Smartphone compacto

Rui Marto

Power Member
Orçamento / Tipo de compra: Preciso de um telemóvel compacto até 1000€

Rede: Livre

Estilo: Touchscreen até 160mm (já na loucura).

Tipo de Utilização: Extrema (Utilização superior a 10h)
Não jogo, mas uso o telemóvel para trabalho, transferir ficheiros (USB/Rede/Cloud), acesso remoto a PCs, Youtube, ver fotos, música, etc.

Características / Uso:
[Ligações/conectividade]
[ ] 5G
[ ] Dual-SIM
[ ] WiFi
[ ] Hotspot WiFi
[ ] Bluetooth
[ ] GPS
[ ] AptX HD/LE

[Características de hardware]
[ ] USB-C
[ ] USB OTG
[ ] Jack Audio 3.5mm
[ ] Sensor de impressão digital
[ ] Fast-charging
[ ] À prova de água
[ ] Processador de última geração

Tenho neste momento estas opções, por esta ordem de preferência:

Sony Xperia 5 III 256Gb - 625€
Asus Zenfone 8 8G/256Gb - 350€
Samsung S21 5g - 550€

Não sou grande fã da Samsung, tive o S6 Edge e agora o S9. Ambos duraram cerca de 3 anos, em ambos o motivo de troca é avaria. No S9 tenho problemas de bateria, o WiFi quebra a cada 30s quando está a carregar, reboots random, ficou bem mais lento com o passar do tempo, não acho a duração aceitável, etc.
Por esses motivos a Samsung está no fim da lista, mas também me apercebi que não tem jack 3.5".

O Asus Zenfone 8 por alguma razão só tem USB 2.0 e segundo consta a duração da bateria é muito fraca.
Acredito que o Xperia seja o melhor para ouvir música (e os meus phones são Sony), tal como pode ser usado como monitor para a minha máquina fotográfica.

Depois há meizus, oppos, etc. Meh.
 
Acho que já fizeste a tua escolha, qual a dúvida? ;)

Antes de deixar de ser comercializado cá em Portugal, sempre tive Sony. Depois de ter experimentado o primeiro, não quis outra coisa. Penso ter chegado a ter uns 4 ou 5.. desde x8, arc ou arc s, Xperia P, sola e o x compact.. nunca, repito, nunca tive que enviar nenhum para garantia por avaria, nem nunca os vendi por estarem avariados.. mas sim ultrapassados e já lentos com o passar do tempo.. fiquei sem o x compact por completa incompetência da fanac.. que enviei para garantia ( afinal enviei um xD) porque a entrada USB já não segurava bem o cabo USB.. depois de ter vindo apareceram manchas amarelas no ecrã.. após pesquisa percebi que era a cola de colar o ecrã de na qualidade que usaram para voltar a fechar o equipamento.. devolvi a fanac, mas não repararam porque enviaram para outro reparador deles, e não o mesmo.. e claro que não repararam gratuitamente.. tinha que pagar.. e ainda por cima, para me devolverem o equipamento, tinha que pagar um balurdio, uma vez porque recusei a reparação.

Mas sim, a minha opinião é, se puderes, Sony sem dúvida.

Já agora, onde vais adquirir?
 
É através do trabalho... Daí os preços.

Eu não escondo que a minha preferência é o Xperia. A Sony no geral é uma marca que sempre me deu muito mais confiança em tudo o que faz, especialmente produtos áudio. Nos telemóveis nunca achei muito competitiva, mas li uma coisa sobre a política deles que me deixou com a pulga: antes um passo atrás, que fazer mal. E é isso que vejo da Samsung, sempre na vanguarda dos telemóveis, mas a qualidade/fiabilidade é sofrível.

No entanto hoje disseram-me isto no tópico do Zenfone 8:
A samsung do s9 não é a mesma samsung do s21. Com esta frase retira as tuas própias conclusões :)
O que a mim não me diz nada, daí ter levantado a questão.

