Smart Router com Wi-Fi 6 (HG8247X6-8N)

Boas renovei hj o meu contrato e passei dos 500/100mb para 1gb/200. Quem tem este router quais são as velocidades que normalmente conseguem por WiFi e Cabo de rede? Eu por cabo de rede não consigo mais de 948mb e por WiFi 750mb sensivelmente. Obrigado.
Por cabo é impossível obter mais, por wifi tem demasiados fatores para não conseguir velocidade contratada.
 
@Varredor o meu macbook pro i5 tem problemas a conectar-se via wifi desde que fiz alteração para este router. A ligação caí passado ~5 minutos tendo de desligar o wifi e voltar a ligar do portatil. Sabes do que possa ser? Sei de pessoas que tiveram o mesmo problema mas
nunca lhe foi dada uma justificação.

Obrigado desde já pela ajuda e atenção!
 
Boas! Aderi recentemente à Vodafone com o pacote fibra. Instalaram cá em casa o SR3 (HG8247X6-8N) + K562e. Com o computador, ligado ao repetidor (K562e) por wifi, consigo apenas 190/120Mbps com IPv6 desligado. É normal serem valores tão baixos? Há alguma setting extra que tenho que modificar no router?

A minha placa de rede é a AC 7260 da Intel, que consegue até 867Mbps em banda 5GHz.
 
Boas! Aderi recentemente à Vodafone com o pacote fibra. Instalaram cá em casa o SR3 (HG8247X6-8N) + K562e. Com o computador, ligado ao repetidor (K562e) por wifi, consigo apenas 190/120Mbps com IPv6 desligado. É normal serem valores tão baixos? Há alguma setting extra que tenho que modificar no router?

A minha placa de rede é a AC 7260 da Intel, que consegue até 867Mbps em banda 5GHz.
E ligação entre router e extensor está feita por cabo?
 
Boas, aqui vai um post longo... (pff ajudem quem não percebe muito de redes mas quer ficar bem servida).

Fez ontem uma semana instalaram-me a Vodafone. Dando prioridade à net, consegui por 45€ 170 canais, box arris (penso que para conseguir este preço tive de prescindir de amazons e hbos e afins, que sinceramente também dispenso), 200/200 (quis mais mas pelo preço, não me quiseram dar... eram +5€ para passar para 500MB e para o uso que faço, 200MB chegam bem), e telemóvel 10GB.

Disseram que iam instalar a VBox normal, mas veio esta. Ia reclamar, mas como já vi que esta é bem melhor, vou ficar calada.

Disseram que iam instalar o SR 2.0, veio o 3.0 Huawei. Tive sorte! Vou ficar calada também...

Ofereceram Super wifi com o repetidor da Huawei, mas honestamente não preciso dele pois tenho um alcance fantástico (e estável) por toda a casa. Tive sorte.

Tenho o router e a box na sala, ligada por cabo. Depois tenho esse mesmo cabo (CAT6) que vai pela parede por dentro para o escritório mesmo ao lado, e faz ligação por cabo à torre do PC. Ligação wifi apenas o telemóvel, a PS4 na sala (logo está mesmo junto ao router), e uma box android no quarto.

Posto isto...

Por favor ajudem-me a configurar o router da melhor maneira possível (sim, já li as quase 50 páginas para trás, mas cada caso é um caso), até em termos de segurança. Coisas que já fiz:

  • WPA2->WPA3; sei que é recomendado mas quando faço a alteração pede mais dados que eu não sei preencher...
  • Alterar passwords da rede e do router
Coisas que quero fazer:

  • Desligar users do wifi; ainda tenho o telemóvel do técnico aqui (embora desligado), e quero tirar o acesso; já vi que o pessoal tem tido problemas com isso
  • Desligar o SSID; mas se o fizer os meus aparelhos não conseguem conectar-se (pois como é óbvio nem a rede aparece para eles ligarem)
Coisas que tenho dúvida:

  • Separar as redes - qual a vantagem? Justifica-se no meu caso?
  • IPV4 vs. IPV6, qual a diferença? Já desliguei o IPV6 por acaso como aqui recomendam...
  • Como posso aceder na TV da sala (cabo) e na TV do quarto (wifi) a ficheiros no meu pc, sem comprometer a segurança, e sem ter de ter o pc ligado?
E o pior de tudo...

Foram contratados 200/200 mas fiz o speedtest por cabo no PC do escritório (volto a lembrar, ligado por cabo ethernet CAT6 pela parede por dentro ao router que está na sala) e só tenho 100MB. Parece mesmo que tem cap! Já li aqui que alguém teve este problema devido aos cabos, à pecinha que liga na torre (desculpem, esqueci-me do nome), etc. O meu pc é de 2017, tem placa de rede 1GB, e na casa dos meus pais até há pouco eu tinha 200/200 também e funcionava perfeitamente (tinha o router ligado directamente por cabo ao PC). O que devo fazer? Como devo proceder? Se tiver de contactar a vodafone, faço por apoio ao cliente via telefone (apoio técnico), ou vou à loja? Terei de pagar alguma coisa, tendo o serviço instalado há 1 semana?


