Smart Router com Wi-Fi 6 (HG8247X6-8N)

SpeedTest no mesmo computador (947Mbps Download & 211Mbps Upload) enquanto a ferramenta gping estava a correr:
hA4zOZt.png
SpeedTest no Galaxy S21 Ultra (1045Mbps Download & 210Mbps Upload) enquanto a ferramenta gping estava a correr:
3mEaswT.png
Cheers

Excelentes resultados.

Quando comparado comigo ou com o resultado de NotGeneric (abaixo em spoiler) a diferença é noite e dia. Um dia gostava de comparar também outra cena, é que eu suspeito que a prioritização de tráfego na rede vodafone é capaz de variar um pouco com o tarifário e zona, e admitidamente, não tenho o tarifário mais caro deles, mas é normal ter variações de vários ms mesmo em cabo, o que não parece ser o teu caso.

@NotGeneric conheces MTR? é outra ferramenta muito útil no arsenal :) especialmente em modo TCP.

Tool interessante. Está aqui um teste de iperf de 20s num acesso 500/100 da MEO para comparação:

CCjSMqU.png
 
Desta vez a Vodafone deu mesmo umas boas neste router!
Bem, só me resta por enquanto dar os parabéns lá dentro, e especialmente também ao @Varredor por ter sido um veículo de sugestões lá para dentro.
Só uma pergunta, como já soubeste até pela minha mensagem privada da outra vez Varredor, tens algum feedback se neste menino não possam acontecer os mesmos bugs que eu reportei? Ou ainda será muito cedo para falar?
EDIT: Agora que me lembrei que poderei ter sido caso isolado, mas quem sabe.
Mais uma vez, obrigado a todos.
 
Última edição:
Aqui ficam as opções do router:

aynQMwj.png

90VGuLf.png

JXOLuxW.png

dRAmjUL.png

R7dev7n.png

H6uiGsy.png


Não tive grande tempo para testar, mas tenho 6 Deco M4 e estão a dar alguns conflitos. Achei o router extremamente lento a assumir as configurações (mudanças de password, alterar SSID, renomear dispositivos etc.), acredito que esta interface não seja a original porque tem o lettering da vodafone. Quanto a velocidades, com um iPhone 12 Pro Max não consigo mais de 800 Megas. Estava a cozinhar quando me vieram instalar e apenas me certifiquei que tinha Internet, a box funcionava e as TV's tinham os canais a funcionar. Agora só no fim de semana é que tenho tempo para configurar mais a fundo, nomeadamente abrir as portas da PS5.
 
Enquanto estes routers não suportarem suportarem vlans / subnets Múltiplas, estou fora.

Aos que perguntam sobre o modo bridge. Vodafone nunca irá suportar modo bridge para clientes particulares. Pelo menos enquanto não houver modificações profundas em termos de engenharia. Enquanto a NOS por exemplo usa subents /17 ou /20 dependendo da zona para o modo bridge a vodafone usa subnet /30 ou seja. Sempre que é atribuído um ip modo bridge é uma subnet inteira queimada com 1 Ip da lado vodafone e 1p do lado do cliente, daí restringirem aos clientes empresariais e ter custos. Pode are ser um implantação segura para clientes Empresariais ter uma subnet isolada, mas torna a coisa completamente inviável para todos os clientes.
É que numa subnet /17 q só precisa de um ip do lado deles para cada 32766 IPs do lado do cliente. Queimar uma subnet publica inteira com um só cliente é um bocado idiot… sao precisos o dobro dos endereços de IP
 
Última edição:
Não tenho grandes notícias para quem tem sistema mesh TP-Link (M4). O sistema ficou completamente instável e não consigo ligar nenhum satélite por Ethernet Backhaul.

Já dei reset ao router novo e aos satélites todos. Perdi a tarde toda nisto e não consigo resolver o problema. Acho que vou pedir para voltar ao router antigo.
 
@futuro updates de firmware há? Os PLC devolvo tinham incompatibilidade entre eles até sair update...
Estão todos atualizados (para uma versão que saiu há meses), não há nada a fazer. Ligo qualquer satélite por cabo e ele nunca assume o cabo, vai sempre buscar a ligação ao outro satélite por wi-fi, parece-me haver alguma incompatibilidade entre o router e o sistema mesh. Amanhã já vou tratar de pedir a troca de equipamentos.

Edit: E os satélites que estavam em zona sem qualquer sinal wi-fi (apenas com cabo de rede) não ligam sequer.

@Varredor tens feedback quanto a isso? Amanhã vou ligar para o suporte da TP-Link para ver o que dizem e depois para a Vodafone.
 
Última edição:
@futuro afinal tens o F@ST5657 ou HG8247X6-8N?
Tenho este:
8ro3Xq4.jpg

Não é suposto discutir este router neste tópico?
e nao tens um switch para testar isso? mais vale arranjar um que se calhar trocar de router
Tenho 4 ou 5 switchs espalhados por casa. Até pensei que fosse disso, por isso é que também testei com e sem switch pelo meio.

Já reportei ao departamento de engenharia da Vodafone.

Edit: Ok, estou no típico errado. Tenho o router que saiu esta semana (com Wi-Fi 6). Vou pedir para moverem os posts.
 
Última edição:
Portanto o pessoal quer um router novo Wi-Fi 6 XPTO topo de gama para o colocar em bridge e não utilizar as suas funcionalidades. Faz sentido [emoji3]
Fidelizava já mais 2 anos se pudesse fazer bridge... Quanto ao resto das funcionalidades não quero saber delas para nd... Só uso mesmo o router da Vodafone para mandar net para o meu Asus gt 5300 e para a box.... Até podiam eliminar os resto das funcionalidades tds do router por mim [emoji23][emoji23]

Outra opção seria como o user acima sugeriu... Suportar múltiplas vlans... Aliás até seria melhor
 
Última edição:
My bad. Não tinha lido a descrição. Aquela solução infelizmente na maior parte dos casos incrementa latência pelo que não é o ideal.
 
Back
Topo