Smart Router 3.0 (F@ST5657)

A meo pode chamá-lo de robusto, mas se eu tentar desligar DHCP na interface do router dá crash e a mesma deixa de ser acessível (se quiser voltar aceder tenho de dar reset) e este bug já é conhecido por eles à anos e nenhuma correção foi feita ainda. Depois têm ainda os problemas com o denominado "smart wifi" deles que ativa automaticamente com a app e junta as bandas 2.4 e 5 numa (independentemente se as tinhas juntas anteriormente ou não) e se quiseres corrigir tens de dar reset no router pelos vistos ...

Óbviamente nenhum destes problemas é um "deal breaker" em especial para os utilizadores normais, mas não deixa de ser interessante a quantidade de reports no fórum do router da meo vs fórum do router da vodafone.
Nunca tinha ouvido falar de problemas no equipamento... Para mim são uma novidade porque do pouco que ouvi dele nunca ouvi grandes queixas e em termos de especificações até é bom. Não fazia ideia.
 
Sim, completamente de acordo com o @DamnDaniel7. Faço a gestão de alguns Fiber Gateways para amigos e familiares que não pescam nada do assunto e é um crime comparar aquilo com qualquer um dos Smart Routers.

Cheers
 
Última edição:
Mas ao menos o router da MEO tem bridge... 🙄

Mas isso é precisamente para deixar de usar o Router da Meo :) Penso que a comparação foi Router da Meo vs Vodafone. Também já tinha lido queixas de timeouts e o próprio bufferbloat há quem diga que tem haver com mau software da Meo. Mas pronto, têm sempre a hipótese de usar router próprio com maior facilidade. Enquanto na Vodafone o Router de origem por norma apresenta já por si boa performance e sem grandes problemas.
 
Uma das coisas que aprecio no router/serviço Vodafone é o considerável pouco tempo que demora a recuperar depois de um reiniciar ou uma falha de energia.
 
Pois, não sei, eu para já tenho Vodafone com ONT.

Mas entre ter bridge sem IPv6 e ser forçado a usar o router da Vodafone seja o SR 1, 2, 3 ou 9000, prefiro o bridge da MEO.
Apenas por curiosidade sincera. Que uso tens na tua rede que o smart router não suportaria?

Do que vou vendo muitas vezes muito pessoal quer ter um router diferente/próprio só porque sim sem ter grande motivo para tal.
 
Apenas por curiosidade sincera. Que uso tens na tua rede que o smart router não suportaria?

Do que vou vendo muitas vezes muito pessoal quer ter um router diferente/próprio só porque sim sem ter grande motivo para tal.
Não vou entrar em pormenores porque não tenho tempo para isso (nem este é o tópico adequado) vou só resumir assim: total controlo da minha rede de casa.
Do que vou vendo muitas vezes muito pessoal quer ter um router diferente/próprio só porque sim sem ter grande motivo para tal.

Como podem afirmar tal coisa? Só porque o pessoal não justifica o porquê de ter um router diferente/próprio, não significa que não tenha motivos para tal.

Se vocês não encontram motivo para usar um router diferente/próprio, tudo bem, é porque não sentem necessidade de fazer algo que o router do ISP não vos permite. Ninguém vos julga por isso, não façam é o inverso que só vos fica mal.
 
Não vou entrar em pormenores porque não tenho tempo para isso (nem este é o tópico adequado) vou só resumir assim: total controlo da minha rede de casa.



Como podem afirmar tal coisa? Só porque o pessoal não justifica o porquê de ter um router diferente/próprio, não significa que não tenha motivos para tal.

Se vocês não encontram motivo para usar um router diferente/próprio, tudo bem, é porque não sentem necessidade de fazer algo que o router do ISP não vos permite. Ninguém vos julga por isso, não façam é o inverso que só vos fica mal.
Ninguém está a julgar ninguém, fiz apenas uma questão.

Total controlo da rede de casa é a tua justificação embora continue com a minha questão...

A não ser cenários muito específicos arriscaria dizer que os router dos operadores, embora com diferenças entre eles, respondem a mais de 99% dos utilizadores domésticos.
 
