Smart Thermostat

Brain_Killer

Power Member
Boas malta,

Tenho um sistema de agua e aquecimento a gas e a minha casa tem aquecimento individual por piso onde cada um tem um termostato. Sou novo nestas coisas do Smart home, e para comecar acho que olhar para o sistema de aquecimento é o mais correto. Como tal estou a procura de opiniões sobre instalacoes que tenham feito e que solução optaram.

Ja vi varias, incluindo Nest, Ecobee, HIVE, TADO, etc, sendo que o Nest atrai mas tem um drawback pois nao faz integracao com homekit.

Em relacao a um ou 2 termostatos ainda tenho que ver, pois eu posso configurar o sistema por piso ou entao num circuito apenas.

Opiniões sao bem vindas
 
Boas malta,

Tenho um sistema de agua e aquecimento a gas e a minha casa tem aquecimento individual por piso onde cada um tem um termostato. Sou novo nestas coisas do Smart home, e para comecar acho que olhar para o sistema de aquecimento é o mais correto. Como tal estou a procura de opiniões sobre instalacoes que tenham feito e que solução optaram.

Ja vi varias, incluindo Nest, Ecobee, HIVE, TADO, etc, sendo que o Nest atrai mas tem um drawback pois nao faz integracao com homekit.

Em relacao a um ou 2 termostatos ainda tenho que ver, pois eu posso configurar o sistema por piso ou entao num circuito apenas.

Opiniões sao bem vindas

Quando regressar a casa vou optar pelo da TADO. Estive interessado no nest mas devido ao mesmo problema resolvi optar pela TADO.

Para quem não quiser gastar tanto a própria TADO vende packs refurbished. :D
 
Quando regressar a casa vou optar pelo da TADO. Estive interessado no nest mas devido ao mesmo problema resolvi optar pela TADO.

Para quem não quiser gastar tanto a própria TADO vende packs refurbished. :D

Depois da mais feedback sobre a instalacao, etc, etc. O preco da TADO nao é mau e acho que os Addons que eles oferecem é uma mais valia pois nem todas as outras marcas oferecem.
 
Depois da mais feedback sobre a instalacao, etc, etc. O preco da TADO nao é mau e acho que os Addons que eles oferecem é uma mais valia pois nem todas as outras marcas oferecem.

Eu no meu apartamento tenho um problema. O termostato está no hall da entrada e quando acendo a lareira ele aquece juntamente com a sala e cozinha. E com isto ele detecta uma temperatura que não a real nos quartos e uma das coisas que gostei na TADO é a possibilidade de poder colocar nos recuperares de calor um termostato e assim garantir que os quartos aquecem na mesma :D
 
Eu no meu apartamento tenho um problema. O termostato está no hall da entrada e quando acendo a lareira ele aquece juntamente com a sala e cozinha. E com isto ele detecta uma temperatura que não a real nos quartos e uma das coisas que gostei na TADO é a possibilidade de poder colocar nos recuperares de calor um termostato e assim garantir que os quartos aquecem na mesma :D

Uma das minhas preocupacoes com este tipo de solucoes, neste caso em relacao a TADO

On this, there's been a bit of an uproar from Tado users in recent months as the company put a few options behind a subscription paywall, which used to be free. With regards to window detection and geolocation, you'll now need a £2.99 per month, Auto-Assist, subscription to have these features automated; i.e. have the heating switched off in a room where an open window is detected, or have it shut down if it senses nobody is at home (using connected phone location data).


The subscription is monthly and you can cancel at anytime though - so it's not like you'd have to pay during the summer months and, if you don't subscribe, you still get a notification; it's just the automation aspect that comes at a premium.
 
tambem olhei para eles, mas sinceramente o design nao me atraiu... Devia provavelmente olhar mais para as features, mas aquele design :rcarton:
Eu confesso que também não sou fã, mas nem dou por ele porque está no sitio dele e só uso a app. Desde que ele não se meta comigo, eu também não me meto com ele :lol:
 
@jncevcosta sempre chegas-te a instalar os Tado?

A Amazon esta com com um grande preco nos Tado neste momento, por isso estou tentado em aproveitar.

3x Smart Radiator Thermostat - 120£
Wired Heating (Starter Kit) - 99.99£
Add-on Wireless Temperature Sensor - 43.99£

Estou neste momento a falar com a tado para perceber ao certo que sistema preciso, pois a minha instalacao é um pouco complicada...
 
ok, para os interessados, comprei

6x Smart Radiator Thermostat
1x Wireless Heating Starter Kit (With Stand)
1x Wired Heating starter kit (nao precisava do starter kit, so precisava do add on mas a diferanca era 10€ por isso fico com 1 wireless received em stock)

A instalacao vai ser feita para a semana. A idea é remover por completo o controlador existinte (Sunvic Select 307 xls) e meter tudo a funcionar pelo Tado.

Depois dou mais feedback.
 
Ja tenho o sistema instalado para controlo de agua quente e duas zonas de aquecimento.

Os Smart radiators ainda nao os meti, tenho ainda que fazer umas alteracoes e ver como o sistema instalado se comporta.

Para ja, a unica coisa a apontar é que se mando aquecer so agua o sistema abre so a valve da agua, se mandar aquecer um dos pisos, abre a valve da agua e do piso tambem. Nao percebo bem porque, mas ja vi mais gente a queixar-se, estou a falar com o suporte da Tado para ver o que dizem. Mesmo assim nao vejo grande problema, pois, mesmo que abra a valve da agua, vai so manter agua quente mais nada... basicamente a funcao de so controlar a agua quente passa a ser inutil mas...

