Smart Router 3.0 (F@ST5657)

Porque razão?
Por isto:

Primeiro problema com a Vodafone... a box VBoxPro 4K não me agrada minimamente (qualidade de imagem pior relativamente à antiga MeoBox HD com 8 anos (que tinha antes ligada na mesma TV Samsung 4k)), canal Historia sem HD (em 2021 numa box 4K?!!) e o pior de tudo: ontem fiquei a saber que, com esta box, não tenho gravações automáticas no PC (TV Vodafone no Windows)!
É uma funcionalidade importante para mim e eu já lhes disse que tem que resolver o problema ou trocar a box!
Esta box (e o serviço de TV da Vodafone) estão a ser uma desilusão (e eu nem vejo muito TV nem sou muito exigente), mas isto é nem sequer cumprir os mínimos...
 
@asasnet faz "upgrade" para Arris 4K e para o SR 2.0 e sê feliz ;) São os melhores equipamentos da Vodafone.
Por acaso a minha experiência com a VBoxPro 4K não tem sido muito boa, mas pelo que já vi aqui, a minha efectivamente deve estar com bugs.

De resto, em relação a 4K, passa-me ao lado visto os canais 4K serem praticamente 0.

Comparativamente à Arris, gosto do facto de ser mais pequena, e demorar menos a reiniciar.
 
Pelos vistos o novo Smart Router 3.0 será o Huawei OptiXstar HG8247X6-8N com WiFi 6.

Isto tendo em consideração o certificado WFA112242 emitido a 19 de Maio e que pode ser consultado em wi-fi.org
 
Certamente, @ipiziligui. Ainda não tive qualquer confirmação por parte dos contactos que tenho, mas não digo que não.
Só fico perplexo, e cheguei a comentar isso com amigos quando vi a sheet do Fiber Gateway com Wi-Fi 6 e fico igualmente perplexo com este suposto router, com o facto de ainda ter portas 1Gbps. :facepalm:
Faziam o investimento de um equipamento com pelo menos uma porta 2.5Gbps e ficava o assunto arrumado por uns bons tempos.

Assim que tiver qualquer confirmação digo por aqui, como já tinha referido anteriormente.

Cheers
 
Pelos vistos o novo Smart Router 3.0 será o Huawei OptiXstar HG8247X6-8N com WiFi 6.

Isto tendo em consideração o certificado WFA112242 emitido a 19 de Maio e que pode ser consultado em wi-fi.org

Estranho esse modelo combinar o nomenclature antigo da Huawei com o mais recente. Pelo model nr. podemos determinar o seguinte:

H - ONT residencial
G - GPON (não Smart "S"), logo ~2.5/1.25Gbit de upstream
8 - Não tem IoT features (tal como Zigbee)
2 - 2 POTS (RJ11 VOIP)
4 - 4 LAN (todas GbE)
7 - USB + CATV + WiFi
X - ??? Possivelmente 1 porta NBaseT (2.5G/5G/10G)
6 - WiFi 6
8 - 4SS 2.4GHz + 4SS 5GHz (Provavelmente Qualcomm se for como os anteriores SR)
N - ???

Sauce: antigo novo
 
Estranho esse modelo combinar o nomenclature antigo da Huawei com o mais recente. Pelo model nr. podemos determinar o seguinte:

H - ONT residencial
G - GPON (não Smart "S"), logo ~2.5/1.25Gbit de upstream
8 - Não tem IoT features (tal como Zigbee)
2 - 2 POTS (RJ11 VOIP)
4 - 4 LAN (todas GbE)
7 - USB + CATV + WiFi
X - ??? Possivelmente 1 porta NBaseT (2.5G/5G/10G)
6 - WiFi 6
8 - 4SS 2.4GHz + 4SS 5GHz (Provavelmente Qualcomm se for como os anteriores SR)
N - ???

Sauce: antigo novo
Qual é a vantagem do protocolo zigbee nos routers? Faz de gateway? Há routers a fazerem de gateway zigbee?
 
Qual é a vantagem do protocolo zigbee nos routers? Faz de gateway? Há routers a fazerem de gateway zigbee?
Se actuar como coordinator, terá a vantagem de ser certamente mais robusto e com suporte a mais dispositivos do que um CC2531 que se liga por USB a um equipamento a correr home assistant, por exemplo.
Se a Vodafone lançar um router com suporte zigbee3.0, reformo já a minha CC2531. Mas duvido que isso aconteça...
Mas seria excelente.
So não vejo é o use case para o contexto de serviços fornecidos por um ISP, daí achar que é muito pouco provável vermos isso disponível num router Vodafone.
Antes disso, faltam muitas outras funcionalidades, como VLANs, múltiplos SSIDs wifi com bindings distintos a VLANs, bridge mode, etc.
 
