Smart Router 3.0 (F@ST5657)

Tenho um problema parecido mas com o SR2.
Quando o SR2 deteta o aparelho Huawei Wi-Fi Extra como porta megabit tenho 90mbps/90mbps.
Quando detecta como porta gigabit tenho 101mbps de download e 0,1mbps de upload.

Já fiz reset aos dois routers, mudei cabos e mudei de porta Ethernet...
Mas o meu problema deve ser um defeito do aparelho Wi-Fi Extra porque no Wi-Fi direto ao SR2 tenho 405(down)/105 (up) estáveis

Acredito que seja do equipamento (talvez algum conflito com modo de poupança de energia?). Tenho tb o super wi-fi extra e desde que instalaram que manteve a ligação a gigabit, mas a porta LAN está ligada a outro dispositivo, se calhar isso previne esse bug.

@like.no.other verifica se tens alguma opção sobre suspensão ou poupança de energia na pagina de configuração do tp-link, e desativa se tiveres
 
Ao que consegui apurar esse router com Wi-Fi 6 que a NOS lançou é precisamente uma variante do atual Smart Router 3.0 que a Vodafone já tem no terreno na Vodafone Espanha e Vodafone Italia a alguns meses. Diria que agora que a NOS fez algum barulho sobre isso é só uma questão de tempo até essa variante chegar cá e finalmente publicitarem o tal Smart Router 3.0 já com Wi-Fi 6.

+INFO: https://forum.zwame.pt/threads/smart-router-3-0.1051696/post-16840005

Cheers
 
Acabei de estar ao telefone com o suporte da VDF e foi-me dito que o Smart Router 3.0 tem Wi-Fi 6. Foi essa a solução que me apresentaram para o facto de ter contratado 1000/200 Mbps e só ter 600/200 com o Smart Router 2.0.
Por outro lado, quando a chamada voltou para o comercial, a fim de completar a troca, já tiveram alguma reticência em me trocarem o router. Foi para averiguação interna... :P Vamos ver no que dá.

Caso não troquem (por alguma razão que inventem), não conseguiria eu contornar isto com outro router 802.11ax ligado por cabo ao atual Smart 2.0 da vodafone? Ficava com 2 redes wi-fi, mas uma delas com melhor velocidade. Ou não?
 
Acabei de estar ao telefone com o suporte da VDF e foi-me dito que o Smart Router 3.0 tem Wi-Fi 6. Foi essa a solução que me apresentaram para o facto de ter contratado 1000/200 Mbps e só ter 600/200 com o Smart Router 2.0.
Por outro lado, quando a chamada voltou para o comercial, a fim de completar a troca, já tiveram alguma reticência em me trocarem o router. Foi para averiguação interna... [emoji14] Vamos ver no que dá.

Caso não troquem (por alguma razão que inventem), não conseguiria eu contornar isto com outro router 802.11ax ligado por cabo ao atual Smart 2.0 da vodafone? Ficava com 2 redes wi-fi, mas uma delas com melhor velocidade. Ou não?
Do que tem passado por aqui o smart router 3 não tem wifi6
 
Acabei de estar ao telefone com o suporte da VDF e foi-me dito que o Smart Router 3.0 tem Wi-Fi 6. Foi essa a solução que me apresentaram para o facto de ter contratado 1000/200 Mbps e só ter 600/200 com o Smart Router 2.0.
Por outro lado, quando a chamada voltou para o comercial, a fim de completar a troca, já tiveram alguma reticência em me trocarem o router. Foi para averiguação interna... :P Vamos ver no que dá.

Caso não troquem (por alguma razão que inventem), não conseguiria eu contornar isto com outro router 802.11ax ligado por cabo ao atual Smart 2.0 da vodafone? Ficava com 2 redes wi-fi, mas uma delas com melhor velocidade. Ou não?

Não percebo o que te disseram. Por um lado disseram-te que o facto de teres contratado 1000/200 e só teres 600/200 se resolvia com um router que tem wifi6? Não faz sentido. A velocidade contratada é medida com com uma ligação por cabo e não por wifi. O wifi estará sempre sujeito a muitos fatores que podem reduzir a sua velocidade, alguns dos quais não são responsabildiade da vodafone.

E depois é como disseram aqui. O que tem sido instalado pelos vistos não tem wifi6.

