Smart Thermostat

sim, abrem e fecham o valve do teu radiador mediante a temperatura que metes para aquela valve.

Com o teu setup agora, vais ver que as temperaturas das varias divisoes vao ser diferentes, e provavelmente vai andar a pedir mais heat do teu sistema.

Se meteres as TRVs, podes meter a temperatura que queres em cada divisao, e metes a temperatura do teu smart thermo mais baixa que os outras devisoes. assim garantes que so as devisoes com TRVs vao pedir calor.

No meu exemplo, tenho 2 pisos, e water tank, entao tenho 2 thermostats (1 wireless e 1 Wired) um em cada piso.
Tenho programado aquecimento da agua duas vezes por dia.
Piso de baixo, controlo atraves do wireless thermo, como é wireless posso por onde quiser para controlar a temperatura e pedir calor quando quiser. Nao tenho TRVs no piso de baixo. Tenho um schedule de 24x7 a garantir temperatura de 20graus.
Piso de cima, controlo atraves do wired thermo, tenho configurado para 24x7 com temperatura a 18 graus. Neste piso tenho 3 TRVs, um em cada quarto, tenho os TRVs configurados para 20 graus das 7PM as 7AM.

como nao tenho um cabo passado no sistema, nao consigo usufruir do opentherm, entao esta a funcionar no modo normal, relay (on/off).


Antes de meter os TRVs, tinha problemas nos quartos, onde uns ficavam muito quentes e outros frios porque a temperatura era gerida pelo thermostat, agora com os TRVs, tenho a temperatura que quero em cada quarto.

Pois talvez faça isso. No smart thermo vou deixar configurado normal porque é uma divisão que tem um radiador e sendo assim não compro um TRV :D

Estive a ver e a minha caldeira é muito antiga 2002 e não tem opentherm e a que devo comprar no inicio do próximo já terá, mas não tenho como passar cabos também.

Quanto a temperaturas não sei qual a melhor solução para poupar. Eu agora tenho o que tinha do ano passado que é entre as 8h e as 22h 19C e no resto do tempo 21C. ( isto porque os putos gostam de dormir destapados ).

Ou se seria um sistema como tu tens 24/7 20C. 🤔
 
Pois talvez faça isso. No smart thermo vou deixar configurado normal porque é uma divisão que tem um radiador e sendo assim não compro um TRV :D

Estive a ver e a minha caldeira é muito antiga 2002 e não tem opentherm e a que devo comprar no inicio do próximo já terá, mas não tenho como passar cabos também.

Quanto a temperaturas não sei qual a melhor solução para poupar. Eu agora tenho o que tinha do ano passado que é entre as 8h e as 22h 19C e no resto do tempo 21C. ( isto porque os putos gostam de dormir destapados ).

Ou se seria um sistema como tu tens 24/7 20C. 🤔

Eu antes tinha 24/7 porque nao tinha os TRVs e esta sempre alguem em casa. mas agora com os TRVs no piso de cima, ja estou a poupar mais durante o dia porque tenho os TRVs desligados.

Ainda tenho mais 3 TRVs para meter, mas tenho que alterar as valves nos Radiadores. é um pincel porque tenho que tirar a agua toda do sistema, por isso talvez faca isso para o ano :)
 
Eu antes tinha 24/7 porque nao tinha os TRVs e esta sempre alguem em casa. mas agora com os TRVs no piso de cima, ja estou a poupar mais durante o dia porque tenho os TRVs desligados.

Ainda tenho mais 3 TRVs para meter, mas tenho que alterar as valves nos Radiadores. é um pincel porque tenho que tirar a agua toda do sistema, por isso talvez faca isso para o ano :)

Agora que estamos próximos da black friday vou ver se compro uns TRVs.

Do que vi para aplicar nos meus radiadores não tenho de retirar a água do circuito e é bastante simples de aplicar :D

Já aplicaste os outros 3 ?
 
Back
Topo