Se actuar como coordinator, terá a vantagem de ser certamente mais robusto e com suporte a mais dispositivos do que um CC2531 que se liga por USB a um equipamento a correr home assistant, por exemplo.
Se a Vodafone lançar um router com suporte zigbee3.0, reformo já a minha CC2531. Mas duvido que isso aconteça...
Mas seria excelente.
So não vejo é o use case para o contexto de serviços fornecidos por um ISP, daí achar que é muito pouco provável vermos isso disponível num router Vodafone.
Antes disso, faltam muitas outras funcionalidades, como VLANs, múltiplos SSIDs wifi com bindings distintos a VLANs, bridge mode, etc.

Bridge Mode não há porque a Vodafone não quer ativar para clientes do segmento consumo, não é por causa do equipamento
 
Se actuar como coordinator, terá a vantagem de ser certamente mais robusto e com suporte a mais dispositivos do que um CC2531 que se liga por USB a um equipamento a correr home assistant, por exemplo.
Se a Vodafone lançar um router com suporte zigbee3.0, reformo já a minha CC2531. Mas duvido que isso aconteça...
Mas seria excelente.
So não vejo é o use case para o contexto de serviços fornecidos por um ISP, daí achar que é muito pouco provável vermos isso disponível num router Vodafone.
Antes disso, faltam muitas outras funcionalidades, como VLANs, múltiplos SSIDs wifi com bindings distintos a VLANs, bridge mode, etc.
Poderia ser engraçado para uns quantos equipamentos zigbee do IKEA entre outros... Mas no meu ver não é comparável a um HA com uma conbee pelo imensidão de possibilidade que o HA trás no que toca a tornar casas "smart".
 
Poderia ser engraçado para uns quantos equipamentos zigbee do IKEA entre outros... Mas no meu ver não é comparável a um HA com uma conbee pelo imensidão de possibilidade que o HA trás no que toca a tornar casas "smart".
Honestamente, não esperaria que o router da Vodafone actualmente como gateway full featured, mas como um zigbee coordinator com output de mensagens para os diversos protocolos de comunicações, como MQTT, que iria depois comunicar com o MQTT broker do home assistant, por exemplo.
Mas são só ideias.

Bridge Mode não há porque a Vodafone não quer ativar para clientes do segmento consumo, não é por causa do equipamento
Infelizmente... e não me parece que alguma vez venha a ser alterada a posição da Vodafone. Isso já foi falado montes de vezes por aqui desde há vários anos, sem mudança de postura à vista.
Quando (e se) renovar contrato, peço alteração para ONT clássico e uso um router meu. Não adianta insistir numa espera que nunca vai terminar.
 
@asasnet faz "upgrade" para Arris 4K e para o SR 2.0 e sê feliz ;) São os melhores equipamentos da Vodafone.
Já está!!
SR 2.0 e Arris 4k


Por acaso a minha experiência com a VBoxPro 4K não tem sido muito boa, mas pelo que já vi aqui, a minha efectivamente deve estar com bugs.

De resto, em relação a 4K, passa-me ao lado visto os canais 4K serem praticamente 0.

Comparativamente à Arris, gosto do facto de ser mais pequena, e demorar menos a reiniciar.
Em duas semanas passaram cá por casa 5 box's!
Só 3 foram ligadas (VBoxPro 4K, Tatung e Arris 4k)
Não gostei de nenhuma mas a Arris 4k será o melhor compromisso entre as várias funcionalidades...


Pelos vistos o novo Smart Router 3.0 será o Huawei OptiXstar HG8247X6-8N com WiFi 6.

Isto tendo em consideração o certificado WFA112242 emitido a 19 de Maio e que pode ser consultado em wi-fi.org
O SR 3.0 que esteve cá em casa era um SagemCom (Made in Tunisia)!
 
Última edição:
Primeiro "falhanço" do SR 3.0: ontem liguei para a Vodafone e, entre outras questões, referi que o router antigo tinha mais cobertura do que o SR 3.0 e perguntei se podiam oferecer um repetidor.
O operador disse que sim, mas que havia um problema: o repetidor que a Vodafone oferece não e compatível com o SR 3.0 (apenas com os anteriores)!!
Será?!
Vou aguardar algum tempo e, se não houver novidades, vou pedir para trocar o router pelo SR 2.0 - e, a VBoxPro 4K vai pelo mesmo caminho!...
Ele disse que por ser uma instalação realizada há apenas 3 dias poderiam oferecer o repetidor...
Eu sugeri logo a troca do router (para o 2.0 - que é o que está no contrato) e ele disse-me para esperar mais algum tempo a ver se a Vodafone passa a ter um repetidor compatível com o SR 3.0.
A ver vamos...

Não estou a ver que incompatibilidade possa existir... Mas também não estou a ver a ser - te oferecido tão facilmente.