O que talvez venha a acontecer é a vodafone lançar oficialmente o SR3 com um modelo com wifi6. Talvez seja essa a explicação para estarem a fazer testes com este router mas não o anunciam oficialmente. Estarão à espera de uma versão com wif6 para aí sim anunciar o SR3
 
Não percebo o que te disseram. Por um lado disseram-te que o facto de teres contratado 1000/200 e só teres 600/200 se resolvia com um router que tem wifi6? Não faz sentido. A velocidade contratada é medida com com uma ligação por cabo e não por wifi. O wifi estará sempre sujeito a muitos fatores que podem reduzir a sua velocidade, alguns dos quais não são responsabildiade da vodafone.
Talvez não me tenha explicado bem.

Não me queixei a eles da velocidade por cabo. Essa está dentro dos valores aceitáveis. Pedi foi um "auxílio" para a velocidade por Wi-Fi, porque numa rápida pesquisa no google, percebi que existiam novos routers (802.11ax) que conseguiriam melhor performance. (volto a salientar a minha noobice nestas questões). No fundo queria perceber se eles tinham routers mais recentes para fornecer aos clientes. Foi aí que eles disseram que sim. Que tinham o tal novo SR 3.0 que seria 802.11ax.

NOTA: O técnico referiu que o router teria 3 bandas (1x 2.4GHZ, 1x 5GHZ e 1x 802.11ax). Achei estranha a explicação, uma vez que no meu conhecimento, uma coisa não tinha a ver com a outra. Mas assumindo a minha ignorância no assunto, deixei passar.

UPDATE: Entretanto, o comercial voltou a ligar e disse que não tinham "autoridade" para substituir o SR 2.0 pelo SR 3.0. Que teria que ser o dept técnico a faze-lo. Fiquei de aguardar um contato por parte do mesmo técnico anterior. 🏓🏓
 
Talvez não me tenha explicado bem.

Não me queixei a eles da velocidade por cabo. Essa está dentro dos valores aceitáveis. Pedi foi um "auxílio" para a velocidade por Wi-Fi, porque numa rápida pesquisa no google, percebi que existiam novos routers (802.11ax) que conseguiriam melhor performance. (volto a salientar a minha noobice nestas questões). No fundo queria perceber se eles tinham routers mais recentes para fornecer aos clientes. Foi aí que eles disseram que sim. Que tinham o tal novo SR 3.0 que seria 802.11ax.

NOTA: O técnico referiu que o router teria 3 bandas (1x 2.4GHZ, 1x 5GHZ e 1x 802.11ax). Achei estranha a explicação, uma vez que no meu conhecimento, uma coisa não tinha a ver com a outra. Mas assumindo a minha ignorância no assunto, deixei passar.

UPDATE: Entretanto, o comercial voltou a ligar e disse que não tinham "autoridade" para substituir o SR 2.0 pelo SR 3.0. Que teria que ser o dept técnico a faze-lo. Fiquei de aguardar um contato por parte do mesmo técnico anterior. 🏓🏓
esquece lá isso. O smart router 3 não tem WiFi 6 (a menos que seja um smart router 3 v2 de que ainda não houve notícia). Dos relatos existentes não existem ganhos significativos na mudança do 2 para o 3 em WiFi. Se tens 600/200 não estás propriamente mal e a limitação até poderá não estar no smart router mas nos outros equipamentos que usas.

Portanto, e uma vez que essa conversa com a vodafone não te vai levar a lado nenhum, analisa se os equipamentos que usas dão para mais que o que recebes agora, se derem pensa em usar APs dedicados que te permitam melhorar a performance do wifi.
 
Acabei de contactar a pessoa ideal para me responder a essa questão e ainda não há nada em distribuição com Wi-Fi 6. Essa pessoa cuja contactei pertence logo ao primeiro departamento que sabe de antemão da existência de um novo equipamento seja ele qual for e até ao momento não há qualquer notícia de um possível Smart Router 3.0 Wi-Fi 6 ou algo que se pareça. Não se preocupem que assim que o equipamento realmente entrar em Portugal e iniciar a sua distribuição, além de certamente ser um dos primeiros a deitar as mãos em um, terei todo o gosto em vos dar o heads up por aqui, iniciar um novo tópico, etc, como habitual. :)

Cheers
 
Acabei de contactar a pessoa ideal para me responder a essa questão e ainda não há nada em distribuição com Wi-Fi 6. Essa pessoa cuja contactei pertence logo ao primeiro departamento que sabe de antemão da existência de um novo equipamento seja ele qual for e até ao momento não há qualquer notícia de um possível Smart Router 3.0 Wi-Fi 6 ou algo que se pareça. Não se preocupem que assim que o equipamento realmente entrar em Portugal e iniciar a sua distribuição, além de certamente ser um dos primeiros a deitar as mãos em um, terei todo o gosto em vos dar o heads up por aqui, iniciar um novo tópico, etc, como habitual. :)

Cheers


entao e este post:

https://forum.zwame.pt/threads/vdf-precos-contratos-e-renegociacoes-ler-1o-post.878854/post-17050582

É PURA FICÇÃO, NÃO?
 
