Smart Router Vodafone Huawei ONT VOX 3.0 WIFI 6 + Deco X20 AX1800 + Deco M4 AC1200

djm

Power Member
Olá!

Ontem a Vodafone veio cá a casa trocar o meu router Vodafone para o novo Wi-Fi 6. Para além do router, tenho também um pack de 3 Deco X20 e outro pack de 3 Deco M4.

A minha questão está relacionada com a configuração da rede, nomeadamente sobre se devo deixar o DHCP com o router da Vodafone, ou então atribuir ao Deco X20 principal.
De acordo com o site oficial Deco:

No modo AP algumas funcionalidades avançadas não estarão disponíveis na app Deco. Servem como exemplo o Antivirus, o Controle Parental, o Port Forwarding, a Reserva de Endereços, o TP-Link DDNS, etc…

Ou seja, ganho mais em ter o router Vodafone com o DHCP ativo, e todos os Deco em modo AP, ou então simplesmente desativo o DHCP e o Wi-Fi no router da Vodafone e deixo essas tarefas para os Deco? Qual é o equipamento mais competente para ter essas tarefas atribuídas?

Obrigado.
 
Olá!

Ontem a Vodafone veio cá a casa trocar o meu router Vodafone para o novo Wi-Fi 6. Para além do router, tenho também um pack de 3 Deco X20 e outro pack de 3 Deco M4.

A minha questão está relacionada com a configuração da rede, nomeadamente sobre se devo deixar o DHCP com o router da Vodafone, ou então atribuir ao Deco X20 principal.
De acordo com o site oficial Deco:

No modo AP algumas funcionalidades avançadas não estarão disponíveis na app Deco. Servem como exemplo o Antivirus, o Controle Parental, o Port Forwarding, a Reserva de Endereços, o TP-Link DDNS, etc…

Ou seja, ganho mais em ter o router Vodafone com o DHCP ativo, e todos os Deco em modo AP, ou então simplesmente desativo o DHCP e o Wi-Fi no router da Vodafone e deixo essas tarefas para os Deco? Qual é o equipamento mais competente para ter essas tarefas atribuídas?

Obrigado.
Uma vez que não existe modo bridge diria que se não precisares dessas funcionalidades deixaria o router da vodafone a gerir e os restantes em modo AP.

Se precisares dessas funcionalidades o contrário sendo que terás duplo NAT na tua ligação (se desactivares o DHCP no router da vodafone terás que difinir IP estático para o x20 principal se não estou em erro).
 
Os Deco M4 vão ser ligados por cabo ou Wi-Fi? É que por cabo (quando esse router foi lançado) não estavam a funcionar.
Sim, por cabo. Tudo ligado por switches gigabit. Antes de me mudarem de router, estava tudo a funcionar sem problemas.
 
Última edição:
Nem com os X20 consigo ter a rede a funcionar. Estão constantemente a desligar-se.
A sério que um router mais recente é que vai dar problemas com os Deco? :grumpy:
 
Depois de ter investido centenas de euros numa solução Mesh de 6 satélites, não posso agora comprar outra marca.
Vou ligar para o apoio técnico da Vodafone.
 
Mas se tens a casa coberta por uma rede wifi mesh tplink para que foste trocar o router? Nem é suposto o wifi do router vdf estar ativo neste caso pelo que a vantagem na troca seria zero mesmo que estivesse a funcionar bem com os tplink, gostam de arranjar problemas onde não existem...?
 
Renovei agora por mais 24 meses com a Vodafone e, como habitualmente, pedi a troca dos equipamentos pelos mais recentes. Foi a primeira vez que correu mal.
 
Onde viste esta informação? É que nem os X20 funcionam, mesmo com os M4 desligados.
Tens um relato meu, no tópico do router, na semana de lançamento do novo router da Vodafone. Fiz o primeiro report nacional à Vodafone da incompatibilidade desse router com os mesh deco.
 
Eu consegui resolver e até o departamento técnico da Vodafone me ligou, para me pedir que explicasse como tinha resolvido, pois tinham vários clientes na mesma situação e ainda não tinham solução.

Foi engraçado, eu a ensinar ao técnico da Vodafone :berlusca:
 
Eu consegui resolver e até o departamento técnico da Vodafone me ligou, para me pedir que explicasse como tinha resolvido, pois tinham vários clientes na mesma situação e ainda não tinham solução.

Foi engraçado, eu a ensinar ao técnico da Vodafone :berlusca:
E, será possível ensinar a um não técnico como eu???

Obrigado
 
E, será possível ensinar a um não técnico como eu???

Obrigado
Sim, claro.

No meu caso, fiz reset a tudo, liguei o router com DHCP, depois liguei o primeiro X20 à porta do router e configurei sem DCHP, depois liguei o segundo X20 ao primeiro, depois o terceiro ao segundo, depois o primeiro M4 ao terceiro X20, etc.
Todos em série, todos com reset, um de cada vez.
Quando dei por ela tinha o router + os 3 X20 + os 3 M4 a funcionar perfeitamente.

Até nem achei que fosse nada de especial.
 
Sim, claro.

No meu caso, fiz reset a tudo, liguei o router com DHCP, depois liguei o primeiro X20 à porta do router e configurei sem DCHP, depois liguei o segundo X20 ao primeiro, depois o terceiro ao segundo, depois o primeiro M4 ao terceiro X20, etc.
Todos em série, todos com reset, um de cada vez.
Quando dei por ela tinha o router + os 3 X20 + os 3 M4 a funcionar perfeitamente.

Até nem achei que fosse nada de especial.

Desculpa a ignorância, mas quando ligaste o 1º X20 desligaste o DHCP do router?

E no fim, ficaste a usar os Tp-link em modo AP, com o DHCP do router Vodafone ligado e o wifi do mesmo desligado?

Obrigado.
 
Fiz reset a tudo e mantive o DHCP no router da Vodafone, tendo desligado o wi-fi. Todos os deco estão em modo AP, com o wi-fi ligado:

awRcESj.jpg
 
Back
Topo