Smart Router 3.0 (F@ST5657)

Varredor

Power Member
8ro3Xq4.jpg

Design: https://www.smal.de/work/vodafone-vox-3-0-fiber

Este é nada mais nada menos o "Smart Router 3.0". Também conhecido como "VOX 3.0". O modelo é o F@ST5657, e a última versão de firmware é a SGDX10008800P;
  • Não há Bridge;
  • Não há PrintSharing;
  • Há DMZ;
  • Suporte IPv6 a 100%;
  • Ainda não há Wi-Fi 6 (por razões óbvias);
  • Existe agora a possibilidade de renomear os dispositivos e alterar o ícone representativo de cada dispositivo;
  • É possível alterar os servidores DNS à semelhança do Smart Router 1.0 e 2.0;
  • Ao que tudo indica, será utilizado também em zonas DST.
Portas de ligação e entradas (painel traseiro):
Zf0PcbA.png
Leds CPE (painel frontal):
8DFMcMP.png

KN2EYb7.png
Consoante existam mais informações vou atualizando o tópico.

Cheers
 
Última edição:
@tomas_loeps, já contactei a pessoa correta para me dar algumas informações. Resta-me aguardar.
@hildeberto, bridge penso que não tenha. É uma opção da própria Vodafone, não uma limitação de equipamentos, como já sabes, claro. :)

Posso é adiantar que o equipamento já está a ser instalado à coisa de uma semana aqui na zona do Minho.

Cheers
 
Última edição:
@tomas_loeps, já contactei a pessoa correta para me dar algumas informações. Resta-me aguardar.

@hildeberto, bridge penso que não tenha. É uma opção da própria Vodafone, não uma limitação de equipamentos, como já sabes, claro. :)

Posso é adiantar que o equipamento já está a ser instalado à coisa de uma semana aqui na zona do Minho.

Cheers

Obrigado pela info do modo bridge @Varredor e ao @Fred_meister pelas fotos . Por acaso poderás dizer se tem DMZ pelo menos ?

Estou neste mometo a negociar 2 instalações (não está fácil) e estes pequenos factores (bridge, dmz, ont separado) fazem a diferença para a MEO neste momento.

@Varredor , quando dizes "zona do Minho" , são zonas DST , ou o router pode ser instalado noutros locais ?
 
Última edição:
Bridge não vi em lado nenhum mas a opção DMZ está presente no router.
Pareceu-me ter suporte para ligar pens 3G no usb. Dá jeito para quem necessita de uma ligação backup em caso de falha.

O técnico disse-me que começaram a instalar este router esta semana.
 
Pelas fotos, parece mesmo ser o Sagemcom 5657 usado pela NOS em FTTH. O patchcord deve entrar de certeza por baixo do router, o conector RF, botão power, portas LAN e USB são exatamente no mesmo sítio. Só as portas de Telefone é que são em cima, no lugar da primeira porta USB

O design está muito bom...

Agora já se sabe porque é que andam a despachar o SR 1.0 no 3P... precisam de esvaziar o stock em armazém. Mas este router tem um look muito premium... Não será para substituir o 2.0 nos pacotes onde este está agora e passar o 2.0 para o lugar do 1.0? Se as specs dele forem iguais ao da NOS fica-lhe a faltar o canal de 160MHz
 
Recebi à pouco o manual. Infelizmente não o posso disponibilizar por não ser o manual do cliente final, mas atualizei o primeiro post com as informações mais pertinentes. Qualquer dúvida só questionarem.

A principio para a semana já tenho o meu instalado. :)

Cheers
 
  • Não há Bridge;
  • Não há PrintSharing;
  • Há DMZ;
  • Suporte IPv6 a 100%;
  • Ainda não há Wi-Fi 6 (por razões óbvias);
  • Existe agora a possibilidade de renomear os dispositivos e alterar o ícone representativo de cada dispositivo;
  • É possível alterar os servidores DNS à semelhança do Smart Router 2.0;
  • Ao que tudo indica, será utilizado também em zonas DST (informação por confirmar).
Confirma-se que é o mesmo modelo do 5.0 da NOS para FTTH. O curioso é a possibilidade de ser usado nas redes DST... A NOS não o usa em DST por alegada incompatibilidade com os OLTs
 
Acho que é um bocado mau em pleno 2020 não trazer modo bridge e Wi-Fi 6, tendo em conta que a MEO já está a preparar um novo router com essas specs.
No entanto, devo dizer que o design é no mínimo lindo, muito bem concebido
 
A vdf anda instalar fibra aqui na terrinha ao lado da minha, um colega meu aderiu a fibra, vamos a ver se lhe põe este menino
 
@RGarrido, modo bridge concordo que deveria ter, mas também compreendo os custos que isso acarreta em pleno fim de vida do IPv4. Não esquecer que cada cliente com bridge ligado requer +1 IPv4.

O Wi-Fi 6 compreendo perfeitamente que não traga. É demasiado verde. A malta anda demasiado hyped com o Wi-Fi 6 desnecessáriamente. A IEEE só finalizou o 802.11ax este ano, o último draft só será realizado no final do ano pelo que estive a falar com o @NotGeneric (que diga-se de passage, Wi-Fi é a especialidade dele). Se não me engano a MEO até adiou teoricamente o lançamento desse tal router. E de certa forma tenho as minhas dúvidas de que o Wi-Fi 6 que o suposto "FiberGateway Gen2" tem, fosse o Wi-Fi 6 a sério com OFDMA, etc.

Este router da Vodafone, na minha opinião pessoal, eu vejo-o mais como uma forma de "fugir" da Huawei e também de dar uma experiência mais intuitiva ao cliente no painel de controlo.

Cheers
 
Estou especialmente curioso com a capacidade de cobertura! Isso sim seria muito bom melhorarem. Quem tiver este router que dê o seu feedback em relação ao SR 1.0 e 2.0.
 
@Varredor mas a Vodafone abandonou a parceria com a Huawei?

E sim, este é o AIO usado pela NOS em FTTH. E na NOS o Bridge está ativo, mas pelo lado oposto alteração de DNS não. Por isso este router da Vodafone parece-me melhor para quem não quer usar router próprio. Mas pior para quem quer.

Estou curioso para ver a performance deste AIO em relação aos da Huawei.
 
@RGarrido, modo bridge concordo que deveria ter, mas também compreendo os custos que isso acarreta em pleno fim de vida do IPv4. Não esquecer que cada cliente com bridge ligado requer +1 IPv4.

O Wi-Fi 6 compreendo perfeitamente que não traga. É demasiado verde. A malta anda demasiado hyped com o Wi-Fi 6 desnecessáriamente. A IEEE só finalizou o 802.11ax este ano, o último draft só será realizado no final do ano pelo que estive a falar com o @NotGeneric (que diga-se de passage, Wi-Fi é a especialidade dele). Se não me engano a MEO até adiou teoricamente o lançamento desse tal router. E de certa forma tenho as minhas dúvidas de que o Wi-Fi 6 que o suposto "FiberGateway Gen2" tem, fosse o Wi-Fi 6 a sério com OFDMA, etc.

Este router da Vodafone, na minha opinião pessoal, eu vejo-o mais como uma forma de "fugir" da Huawei e também de dar uma experiência mais intuitiva ao cliente no painel de controlo.

Cheers

O WIFI6 já levou com um update ;)
Wifi 6E nos 6Ghz ;) só mais para o final deste ano é que vai ficar mais maduro como dizes e bem ;)
 
Back
Topo