Para ver as diferenças entre o Vodafone SmartRouter 3.0 (modelo Sagemcom F@ST5657, instalado "às escondidas" em Portugal) e o Vodafone WiFi 6 Station (modelo Sercomm RHG3006, instalado oficialmente em Itália e Espanha) é preciso ver a disposição dos leds, dos botões e das entradas/saídas:

SmartRouter 3.0 (p.ex: os leds/botões na face da frente está tudo de seguido; tem CATV; tem entrada direta da fibra e 4x saídas Lan; entre outros aspetos...)
sr3.png



WiFi 6 Station (na frente deste router há 5 leds no topo e em baixo os botões; não tem CATV mas permite ligar pen de banda larga; tem 1x entrada Wan/Lan e 3x Lan; entre outros aspetos...)
wifi6station.jpg



Assim fica claro as diferenças. Acho que a Vodafone Portugal está a demorar tempo porque precisa que o próximo router com WiFi6 tenha CATV e ligação direta da Fibra (coisa que não acontece em Itália e Espanha)
 
Para ver as diferenças entre o Vodafone SmartRouter 3.0 (modelo Sagemcom F@ST5657, instalado "às escondidas" em Portugal) e o Vodafone WiFi 6 Station (modelo Sercomm RHG3006, instalado oficialmente em Itália e Espanha) é preciso ver a disposição dos leds, dos botões e das entradas/saídas:

SmartRouter 3.0 (p.ex: os leds/botões na face da frente está tudo de seguido; tem CATV; tem entrada direta da fibra e 4x saídas Lan; entre outros aspetos...)
sr3.png



WiFi 6 Station (na frente deste router há 5 leds no topo e em baixo os botões; não tem CATV mas permite ligar pen de banda larga; tem 1x entrada Wan/Lan e 3x Lan; entre outros aspetos...)
wifi6station.jpg



Assim fica claro as diferenças. Acho que a Vodafone Portugal está a demorar tempo porque precisa que o próximo router com WiFi6 tenha CATV e ligação direta da Fibra (coisa que não acontece em Itália e Espanha)
vou discordar contigo, ate porque se lhe espetarem um ont antes, com saida coaxial (que é o que eu tenho, mas tou em zona Dstelecom), podem espetar qualquer tipo de router, ate o mais podre que tenham!


obviamente que router com ont incluido e mais uns extras e uma mais valia!
 
Vamos lá fazer um ponto de ordem. Na verdade a VDF já disponibiliza equipamentos com WiFi6 desde Agosto do ano passado mas não como router base/principal.

Os modelos dos routers que estão a ser instalados são efetivamente os indicados mas sem WiFi6: Smart Router 1.0 Huawei HG8247Q; Smart Router 2.0 Huawei HS8247W e Smart Router 3.0 Sagem F@ST5657 (este embora de forma não oficial).

A nível do Super WiFi Extra até Agosto do ano passado era instalado o Huawei WA8011V, altura em que passou a ser também instalado o Huawei OptiXstar K562e (incompatível com o Smart Router 3.0) que suporta WiFi6. A introdução deste novo modelo deveu-se sobretudo a uma constante ruptura de stock do Huawei WA8011V naquela fase e é agora instalado mediante stock disponível.

Já em Abril deste ano houve também uma alteração no Super WiFi Premium em que passou a ser instalado o Deco X20 ao invés dos Deco M5 que também suporta WiFi6. Foi reduzido o custo de 9,90€ para 5,90€/mês e possibilidade de compra através da loja online.

Portanto creio que a solução que o Apoio Técnico te estava a dar seria colocar o Super WiFi Extra. Mas tendo fidelização a decorrer, dificilmente não te pedem 2,49€/mês + 25€ deslocação técnica.
 
Back
Topo