial nessa mesma tomada à televisão e aí já apanhei 66 canais em perfeita qualidade.

Portanto fico com as seguintes dúvidas, se alguém conseguir esclarecer:

Por que possível razão a TV não sintonizou nenhum canal com a ligação direta à ONT?

Por que possível razão o sinal fica com ruído nas saídas coaxiais?

Ainda perguntei ao meu eletricista se a instalação poderia precisar de um amplificador de sinal mas ele disse que nunca seria esse o problema pois a rede que é (são 6 saídas e só uma é que estava ligada) não precisa de amplificador de sinal.

Normalmente nas tvs as ligações com rosca são para satélite, e as "normais" são para o rf. Sendo esse o caso é ligando na ligação com rosca nunca sintonizarias nada.

Se com o sinal injectado na rede sintonizas numas televisões em condições e noutras não precisas de rever a instalação de casa, estará a haver perdas de sinal algures (ou sendo a degradação natural do sinal pela dimensão da rede podes precisar de um amplificador).
 

taunus

Suspenso
Normalmente nas tvs as ligações com rosca são para satélite, e as "normais" são para o rf. Sendo esse o caso é ligando na ligação com rosca nunca sintonizarias nada.

Se com o sinal injectado na rede sintonizas numas televisões em condições e noutras não precisas de rever a instalação de casa, estará a haver perdas de sinal algures (ou sendo a degradação natural do sinal pela dimensão da rede podes precisar de um amplificador).
Bom dia,
A situação ficou resolvida. Foi necessário mudar a tomada onde estava injetado o sinal rf vindo da ONT. O técnico da Vodafone não fez o serviço corretamente nem confirmou que aquela tomada não permitia a injeção do sinal na rede nos seus devidos termos. Não sei qual a explicação técnica mas provavelmente alguém aqui poderá elucidar.
 

MacGyver75

Power Member
Bom dia,
A situação ficou resolvida. Foi necessário mudar a tomada onde estava injetado o sinal rf vindo da ONT. O técnico da Vodafone não fez o serviço corretamente nem confirmou que aquela tomada não permitia a injeção do sinal na rede nos seus devidos termos. Não sei qual a explicação técnica mas provavelmente alguém aqui poderá elucidar.
Não devia de estar ligada no ati...

Pagaste o serviço, ou reclamaste e eles enviaram de novo em o técnico????

Eles, técnicos (ou pseudo tecnicos), qualquer coisa mal feita colocam sempre as culpas no anterior que não sabe fazer etc e tal....
 

taunus

Suspenso
Não devia de estar ligada no ati...

Pagaste o serviço, ou reclamaste e eles enviaram de novo em o técnico????

Eles, técnicos (ou pseudo tecnicos), qualquer coisa mal feita colocam sempre as culpas no anterior que não sabe fazer etc e tal....
Foi o meu eletricista que resolveu. Como estava lá a fazer outros trabalhos foi mais fácil e rápido. Disse-me que caso quisesse reclamar o técnico da Vodafone poderia ficar "enrascado" com a própria Vodafone por trabalhos deficientemente executados...
 

docrj

Power Member
Bom dia, Numa altura em que só se fala do SR 3.0 versão wi-fi 6 gostaria saber o que acham do versão da Sagemcom? Tenho o SR 3.0 e sinceramente não tenho razões de queixa de maior...
 

joselrl

Power Member
Bom dia, Numa altura em que só se fala do SR 3.0 versão wi-fi 6 gostaria saber o que acham do versão da Sagemcom? Tenho o SR 3.0 e sinceramente não tenho razões de queixa de maior...

É decente, alguns dizem ter mais alcance que o SR 2.0, mas nao tem AC 160Mhz para 1gbps por wi-fi, e tambem parece nao conseguir aguentar 1gbps por cabo, ficando pelos 750mbps em testes de velocidade. Para velocidades ate 500mbps serve
 

docrj

Power Member
O smart router 3.0 tem alcances maiores que o 2.0 por wifi em 2.4 e 5ghz? Ou é ela por ela?
Bom dia, Nunca fui utilizador do SR2.0. Mas posso dizer que na minha casa de 100m2, tenho boa receção tanto em 2.0 como em 5Ghz....a minha tv do quarto liga-se ao router em 5.0 Ghz e vejo streamimg com excelente qualidade...
 
Alguém usa um sistema mesh com este router? Como o tem configurado já que o mesmo não permite bridge.