Nas ultimas semanas muita coisa se passou e eu ainda não tinha tido oportunidade para vir cá dar mais pormenores.

4 dias depois da nova instalação, fiquei sem serviço!
Led vermelho a piscar no SR 3.0 e sem nenhum serviço. Contactei a linha de apoio (e também pedi para trocar o router pelo SR 2.0 (que era o que estava contratado) + repetidor) e ficaram de vir cá no dia seguinte (e assim foi).
A fusão dentro da caixa da fibra não tinha ficado muito bem e acabou por falhar. Foi feita uma nova união trocado o SR 3.0 pelo SR 2.0 + repetidor (Huawei K562e).
O repetidor não me deixa alterar as configurações (deixa, mas mal o ligo por cabo ao router, vai tudo à vida) e "repete" as redes do SR 2.0 - o problema é que, no andar de baixo, fazendo testes de velocidade (a lado do repetidor e longe do router) tenho > 100Mbit/s sem repetidor e, com o repetidor ligado, cerca de 50Mbp/s!! Vários testes e tentativas de configuração deram sempre o mesmo resultado.
Enfim, a Vodafone ofereceu o repetidor mas já o desliguei porque não obtive qualquer melhoria e só estava a gastar energia...
Para isto podia ter ficado o SR 3.0...
 
Nas ultimas semanas muita coisa se passou e eu ainda não tinha tido oportunidade para vir cá dar mais pormenores.

4 dias depois da nova instalação, fiquei sem serviço!
Led vermelho a piscar no SR 3.0 e sem nenhum serviço. Contactei a linha de apoio (e também pedi para trocar o router pelo SR 2.0 (que era o que estava contratado) + repetidor) e ficaram de vir cá no dia seguinte (e assim foi).
A fusão dentro da caixa da fibra não tinha ficado muito bem e acabou por falhar. Foi feita uma nova união trocado o SR 3.0 pelo SR 2.0 + repetidor (Huawei K562e).
O repetidor não me deixa alterar as configurações (deixa, mas mal o ligo por cabo ao router, vai tudo à vida) e "repete" as redes do SR 2.0 - o problema é que, no andar de baixo, fazendo testes de velocidade (a lado do repetidor e longe do router) tenho > 100Mbit/s sem repetidor e, com o repetidor ligado, cerca de 50Mbp/s!! Vários testes e tentativas de configuração deram sempre o mesmo resultado.
Enfim, a Vodafone ofereceu o repetidor mas já o desliguei porque não obtive qualquer melhoria e só estava a gastar energia...
Mas tens o repetidor ligar por cabo ou apenas a repetir por wireless?
 
Mas tens o repetidor ligar por cabo ou apenas a repetir por wireless?
Por cabo (tenho um cabo do router no 1º andar, ao repetidor no R/C).
Consigo mexer nas configurações do repetidor antes de o ligar à rede - mas mal ligo o cabo que vem do router ao repetidor, ele muda tudo automaticamente.
 
Por cabo (tenho um cabo do router no 1º andar, ao repetidor no R/C).
Consigo mexer nas configurações do repetidor antes de o ligar à rede - mas mal ligo o cabo que vem do router ao repetidor, ele muda tudo automaticamente.

Parece-me normal que mude e faça configuração automática para repetir o router, já que é esse o objectivo do serviço.

Quanto à menor performance é que me parece estranho até porque julgo ser um equipamento com alguma qualidade, mas como não o tenho não te posso ajudar muito mais.

Aguarda se alguém te consegue esclarecer ou então insiste com o apoio técnico.
 
Parece-me normal que mude e faça configuração automática para repetir o router, já que é esse o objectivo do serviço.

Quanto à menor performance é que me parece estranho até porque julgo ser um equipamento com alguma qualidade, mas como não o tenho não te posso ajudar muito mais.

Aguarda se alguém te consegue esclarecer ou então insiste com o apoio técnico.
Sim, é normal a configuração automática, mas não uma velocidade tão baixa...
Onde tenho portátil, sem repetidor, tenho >100Mbps (wifi). Com o cabo direto ao portátil, >500Mbps e, com esse cabo ligado ao repetidor (e com o repetidor ao lado do portatil), apenas cerca de 50Mbps (wifi)!
Não me vou chatear muito porque no portátil (90% do uso) não preciso e só vou ligar o repetidor pontualmente quando precisar de Internet num local mais afastado.

O repetidor parece bom e, o ideal seria conseguir mudar o firmware para ele não se configurar automaticamente.
 
O SR 3.0 que esteve cá em casa era um SagemCom (Made in Tunisia)!

Esse ainda não é "público", parece ter sido mais um teste. A previsão era que introduzissem esse Sagemcom mas com Wi-Fi 6 (como fizeram em alguns paises la fora) como SR3.0, mas afinal parece que vão voltar à Huawei com o HG8247X6-8N
 
Back
Topo