Smart Router com Wi-Fi 6 (HG8247X6-8N)

Varredor

Power Member
C4IbUbp.png

O novo router da Vodafone com Wi-Fi 6 está oficialmente anunciado. O nome do mesmo é Smart Router com Wi-Fi 6.

Quanto à marca e modelo do equipamento, trata-se de um Huawei OptiXstar HG8247X6-8N e a última versão do firmware é a V5R020C10S121, V5R020C10S122, V5R020C10S124, V5R020C10S183, V5R020C10S185 (atualizado para V5R020C10S193). No que concerne o design, é muito semelhante ao Smart Router 3.0 (F@ST5657), com mais alguns leds na parte frontal.

Características e funcionalidades:
  • Wi-Fi 6 AX 4x4 MU-MIMO @ 5 dBi;
  • Suporte a 160Mhz (tal como no Smart Router 2.0);
  • WPA3;
  • Band steering;
  • Suporte a IPv6;
  • 4 portas GbE;
  • Consumo máximo a rondar os 18W;
  • Guest Wi-Fi.
Mais informações, características, etc: https://forum.zwame.pt/threads/smart-router-com-wi-fi-6-hg8247x6-8n.1067462/post-17181815
Cheers
 
Última edição:
@PWP, sim, o equipamento é esse, mas como habitual com um design desenhado pela Vodafone e com algumas modificações/limitações a nível de firmware.
Quanto às portas, também sou apologista que já era altura de termos portas 2.5Gbps, mas infelizmente não será desta.

Cheers
 
Sim, nos FAQ da página tem lá está info:

''O novo Smart Router com Wi-Fi 6 está disponível para novos clientes ou refidelizações (atuais clientes) de Fibra Vodafone em todos os pacotes fibra4 (Light, Plus, Play, Play Family, Infinity, Infinity Gold) e no fibra3 Play.''

Está também atualmente na página dos pacotes no Fibra 3 Gold. Deduzo que seja a título promocional...
 
para refidelizacoes sera interessante ver quais condicoes para ter acesso
pessoalmente nao penso trocar, estou satisfeito com sr2.0 e com condicoes servico nao pretendo alterar mas com divulgacao deve ter quem va querer troca sem estar em fim contrato.
 
Pessoalmente só teria interesse em trocar se tivesse portas 2.5 Gbps. Wifi 6 ainda não tenho equipamentos que justifiquem a troca.

Também estou satisfeito com o SR 2.0 que associado ao meu Asus RT-AC1200G+ têm cumprido.

Mas o equipamento se for aquele que está neste tópico é sem dúvida muito interessante. Arrisco-me a dizer que é o melhor do mercado em termos de routers de ISPs.
 
Ja tenho vários equipamentos com wi-fi 6, mas ainda falta uns 6 meses para acabar a fidelização e o SR 2.0 está a fazer um bom trabalho no meu caso para já, por isso vou esperar ate ao fim do contrato
 
Então mas a ideia da VDF não era acabar com equipamentos HUAWEI na sua rede? Para mim até é melhor, porque HUAWEI é sinônimo de qualidade.
 
A mim dava jeito por parecer mais fácil de o meter no meu ATI que, infelizmente, é pequeno. A dúvida que tenho é se os suportes saem ao contrário dos do SR2.0

No que diz respeito ao Wi-Fi, no meu SR2.0 está desligado porque uso uns DECO M4 (como AP).
 
Estava à espera de uma porta 2.5Gbps...
Em termos de specs, parece igualzinho ao Sagemcom com Wi-Fi 6 que a NOS usa em FTTH.

Olha que o pessoal aqui do fórum não gostou muito do Sagemcom (F@ST5657) da VDF. Acredito que a causa ou parte dela tenha sido o firmware da Vodafone, mas pessoalmente a Huawei inspira-me mais confiança. Desde do primeiro modelo usado pela Vodafone (HG8247H) que são routers que se têm mostrado fiáveis e com boa performance. Prova disso é que ao longo destes anos praticamente não encontras relatos de bugs/problemas com os mesmos. Lê-se o normal que é a cobertura wireless que podia ser melhor ou algo do género, mas isso é normal na prestação do serviço wireless.
 
Olha que o pessoal aqui do fórum não gostou muito do Sagemcom (F@ST5657) da VDF. Acredito que a causa ou parte dela tenha sido o firmware da Vodafone, mas pessoalmente a Huawei inspira-me mais confiança. Desde do primeiro modelo usado pela Vodafone (HG8247H) que são routers que se têm mostrado fiáveis e com boa performance. Prova disso é que ao longo destes anos praticamente não encontras relatos de bugs/problemas com os mesmos. Lê-se o normal que é a cobertura wireless que podia ser melhor ou algo do género, mas isso é normal na prestação do serviço wireless.
Sem dúvida que são fiaveis. Não estava a dizer o contrário, mas o meu comentário era apenas em termos de specs. De todos os routers de operador, os Huawei têm-se mostrado dos mais robustos. No caso da Sagem, é pena não haver mais deployment deles para se ter uma boa base de comparação. No caso da NOS, o F5657 tem-se portado muito bem e, tirando uns bugs iniciais resolvidos pouco tempo depois numa atualização, ninguém na NOS se queixa dele, pelo contrário. Como esse modelo na VDF é mais residual, talvez nunca tenham investido muito nele. A sensação com que fiquei foi de que a VDF usou o F5657 por cá mais para o testar do que outra coisa. Ou seja, acho que a VDF nunca o afinou/preparou a sério para entrar em ambiente de produção, daí que fosse normal alguns bugs. Nunca foi um produto oficial.
Além disso, alguns users que receberam o 5657 provavelmente vinham do SR2.0, um equipamento com melhores specs, que já tinha 160Mhz em 5Ghz, algo que poucos routers AC tinham. Ou seja, o 5657 tem um HW mais idêntico ao SR1.0 do que ao do 2.0. Não é comparável. Acho que agora é que se vai poder comparar a sério dado que, pelo menos em specs, são quase gémeos.
Do que tenho visto, tenho a sensação de que em fibra a Huawei e a Sagemcom são os vendors que apresentam melhores equipamentos.
Sim , eu tenho o SR1 com o ONT ZTE.. Mas na altura diziam não ser possivel instalar o SR2 na rede DST , dai perguntar se com este novo SR3 é possível a instalação em zonas DST
Duvido que vá sem o ONT da ZTE. A Huawei é um bocado fechada e, salvo erro, os OLTs Huawei têm "dificuldade" em aceitar depois ONTs de outros vendors.
 
Back
Topo