Estou a pensar comprar o tenda mw5 mas pelo que vejo não suporta modo access point
 

7422736m

Power Member
Boa tarde a todos.
Depois de ter renegociado o meu contrato, foi-me instalado o smart router 3.0.
Tudo a funcionar de forma excelente: tenho um laptop windows com velocidades wifi superiores a 400 Mb, bem como um smartphone e um tablet Android também com velocidades similares.
No entanto, o meu Iphone 13 e o meu MacBook têm ligações extremamente instáveis (isto apesar do sinal ser forte em toda a casa).
O MacBook sempre que sai do estado de sleep luta para conseguir ligar-se e as velocidades raramente chegam aos três dígitos. Noto também que o link com o wifi do router, que no PC windows e nos dispositivos Android está sempre nos 866, no Mac não passa dos 300 e pouco, 400.
A engenharia da Vodafone disse-me que o problema estava na norma WiFi 6, que "dá problemas" com alguns equipamentos, nomeadamente da Apple.
Desativaram a norma Wifi6 mas os problemas mantêm-se.
Para além da instabilidade e volicdades baixas, noto que, por exemplo uma enorme latência a abrir páginas, ainda que sejam extremamente leves, e se estiver a fazer um download, a ligação parece ficar saturada e não consigo fazer mais nada em simultâneo com a ligação.
Disseram que se o desligar da norma Wifi6 não resolvesse teriam de substituir o router.
Será mesmo assim?
Custa-me um pouco a acreditar, e duvido que a substituição do router resolva seja o que for.
Só uma nota: com o anterior smart router 2 não tinha qualquer destes problemas.
 

docrj

Power Member
Boa tarde a todos.
Depois de ter renegociado o meu contrato, foi-me instalado o smart router 3.0.
Tudo a funcionar de forma excelente: tenho um laptop windows com velocidades wifi superiores a 400 Mb, bem como um smartphone e um tablet Android também com velocidades similares.
No entanto, o meu Iphone 13 e o meu MacBook têm ligações extremamente instáveis (isto apesar do sinal ser forte em toda a casa).
O MacBook sempre que sai do estado de sleep luta para conseguir ligar-se e as velocidades raramente chegam aos três dígitos. Noto também que o link com o wifi do router, que no PC windows e nos dispositivos Android está sempre nos 866, no Mac não passa dos 300 e pouco, 400.
A engenharia da Vodafone disse-me que o problema estava na norma WiFi 6, que "dá problemas" com alguns equipamentos, nomeadamente da Apple.
Desativaram a norma Wifi6 mas os problemas mantêm-se.
Para além da instabilidade e volicdades baixas, noto que, por exemplo uma enorme latência a abrir páginas, ainda que sejam extremamente leves, e se estiver a fazer um download, a ligação parece ficar saturada e não consigo fazer mais nada em simultâneo com a ligação.
Disseram que se o desligar da norma Wifi6 não resolvesse teriam de substituir o router.
Será mesmo assim?
Custa-me um pouco a acreditar, e duvido que a substituição do router resolva seja o que for.
Só uma nota: com o anterior smart router 2 não tinha qualquer destes problemas.
Boa tarde,

Estamos a falar do SR 3.0 com wi-fi 6 ou do SR 3.0 da SagemCom?
 

nipnip

Power Member
@zurxx80 a configuração mais simples seria se funcionassem como ap. Não sendo possível passar ar por desligar o WiFi do router e garantir que não existem conflitos na atribuição dos ips. Mas passa na thread dedicada aos sistemas mesh provavelmente obterás melhor ajuda.

@7422736m publicaste na thread errada. Passa no tópico dedicado ao router com Wi-Fi6. Há por lá 2 ou 3 relatos semelhantes em que a solução foi voltar ao smartrouter.
 

PSS-PT

Power Member
Alguém usa um sistema mesh com este router? Como o tem configurado já que o mesmo não permite bridge.

Estou a pensar comprar o tenda mw5 mas pelo que vejo não suporta modo access point
Ainda não recebi o SR3, mas já tenho a mesh instalada.
Como o SR não tem bridge, "só" o irás utilizar para receber a fibra e ligar 1 cabo de rede à porta WAN do teu router da Mesh. Desativas obviamente o wi-fi do SR.
Todas as ligações por cabo deverão sair pela mesh e se necessário adquires um switch de qualidade para teres mais portas.

Fiz esta configuração com o meu sistema, SR2 + ASUS CD6 + Switch TPlink, numa ligação 500/100 e obtive os melhores resultados em todos os cenários testados.
Antes disso tinha utilizado o SR como switch, mas a performance foi inferior.
 

MRSM

Power Member
Boas, tenho um agendamento para dia 27/12 para mudar do 2.0 para o 3.0 com WiFi 6, mas verifiquei aqui que existe um outro sem wi-fi 6, como eu consigo distinguir e sei se o técnico não vai instalar gato por lebre? Obrigado
 

docrj

Power Member
Boas, tenho um agendamento para dia 27/12 para mudar do 2.0 para o 3.0 com WiFi 6, mas verifiquei aqui que existe um outro sem wi-fi 6, como eu consigo distinguir e sei se o técnico não vai instalar gato por lebre? Obrigado
....olha que se calhar ficas melhor servido com o gato.
 
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