Pelo menos agora tenho tudo controlado pelo Tado, o sistema antigo foi todo ele retirado...

Update: O problema esta agora resolvido, e tenho total controlo do aquecimento por pisos e da agua atraves da app ou os Thermostats. Falta agora instalar os Smart Radiators
 
Última edição:
Já tive o termostato 2x no carrinho mas nunca apanhei nenhuma promoção de jeito. Na black friday tiveram 50% mas quando me apercebi já não apanhei stock.

A que é que te referes quando falas em aquecimento da água ? AQS ?
 
@Brain_Killer 1 ano depois volto aqui para dizer que acabei de instalar o Todo V3+ para substituir um antigo que tinha por cá e que já estava a dar as últimas.

Consegui stock este ano com os 50% de desconto.

Super fácil de configurar e de instalar. Nem 5 minutos demorei a ter tudo operacional. :D

Já andei colocar os horários em que quero que funcione e assim e para já está bom. E ainda tem o bónus de medir a humidade que o anterior não fazia.

No meu caso está a trabalhar com uma Roca Victoria 20/20.
 
@Brain_Killer 1 ano depois volto aqui para dizer que acabei de instalar o Todo V3+ para substituir um antigo que tinha por cá e que já estava a dar as últimas.

Consegui stock este ano com os 50% de desconto.

Super fácil de configurar e de instalar. Nem 5 minutos demorei a ter tudo operacional. :D

Já andei colocar os horários em que quero que funcione e assim e para já está bom. E ainda tem o bónus de medir a humidade que o anterior não fazia.

No meu caso está a trabalhar com uma Roca Victoria 20/20.

compras-te so o termostat ou tambem TRVs?

Eu este ano adicionei ao meu sistema 3 TRVs (ainda tenho mais 3 para instalar), e notei ainda mais conforto a nivel de temperaturas nas divisoes onde meti TRV.

O teu sistema tambem esta a aquecer agua ou so mesmo aquecimento?

tens o sistema a usar opentherm ou so o normal relay (on-off)? Eu gostava de ter opentherm mas para isso tenho que passar um cabo que nao é facil para mim...

A parte da humidade é bom, tal como o geofencing e o open window detection e os niveis air qualitity fora de casa. A parte de reporting podia ser melhor, mas o foco deles é tentar rentabilizar a subscricao mensal que para ja nao vejo justificacao a nao ser pela funcao de fazer estimativa de custos.
 
compras-te so o termostat ou tambem TRVs?

Eu este ano adicionei ao meu sistema 3 TRVs (ainda tenho mais 3 para instalar), e notei ainda mais conforto a nivel de temperaturas nas divisoes onde meti TRV.

O teu sistema tambem esta a aquecer agua ou so mesmo aquecimento?

tens o sistema a usar opentherm ou so o normal relay (on-off)? Eu gostava de ter opentherm mas para isso tenho que passar um cabo que nao é facil para mim...

A parte da humidade é bom, tal como o geofencing e o open window detection e os niveis air qualitity fora de casa. A parte de reporting podia ser melhor, mas o foco deles é tentar rentabilizar a subscricao mensal que para ja nao vejo justificacao a nao ser pela funcao de fazer estimativa de custos.

Para já só o relay e só uso para aquecimento central. Para as águas a minha caldeira aquece na hora.

Para já só o termóstato entretanto se aparecer alguma promoção coloco uns TRVs.

Os TRVs abrem e fecham conforme as temperaturas definidas certo ?
 
Para já só o relay e só uso para aquecimento central. Para as águas a minha caldeira aquece na hora.

Para já só o termóstato entretanto se aparecer alguma promoção coloco uns TRVs.

Os TRVs abrem e fecham conforme as temperaturas definidas certo ?

sim, abrem e fecham o valve do teu radiador mediante a temperatura que metes para aquela valve.

Com o teu setup agora, vais ver que as temperaturas das varias divisoes vao ser diferentes, e provavelmente vai andar a pedir mais heat do teu sistema.

Se meteres as TRVs, podes meter a temperatura que queres em cada divisao, e metes a temperatura do teu smart thermo mais baixa que os outras devisoes. assim garantes que so as devisoes com TRVs vao pedir calor.

No meu exemplo, tenho 2 pisos, e water tank, entao tenho 2 thermostats (1 wireless e 1 Wired) um em cada piso.
Tenho programado aquecimento da agua duas vezes por dia.
Piso de baixo, controlo atraves do wireless thermo, como é wireless posso por onde quiser para controlar a temperatura e pedir calor quando quiser. Nao tenho TRVs no piso de baixo. Tenho um schedule de 24x7 a garantir temperatura de 20graus.
Piso de cima, controlo atraves do wired thermo, tenho configurado para 24x7 com temperatura a 18 graus. Neste piso tenho 3 TRVs, um em cada quarto, tenho os TRVs configurados para 20 graus das 7PM as 7AM.

como nao tenho um cabo passado no sistema, nao consigo usufruir do opentherm, entao esta a funcionar no modo normal, relay (on/off).


Antes de meter os TRVs, tinha problemas nos quartos, onde uns ficavam muito quentes e outros frios porque a temperatura era gerida pelo thermostat, agora com os TRVs, tenho a temperatura que quero em cada quarto.
 
Back
Topo