Smart Router com Wi-Fi 6 (HG8247X6-8N)

Renegociei contrato com a Vodafone recentemente e ficaram de me ligar para instalar este router mas até agora nada ( 3 dias)

Qual é a forma mais simples de ver se é mesmo este router wifi 6 que é instalado e não outro parecido mas sem o wifi 6?
 
Não tenho grandes notícias para quem tem sistema mesh TP-Link (M4). O sistema ficou completamente instável e não consigo ligar nenhum satélite por Ethernet Backhaul.

Já dei reset ao router novo e aos satélites todos. Perdi a tarde toda nisto e não consigo resolver o problema. Acho que vou pedir para voltar ao router antigo.
Já me ligaram do departamento de engenharia e propuseram 3 cenários:
- Ligar o switch a partir do Deco principal. Resulta, mas não é solução.
- Desligar a norma AX do wi-fi. Não resulta.
- Desligar o wi-fi. Não resulta.

Da parte deles não há mais nada a fazer, pediram para aguardar pelo feedback que a Tp-Link me vai dar e caso não me resolvam o problema fazem o downgrade para o router que eu pretender. Vou voltar ao 2.0, que ao menos sei que funciona tudo direito.
 
E pronto, HG8247X6-8N trocado pelo 2.0, nem uma semana durou. Nem Vodafone nem TP-Link têm solução para o problema. Quanto à assistência da Vodafone não tenho nada a apontar, tentaram resolver o problema a um domingo e fizeram a troca do router em quase 12 horas.
 
E pronto, HG8247X6-8N trocado pelo 2.0, nem uma semana durou. Nem Vodafone nem TP-Link têm solução para o problema. Quanto à assistência da Vodafone não tenho nada a apontar, tentaram resolver o problema a um domingo e fizeram a troca do router em quase 12 horas.
No site da tplink tem a seguinte nota.

Nota: Devido ao facto de não cumprirem com a norma IEEE 1905.1, os seguintes switches não suportam topologia Star: DGS-1008D, DGS-1024D, DGS-1108G, DGS-1100-26 e DGS-1210-28ME numa rede Deco.

Algum dos switches é destes modelos?

@Varredor fazes ideia (ou consegues saber) se poderá ser a não implementação desta norma no router que possa causar o problema?
 
No site da tplink tem a seguinte nota.



Algum dos switches é destes modelos?

@Varredor fazes ideia (ou consegues saber) se poderá ser a não implementação desta norma no router que possa causar o problema?
Não é preciso ir tão longe e incluir os switches nesta luta - por acaso nenhum dos meus switches está nessa lista.

Basta pegar em 2 Deco e ligar diretamente ao router (sem mais nada ligado na rede). Eles não se vão ligar por Ethernet, mas sim por wi-fi.
 
@futuro mas nesse sistema o wifi do SR deve estar desligado. Como é que os DECOs se ligavam por wifi? Tu não desligavas o wifi no SR? E se desligavas, o que acontecia?

De qualquer das formas é um router recente. Deverá receber atualizações no futuro. O SR 2.0 já é um router maduro. E para quem usar outros equipamentos para prestar o serviço de wireless nem faz sequer sentido pensar em troca-lo.
 
@futuro mas nesse sistema o wifi do SR deve estar desligado. Como é que os DECOs se ligavam por wifi? Tu não desligavas o wifi no SR? E se desligavas, o que acontecia?
Não percebeste. Com o wi-fi do router desligado (irrelevante) e 2 Deco ligados por cabo ao router, os 2 Deco comunicam entre si por wi-fi e não por Ethernet. Acho que teste mais básico que este não deve haver.

Irb19B0.jpeg
 
Ok, nesse caso ainda é mais estranho. Pois após o primeiro DECO receber o sinal do SR via cabo o resto já devia ser independente. Deverá ter haver com alguma norma marada. E visto que usas esse sistema, na minha opinião, nem devias ter trocado o router. Porque o novo router o que traz de melhorias é apenas o wireless que tu não usas. O resto será equivalente ao SR 2.0 (que é um excelente router).
 
Vale pena meter este novo Router?
Tenho 2.0 e um asus Wi-Fi 6 cobrir resto casa.

Nunca ouviste dizer que em equipa que ganha não se mexe?

Este novo router é bom para quem usufruir das novas funcionalidade que tem a nível de wifi. Quem não o vai fazer não faz sentido em estar alterar para ele. Ainda para mais se já têm o vosso sistema bem implementado e estável com o router que têm atual.
 
Back
Topo