Perdoem-me o post longo, mas foram 2 dias de leitura de volta disto. Agradeço a vossa paciência com uma n00b.
 
Desligar users do wifi; ainda tenho o telemóvel do técnico aqui (embora desligado), e quero tirar o acesso; já vi que o pessoal tem tido problemas com isso
Se já alteraste a password do Wi-Fi então já barraste o acesso, assumindo que o WPS esteja desativado.

Desligar o SSID; mas se o fizer os meus aparelhos não conseguem conectar-se (pois como é óbvio nem a rede aparece para eles ligarem)
Se desligares o broadcast do SSID os teus aparelhos devem conseguir ligar-se à mesma, a diferença é que aquando da configuração terás de inserir os dados da rede de forma manual.
Ainda assim há relatos de aparelhos que lidam mal com SSID ocultos, além de que não há consenso relativamente às vantagens para a segurança, precisas mesmo de deixar oculto?

Separar as redes - qual a vantagem? Justifica-se no meu caso?
Separar as redes tem a grande vantagem de que consegues fazer uma atribuição e garantir que os teus dispositivos estão na frequência apropriada, a frequência 2.4 Ghz é normalmente mais congestionada, possui menos velocidade mas maior alcance e por norma é a mais adequada para dispositivos IoT e dispositivos que não necessitem de muita largura de banda, já a 5 Ghz possui mais velocidade e menor alcance e é mais adequada para dispositivos que precisem de muita largura de banda, como telemóveis, consolas, computadores e etc.

Se tiveres ambas as frequências num único SSID corres o risco de algum dispositivo ficar colocado na frequência menos apropriada e ficar limitado em termos de velocidade ou cobertura.

IPV4 vs. IPV6, qual a diferença? Já desliguei o IPV6 por acaso como aqui recomendam...
IPv6 é o futuro dos endereços na internet, neste momento numa rede doméstica ainda não é um grande diferencial e há alguns utilizadores tanto na MEO como na Vodafone que se queixam de problemas ao utilizarem IPv6.
Ao desligares o IPv6 perdes algumas das vantagens do protocolo mais recente mas na prática os sites e serviços que funcionam apenas em IPv6 são um número muito reduzido. Ainda assim só aconselhava a desligar caso tivesses problemas.

Como posso aceder na TV da sala (cabo) e na TV do quarto (wifi) a ficheiros no meu pc, sem comprometer a segurança, e sem ter de ter o pc ligado?
Caso queiras aceder a ficheiros multimédia podes utilizar um serviço como o Plex/Jellyfin ou fazer uma partilha na rede, com as mesmas credenciais da tua conta de utilizador no PC.
De qualquer forma se pretendes aceder a ficheiros no PC terás de o ter ligado, de outra forma ficará inacessível.

Foram contratados 200/200 mas fiz o speedtest por cabo no PC do escritório (volto a lembrar, ligado por cabo ethernet CAT6 pela parede por dentro ao router que está na sala) e só tenho 100MB. Parece mesmo que tem cap! Já li aqui que alguém teve este problema devido aos cabos, à pecinha que liga na torre (desculpem, esqueci-me do nome), etc. O meu pc é de 2017, tem placa de rede 1GB, e na casa dos meus pais até há pouco eu tinha 200/200 também e funcionava perfeitamente (tinha o router ligado directamente por cabo ao PC). O que devo fazer? Como devo proceder? Se tiver de contactar a vodafone, faço por apoio ao cliente via telefone (apoio técnico), ou vou à loja? Terei de pagar alguma coisa, tendo o serviço instalado há 1 semana?
Só por despiste, consegues obter os valores contratados de 200/200 através de Wi-Fi ou outro dispositivo por cabo, que não o que utilizas no PC?

Caso consigas o mais provável é que o problema esteja no cabo do PC, assumindo que estejas a utilizar Windows experimenta correr ncpa.cpl na linha de comandos ou no executar (Tecla Windows e Tecla R ao mesmo tempo) e verifica qual a velocidade que aparece na tua placa ethernet.

Screenshot-2023-02-03-200925.png
 
Boa tarde a todos! Preciso da vossa opinião. Estou com esse router huawei e contrato 500/100.
Não tenho cobertura a 100% no quarto onde está mais afastado, tenho 1 ou 2 traços de Wi-Fi aí.
Também adquiri rencentente a fração ao lado da minha unindo assim os apartamentos e pretendia estender o sinal Wi-Fi ao mesmo. Atualmente já consegui “shuntar” as frações com RJ45 portanto tenho sinal nas tomadas dos dois apartamentos.

Qual é a melhor maneira de me safar para ter internet nos dois apartamentos sem me chatear muito e ter o mesmo SSID? Passar a um sistema mesh e abandonar a rede Wi-Fi do router ou criar acess points pelas tomadas rj45 no outro apartamento e no quarto?