Passaram só a ter a melhor UI de Android existente hoje em dia, melhor suporte de atualizações(patchs todos os meses e primeiro que todas as marcas), atualizações 4 anos (ainda mais que a própia google, sendo que esta para combater a samsung vai passar a 5 anos a partir de dia 19)
@LeonHeart para não desvirtuar mais o post sobre o Zenfone, mas respondendo ao que apontas, isso para mim pouco me diz. Os meus Galaxys sempre receberam updates e sabes quantas vezes notei melhorias? Bastante menos vezes que as que passei a encontrar mais problemas. E porque dizes que o UI da Samsung é o melhor? Eu fui de vanilla para OneUI (na versão anterior, sim) e só encontrei uma panóplia de gimmicks. É mais um dos factores que me fez olhar para a Sony.
 
tambem ando a procura de um telefone compacto, mas um telefone com 16 cm como é o sony, não é propriamente compacto, pelo menos para mim. é que com 16 cm de telefone há um mundo de opçoes. com menos de 15 é que não
 
tambem ando a procura de um telefone compacto, mas um telefone com 16 cm como é o sony, não é propriamente compacto, pelo menos para mim. é que com 16 cm de telefone há um mundo de opçoes. com menos de 15 é que não
É comprido, é verdade, mas é estreito, pelo que se torna bem mais fácil segurar
 
Sempre gostei da série A da Samsung, mas depois das experiências que tenho tido com os Galaxy, prefiro outra marca. Além disso, não quero ir para uma gama mais baixa.

tambem ando a procura de um telefone compacto, mas um telefone com 16 cm como é o sony, não é propriamente compacto, pelo menos para mim. é que com 16 cm de telefone há um mundo de opçoes. com menos de 15 é que não

A verdade é que (que eu saiba) o Asus Zenfone 8 é o único topo de gama compacto (abaixo dos 15cm). Depois tens uns quantos entre os 15 e os 16cm, como o OnePlus 9, o P50, S21... Ao fim do dia o 5 III não é tão compacto quanto isso, o 1 III e o Pro é que deviam ser considerados "Plus".

Feitas as contas, tirando o Zenfone, o Xperia é só 0,5cm mais alto que um S21 ou um Meizu 18, mas é mais estreito como disse o @Nunofrc e por isso mais fácil de agarrar e escrever com uma mão. Depois para mim o Xperia tem mais vantagens, como o jack 3.5", ligação com a máquina fotográfica, etc. Daí a minha dúvida ser principalmente entre este e o Zenfone.

Até não me importava de esperar mais, por um Zenfone 9 ou um Xperia 5 IV (se bem que pelo andar, só lá para 2023), mas o meu S9 anda a ameaçar morrer.
 
não tens os Iphone na equação?
Não, por imensas razões. A mais óbvia é por tudo o que implica mudar de sistema.
Segundo, tive Mac vários anos, só não tenho hoje porque não fazia sentido quando comprei o meu último portátil, mas certas políticas e decisões da Apple que considero inadmissíveis sempre puseram o iPhone fora da equação, ao ponto que simplesmente deixei de seguir.
Terceiro, em termos de inovação é a Apple contra o mundo e enquanto uns reinventavam a roda (Facetime, iMessenger, etc) outros implementavam coisas úteis como fast charging, USB standarizado, etc. E presumo que vá manter-se assim.

E podia dizer mais coisas, mas a verdade é que não tenho razão nenhuma para sequer olhar para iPhones. Também porque a nível de trabalho/empresas a Apple é uma nulidade, tudo gira em plataformas Google ou MS.
 
Última edição:
Entretanto ao fim de vários meses de indecisão e algum mau feedback da Asus à mistura, acabei por comprar o Xperia 5 III.

Vindo de um S9, estou bastante contente de voltar a uma experiência muito mais "stock" de Android e largar o One UI.
 
Última edição:
viva.

Cheguei tarde a este tópico, mas por curiosidade, onde é que se compram smartphones Sony em Portugal?
Também gosto dos tlms da sony, e pequenos. Tive um SE V630/i(?), SE W715 e Xperia U :coolshad:
Actualmente tenho um moto g7 play e andei à procura de um Xperia 10 III mas aparentemente são unicórnios em Portugal e na europa, arrisco a dizer.
Os meus critérios para escolher telemóveis são tamanho e autonomia. Infelizmente nenhum tlm actual é pequeno, apenas menos grande. Acabei por comprar um Oneplus Nord CE...
 
Última edição:
Acho que não se compram... A forma mais fácil é comprar na Amazon. Quando comprei tinhas na espanhola, alemã e francesa que foi de onde o meu veio. E pelo menos na alemã é anunciado como exclusivo deles, não sei se noutros países é vendido fora da Amazon.

Aproveito para acrescentar que ao fim de praticamente um mês, o feedback é bastante positivo.
 