Ok, menos mal então...
Tenho 500/100Mbps.
São semelhantes. Pelo que é dito por aqui o SR 3.0 parece ter ligeiramente melhor alcance a nível do wifi do que SR 2. Já o SR 2 tem a vantagem de permitir 160Hz o que permite debitar maiores velocidades por wifi (ideal para quem tem contratado 1000/200). A nível de software ambos são estáveis (especialmente quando comparados com fwg da meo)

Primeiro "falhanço" do SR 3.0: ontem liguei para a Vodafone e, entre outras questões, referi que o router antigo tinha mais cobertura do que o SR 3.0 e perguntei se podiam oferecer um repetidor.
O operador disse que sim, mas que havia um problema: o repetidor que a Vodafone oferece não e compatível com o SR 3.0 (apenas com os anteriores)!!
Será?!
Vou aguardar algum tempo e, se não houver novidades, vou pedir para trocar o router pelo SR 2.0 - e, a VBoxPro 4K vai pelo mesmo caminho!...
 
Última edição:
Primeiro "falhanço" do SR 3.0: ontem liguei para a Vodafone e, entre outras questões, referi que o router antigo tinha mais cobertura do que o SR 3.0 e perguntei se podiam oferecer um repetidor.
O operador disse que sim, mas que havia um problema: o repetidor que a Vodafone oferece não e compatível com o SR 3.0 (apenas com os anteriores)!!
Será?!
Vou aguardar algum tempo e, se não houver novidades, vou pedir para trocar o router pelo SR 2.0 - e, a VBoxPro 4K vai pelo mesmo caminho!...
Não estou a ver que incompatibilidade possa existir... Mas também não estou a ver a ser - te oferecido tão facilmente.
 
Quando um técnico foi a minha casa em Julho trocar o meu SR2.0 por outro igual, questionei-o acerca desse "3.0" e ele disse que não aconselhava e que não funcionava bem com Mesh 🤷
 
Quando um técnico foi a minha casa em Julho trocar o meu SR2.0 por outro igual, questionei-o acerca desse "3.0" e ele disse que não aconselhava e que não funcionava bem com Mesh [emoji1745]
Nenhum deles funciona com mesh porque nenhum suporta mesh, e certamente não foi a solução mesh que foi oferecida
 
Primeiro "falhanço" do SR 3.0: ontem liguei para a Vodafone e, entre outras questões, referi que o router antigo tinha mais cobertura do que o SR 3.0 e perguntei se podiam oferecer um repetidor.
O operador disse que sim, mas que havia um problema: o repetidor que a Vodafone oferece não e compatível com o SR 3.0 (apenas com os anteriores)!!
Será?!
Vou aguardar algum tempo e, se não houver novidades, vou pedir para trocar o router pelo SR 2.0 - e, a VBoxPro 4K vai pelo mesmo caminho!...

Não estou a ver que incompatibilidade possa existir... Mas também não estou a ver a ser - te oferecido tão facilmente.

Acho que é porque da forma que instalam, o AP "copia" as configurações do router principal, e parece que so comunica com o SR 1.0 e 2.0 porque são da mesma marca (Huawei). Acredito que seja essa a razão, ja vi vários casos em que trocaram o SR 3.0 para o 2.0 para instalar o super wi-fi
 
Não estou a ver que incompatibilidade possa existir... Mas também não estou a ver a ser - te oferecido tão facilmente.
Ele disse que por ser uma instalação realizada há apenas 3 dias poderiam oferecer o repetidor...
Eu sugeri logo a troca do router (para o 2.0 - que é o que está no contrato) e ele disse-me para esperar mais algum tempo a ver se a Vodafone passa a ter um repetidor compatível com o SR 3.0.
A ver vamos...


Acho que é porque da forma que instalam, o AP "copia" as configurações do router principal, e parece que so comunica com o SR 1.0 e 2.0 porque são da mesma marca (Huawei). Acredito que seja essa a razão, ja vi vários casos em que trocaram o SR 3.0 para o 2.0 para instalar o super wi-fi
Talvez seja isso...
 
Back
Topo