Smart Router 3.0 (F@ST5657)

@N3RO tanto eu como um outro utilizador que também teve o equipamento a umas semanas, colocamos nos primeiros posts. Volta para a primeira página deste post.

Cheers
 
No modo root do router(não tenho acesso mas o técnico ontem entrou no modo root para fazer a configuração)pode ser usada a porta 4 do router para usar um ONT.
Botão wifi após pressionar 5 segundos desliga o wifi e para ligar pressiona-se 1 a 2 segundos
 
Última edição:
sentes que o SR3.0 é mais rápido do que o NOS 5.0?
no wifi 2.4 e 5ghz ?
nota-se muito a diferença?
nota-se bastante, tens o modo boost para priorizar um dispositivo wifi,por ex o meu telemovel no 2.4ghz dá me 40/30 up e down em toda a casa , ele nao suporta 5ghz já o wifi do 5.0 da nos nem conectava no meu tlmv, 5ghz no telefone da minha mãe apanha em toda a casa 200/120 e perto do router 450/120
 
Portanto, recebi o menino de manhã e estive a testa-lo intensamente desde então.
Um pequeno à parte, é que, este router transmitiu-me a esperança de que a Vodafone está a deixar de entregar routers mais limitados ao cliente final. Já com o update que houve ao Smart Router 1.0 e 2.0 no Natal de 2018 notou-se isso, e agora com este equipamento novo mais ainda! Digo isto comparado ao Smart Router 1.0 e 2.0! Comparado à concorrência então...

O router em si é extremamente premium com um design excelente! Comparado ao Smart Router 2.0 e mesmo o 1.0, o tamanho e o peso pouco ou nada alteram. Achei engraçado que mal foi ligado recebeu logo update, o que me leva a crer que será um equipamento com uma atenção diferenciada por parte da Vodafone.

Quanto à cobertura Wi-Fi, no meu cenário, nos 2.4Ghz melhorou e bem! Nos 5Ghz parece-me muito igual. Isto comparado ao Smart Router 2.0, claro.

Quanto à estabilidade e o Bufferbloat com o qual estamos habituados nos equipamentos Vodafone, como já era expectável, continua igual. Isto é, excelente! :)

Segue uma lista de um pequeno apanhado:
  • Continua a ser possível alterar a gama de IP da LAN.
  • Continua a ser possível alterar a gama de IP da Guest Wi-Fi.
  • Continua a ser possível alterar os servidores DNS tanto em IPv4, como em IPv6! :D
  • Continua a ser possível o desligamento dos LEDS.
  • Passa a ser possível o desligamento das portas USB.
  • Passa a ser possível o desligamento na íntegra do IPv6 pelo próprio cliente diretamente no router sem necessidade de contactos ao Suporte Técnico.
  • Passa a ser possível alterar o hostname do router! :cool:
  • Passa a existir uma opção na zona de configurações da Wi-Fi denominada por "Band Steering", onde é possível selecionar equipamentos que suportem de modo a priorizar nos 5Ghz.
  • Deixa de ser possível limitar a velocidade de Download e Upload na Guest Wi-Fi.
  • Os menus e a GUI do Painel de Controlo em um todo estão estupidamente melhores! Extremamente bem conseguidos e rápidos.
  • Na Wi-Fi 5Ghz perdemos os 160Mhz face ao Smart Router 2.0.
  • DMZ continua presente.
  • UPnP continua presente.
  • Bridge continua não presente.
  • Existe agora a possibilidade de definir horários em que o telefone fixo pode tocar (https://i.imgur.com/IZe8oSH.png e https://i.imgur.com/DUVKcfK.png).
  • Servidor DHCPv6 não é mais a confusão que era no Smart Router 1.0 e 2.0.
Houveram pequenos detalhes, que eu pessoalmente adorei o facto que tenham tido isso em conta e transferido do 1.0 e 2.0 para o 3.0! Exemplo: possibilidade de alterar a gama de IP da LAN. Malta como eu que utiliza gama 10.xxx.xxx.xxx internamente agradece. A possibilidade de alterar a gama da Guest Wi-Fi também é de louvar. Evita-se muitos curiosos e brincalhões estando numa subnet diferente.
Dispensa-se comentários quanto ao facto de continuar a ser possível alterar os servidores DNS tanto em IPv4 como em IPv6.
Gostei bastante da possibilidade de se alterar o hostname do router e também da liberdade dada pela Vodafone possibilitando o cliente de desligar a qualquer momento o IPv6 sem a necessidade de contactar o Suporte Técnico, etc.
Por outro lado, é chato a opção de limitar a velocidade de Download e Upload na Guest Wi-Fi não estar presente. Já encaminhei sugestão e presumo que seja algo factível e que saia em alguma atualização futura. Eu pessoalmente dava bastante uso a essa mesma opção no Smart Router 2.0.

Cheers
E Encerramento automático do Wi-Fi?
 
Alguém sabe dizer se dá para configurar dynamic DNS no router? Se não tem modo bridge vou precisar pelo menos que tenha ddns e dmz ou encaminhamento de portas...
 
@Varredor o teu router também diz que tem 7 utilizadores registados? Sendo que só tenho um?
DJu3uqM.png
 
Back
Topo