Só vi isto agora. Sempre tive boas experiências com telemóveis Sony.
Quando troquei anteriormente, foi por já estarem ultrapassados e não por darem problemas (quer dizer, excetuando um que deixei afogar num "certo sítio"). Aliás, quando telemóveis deixavam de funcionar nos últimos anos, sempre peguei transitoriamente no meu antigo CK13i e a máquina continuou a funcionar. Infelizmente e como já foi dito, penso que se deixaram de vender em Portugal. Da Samsung, que também foi falada, tive uma grande experiência com o Galaxy Note 3, que só agora o vou trocar após quase 8 anos e com uma substituição de bateria pelo meio, mas a minha mãe, por exemplo, teve azar com um S7 edge.
 
Eu para já estou super satisfeito.

Uma das coisas mais bem-vindas é a gestão do dual-sim. Ele agora pergunta-me antes da chamada que cartão usar e ao contrário do Samsung, pergunta-me se quero usar sempre aquele cartão para ligar para aquele número. Assim posso programar nos contactos do trabalho que é para ligar sempre do cartão do trabalho, tal como os contactos pessoais é para ligar sempre do cartão pessoal. O Samsung só permitia dizer qual é o cartão default e depois era sempre esse para tudo (ele mostra dois botões para fazer a chamada, podemos carregar no do outro cartão, mas quando estamos a ligar pelo menu das SMS, pelos auriculares, pela mota ou pelo carro não dá, vai do cartão que estiver).

A nível de bateria, ele tem um modo de protecção para não estragar a bateria, que podemos escolher entre à noite só carregar até X ou em todas as cargas, sendo que podemos escolher entre 80 e 90%. Para já está desde o terceiro dia com opção de carregar sempre só até 80% e tem chegado ao fim dos dias sempre acima dos 40/50%. É raro o dia em que vai abaixo disso, só mesmo quando vou passear o dia todo e me meto a tirar bastantes fotos, posts, etc. Ontem por exemplo fui às 14h com 70 e pouco % para Lisboa a usar GPS e streaming de música no carro, tirar fotos e vídeos com fartura na manifestação, partilhar notícias, fotos,videos, etc, via insta e whatsapp, mobile hotspot a tarde inteira para duas amigas ucranianas... Cheguei a casa às 23h com 20 e tal %. Tá óptimo.

PS: não tenho o ecrã a 120hz... não jogo, não vejo grande propósito nisso, nem experimentei sequer...

Mesmo "falta" de carga rápida, que é apontada em muitas reviews, epah... Se calhar não é dos mais rápidos a carregar dos 0 aos 100%. Mas tendo em conta que muitas vezes a meio do dia ainda está acima dos 60% e só carrega até aos 80%, é um tirinho. Há dias fui sair à noite, tinha 40 e tal, na dúvida decidi carregar, foi o tempo de mudar de roupa e calçar. Cheguei a casa às 6h com 73%...

Quanto às câmeras, tive por coincidência um passeio com a família onde estava a tirar fotos lado a lado com um S10e. Sim, se calhar nas condições normais como é habitual em muitas reviews e pondo as fotos a 100% a Samsung/Apple/etc podem tirar fotos muito melhores. Mas naquele momento contra o sol, o Sony aguentou perfeitamente sem flares e sem as cores todas deslavadas, enquanto as fotos do S10e não se aproveita uma.
Depois o facto de ter 4 níveis de zoom óptico, botão de foco/disparo, modo cinema, etc, para quem está habituado a máquinas profissionais realmente torna o telemóvel muito mais utilizável. Já nem falo do EyeAF, que faz lock até com óculos de sol e não larga nem com as pessoas a mexerem-se bastante.

O som por exemplo, foi uma agradável surpresa. Tenho Deezer HiFi e uns Sony WH1000XM2, o telemóvel ligou directo por LDAC, sem espinhas, enquanto o meu S9 tinha que se andar às voltas com opções, developer mode, etc.
E tenho jack, algo que costumava usar muito em vôos que não permitem uso de BT. E já usei quando preciso de um auricular para ir a falar na rua ou não quero usar o alta-voz do carro, uso os phones com fio que vieram incluídos. Não dispenso ter opções.

O meu maior receio era o ecrã não ser brilhante o suficiente, mas até agora não tive qualquer problema com isso.
 
Back
Topo