Obrigado
 
Super-Wifi deles. Funciona mt bem
Neste caso tinha de colocar dois dispositivos? Um perto do quarto e outro no outro apartamento. São ligados por rj45?

PS: estive a ponderar comprar um kit de 3 deco x50 a colocar na sala, quarto afastado e sala do outra fração. Todos ligados em AP por ethernet. Compensaria?
 
Última edição:
Se já alteraste a password do Wi-Fi então já barraste o acesso, assumindo que o WPS esteja desativado.


Se desligares o broadcast do SSID os teus aparelhos devem conseguir ligar-se à mesma, a diferença é que aquando da configuração terás de inserir os dados da rede de forma manual.
Ainda assim há relatos de aparelhos que lidam mal com SSID ocultos, além de que não há consenso relativamente às vantagens para a segurança, precisas mesmo de deixar oculto?


Separar as redes tem a grande vantagem de que consegues fazer uma atribuição e garantir que os teus dispositivos estão na frequência apropriada, a frequência 2.4 Ghz é normalmente mais congestionada, possui menos velocidade mas maior alcance e por norma é a mais adequada para dispositivos IoT e dispositivos que não necessitem de muita largura de banda, já a 5 Ghz possui mais velocidade e menor alcance e é mais adequada para dispositivos que precisem de muita largura de banda, como telemóveis, consolas, computadores e etc.

Se tiveres ambas as frequências num único SSID corres o risco de algum dispositivo ficar colocado na frequência menos apropriada e ficar limitado em termos de velocidade ou cobertura.


IPv6 é o futuro dos endereços na internet, neste momento numa rede doméstica ainda não é um grande diferencial e há alguns utilizadores tanto na MEO como na Vodafone que se queixam de problemas ao utilizarem IPv6.
Ao desligares o IPv6 perdes algumas das vantagens do protocolo mais recente mas na prática os sites e serviços que funcionam apenas em IPv6 são um número muito reduzido. Ainda assim só aconselhava a desligar caso tivesses problemas.


Caso queiras aceder a ficheiros multimédia podes utilizar um serviço como o Plex/Jellyfin ou fazer uma partilha na rede, com as mesmas credenciais da tua conta de utilizador no PC.
De qualquer forma se pretendes aceder a ficheiros no PC terás de o ter ligado, de outra forma ficará inacessível.


Só por despiste, consegues obter os valores contratados de 200/200 através de Wi-Fi ou outro dispositivo por cabo, que não o que utilizas no PC?

Caso consigas o mais provável é que o problema esteja no cabo do PC, assumindo que estejas a utilizar Windows experimenta correr ncpa.cpl na linha de comandos ou no executar (Tecla Windows e Tecla R ao mesmo tempo) e verifica qual a velocidade que aparece na tua placa ethernet.

Screenshot-2023-02-03-200925.png
Obrigada pela ajuda! Então não há mesmo maneira de desconectar users da rede?

Só pode ser mesmo do cabo... como disse o PC na casa dos meus pais dava 200 Mb certinho. Testei agora Wifi no telemóvel e realmente dá 200...

Oh não. Vou ter de esburacar as paredes para trocar o cabo?! :,(
 
Obrigada pela ajuda! Então não há mesmo maneira de desconectar users da rede?

Só pode ser mesmo do cabo... como disse o PC na casa dos meus pais dava 200 Mb certinho. Testei agora Wifi no telemóvel e realmente dá 200...

Oh não. Vou ter de esburacar as paredes para trocar o cabo?! :,(
Se pretenderes garantir que um dispositivo nunca mais se liga à rede podes sempre bloquear o MAC address, penso que os routers da Vodafone ainda permitam que faças isso, pelo menos antes permitiam através de "Filtragem de endereços MAC".

Consegues ligar um outro dispositivo a esse mesmo cabo para verificar que o problema não reside no PC?
Também pode ser algum problema na ficha RJ45, quais são as informações de ligação que te aparecem no PC?
 
Neste caso tinha de colocar dois dispositivos? Um perto do quarto e outro no outro apartamento. São ligados por rj45?

PS: estive a ponderar comprar um kit de 3 deco x50 a colocar na sala, quarto afastado e sala do outra fração. Todos ligados em AP por ethernet. Compensaria?
Sim, podes ligar por cabo de rede.
 
Bom dia, sabem dizer-me se este router faz mesh com redes wi-fi ampliadas com o mesmo SSID através de AP?
Exemplo, fazer um AP com router Huawei AX3 ligado por ethernet.
 
Bom dia,

Tenho o SR2.0 e vou trocar os meu DECO M4 por uns que suportem Wifi6e (ainda não decidi a marca; estou com esperanças que a Mercusys [TP-Link, mas mais baratos] lance um solução 6e).

O meu contrato apenas termina em Agosto, mas será melhor, chegando a altura, manter o 2.0, ou mudar para o HG8247X6-8N?

Obrigado.
 
Última edição:
Back
Topo